Prospecto do Draft 2016 – Jarrod Uthoff

Jarrod Uthoff

Jarrod Uthoff

Idade: 23 anos
Universidade: Iowa
Experiência: senior
Posição: ala / ala-pivô
Altura: 6’9.75’’ (2.07m)

Médias na temporada 2015-16: 18.9 pontos, 6.4 rebotes, 1.1 assistências, 1.0 roubos de bola, 2.5 tocos, 1.2 erros de ataque, 44.8% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 38.2% de conversão nos tiros de longa distância e 81.3% de acerto nos lances livres em 31.5 minutos em quadra.

Pontos fortes: Uthoff tem recursos físicos interessantes para um combo forward, com ótimas altura e envergadura (2.13m) para atuar como ala e adequadas entre alas-pivôs. Mais atlético do que aparenta – especialmente, porque sabe usar seus atributos para “maximizá-lo” em quadra. Movimenta-se sem a posse da bola, não fica parado ou espera o jogo vir até ele. Eficiente finalizador em torno do aro, que compensa a limitada explosão física procurando melhores espaços e ângulos para pontuar. Excelente arremessador de média e longa distância quando posicionado, com uma sólida mecânica e mais de 80% de conversão nos lances livres. Embora não seja um assistenciador, mostra ótima visão de quadra e disposição ao passe. Trata-se de um defensor subestimado: as altas médias de roubos de bola e tocos refletem seu empenho, instintos apurados e disposição contestando arremessos. Jogador rodado, muito inteligente e consciente de suas limitações.

Pontos fracos: Uthoff é mais forte do que parece, mas ainda precisa de trabalho físico específico para aguentar a competição profissional com mais tranquilidade. Muitos olheiros acreditam que seu jogo é orientado demais para o perímetro para um jogador que tende a atuar como ala-pivô na NBA. Não é afeito ao jogo mais físico e procura executar com o mínimo de contato possível. Ele sofreu uma clara queda de eficiência quando teve volume ofensivo ampliada ao longo da carreira universitária. Mesmo que tenha controle de bola sólido, sua falta de explosão faz com que não represente uma verdadeira ameaça atacando a cesta projetando-o contra profissionais. Reboteiro nada mais do que adequado – especialmente, no lado ofensivo da quadra. Ainda comete erros defensivos pela falta de velocidade acompanhando adversários mais rápidos (recuperação) e movimentações de bola mais intensas. Aos 23 anos, seu upside obviamente é limitado.

Comparação: Jon Leuer (Phoenix Suns) melhorado, mais atlético

Projeção: de 35ª a 60ª escolha geral

Confira alguns lances de Jarrod Uthoff

Legenda
– Senior (quarto ano universitário)

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.