Notice: Trying to get property of non-object in /deploy/VAR/dominios/jumperbrasil.lancenet.com.br/wp-content/themes/betheme/includes/content-single.php on line 209

Depois de um ano de espera, o pivô Jonas Valanciunas finalmente acertou sua transferência do basquete lituano para o Toronto Raptors. A franquia anunciou oficialmente o acordo com a quinta escolha do draft do ano passado na tarde desta quarta-feira. O contrato segue o padrão determinado pela NBA para os calouros selecionados na primeira rodada: quatro temporadas de duração, com as duas primeiras garantidas e as outras como opções para o time.

O jogador se apresentará à equipe canadense ao fim das Olimpíadas – onde vai defender a seleção da Lituânia – para o início dos treinos de pré-temporada. “Nós queremos dar as boas vindas para Jonas. Temos certeza de que os torcedores do Raptors vão descobrir em breve que a espera de um ano valeu a pena”, disse o gerente-geral Bryan Colangelo em nota oficial.

Antes de assinar com a franquia, o pivô e dirigentes de Toronto tiveram que acertar a forma de pagamento da multa rescisória presente em seu contrato com o Lietuvos Rytas – clube que defendia na Lituânia. O Jumper Brasil teve acesso a documentos que confirmam que esta taxa de liberação está fixada em US$2.4 milhões. Por regras da liga, o Raptors pode pagar apenas US$550 mil deste valor. O restante deverá ser assumido pelo próprio atleta.  

Na última temporada, Valanciunas foi um dos líderes do Lietuvos Rytas nas campanhas do vice-campeonato nacional e do terceiro lugar na Copa Europa – segunda competição mais importante do continente. Em 23 jogos disputados, o atleta de 20 anos acumulou medias de 14.2 pontos e 7.4 rebotes.  

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.