Raptors decide não estender oferta qualificatória a Lucas “Bebê”

O Toronto Raptors resolveu não ativar a oferta qualificatória do contrato do pivô Lucas “Bebê” Nogueira. Segundo Josh Lewenberg, da rede TSN Sports, a franquia canadense não pagará US$4.1 milhões para restringir a agência livre do jogador brasileiro e, assim, ele vai estar liberado para fechar vínculo com qualquer time a partir de 1º de julho, quando o mercado da NBA será reaberto.

A tendência é que a resolução tenha colocado ponto final na passagem de quatro temporadas do atleta de 25 anos pela equipe. Na temporada passada, vindo da melhor campanha da carreira, ele perdeu espaço na rotação do técnico Dwane Casey e já soava completamente fora dos planos com a ascensão do austríaco Jakob Poeltl como reserva imediato de Jonas Valanciunas.

Abrir mão dos direitos de restrição sobre “Bebê” também é uma decisão de cunho financeiro para o Raptors, que precisará do máximo de flexibilidade salarial para garantir a renovação de contrato com o armador Fred VanVleet. Em 141 jogos disputados nos quatro anos atuando pelo time canadense, o pivô teve médias de 3.2 pontos, 2.8 rebotes e 1.0 toco em cerca de 12 minutos de ação por partida.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Acho que pode ser ótimo para ele, Toronto nunca deixou ele ter sequência. O problema é que o jogo dele tem pouquíssimo espaço na NBA atual, só pontua na área pintada e só marca bem mesmo o garrafão, cansou de passar vergonha quando sobrava nas trocas no perímetro.

  • 🇧🇷LeBrOSMAN🇧🇷 #YoungBull

    O Bebê bem q poderia falar com o Splitter, para fazer uma indicação dele para o Spurs. Spurs precisa de um protetor de aro, tem tendência a gostar de jogadores com passagem pela Europa, e o Bebê acho q ñ exigiria mt para assinar um contrato com eles. Seria bom para ambas as partes, necessidade do Spurs a um preço baixo por um jogador jovem (e no momento desvalorizado) e o Bebê teria uma chance de evoluir como jogador.

    • Joabe#VamoSpurs

      Concordo, por um preço justo seria uma boa pro Spurs. È jovem e se tiver com disposição, poderá evoluir seu jogo, q no momento é de razoável pra bom na defesa, mas no ataque é qse inexistente

  • Evandro

    Acredito que a melhor opção atualmente para ele seria ir para Europa. Ele precisa jogar. Ter minutos em quadra. 20, 25, 28 mins por jogo. Ganhar experiência, confiança, moral.
    Caso fique na NBA, provavelmente, continuara jogando seus 5, 6, 8 minutos no máximo.
    Acho que a Europa seria bom para ele e, talvez, daqui a um, dois anos, poderia voltar para a NBA.

  • Allan Lopes Soledade

    Tomara que ele encontre um time que lhe dê mais minutos em quadra.Poderia ser reserva do Gobert no Jazz.Aprenderia demais com ele e o Snyder.

    • Ale-Heat

      Não mesmo, Raulzinho ta sofrendo imagine o Bebê. Agora Snyder é excelente, disso eu concordo.

  • Alex Alves

    Cairia bem no Celtics pelo mínimo.

  • Celso Cachali Jr

    Jogador fraco de NBB… suma da NBA.

  • Anderson Tomás

    Bebê é bom protetor de aro, ótimo fisicamente, e sua envergadura muda muitos arremessos facilitando o trabalho defensivo quando ele está em quadra. Só que pra NBA modera, onde os moleques ( center ) já saem do College chutando de tudo quanto é lugar da quadra, acaba limitando o seu tempo de quadra. Quase todos os pivôs estão espaçando, ele além de não espaçar no ataque, é lento na troca. Fica muito difícil ele como um pivô de estilo mais “clássico” sobreviver nesta NBA de Pivôs que espaçam muito. Mas dá pra quebrar o galho em algumas franquias. Até nos Warriors rs

  • Diego Elias

    Acho que ele se daria muito bem em alguns contenders, no Warriors por exemplo não tem nenhum pivô melhor que ele. Se jogasse uns 15 a 20 minutos por jogo ajudaria bastante a equipe.

  • Chimbinha “o banido”

    Acho ele meio polentão demais, tem bom físico e tal mas parece sempre sem vontade,chupa sangue.Se não suar sangue ,nao vai cara

  • Túlio Carvalho

    Queria ver ele no Bucks

    • BucksDream

      Dispenso, se não for trazer um pivô de respeito, melhor deixar o grego na proteção do aro.

  • “ThiagO :/-/ Fuck Barkley

    Sempre panelado no Raptors.

  • Warrg

    Cairia bem em muitos times… Salário baixo… Menos de 5M… Bucks, Nets, Gsw, Heat” se trocar Whitheside”, Spurs, Ny todos precisam um protetor de aro que custa pouco… E ele teria mais tempo de quadra… Na Espn americana fez uma reportagem antes dos playoffs falando justamente disso… Os 3 pivos do Raptors… Que era o time que tinha 3 pivos que cairiam bem em diversos times…. O Valaciunas 25min, Potl 15min e o Bebe 8 minutos de média… E ainda o Ibaka de pf que dependendo o jogo jogava de pivo, e o Siakam de Pf tbm … Era o time mais complicado de jogar nessa posição… So uma coisa… Tem que ter mais sangue no olho… Os últimos brasileiros da nba sao muito passivos… Tem que dar pirocada não receber…

  • evandro de medeiros bacelar ba

    Fraco, muito fraco infelizmente não se desenvolveu o suficiente para liga verdade seja dita….tem muitos Centers já prontos, que contribuiriam muito mais na rotação que o Lucas pelo minimo…teve participação decisiva em um dos jogos da série de offs negativamente…em alguns segundo em quadra fez umas 3 cagadas que garantiram a vitoria dos CAVS…Europa ou China deve ser o seu destino.

    • igor

      Eu acho que ele perdeu a preferência do técnico. Isso acontece muito com estrangeiros na NBA. Tem que ser excelente todo dia pra ganhar vaga

  • Franklin Gomes Peixoto

    Houston é uma boa, principalmente se o Capela vazar

  • Diego Costa

    Ainda acho que ele pode ser um reserva aceitavel em algum lugar.
    Entrar pra dar uns tocos e nada mais.

  • KleineBosch

    Ele ainda tem lugar em alguns times. E tem muita gente que não sabe, mas o Nogueira pode também quebrar o galho nos arremessos, ele tá bem eficiente nos chutes de 2, e de vez em quando ele acerta umas bolinhas de 3 tbm, e ele é um ótimo protetor de aro, sempre dando toco. Pra mim em um Nets, Bucks ou Warriors ele vai bem.

  • PaquetáBrazilianLegend⚽🏆

    Foi panelado no Raptors.Quando entrou jogou bem, bom em Pick and Roll e bom protetor de aro.Aceitaria fácil como reserva do adams, mas não sei se é elegivel ao mínimo

  • TRUETHIAGO

    Era o esperado, ele teve sim seus momentos na temporada retrasada, mas o encaixe do Poeltl com o Siakam se mostrou melhor mesmo, o que justifica a sua perda de espaço e minutos na rotação. Aliás, se tem uma coisa que não dá para criticar neles nessa última season é disso, o banco dos Raptors foi disparado o mais eficiente da liga, literalmente ganharam vários jogos, até quando Lowry/DeRozan faziam partidas abaixo.

    Mas concordo que ele ainda pode ser útil em outra franquia, pelo que se tem conhecimento o Lucas não tem mais problemas com baladas, bebidas e tal. Enfim, foi uma opção técnica e, como os números indiscutivelmente demonstram. Não acho que ele foi injustiçado, ou porque é brasileiro, nem nada do tipo. Tanto que o Augusto Lima, por exemplo, vai jogar a Summer League pelo Toronto.

  • Por 5M ano eu gostaria dele nos Lakers, é um bom porteiro do ENEM, estava jogando bem no Raptors mas perdeu muito espaço quando chegou o Ibaka. Ele pode ser um bom role player em várias equipes.

    • KleineBosch

      Verdade, até o Nogueira é melhor reboteiro e protetor de aro que o Lopez kkkkkkk (pior que pode ser verdade, mas não conheço tanto assim do Lopez pra avaliar), até que seria uma boa pro Lakers, e o Cavs.

  • ReggieMiller31

    Pode ser o tipo de solução barata q algum times precisam, muitos já foram até citados aí embaixo e eu acrescento Wizards q foi exatamente um dos assunto nessa semana.

  • arruda91 arruda

    Achava que o bebê ia vingar na NBA, perdeu espaço para o Poeltl, virou terceira opção.
    Até o Felicio está com contrato melhor que o dele

  • felipe fernando Oliveira

    Bebe é um dos melhores C defensores da NBA. Queria ele muito em OKC

  • Gui

    Essa situação do Bebe é ridícula.
    O cara entrou e jogou bem – dentro das suas limitações – ai sem explicações some da rotação…

    • Lucas Callado França

      Comportamento extra quadra é ruim. Além de ficar marcado pelo episódio do carnaval.
      Ainda que não fosse isso, acho nível NBB.

      • Gui

        Putz! Ai é complicado defender o cidadão…

  • Pablo Monteiro

    Ele muito melhor que o Felicio…

  • Gabriel S Monteiro

    Gostaria dele no Celtics caso Baynes queira mais dinheiro do que deve.. faz bem proteção de aro, e acho que pode evoluir, mas acho que o problema é o extra quadra.. gosta de uma noitada hahaha

  • Taí um jogador que pode cair bem em várias equipes, acho ele melhor que o Felicio, por exemplo. Saiu da rotação do Toronto não sei porque, vinha muito bem, lembra muito o estilo do Gobert, se trabalhado pode chegar lá