Prospecto do Draft 2017 – Terrance Ferguson

Terrance Ferguson

Idade: 19 anos
País natal:
Estados Unidos
Time:
Adelaide 36ers (Austrália)
Posição:
ala-armador
Altura:
6’7’’ (2.00m)

Médias na última temporada: 4.6 pontos, 1.2 rebotes, 0.6 assistências, 0.2 roubos de bola, 0.3 tocos, 1.0 erros de ataque, 44.4% de aproveitamento nos arremessos de quadra, 31.3% de acerto nos tiros de longa distância e 60% de conversão nos lances livres em 15.1 minutos de ação

Pontos fortes:

– Ferguson é dono de excelente altura e uma envergadura adequada (2.04m) para atuar como ala-armador na NBA.

– Trata-se de um atleta de elite, com explosão e agilidade comparável aos melhores profissionais. Um participante de Concurso de Enterradas em potencial.

– Movimenta-se com fluidez e destaca-se no jogo de transição, preenchendo linhas de passe e finalizando em quadra aberta.

– Contrariando seus aproveitamentos recentes, ele é um ótimo arremessador. Sua mecânica – com alto ponto de lançamento, rápida e equilibrada – deve se traduzir imediatamente no próximo nível.

– Não é um jogador tão atento ofensivamente, mas passa longe de apresentar uma postura egoísta. Sabe o valor do passe extra.

– Ferguson possui um enorme potencial defensivo: muito alto para a posição, ótima movimentação lateral, cobre espaço e tem facilidade para contestar arremessos.

– Tem vantagem sobre outros prospectos por já ter atuado no basquete profissional e ganhou espaço na rotação do 36ers ao longo da temporada.

– É dono de perfil técnico que sugere uma função em grande demanda na NBA: o arremessador atlético capaz de defender em alto nível.

Pontos fracos:

– É extremamente franzino para competir na NBA. Precisará de um trabalho físico especializado para aguentar o contato entre os profissionais norte-americanos.

– Seu controle de bola é pouco desenvolvido. Drible alto demais deixa-o vulnerável ao ser marcado por mãos rápidas.

– Para alguém com seus atributos atléticos, esperava-se mais do que apenas 0.7 lances livres cobrados por partida na última temporada.

– Não é egoísta, mas também não é um passador por natureza e sua visão de quadra não parece particularmente apurada.

– Tomada de decisão ainda pode ser bastante refinada – como a maior parte dos jogadores de 19 anos recém-completos.

– Indisciplinado defensivamente: sai de sua posição para tentar roubos de bola e falha em movimentações simples.

– Tecnicamente, Ferguson não é um jogador polido. Trata-se muito mais de um atleta natural do que um basqueteiro natural neste momento.

– É difícil avaliá-lo como prospecto a partir de um ambiente como o campeonato australiano em comparação com os universitários da NCAA, por exemplo.

Comparação: Terrence Ross (Orlando Magic) e Martell Webster (ex-Portland Trail Blazers)

Projeção: da 12ª a 22ª escolha geral

Confira alguns lances de Terrance Ferguson:

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • felipe fernando Oliveira

    Acho que o teto dele é maior que Bradley Beal. Vai ser ALLS.

    • Vinicius Ribeiro

      nunca

  • Tinha chances de ser top 5 no início da temporada. Não sei se foi uma boa idéia ir para a Austrália, a não ser financeiramente.

  • Josias De Sá Nascimento

    Vem pro Knicks!!!