Prospecto do Draft 2016 – Anthony “Cat” Barber

Anthony Barber

Anthony “Cat” Barber

Idade: 21 anos
Universidade: NC State
Experiência: junior
Posição: armador
Altura: 6’2.75’’ (1.90m)

Médias na temporada 2015-16: 17.3 pontos, 4.7 rebotes, 4.5 assistências, 0.6 roubos de bola, 0.1 tocos, 2.6 erros de ataque, 43.4% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 36.1% de conversão nos tiros de longa distância e 86.5% de acerto nos lances livres em 38.7 minutos em quadra.

Pontos fortes: Barber é, provavelmente, o jogador mais rápido e ágil inscrito no draft. Essa velocidade reflete-se com a bola nas mãos, exibindo controle de bola muito avançado e extrema capacidade para mudanças de direção. Cria o próprio arremesso com muita facilidade em nível universitário, combinando a habilidade com a posse da bola com um sólido trabalho de pernas gerando separação para defensores. Chutador em franca evolução, que melhorou sua pontaria depois do drible e – especialmente – para três pontos. O excelente índice de conversão de lances livres é um sinal animador sobre a consistência de seu arremesso. Ótimo reboteiro para um armador de sua altura. Pontuador nato, ele já mostra alguma melhora nos últimos anos como distribuidor de bola e criando arremessos para outros. Possui um interessante potencial defensivo por conta de sua velocidade, acompanhando adversários ou quebrando linhas de passe.

Pontos fracos: Barber possui altura e envergadura, no máximo, adequadas para atuar na NBA. Precisará de um trabalho físico para fortalecer o corpo franzino (79 kg). Ter a posse da bola soa imperativo para que seja efetivo neste momento da carreira. A falta de força física e braços mais longos comprometem sua eficiência finalizando próximo da cesta. Tomada de decisões e seleção de arremessos ainda muito problemática, o que gera dúvidas sobre sua inteligência em quadra (QI de basquete). Não dinamiza/movimenta o jogo como deveria: a bola costuma parar em suas mãos e parece só utilizar o passe quando não identifica chance alguma para si. A falta de envergadura sempre vai limitar seu potencial pressionando os adversários com a posse da bola e contestando arremessos. Seu foco e esforço oscilam bastante como marcador. Como se adaptará a um papel menor na NBA após ser o líder, principal pontuador e homem da bola na NCAA?

Comparação: Ish Smith (Philadelphia 76ers)

Projeção: de 40ª a 60ª escolha geral

Confira alguns lances de Anthony “Cat” Barber

Legenda
– Junior (terceiro ano universitário)

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • JoaoFJ

    Ganhando uns 6 kg de massa vira um cara interessante

    • David Ribeiro

      unmm…

    • Sid Payne- Dança muito

      Galerona do Heat se empolgando do Wade até o cara universitario uehuhe

  • Matheus Porto

    Hoje não parece ser um cara que vai chegar e ser titular, mas é um ótima opção pra vir do banco e colocar fogo no jogo.
    Com um bom técnico ele pode se desenvolver bastante e quem sabe até ser um jogador titular no futuro.