Prospecto do Draft 2014 – Patric Young

Patric Young

Idade: 22 anos
Universidade:
Florida
Experiência:
Senior
Posição:
Pivô
Altura:
6’10’’ (2.08m)

Médias na temporada 2013-14: 11.0 pontos, 6.2 rebotes, 0.8 assistência, 0.6 roubo de bola, 1.1 toco, 1.3 erro de ataque, 54.1% de aproveitamento nos arremessos de quadra e 59.6% de conversão nos lances livres em 26.3 minutos de ação.

Pontos fortes: Young tem corpo forte, imponente e pronto para enfrentar pivôs profissionais. Possui excelente condição atlética para um jogador de sua posição – rápido, ágil, explosivo e coordenado. Finaliza com autoridade em torno do aro e não foge do jogo mais físico. Melhor reboteiro do que seus números nesta temporada sugerem. Relativamente eficiente utilizando ganchos curtos. Uma presença dominante no lado defensivo da quadra por sua combinação rara de atributos físico-atléticos, intensidade e inteligência. Dificulta o trabalho dos oponentes desde a recepção de passes, marca muito bem lances individuais e é um dos melhores pivôs do basquete universitário defendendo o pick and roll.

Pontos fracos: chegou à Universidade da Florida como um prospecto de elite, mas evoluiu pouco do ponto de vista técnico nos últimos quatro anos. Não é particularmente alto e altura total (standing reach) bem abaixo da média para atuar como pivô na NBA. Não possui jogo ofensivo algum fora do garrafão. Trabalho de pernas muito ruim tentando pontuar de costas para a cesta. Capacidade de passe, controle de bola e arremesso simplesmente pedestres. Converte apenas um de cada dois lances livres que cobra. Projeta ter um papel bastante específico e reduzido no basquete profissional. Seu desenvolvimento recente e idade não deixam esperanças de uma evolução técnica no futuro.

Comparação: Ben Wallace (ex-Detroit Pistons), Joel Anthony (Boston Celtics) e Vernon Macklin (ex-Pistons)

Projeção: de 35ª escolha geral em diante

Confira alguns lances de Patric Young:

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=jdug9LNNKMI]

Legenda
– Senior (Quarto ano universitário)

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.