Quem leva o Oeste?

https://www.youtube.com/watch?v=JShkI0fmxtY

A atual temporada da NBA é uma das mais imprevisíveis projetando os playoffs: faltam poucos jogos para o fim da campanha regular e, até agora, não temos um quadro definitivo sobre séries ou favoritos. Por isso, eu resolvi analisar o panorama das duas conferências nas próximas semanas – uma de cada vez. Começaremos pelo Oeste.

O Warriors, liderado por Stephen Curry, faz campanha quase perfeita com o sucesso “fincado” em um ataque poderoso e uma defesa intensa. A habilidade do armador nas horas decisivas também tem um grande peso e a torcida é uma das mais vibrantes da NBA. Isso tudo faz dos californianos candidatos fortes ao título. Pessoalmente, minha aposta para levar o Oeste. Mas esse é um palpite bem mais duvidoso do que era o San Antonio Spurs no ano passado, por exemplo. A inexperiência da equipe pode fazê-los oscilar nos playoffs, onde enfrentarão adversários que possuem virtudes importantes para atuar sob tal pressão.

Memphis Grizzlies e Portland Trail Blazers são duas equipes mais experientes do que o Warriors, por exemplo. A primeira joga um basquete coletivo que mistura defesa bastante aguerrida e jogo ofensivo quase sem desperdícios. O time joga prioritariamente com sua dupla de garrafão, Marc Gasol e Zach Randolph, que vive boa fase – especialmente, o espanhol.

Já o Blazers tem uma dupla de jogadores que podem fazer a diferença em uma série de playoffs. LaMarcus Aldridge evoluiu gradualmente desde sua entrada na NBA e hoje é um dos alas-pivôs mais completos da liga. Seu arsenal ofensivo e técnica apurada o colocam dentre os grandes jogadores da liga. No perímetro, o ainda jovem Damian Lillard já possui reputação que muitos veteranos não conseguiram alcançar: é um dos atletas mais decisivos em atividade e, apesar do pouco tempo como profissional, tem diversas cestas em instantes finais de partidas no currículo.

Honestamente, acho muito difícil que o título do Oeste não fique com uma dessas três equipes. Houston Rockets, Los Angeles Clippers e Dallas Mavericks fazem campanhas similares a Blazers e Grizzlies, mas todas têm certas deficiências que as deixam mancas na briga pelos playoffs. O Rockets tem James Harden em excelente fase, sendo – para mim – o principal candidato ao prêmio de MVP no momento. No entanto, a saúde de Dwight Howard é um ponto de interrogação. O pivô perdeu muitos jogos durante a temporada e, mesmo quando atuou, não demonstrou seu melhor físico-técnico. O elenco também não parece tão unido quanto outros e faz um esforço descomunal apenas para manter a toada dos oponentes. Eu acho que isso vai fazer com que cheguem mais desgastados aos playoffs.

O Clippers é um caso bastante esquisito: o time levou a melhor contra o Warriors nos playoffs do ano passado, em uma das melhores séries de sete jogos dos últimos tempos. Aquele era um sinal de que o Clippers seria uma das equipes mais fortes da NBA, para muitos. Aconteceu o contrário: os angelinos mantiveram mais ou menos o mesmo desempenho, só que sem a mesma intensidade ou brilho. O Clippers “estacionou” como time de meio de tabela e minha impressão é que não deve ameaçar os ponteiros.

Já o Mavericks foi de sensação a decepção em poucos meses. Com a chegada de Rajon Rondo no começo da temporada, acreditou-se que o time teria combinação certa de talento e experiência para firmar-se como potência em uma temporada marcada por imprevistos. Eu mesmo fui um deles, como escrevi em dezembro aqui mesmo. A previsão, porém, também não se concretizou: o armador não conseguiu se encaixar muito bem no esquema texano e já se fala em sua saída no meio do ano, como agente livre.

É incrível dizer isso, mas acho que o atual campeão e sétimo colocado San Antonio Spurs deve ser mero coadjuvante nesta disputa. A equipe não vem demonstrando o basquete dos últimos dois anos, provavelmente pela combinação de fatores como fadiga de material, ascensão de novas forças na conferência, e desgaste físico-mental de tantas batalhas nos playoffs. Óbvio que esse é um time que ninguém quer enfrentar nos playoffs, pois trata-se de um grupo vencedor que vem jogando melhor depois da parada do Jogo das Estrelas. Mesmo assim, estou com a impressão de que não deverá ser páreo para os novos líderes da conferência.

A última vaga será resultado da “briga” entre Oklahoma City Thunder. New Orleans Pelicans e Phoenix Suns. Como todos já sabem, os três têm chances matemáticas de chegar lá. De qualquer forma, sinceramente, qualquer uma das três equipes que consiga a classificação não passará pelo Warriors. Acredito que ninguém tenha dúvidas disso.

O Oeste, a meu ver, é mais imprevisível do que o Leste. O Warriors é, sem dúvidas, a equipe que mostrou-se mais forte ao longo da campanha. Mas, francamente, não há aquela aura de campeão que muitos vencedores do passado tiveram. É esse time, com essa aura, que ainda falta no Oeste. Falta, na síntese, o Spurs do ano passado. Mas será que existe um desses na conferência Leste? É o que veremos na próxima edição.

  • icaro

    Nossa o okc não tem à menor chance de passar pelo Warren com a volta do ibaka e kd q devem volta.

    • Luiz Henrique Santos

      E o Warren seria quem?

    • Goten stati Warrens

      • danielzera

        kkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • tiago

        HKASDKLÇFASHKDKFLÇASÇD

      • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • MarceloOKC

      O cara errou cambada, isso não pode acontecer?

  • Le_pipoca

    Para mim o Spurs leva novamente…

  • joaospurs

    Em relação ao Spurs, isso poderia ser dito a algumas semanas atrás, porque hj o panorama é outro. Teve alguns tropeços bestas, mas o time já prática um basquete semelhante ao ano passado, rodando a bola e envolvendo os adversários. Não sei oq pode acontecer nos playoffs, mas a equipe comanda por Pop, está crescendo na hora certa. A vitória de hoje, comprova o que estou falando.

    • BMCS

      É verdade, concordo.

    • Henrique

      Concordo plenamente com você, o Spurs vem praticando, denovo um basquete de respeito, com um grande ataque e uma defesa eficiente. Perdeu os jogos para Cleveland e para o Knicks que estavam na mão por falta de atenção, mas não fossem essas duas derrotas o Spurs seria quarto colocado empatado com o Houston. O time vem crescendo de produção na hora certa, e deve dar bastante trabalho nos playoffs.

    • Adriano Sato

      Sem querer desmerecer a análise do Ricardo, mas eu tenho que concordar com o João. E digo mais: o Spurs não só recuperou o bom basquete como recuperou a confiança novamente. O time vem jogando uma barbaridade, inclusive nos últimos dois revés que teve, contra Knicks e Cavs, a equipe jogou muito. É sério candidato ao título. Não consigo entender em qual panorama serviu como base para dizer que o Spurs será mero coadjuvante.

      Outro ponto que discordo da análise: o Clippers vem jogando um bom basquete também a um bom tempo. CP3 após a parada está jogando demais, comandando a equipe a uma evolução que pode render grandes resultados nos offs. E tem mais: o Griffin voltou e voltou com tudo!

  • Luiz Henrique Santos

    Para mim quem vê aura é parapsicólogo, eu sei que muita coisa pode mudar até os playoffs, MASSSSS, por enquanto não vejo ninguém capaz de bater o Warriors em uma série de 4 jogos…

    • Guilherme

      E de 7 jogos?

      • Luiz Henrique Santos

        Também não…

    • Luiz Henrique Santos

      *ninguém capaz de vencer 4 jogos do Warriors numa série de 7 jogos… Agora sim Guilherme Abraços!

  • More

    Se OKC estivesse saudável, eu acho que derrotariam o Warriors na primeira fase justamente por ele ser um time inexperiente.
    Mas enfim, eu acho que no Oeste não existe time mais forte, apenas time melhor preparado. Dallas, por exemplo, tem um timaço mas já mostrou não estar preparado (ainda dá tempo de ficar preparado, mas…).
    Entre os melhores preparados estão Memphis e Portland. Memphis tem uma defesa firme, um garrafão forte e um sistema de jogo mais simplificado. Portland tem um estilo de jogo mais completo, já que gira em torno do LaMarcus.
    Eu acho que todos os times do oeste podem ser campeões, mas Memphis e Portland se mostram mais preparados.

    • Maateeus12

      Se eu tivesse que apostar meu dinheiro eu apostaria no Warriors, mesmo com o OKC 100%. Não vejo esse time tão mais experiente que o Warriors não. Foram pra uma final, mas não deram trabalho pro Heat e o time mudou um pouco de la pra cá.

    • tiago

      Tbm acho que o campeão sai de Memphis ou Portland, vejo o time do Memphis Grizzlies um pouco melhor. Vamos ver como o Warriors vai se sair nos Offs, é um time que não pode ser subestimado.

  • Maateeus12

    Warriors!

  • Sou torcedor, mas do jeito que andas as coisas o Blazers tem grandes chances de cair já na primeira rodada. Agora era o momento em que o time deveria estra atingindo o melhor nível de basquete pra chegar nos offs voando, como está fazendo o Spurs, mas o time está jogando um dos piores “basquetes” de toda a temporada.

    Wes faz e está fazendo falta ? Sem dúvida. Mas o problema é bem maior do que isso.

    Fisicamente o time parece esgotado, Lillard está na sua pior fazer da temporada ( tanto no ataque quanto na defesa. Pra falar a verdade, Lillard está no nível de “Harden 2013-2014” em termos defensivos. Descaso total ), Robin Lopez ainda não se encontrou depois de voltar da contusão, Afflalo e o resto do time ainda não se entendem, Stotts vem fazendo péssimas rotações …

    Não digo que é hora de pânico porque mesmo com todos esse problemas o time vem ganhando alguns jogos e se mantendo entre os 4 primeiros, tirando essa última sequência. Mas já está mais do que na hora do que time se adequar a perca do Wes e parar com essa inconsistência dos últimos jogos.

    • King Cuban

      Vem apoiar o Mavs… Eu ainda conto com o crescimento do Dirk e Rondo nos Playoffs. Monta Ellis e Tyson Chandler em ano de contrato também vão querer provar o que valem… Também podemos todos apoiar o Grizzlies para que finalmente o Carter tenha o Anel de campeão.

      • Se não der pro Blazão, com certeza o Mavs vai ser o time que eu vou apoiar. Sou um grande fã do Carlisle .

        • More

          Desde o começo estou torcendo muito pro Portland, que recíproco.
          Verdade, Carter merece mesmo um anel.

      • Ah, e eu apoiaria o Grizzlies também, mas mais pelo Z-Bo …rs

      • Vinícius_nba

        Bela lembrança. Seria muito legal ver o Carter campeão. Até hj me arrepio vendo aquela bola de 3PT contra o Spurs.

  • Se não for os Mavs que seja o Warriors, Spurs, Blazers ou Memphis…
    Lets go Mavs

  • Se tem um time que eu não queria encarar no offs logo de primeira é o Memphis ô time enjuado sou mil vezes encarar o Warriors do que o Memphis.

  • Não é a conferência que eu mais acompanho, mas aposto em uma final de conferência entre Dallas e Portland, uma pelo talento do time em sí, e não é um time pipoqueiro, fez uma das melhores séries que eu já vi ano passado contra o Spurs e o time é muito bom, e o Blazers mesmo sem o Wesley acho um time muito encorpado, muito mais que o Warriors, o Memphis não vejo indo pra uma final de NBA não e o Houston sim acho que pode incomodar e muito também, sem falar do OKC. Em uma lista de favoritismo eu colocava:

    1- Blazers
    2- Dallas
    3- Warriors
    4- Memphis
    5-OKC
    6-Rockets
    7-Spurs(o mais perigoso, não dá pra fazer previsão sobre esse time)

    • Maateeus12

      Que viagem. Haha

    • More

      O jogo 6 foi o melhor de todos, Ellis estava demoníaco nesse dia. Acho que foi aí que ele ganhou um carinho tão grande de nós torcedores.
      Quem quiser relembrar rs https://www.youtube.com/watch?v=AB0fkryxTfQ

  • BMCS

    Muito boa análise, Ricardo.

    De alguns pontos, entretanto, eu discordo. Não vejo o Memphis – e muito menos o Portland, em um nível acima de Clippers, Houston e Dallas. Aliás, hoje quem está um nível acima de todos esses é o San Antonio. O grande dificultador é que o equilíbrio é tão grande que cada time surfa ondas de vitórias intercaladas com ondas de derrotas, quase que o tempo todo na Regular. Aí entra a única exceção: O GSW.

    Se eu tivesse que apertar um botão, apertaria o título do Golden State. Mas, pela inexperiência, pela exagerada dependência da sua dupla principal e mesmo por esta falta de aura de campeão que você tão bem colocou, não dá pra fechar questão.

    Outro incômodo: do jeito que a coisa vai, e com a volta pelo menos do Ibaka, não descarto de jeito nenhum o OKC. Até mesmo em uma série com o GSW. Claro que o ideal pra ele seria ficar em 7. Ainda dá tempo, mas, convenhamos, não será nada fácil.

    Enfim, o Oeste está aberto. Com a maioria dos candidatos patinando em 6-4 ou 7-3, é muito difícil cravar um resultado.

    Só uma coisa parece certa: será um Poff muito joia de se acompanhar!

  • Russel Westbrook

    O OKC vai miar nos plays…

    Pra mim o OKC é o time com mais chances de tirar o GSW!!

    Só precisamos de mais alguns triplos-duplos….

  • Murilo Moore

    Para mim, o Oeste fica entre Golden St., San Antonio ou Memphis…. Um desses 3 fará a final da NBA…
    No leste, acho que vence Atlanta, Cleveland ou Chicago…
    Gostaria de uma final entre Golden St. e Cleveland, com os Warriors vencendo por 4X2…

  • danielzera

    Depois de ler tudo isso cheguei a uma conclusão… o Steve Kerr é um dos caras mais sortudo do mundo!

  • jotinha

    1) GSW, SPURS, THUNDER. ACHO QUE FICA ENTRE ESSES. Memphis, rockets, clippers correndo por fora. Blazers e mavs são cartas fora do baralho.

    2) Leste, acho que fica entre cavs, bulls e hawks. Os dois primeiros são inconsistentes, e o hawks ninguém sabe como vai se portar no mata mata. Minha opinião é que o cavaliers terá mais problemas na primera fase, heat vai ser osso duro de roer.

  • Difícil não apostar no Warriors nessa temporada, pois é o time mais divertido de se ver jogando, melhor atque da NBA, entrosadinho, muita bola de 3 e correria “controlada”, com boa defesa tbm, mas acho que o Blazers e o Grizzlies (se estiver bem no ataque nos offs e nos arremessos de 3 que são o calcanhar de aquiles dos ursinhos) correm por fora, não apostaria hj no meu Spurs, pois não sei como Ginobili, Duncan e Parker vão estar inteiros nos playoffs, mas vamos ver, vai ser bom acompanhar essa bagaça…

  • Vinicius Simões Bravo

    Warriors Cavalo Paraguaio.

  • jotinha

    Anotem aí, spurs se classifica em quarto e thunder em sétimo. Mavs fica com a ultima vaga. Spurs elimina o gsw e faz final com thunder, que vence com durant voltando.

    Heat fica em sexto no leste.

  • Talles Houston

    Tudo depende de quem vai pegar quem nos offs, Por exemplo o Rockets tem seu jogo encaixando melhor contra o Spurs, se pegasse o Mavs sofreria bastante para passar até pq não teria Howard. E sobre GSW seria melhor para eles pegarem um Pelicans ou Suns, pq mesmo se o Thunder não tiver KD (se ibaka voltar) tem time e experiência para eliminar.

  • Murilo Moore

    Não concordo que o Warriors seja cavalo paraguaio. Ninguém faz a melhor campanha da liga à toa… Chegarão ao menos na final de conferência…

  • Vlad-BH

    “jovem Damian Lillard já possui reputação que muitos veteranos não conseguiram alcançar”

    Seria uma leve critica a Lebron? KKKK

  • Guilherme Martins

    Warriors leva o Oeste e Cavs leva o título da temporada..

    • The King James

      Por quê acha isso?

      • Guilherme Martins

        Sei lá, é só meu palpite mesmo kkkkkk. Acredito que o Lebron vai crescer muito e olho no JR Smith

  • Rodrigo LAC

    O Clippers vai surpreender todo mundo, inclusive eu heheheh

  • dumz

    Portland está caindo de produção em um momento perigoso !! O time vem de 4 derrotas consecutivas !!

    Gosto do GSW, entretanto, acho que a experiência pode falar alto nos momentos decisivos !!

    Eu apostaria no Memphis !! Time experiente e muito casca grossa !!! Garrafão de respeito, perímetro bom e eficiente !!

    OKC dependeria do retorno de Ibaka e Durant ! Sem eles não há chances de título !!! West pode fazer 40 pontos por noite que numa série melhor de 7 não será suficiente para classificar a equipe !

    Creio que desconsiderar o Spurs seja um erro !!

    Houston, Clipers e Dallas não me inspiram confiança e regularidade !!

    Minhas apostas para levar o Oeste são pela ordem: Memphis, GSW e Spurs !!!

  • gorpo

    O SPURS VAI CALAR A BOCA DE MUITA GENTE.. AGUARDEM E ME COBREM!

  • Matheus

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkk o Warriors tem jogadores All-Star, Iguodala e outros e essa piada de experiência em offs.
    Pelo amor de Deus.. Piada !
    GSW vai atropelar todo mundo que passar por cima. Chega ser engraçado dizer que um dia aos trapos como o Portland, MAVS são mais ‘encorpados’
    que o melhor time da liga com sobras.
    E quanto aos Spurs, eles sentem o peso no terceiro e quarto quarto pois é um time de idade avançada !

  • Daniel

    Acho que o grande favorito é o Warriors, mas nunca que eu descartaria os Spurs. Tirando o GSW que vem jogando o melhor basquete de toda a temporada, os SPURS quando entrarem nos Playoffs a história muda. A camisa vai pesar, e a experiência dos caras vai fazer a diferença. Tive uma percepção durante toda a temporada que eles jogaram o básico pra garantirem a classificação. Agora que nos aproximamos do final, estão aumentando o gás pra entrar nos Playoffs voando.

  • indalencio

    O Warriors uahuhauahua.