Quem é que vai?

A temporada regular de 2014-15 está terminando com grandes emoções. Não que isso signifique necessariamente em um excelente nível. Pelo contrário, três equipes podem obter a classificação para os playoffs na conferência Leste com a campanha negativa — algo que preocupa a liga há anos e a situação parece piorar.

Há três semanas eu falei sobre as equipes que eu imaginei garantindo suas vagas na reta final no Leste. Realmente, pensava que Milwaukee Bucks, Miami Heat e Indiana Pacers estariam entre os oito melhores. Não por achismo puro, mas pela qualidade de seus elencos e confrontos. Hoje, a situação parece um pouco diferente.

Restam quatro jogos para Boston Celtics, Brooklyn Nets, Indiana Pacers, além do Bucks. Este último, está quase lá. Com mais duas vitórias garante um lugar e não depende de ninguém. Contabiliza com 38 triunfos em 78 embates. De verdade, precisa fazer muita força para ficar de fora, já que pega New York Knicks e Philadelphia 76ers.

O Celtics, hoje em sétimo, tem uma tabela indigesta. Duas das quatro partidas são contra o Cleveland Cavaliers, o que pode ser uma faca de dois gumes. David Blatt pode poupar seus principais astros na mesma proporção que pode mantê-los. Encara ainda o Toronto Raptors, já classificado, e o Bucks — virtualmente lá — na última rodada. Imagine só. Trocou Rajon Rondo e Jeff Green e ainda pode se classificar. 

O Nets, por sua vez, surpreendeu com uma belíssima sequência com 11 vitórias nos últimos 14 jogos e aparece como um dos principais candidatos, mas favoritismo mesmo nas últimas partidas, só contra o Orlando Magic. No domingo, tem confronto direto contra o Bucks.

Já o Pacers, manteve o seu ritmo desde o início da temporada e segue com chances, mas relativamente menores que Bucks, Celtics e Nets. Enfrenta o Oklahoma City Thunder, também no domingo. Esse jogo pode definir a vida das duas equipes em duas conferências distintas.

Outro time com chances de classificação é o Heat, mas depois de uma das maiores pipocadas que eu vi nos últimos tempos, ficou difícil. O time da Flórida vencia o Chicago Bulls por 19 pontos no intervalo, em casa, e conseguiu perder. Com isso, soma 35 vitórias e 44 derrotas. A situação só não é pior porque pega o Magic e o Sixers, além do Raptors. Dificilmente vai, pois precisa de uma enorme combinação de resultados.

Restou o Thunder, já pelo Oeste, que briga jogo a jogo contra o sempre desfalcado New Orleans Pelicans. Na realidade, os dois vivem com problemas de lesões. O Thunder não conta simplesmente com o atual MVP, Kevin Durant, e um dos melhores defensores da liga, o ala-pivô Serge Ibaka. Ao menos, Russell Westbrook faz uma temporada digna de brigar pelo prêmio que seu colega conquistou no ano passado e deixa o time com esperanças. 

O que acontece no Pelicans é um absurdo. Sempre tem um jogador machucado e necessariamente precisa ser da rotação principal. Desde a contusão de Jrue Holiday, porém, Tyreke Evans resgatou o seu melhor jogo, que parecia estar esquecido na primeira temporada da carreira, ainda no Sacramento Kings. Isso sem contar, é claro, com o ala-pivô Anthony Davis. Se o time já estivesse classificado, entre os três ou quatro primeiros do Oeste, Davis certamente seria o principal candidato ao prêmio de MVP. E ele está fazendo nada menos que sete melhores marcas da carreira em 2014-15. 

Comparações Davis

Enquanto no Leste a briga está bastante ampliada, no Oeste a coisa fica mesmo entre Thunder e Pelicans. O Phoenix Suns até empataria com os dois, em caso de vitórias em todos os jogos e torcendo para derrotas de seus adversários. Improvável. Sete times, quatro vagas. É o que resta para as últimas rodadas da NBA em sua fase regular.

Quem vai se classificar no Leste?

Milwauke Bucks
Boston Celtics
Brooklyn Nets
Indiana Pacers

Miami Heat



Quem vai se classificar no Oeste?

Oklahoma City Thunder
New Orleans Pelicans



Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • KelvinCB

    Minha torcida é para: Bucks, Nets, Pacers e Pelicans.

    Fica mais dificil para Pacers e Pelicans, mas com um pouco conseguem a vaga. Quem sabe uma paulada na cabeça do Thunder como ficar fora dos offs não sirva para mudar algumas coisas por lá, há males que vem para o bem…

  • Jota

    Como torcedor do Celtics estou em um incrível dilema: Playoffs ou loteria do draft?

    Sei que não somos os únicos! Já vi torcedores do Heat mandando entregar a paçoca! Se for para jogar assim, que seja melhor ir para a loteria. Por um lado eu concordo mas por outro nem tanto assim.

    Alguns times podem não sobreviver ao draft; ou não sobreviver muito tempo com “uma base promissora”. Agora o Jazz, 76ers, Magic, Wolves, Celtics e Bucks vivem dessa história de que tem uma base promissora. Mas os contratos vão acabando, e os jogadores vão pedindo para sair. Já vimos Bucks perder bons jogadores; outro dia o Wolves perdeu o Love; Magic então, perde-se as contas de quantos jogadores perderam nessa reconstrução; 76ers deve ser o maior exemplo de draftar, treinar e tradear.

    Pensando nisso eu chego á conclusão: é melhor lutar pelo draft e montar base jovem e “promissora” ou preparar o time com jogadores prontos? Prontos para montarem um time contender? Ir aos playoffs, demonstrar força, seduzir jogadores prontos, esquecer a loteria… Bons jogadores não vão se juntar aos rookies promissores, somente; rookies promissores não ganharão campeonatos. Esse é um grande dilema.

    A minha conclusão é que ir aos playoffs é melhor que mendigar na loteria, ou promover temporadas fracassadas seguidas, como os times citados acima fizeram, para garantir uma “base”. Essa garantia pode sumir em um piscar de olhos. Alguém aqui acredita que o Wiggins e Lavine ficará nos Wolves se não se tornarem fortes e esquecerem o draft? Que o Gobert e outros não sairão do Jazz? Que o Noel e o Embiid ficarão nos 76ers? Oladipo e Vucevic não vão zarpar do Magic na primeira oportunidade?

    Hoje em dia é preciso muito mais que camisa pesada, cidade atraente ou pick 1# para atrair jogadores, que estão deixando de lado salários altos para se juntar ao time que tiver o maior número de estrelas. A liga tá mesmo em uma temporada maluca. É bom esses times se adaptarem ou vai começar a debandada.

    • Andre Fagundes

      Jota. Eu não vou prever o futuro do Wolves (tempo de permanência do Wiggins) baseado no hoje – administração totalmente diferente da ERA LOVE.

      Wolves tá falando em trocas pontuais (Martin – questionável, Pekovic e Budinger), só seremos quiça um dia contenders se o Wiggins torna-se uma referência na liga, mas o time vai crescer em torno dele de qualquer forma. A base do Wolves começa aqui ($$$) depois vem o talento.

      ‘Só quanto ao Love ele saiu porque queria o Máximo da transição de calouro para o primeiro “salário sólido” e o Wolves não deu, consequentemente ele só aceitou o com Player Option e o resto sabemos time não ficou a altura e ele pediu o boné’.

      • Jota

        Mas é exatamente o que eu estou dizendo. Se o time não fizer os playoffs (Desde quando mesmo?) e não adicionar jogadores experientes, os novatos não vão querer ficar. O contrato não é eterno, e como eles terão um bom valor no mercado, principalmente o Wiggins e o LaVine, provavelmente vão optar por sair.

        Aí o torcedor vai dizer: podemos adicionar mais uma estrela rookie no próximo draft… Mas vai ficar assim até quando? A chave do “agora vamos passar a ganhar” não é muito simples quanto parece. E nessa eterna luta os jogadores vão começar a sair, não querendo esperar o time melhorar. O Love saiu muito por conta disso. Mesmo antes do seu último ano (Penúltimo, nós sabemos) de contrato do player option, o Wolves tinha que ter feito um time pelo menos razoável para jogar com ele. E não fez! Continuou indo para loteria e draftando “futuras estrelas”. Ele escolheu sair. Nada impede que o Wiggins faça o mesmo.

        Tá na hora de começar a ser competitivo. Isso que estou querendo dizer. Todos os times com a famosa “base promissora”.

        • Galvão – EL HEAT

          Wiggins desde o colegial, na Universidade sempre disse que seu sonho é jogar para o seu time de coração “Raptors”.

          Foi até perguntado por um repórter a seguinte pergunta: Se a noite do Draft fosse hoje, por qual equipe você gostaria de jogar? Ele não pensou duas vezes e disse que quer jogar pelos Raptors.

          Jogadores competitivos não aguentam reconstrução por muito tempo.

        • Andre Fagundes

          Jota fazem 11 anos sem playoffs. Mas o que você disse -“O time não fazer playoffs e não adicionar jogadores rodados” não fazia parte do contexto do Wolves pro Love sair. Porque:

          Pensando em Playoffs:
          Primeiro: Porque foi montando um elenco de risco (Andrei Kirilenko + Alexey Shved chegaram) e com um treinador experiente (Adelman) em 2012/2013 – as lesões demoliram esse elenco. Início de 5-2 em 7 jogos.

          Segundo: O time “reforçou” essa mesma base com o Kevin Martin e de novo as lesões em 2013/2014. Início de 3-0…

          Terceiro: Houve uma mudança de mentalidade na gestão da franquia. Pelo menos é o que parece kkkk Wolves partiu pro comércio com as idas na loteria e se deu muito bem!É diferente da gestão Kahn quando ia a loteria por imcompetência da gestão não de talento por isso eu disse – A base do Wolves começa aqui ($$$) depois vem o talento. Eu tenho como exemplo a franquia de Portland que era assombrada por lesões, mas o talento sempre esteve lá, foi uma mudança de gestão (Gerald Wallace e seu contrato bomba!!!) e eles estão no topo da divisão com talento + espaço financeiro. Tenho quase certeza que pelo menos dois novatos irão virar comércio para extensão máxima Wiggins + desse calouro de 2015 e renovação de Dieng.

          + O saldo do Love em MN: 1 temporada tank (2008-2009), 2 temporadas lesionado (2012 e 2013), 2 temporadas que ele jogou muito (2011 e 2014).

    • Michel Moral

      1º Embora a situação do Heat seja bem parecida com a do Celtics em termos de raciocínio por conta do draft, acho que os torcedores do Heat estão dando desculpas para justificar a ausência da franquia nos playoffs. É e será um fracasso.

      Eu sei que Miami perdeu o seu grande jogador, que é o Chris Bosh (Wade não é o number one do time não, mas sim o maior ídolo). Porém, todos apontavam um Miami forte e nos playoffs com folga. Ficar de fora é vexame dos grandes, pois até Pacers sem Paul George, o Bucks emergente e com mudanças importantes durante a temporada e o desacreditado Brooklyn que vive situação semelhante a do Heat, devem estar na pós-temporada.

      2º Sobre os jovens que você citou, é difícil de afirmar o que cada um vai fazer da vida. Primeiramente acho que muitos deles estão crescendo, mas ainda não são uma realidade.

      Agora, o 76ers e o Jazz não são franquias pequenas. O Magic precisa negociar algumas peças de valor que tem, mas pode formar uma equipe competitiva também.

      Sei lá, quem garantiria que o LaMarcus ia ficar em Portland? E ficou. Kemba Walker em Charlotte? E está lá. Lowry em Toronto? Ficou e renovou. Todos esses times que citei não viviam um momento formidável na NBA e eles apostaram no projeto.

      Celtics, Knicks e Lakers, três das mais tradicionais franquias da NBA, estão patinando há uns bons 04 anos (04 anos!!!!). Tiveram várias offseason para se mexer no mercado e não conseguiram nada. Pelo contrário, só perderam peças para obter escolhas de draft. Só se fala em DRAFT, DRAFT, DRAFT, DRAFT, DRAFT… DRAFT, DRAFT…

      Então, vamos com calma. Não sei até que ponto vale a palavra de um jogador, mas Wiggins diz desde que chegou à NBA que pretende criar uma identidade com o local que o acolheu, no caso seria o T-Wolves (muito bem Cavs, ficaram com Love – que não tem feito diferença nenhuma – e agora dizem que o cara vai sair de Cleveland).

      • 55marcoac

        Michel, eu sei que era dever do Heat se classificar para os playoffs, o time essa temporada foi um fracasso. Mas não acho que seja justificativa dos torcedores o fato de achar que é hora de ir pro draft. Lógico que antes eu preferia ir pros playoffs e tinha até uma certa esperança, mas esse últimos resultados acabaram com qualquer chance. Caso vá para os playoffs, vai ser eliminado no máximo em 5 jogos. Por isso eu prefiro que o time vá para a loteria.

        O Kaminsky é um bom nome para o heat e alguém que pode contribuir de imediato, seria ótimo drafta-lo. Ano que vem o Heat volta com força total, com o elenco saudável.

        Quanto ao papo de ir pro draft ou playoffs, acho que são dois casos diferentes. O Celtics está a algum tempo sem um time forte, e seria bom eles irem aos playoffs. Eles superariam suas espectativas, e isso seria uma motivação a mais. Já o heat tá sem esperança essa temporada, e não vai a lugar algo. Seria melhor o time descasar, e repensar tudo. O draft seria a melhor opção.

      • Jota

        Concordo com você sobre o Miami Heat. É mesmo uma decepção. E se não me engano farão história como franquia que disputou a final e no ano seguinte ficou fora.

        Mas o caso dos times que tem a base é isso aí. Tá na hora de ser competitivo. O Jazz, Celtics e Bucks estão tentando trilhar esse caminho, e nem sempre só com novatos ou com escolhas do draft. Estão lutando pelos playoffs (Menos o Jazz, mas merecia, pois tem jogado bem) e feito de tudo para evoluir seus jogadores.

        O fato é: não dá para viver de draft, porque os contratos terminam e o time não sai da famosa reconstrução, vide caso do 76ers e Magic, por exemplo, que tá há anos recrutando, evoluindo e depois perdendo os jogadores.

        Esses times precisam começar a apostar alto para ganhar. Quando saiu a notícia que o Phil Jackson poderia trocar sua escolha por jogadores consolidados a maioria achou um absurdo. Mas um cara visionário como ele, multicampeão, sabe que não dá para ficar apostando só em draft para ser competitivo.

        Acredito que o Ainge fará a mesma coisa: trocará um, dois ou três novatos + escolhas do draft desse ano e do próximo por jogadores consolidados, algo como fez em 2007/08 trazendo o Allen e o Garnett.

        No caso do LaMarcus, são poucos jogadores que preferem ficar se o time estiver ruim e fora dos playoffs. Eu espero que o Wiggins crie essa identificação e escolha ficar mesmo, mas a história mostra (Principalmente a do Wolves com Garnett e Love saindo) que não é bem assim que funciona.

    • L.Avila

      Amigo o que importa é saber reconstruir perder é facil, veja OKC e Wizards os jogadores da franquia vieram do draft o que eu acho é tem que saber escolher ex. Leonard, e acho que tem que saber o momento certo para virar a chave e vencer, Wolves tem todas ferramentas agora depende do GM e técnico por exemplo trocar Martin e Pecovic, Orlando se draftar o Wislow vai ficar muito bom anota ai, e tem o fator $$$ tem jogadores que podem ser atraídos, no caso do Heat vale a pena pois já tem um bom time mais uma escolha de loteria ajudaria o elenco.

      Uma lembrança Spurs em 96 viu o Almirante se machucar termino com a terceira pior campanha e draftou quem?

      Tim Duncan não precisa dizer mais nada.

  • Lucas

    Torcendo pelo Pacers para ver o PG em ação nos Offs. E também quero ver um pouco mais da correria incansável do Westbrook. hahaha

    A Divisão Sudoeste pode ter os seus cinco integrantes (Memphis, Houston, San Antonio, Dallas e New Orleans) nos Playoffs. Atualmente os 5 estão na zona dos offs. Será que isso já aconteceu muitas vezes na história?

  • tiago

    Ta difícil cravar algum time nos Offs. tirando o Bucks que pra min vai se classificar, Celtics, Nets, Pacers tem confrontos difíceis nos próximos jogos.

    Celtics – Cavs (2x), Raptors, Bucks
    Nets – Wizards, Bucks, Bulls, Magic
    Pacers – Pistons, Thunder, Wizards, Grizzlies

    Todos tem confrontos difíceis nessa reta final. Se o Heat não tivesse perdido aquele jogo ontem pro Bulls, teria grandes chances de se classificar, pq tem uma tabela mais fácil do que a dos outros times. vai enfrentar Raptors, Magic, 76ers. Eu vou apostar no Bucks, Celtics e Nets nos Offs.

    No Oeste, ainda acredito que o Thunder vá conseguir se classificar.

  • ANDRÉ LÉO HAWKS

    bucks, pacers e nets !!!

    thunder !!!

  • Jordhan Dias

    Torcida: Bucks, Celtics e Pacers
    Palpite: Bucks, Nets e Heat

    Quero ver Paul George contra o cleveland ou hawks!!!

  • Bucks, Pacers, Brooklyn Nets apesar de preferir o Miami quente

  • AlysonEGomes

    Eu não sei mais pelo que torcer.
    No Leste vou de Nets e e acho que Heat pela tabela ser BEM mais fácil
    No Oeste vou de Pelicans só pra ver o AD fazendo o inferno na vida do Warriors.

  • Galvão – EL HEAT

    Aacho;

    Leste: Bucks – Nets – Pacers

    Oeste: Pelicans

  • lucas

    Agora vamo Celtics pq era pra tankar lá atrás quando timha perdido pro magic, agora cai pro offs e tentar não ser varrido. Pq entre foca com uma pick 16 oi uma de loteria que pegamos ae não formos aos offs não muda muito. Fora que podemos subir as escolhas no dia. Essa offseason sera crucial para o futuro dos Celtics porque vai ser o momento de darmos o salto de qualidade. Porque esse time atual eh uma 70% dispensável.

  • riviera san the milwaukee bucks

    Juro por Deus se o bucks nao for pros playoffs eu paro de torcer,por que pelo amor de Deus com a vantage que tinha e agora fica na rabeira com medo pura incompetencia time frocho

  • Guilherme Martins

    Não consigo torcer pra perder, ainda mais quando tá tão perto dos offs assim. VAMO CELTICS, e vamos dificultar a vida do freguês na primeira rodada. Se é que me entendem..

  • Se for pra ir pro playoffs eu não queria pegar o cavaliers logo de primeira, sabemos que Lebron adora jogar contra o celtics, e sabemos que time do celtics é ruim que não vai aguentar muito tempo nesses offs.. um confronto contra Hawks e mais equilibrado na minha opinião, claro que time do Atlanta e muito melhor do que o do celtics, mais podemos sim vencer 1 a 2 jogos contra eles.

    Agora se pegar o cavaliers eu não vejo celtics vencendo um jogo contra eles, e pior de tudo que a gente iria tomar uma sonora varrida deles rs

    Na minha opinião quem ira pros Offs são

    Bucks ja está quase la e ainda tem confronto direto com Celtics

    Celtics

    To entre Pacers e Nets

    Com volta do Paul George o pacers vem forte pra brigar pela ultimas vagas do playoffs..

    no Oeste eu acho que vai o Thunder

  • BMCS

    Um dos posts mais bem comentados pela galera. Super legal isso!

    Bom, gostei da análise do Gustavo. Só discordo do ponto em que ele diz que “o Pacers, manteve o seu ritmo desde o início da temporada”. Não é isso, pois há umas 04 semanas, mais ou menos, o time estava 9-1 e vinha com tudo. De repente engrenou uma sequência de L´s, e, aí sim, voltou ao ritmo normal de caminhada. Tanto é assim que houve um post em que era pra gente tb apostar em quem se classificaria e eu cravei o Pacers, deixando a outra vaga em aberto. Aliás, acho que só há duas vagas em jogo, pois penso que se o Milwaukee não se classificar será uma das maiores derrocadas da história da Liga, pela campanha que fez, gerando um “confortável ” 6º lugar que já dura muitas semanas!

    Bom, sem fugir da pergunta, acho que Milwaukee + Brooklin + Pacers

    No Oeste, sinceramente, acho a disputa muito apertada, e não consigo apontar um favorito. Só posso dizer que, se fosse torcedor do GSW, preferiria jogar contra o NOP.