Rapidinhas do mercado (13-07-2019)

Alec Burks “deixa” Thunder e reforçará o Warriors

Em uma inesperada reviravolta, o Golden State Warriors anunciou a contratação do ala-armador Alec Burks. O atleta de 28 anos recuou em um compromisso verbal que já tinha assumido com o Oklahoma City Thunder para assinar vínculo com os atuais pentacampeões do Oeste até o final da próxima temporada.

A decisão, porém, não foi tomada unilateralmente. O jogador revelou que, depois das recentes mudanças no elenco do Thunder, a própria direção da franquia teria entrado em contato para informá-lo de que estava livre para rever a sua situação como agente livre, se assim quisesse – o que decidiu fazer.

 

Nuggets assina com atleta esloveno da Liga de Verão

O novo reforço do Denver Nuggets está vindo da Eslovênia. De acordo com Mike Singer, do jornal Denver Post, a equipe do Colorado possui um acerto com Vlatko Cancar e as partes assinarão contrato que deve garantir o ala de 22 anos entre os 15 jogadores do elenco para o início da temporada.

O agora ex-jogador do San Pablo Burgos, da Espanha, impressionou dirigentes do Nuggets pela inteligência e versatilidade defensiva atuando na Liga de Verão de Las Vegas. Selecionado na 49ª posição do draft de 2017, Cancar obteve médias de 8.8 pontos, 4.3 rebotes e 2.3 assistências na competição de férias.

 

Khem Birch fica no Magic por mais duas temporadas

O Orlando Magic assegurou a permanência de mais um jogador em seu elenco: o reserva Khem Birch. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, a franquia da Flórida chegou a um acordo de extensão contratual por duas temporadas que vai render US$6 milhões em salários ao pivô de 26 anos.

O atleta era agente livre restrito do time de Orlando e, apesar da projeção de pouco espaço “atrás” de Nikola Vucevic e Mo Bamba, havia forte interesse mútuo em um alongamento de vínculo. Birch disputou 50 jogos do Magic na temporada passada, anotando 4.8 pontos e 3.8 rebotes em quase 13 minutos de ação por noite.

 

Jazz paga rescisão e contrata Nigel Williams-Goss

Um dos melhores armadores em atividade no basquete europeu vai reforçar o Utah Jazz na próxima temporada. De acordo com Tony Jones, do site The Athletic, Nigel Williams-Goss acertou a sua saída do Olympiacos, da Grécia, para fechar vínculo de três temporadas com a equipe de Salt Lake City.

Especula-se que o Jazz pagou uma multa rescisória de US$1 milhão para liberar o ex-atleta da Universidade de Gonzaga e trazê-lo para a NBA. Jones apurou ainda que dois times da NBA tentavam adquirir os direitos de Williams-Goss em uma troca, mas os dirigentes de Utah não quiseram negociá-lo.

 

Rockets convida Anthony Bennett para pré-temporada

Anthony Bennett está de volta à NBA. Ou, pelo menos, ganhou uma oportunidade para buscar o retorno ao melhor basquete do mundo. Segundo Jonathan Feigen, do jornal Houston Chronicle, o Houston Rockets enviou um convite para o primeiro selecionado do draft de 2013 participar do seu período de pré-temporada.

O ala-pivô de 26 anos, que vai assinar contrato não-garantido com os texanos em breve, disputou as últimas quatro temporadas por equipes da G-League em busca de novas chances na NBA. Em 68 jogos realizados na liga de desenvolvimento, Bennett acumula médias de 13.2 pontos (com 42.1% de acerto nos arremessos de longa distância) e 5.7 rebotes.

 

Em transição

– O ala Guerschon Yabusele já não faz mais parte do elenco do Boston Celtics. A franquia anunciou a rescisão contratual com o jogador de 23 anos nessa semana, abrindo caminho para que os novos reforços assinem com o time.

– O Rockets deverá perder o chinês Zhou Qi para a próxima temporada. De acordo com Emiliano Carchia, do site Sportando, o pivô contratou um agente europeu e quer atuar no basquete do velho continente a partir do segundo semestre.

Joakim Noah (foto) estaria recebendo sondagens de um local inusitado: a Nova Zelândia. Segundo Marc Stein, do jornal The New York Times, uma equipe do país tenta um improvável contrato para levar o veterano para a Oceania.

– Mais um agente livre que está no mercado é Jon Leuer. Especialistas em tiros de longa distância, o ala-pivô de 30 anos foi dispensado pelo Milwaukee Bucks e já se tornou elegível para assinar com outras franquias.

– Dispensado pelo Los Angeles Clippers, Tyrone Wallace já tem uma nova casa: ele foi confirmado como reforço do Minnesota Timberwolves. A equipe trouxe o armador de 25 anos com um contrato ainda sem termos conhecidos.