Ray Allen: “Não há nada que LeBron possa fazer para superar Jordan”

A NBA pode estar com temporada em andamento ou de férias, mas uma discussão não para: as comparações entre Michael Jordan e LeBron James. Todos parecem já ter dado opinião sobre o assunto, mas poucos debatem com o conhecimento de causa de terem jogado contra ambos. Um dos novos membros do Hall da Fama, Ray Allen é um desses poucos e, na verdade, não vê espaço para conversa.

“LeBron é um dos cinco melhores jogadores da história, mas, tendo enfrentado os dois, não existe comparação. Michael tinha tudo em seu arsenal: dominava jogos na média distância, linha de três pontos, de costas para a cesta. Como quisesse. LeBron pode fazer muitas coisas, sim, mas não há nada que ele possa fazer para superá-lo”, cravou o ex-ala-armador, em entrevista ao radialista Dan Patrick.

Constantemente, o chamado all around game é apontado como a grande vantagem de James sobre Jordan: o ala do Los Angeles Lakers possui médias superiores de rebotes e assistências do que o craque do Chicago Bulls, além de já acumular 55 triplos-duplos a mais na carreira. Allen, ainda assim, não é tão rápido em declará-lo um melhor all around player do que o maior jogador de todos os tempos.

“Essa é uma questão dura e complexa. LeBron é um dos melhores passadores que a NBA já viu e, sim, Michael não passava tanto assim. Mas, ao mesmo tempo, ele não tinha nenhuma outra ‘fraqueza’ em seu jogo. Nada. E Michael foi um legítimo two-way player. Era tão dominante e incrível defensivamente quanto no ataque”, ponderou o dono de 2.973 cestas de três pontos em 18 anos de carreira.

Jordan, por outro lado, sempre foi visto como um jogador diferente de James por conta de sua mentalidade destruidora. Ele fazia questão de dominar defensores, marcar o principal atleta adversário e é reconhecido como um dos grandes trash talkers de todos os tempos. Allen, como não poderia deixar de ser, foi uma das várias vítimas costumeiras de atuações brilhantes – e provocações – de MJ.

“Michael não era malvado, mas ‘matava’ os adversários aos poucos. Lembro de um jogo em que ele tinha 45 pontos contra mim e um dos assistentes do Bucks estava reclamando comigo. Fiz tudo o que podia, tudo o que estava no relatório pré-jogo. Nada funcionou. Então, Michael passou em frente ao banco e falou: ‘Calma! Quer saber? O menino até está fazendo um bom trabalho!’”, lembrou, dando risada.

É essa mentalidade que, no fim das contas, Allen acredita ser o que faz Jordan tão soberano no trono da história da NBA e superior a qualquer outro jogador que teve a oportunidade de conhecer. “Michael simplesmente sabia que ninguém podia pará-lo. Fazia o que queria, quando quisesse, contra qualquer um. Eu podia tentar o que conseguisse e não adiantaria. Esse era Michael”, sintetizou o ex-arremessador.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Mateus Freitas

    Magic, Jordan, James, Bird, Kareem. Quinteto de todos os tempos. Alguém se arrisca a montar um para superá-los? (Tanto James quanto Bird podem jogar na posição 4 e dominar, portanto na MINHA OPINIÃO jogam os 2 a frente de Duncan e outros).

    • Neverminder – #ForaManoMenezes

      Eu colocaria o Karl Malone na 4….. mas difícil saber quem tiraria entre Bird e Lebron

    • Jg10 Natividade

      Um time sem o Kobe… eu tira o Bird!

    • Brinell Arcanjo

      Na minha opinião Duncan é top 5. Colocava ele na 4.

      • Vinícius Maia

        Duncan dificilmente é lembrado nessas discussões sobre os melhores da história, talvez pelo seu perfil mais discreto. Mas sem dúvida, ele entra numa conversa sobre os 5 melhores da história.

    • Jeck Dias

      Praticamente imbatível.

    • Gustavo Rocha

      Magic, Jordan, Bird, Duncan e Shaq acho que seria um time mais forte.

    • Samuel Agra
      • MarcoLakers

        LeBron não é melhor que o Bird.
        O que o LeBron faz hoje o Bird fazia tb numa era mt mais difícil de se jogar, com menos espaços, mais porrada na partida e contra adversários superiores (o cara enfrentava bad boys e MJ no Leste, LeBron bateu PG e DeRozan).

  • Vitor Medson

    Questão de preferência porque os dois dominaram o jogo em um nível tão grande que eu, particularmente, não consigo diferenciar.

  • Essa discussão é meio besta. Daqui a uns 30 anos vão começar a falar que o LBJ foi melhor, e depois outro e outro…tudo isso tem a ver com a memória afetiva de quem viu e o quão viva está a parcela da população que viu tal jogador.

    • Vinícius Maia

      Não necessariamente. Apesar de alguns questionarem, Pelé ainda é amplamente considerado o melhor jogador de futebol de todos os tempos.

      • MarcoLakers

        E no caso do Pelé é mt mais questionável que o caso do MJ.

        • Vinícius Maia

          Messi e Cristiano Ronaldo que o digam kkkk.

  • Dudu Ferrero

    Eu acho que monstros , genios nao deveriam ser comparados, pois sao unicos

  • Carlos Eduardo Muniz

    Na minha opinião não tem nem comparação a NBA antes do MJ era uma depois virou outra, os meninos aqui fã do Lebron tem que assistir o documentaria do Dream Time que tem no Sportv e ver a magia que tinha aquele time, MJ se quisesse tinha ganhado uns 10 aneis era só fazer a panela que Lebron fez, fico imaginando se ele se juntasse com P Ewing, Dominick Wilckings, no final de carreira tivesse ido pro Spurs enfim ele sempre quis massacrar os outros astros da NBA o anel era o detalhe. Lebron perdeu aquele olimpíadas de 2004 ta certo que era garoto mas ta no currículo, ele perdeu meu respeito quando montou a panela no Miami e depois em Cleveland, mas pode recuperar todo o respeito no Lakers com time mediano desbancando os Warriors. Com certeza entre os 5 maiores já esta.

    • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

      né cara, sempre tem uns emocionado que não conhecem ou fingi que não conhece a história do basquete, eu acho o Lebron top 3 da história mesmo não gostando dele, mas dizer que ele foi melhor ou maior que o Jordan é ser muito fanático.

      • Claudio R.

        melhor sim, são do msm nivel, maior ainda não… tenta entender a diferença

        • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

          melhor em que comédia? em pegar rebote? kkkkkkkkk mas pode ficar tranquilo, o Dirk esse ano se aposenta e o bronha não vai perder outra final para ele hahahahaha mas o Curry e o GSW tão ai hahahaha

    • Michel Moral

      Acho válidos seus argumentos, mas essa questão da panela é complicada.

      Jordan deu “sorte” também de ter um time altamente competitivo quando atingiu o auge da carreira. Difícil falar que LeBron se uniu com Wade, quando vc teve um Pippen ao teu lado, saca? O fato de um ser obra do acaso e o outro planejado não exclui a grandeza do plantel que tinha.

      Tanto é que, antes desse Warriors, a melhor campanha era do Bulls.

      Então, nessa questão de time, nem Jordan e nem LeBron são coitados. Se é para ter dó de alguém, eu teria do Dirk Nowitzki, que teve que ser campeão com um time que tinha um abismo de diferença – restos mortais de Kidd, Stevenson (Jet, na verdade), Marion e Ty Chandler. Apesar de ser fã de todos esses jogadores, não dá, né?

      E olha que quem lhe escreve é um crítico ferrenho dos supertimes. Acho uma verdadeira bosta. Esse Warriors foi a gota d’água pra mim. Mas é do jogo. Tá aí e não é contra as regras. E na hora de analisar a gente precisa ser mais frio do que lidar só com a emoção.

      Meu maior ídolo no basquete é o Allen Iverson. Às vezes eu me pergunto por que ele não teve a mesma “sorte” de Kobe?! Talvez se os destinos fossem trocados (e Kobe tem relação com a Filadelfia), quem teria ganhado títulos seria o The Answer. Ou então, se AI tivesse a ousadia de tentar ir para um time mais forte… Mas cada um age de um jeito e tem sua história… Difícil comparar.

  • Edu Silva

    Aquele 5 x 5 nos treinamentos do Dream Team mostra bem… Jordan montou o time dele e jantou Magic, Clyde, Malone etc…Todo mundo… E ainda dizia antes das cestas “Agora é você…” kkkkkkkkkkkkkkk

    • Jeck Dias

      Foda ne kkk.

    • Eduardo Muniz

      E ainda falou para o Bird e para o Magic: “Há um novo xerife na cidade!!” kkkkkkkk

      • Edu Silva

        Tenho duas partes preferidas nesse ponto do documentário. Essa e quando o Magic diz “So, Barkley said: I wanna take Karl Malone NOW!” E o Barkley foi lá e jantou o Malone kkkkk

  • LeBeautiful

    Em termos de legado se Lebron tivesse parado em 2016 a discussao seria interessante. As pirocadas q ele vem levando nas finais acabam com qualquer possibilidade dele ser o GOAT. E sua ida pros banana de pijama melou tudo de vez. Eh incrivel dizer isso mas dependendo de como for seus 4 anos em LA Lebron pode fechar a carreira de forma melancolica

  • Diego Costa

    Não tem o que discutir mesmo. Jordan é melhor nos 2 lados da quadra. É mais jogador e tem um legado maior tambem. Pra mim não há discussão.

  • Jeck Dias

    Bela matéria. Concordo com tudo que Ray3 falou. A mentalidade que mais se aproxima de Jordan é Mamba.

    • Gustavo Macedo

      oi? Tindi não Jeck Tequila…

  • Gabriel M.

    A mentalidade do Jordan faz toda a diferença. Até por ser uma época que um queria ser melhor que o outro. Hoje o KD vai pro time que ganhou 72 jogos. É muita diferença

    • xmaah

      falou mal do Cupcake e não foi criticado? algo no jumper está errado.

  • Jefferson Cavalcanti

    LeBron é melhor e mais completo. Faz os jogadores que estão a sua volta melhores também.

    • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

      melhor? kkkkkk em que? em pipocar em final? em ser a putinha dos GSW? ou em ter que fazer panela para conseguir um anel? mais completo? em que? em pegar rebote? kkkkkkk Jordan era melhor no ataque e bem melhor na defesa, sem contar que era um líder muito melhor e uma mentalidade jamais vista, eu sei que tu deve ser um emocionado que nunca viu o Jordan jogar e deve achar o máximo o bandeijão jogar, mas né, o bronha nunca será o G.O.A.T.
      que comece o mimimi.

      • Jefferson Cavalcanti

        “Que comece o mimimi ”
        O seu foi enorme. Kkkkkkkkkk

        Não tô pedindo pra você concordar, amigo. Pra mim, LeBron é melhor em quase tudo, exceto em defesa individual. E ainda tem a diferença de regra.

        Você quer falar de títulos? Tudo bem. Só comece então, usando sua lógica, que Jordan “pipocava” pro Pistons. E alguns jogadores da NBA tem mais que 6 títulos, incluindo Robert Horry.

        • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

          onde eu falei de titulos ali amigo? eu disse em pipocar, me diz uma final que o Jordan perdeu? me diz uma final que o jordan preciso levar para o game 7? me diz uma final que o jordan fez menos de 20 ppg? não tem!
          eu respeito tua opinião e estou dando a minha, acho o Lebron top 3 hj, mas ele nunca superar o MJ por todas as manchas em sua carreira.

          • Claudio R.

            me diz uma final em que jordan enfrentou um big 3 ou ao menos um time de mais de 66 vitorias? jogar contra um time de 56 vitorias por 4 finais é dificl pra poxa né?

          • Edu Silva

            Cara, só ler as matérias do site, dos grandes times que não foram campeões… Só máquina de basquete e TODOS caíram para o Jordan (Bulls). Teve final do Jordan com 40 pontos de média… Pera lá.

          • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

            sim mano, nego acha que só o GSW é forte e que o Jordan só pegou baba.

          • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

            me diz uma final que o Jordan perdeu? ou melhor, que ele pipocou? Jordan pode até não ter jogado contra nenhum grande big 3, mas enfrentou os melhores times da história de varias franquias, Sonics, Suns, Trail Blazzers e Jazz, sem contar os Lakers de Magic.
            o Lebron quando estava no Heat tinha o melhor time da liga, com o Wade que para muitos é o segundo melhor SG de sua geração atrás apenas do Kobe, tinha o Bosh que era um dos melhores jogadores de garrafão da época alem é claro do próprio Ray Allen que é um dos melhores arremessadores de todos os tempos, mas mesmo assim perdeu pro limitado Mavs e se mijou todo com o Dirk, depois foi engolido pelo KL e pediu arrego de novo e volto pro Cavs quando viu que o time estava mais forte.
            tu pode até tentar argumentar ou chorar como tu ta fazendo, mas não tem argumento:
            Jordan mais prêmios individuais, mais titulos, melhor no ataque, melhor na defesa, melhor líder, mentalidade única e mais conhecido que qualquer outro jogador.
            eu sei que tu deve ser emocionado e que acha um máximo o Lebron ir para bandeja ganhando só na força, mas quem é Queen nunca será God!

            Finishing!!!!

          • TRUETHIAGO

            Essa segunda parte não é verdade, Utah (1997 e 1998), Seattle (96) e os Suns (93), todos times de mais de 60 vitórias e seed #1 do Oeste nesses anos.

            O time de pior campanha na regular que os Bulls derrotaram nas Finais foi o Portland (1992), que teve 57, e ainda assim lideraram a Conferência naquele ano; seguido pela Final anterior, contra os Lakers (1991) que tiveram 58 e foram seed #2.

          • Wilker Pereira

            Tal como eu voce esta vendo que o cara esta usando factos inventados… eu nao sei onde ele esta indo buscar estes dados

          • TRUETHIAGO

            Heheheh, então, nem entro no mérito da discussão em si e até defendo o direito dele preferir o LeBron, etc.

            Embora eu ache um tanto quanto improdutivo isso, porque invariavelmente acaba virando esse negócio de diminuir um para enaltecer outro, e vice versa.

            Mas também não precisa inventar dados ou postar informações falsas para argumentar, tem que ser honesto no debate, pois aí já não é mais questão de opinião, são fatos.

          • MarcoLakers

            Cara, incluir os outros times, estilo de jogos e etc., só piora a situação do LeBron nessa tentativa de comparação.
            MJ teria promédio de 50ppg hoje, fácil, quase não existe defesa hoje, há mt mais espaço nos garrafões (coisa que o LeBron se aproveita e mt), qualquer olhada de cara feia é falta hoje, não dá para comparar a dificuldade de se jogar na NBA de hoje com a da década passada, pior ainda em relação aos anos 90.
            O que o LeBron é melhor que o MJ é em passe, no mais é inferior… o que não é nenhum demérito.

        • Diego Costa

          Qual sua argumentação pra Lebron superar alguém no ataque que já foi 10 x melhor scorer e que tem 30 ppg de media na carreira?

        • marcelo pinaffo

          Apenas uma correção, o lebron não é scores igual o Jordan.
          Era começo de carreira do Jordan qdo ele perdeu pro Detroit, diferente de perder no seu auge.
          Respeito sua opniao, mas não é necessário distorcer o passado pra favorecer um ou outro.
          Ps, existe vc ganhar um anel, sendo o cara, sendo coadjuvante, sendo entregador de Gatorade. Precisando sair da franquia, montando times fortes, etc . O anel e o mesmo, mas o valor q dão e diferente.

      • Jg10 Natividade

        Quantos títulos Jordan ganharia jogando contra esse com esse gsw?

        • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

          não sei fera são eras diferentes, mas uma coisa é certa, o Jordan ia deitar nessas defesas fracas de hj em dia, com pivôs que não chegam as pés dos que tinham nos anos 90, Curry ia sofrer na mão do God e o Durant ia passar mal com o Pippen, infelizmente nunca saberemos, mas eu tenho certeza que o Bulls dos anos 90 ia bater de frente com o GSW.

    • Diego Costa

      Mais completo sem defender melhor e sem atacar melhor. Essa aí é nova.

      • Claudio R.

        nunca vi jordan defender jogares de 1 a 5… ser melhor defensor com Scottie pippen, Dennis Rodman, Horace Grant te dando auxilio é “dificil pra poxa né”, agora quero ver fazer isso com Kevin love, Jr Smith, Kyrie Irving no time…. Aprende cara primeiro o que é defesa e dps fala!

        • Felipe Monteiro

          Fala Claudio, beleza?
          Pippen, Rodman, Grant, todos eles eram grandes defensores mesmo.
          Porém, apenas Jordan foi Defensive Player of the Year em Chicago… (Rodman foi, mas jogando pelo Pistons).
          O que quero dizer é que, SIM, Chicago tinha baita defensores, mas Michael Jordan também sempre foi um exímio defensor, tanto que foi DPOY, 9x 1ºDTEAM e 3x líder da temporada em Steals…

          Não dá para diminuir a defesa de Jordan pela presença dos outros jogadores,até porque os números (que você tanto gosta!) falam por si mesmo…

        • Bruno Praça

          Mas aí é que tá. Mesmo jogando ao lado de Pippen e depois Rodman ele ainda conseguia se destacar defensivamente.

        • Diego Costa

          Dia que o James com 35 anos for pro 1 time de defesa você me avisa. Ate, são 9 contra 5 . 1 DPOY contra 0.

          Lebron hoje defensivamente é um fantasma. Vive de tocos apenas, no 1 x 1 ele não marca mais nem a propia sombra,

          • MarcoLakers

            última vez que o LeBron marcou algo foi em Miami.

        • Michel Moral

          Ah, Cláudio. Aí não, né?!

          Payton foi um puta defensor, mas não marcou pivô.

          Mutombo foi um puta defensor e nunca marcou armador.

          Claro que LBJ tem um puta diferencial que é a versatilidade, mas na escalação oficial ele sempre foi um Forward. Jordan era Guard.

          Duncan é o maior PF e também o maior defensor da sua posição. Foi eleito uma porrada de vezes para os times ideais de defesa. Mesmo não marcando armador as três posições, dá pra afirmar tranquilamente que ele é um defensor melhor do que LeBron.

          Abs, parceiro.

    • Bruno Praça

      Lebron pode ser mais completo, mas não é melhor.

  • Victor Chittolina

    Minha opinião é que, quando pensarmos em fazer um ranking de TOP jogadores, há duas variáveis distintas: qualidade deo jogo e grandeza. A primeira diz quem é melhor, a segunda diz quem é maior.

    Levando isso em consideração, meu TOP 3 sempre fica entre Jordan, LeBron e Kareem, com MJ na primeira posição e as outras duas eu vivo mudando. Pra mim, quando a questão é ser MELHOR, coloco LeBron e Jordan no patamar mais alto. E quando a questão é ser MAIOR, coloco Jordan e Kareem no topo da pirâmide.

    LeBron pode ser tão bom quanto Jordan, mas ainda não é tão grande. Kareem pode ser tão grande quanto Jordan, mas não foi tão bom.

    Mas vale ressaltar que a história do LBJ ainda está sendo escrita. E vou achar a comparação mais igualitária com MJ quando ele aposentar, principalmente se conseguir atingir o recorde histórico de pontos do Kareem.

    • Claudio R.

      a sua justificativa foi plausivel, e eu concordo que há uma diferença entre maior e melhor, no quesito melhor os dois são os melhores que ja jogaram basquete, pois representam os dois estilos de jogo mais impactantes e dificeis de se manter … no quesito maior coloco o kareem no pareo tbm…

    • Marco Antonio Brasil

      Acho que faltou o Magic nesse seleto grupo!
      Abraço

    • MarcoLakers

      Bird, pra ficar apenas nele como exemplo, não deve em nda ao LeBron.
      Fez o que o LeBron faz hoje numa época mt mais mt mais difícil de jogar e contra adversários superiores. Essa análise é individual, respeito, mas é viciada.

  • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

    melhor no ataque bem melhor na defesa, nunca pipocou em finais, nunca preciso sair do seu time para montar uma panela para ganhar, um líder muito superior, e quem acha que o BRON melhora o seus companheiros, o JR Smith e o Kevin Love esta ai para provar o contrário, Lebron é um monstro, para mim já é top 3 da história, mas nunca será o G.O.A.T.

    • Augusto Filho

      Mas sério, me diz um único ano das 8 finais que o LeBron jogou em que ele tinha um time melhor do que os Chicagos do Jordan?

      • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

        melhor pode até não ter tido, mas o melhor da época dele sim, ou vai dizer que o Heat de 2011-2014 não era o melhor time da liga?

        • Arthur Oliveira Santos

          Não era o melhor time da liga, era o que mais impactava, porém não era o melhor.O heat sempre teve problemas além do pessoal do Big3, Tinha como armadores jogadores bem constestados como os armadores Noris Cole e Mario Chalmers, Haslem, Battier, Joel Antony, Mike miller e J. Howard em fim de carreira e etc… sem contar que fora o Lebron os outros dois eram muito mas muito inconstantes, lembro com Bosh fazendo partidas 1-19 FG e do Wade sendo chamado de Wade sabota, pq em várias partidas ele fazia muitas merdas… Enfim, esse é um outro diferencial do Lebron, na carreira toda sempre teve times que não eram bem organizados. Se você pegar os principais rivais do lebron nessa e comparar chega da dó. Pega o Dallas de Nowitzki e Kidd, o Spurs, o Celtics BIg3 (e até mesmo esse atual), e o GSW eram times muito mais organizados, melhor treinados com jogadores que cumpriam perfeitamente sua função

          • Wilker Pereira

            Voce acabou de diminuir o Wade (chamando ele de sabota ) e o Bosh tudo isso para desculpar o fracasso do Lebron? ate onde chega o fanatismo… ate ontem estava todo mundo aqui chamamndo o Wade de mito patrao e coisas assim , agora vc chama ele de sabota?

          • Arthur Oliveira Santos

            Não sou eu quem tá diminuindo o Wade, só estou relembrando termos que o pessoal usava na época, principalmente na comunidade NBA Brasil do saudoso Orkut, que naquela época ele tava muito inconstante e isso é fato, é só ver as estatísticas e vídeos da época

          • Wilker Pereira

            Esta bem entao era bastante incostante
            Conclusao: nos Miami o Bron jogava sozinho tambem porque Wade e Bosh eram irregulares

          • MarcoLakers

            Wase era top 5 da liga quando o LeBron foi pra lá, Bosh era top 10 e foi sacrificado pelo esquema do Heat.
            Não há qualquer sentido nesse tipo de crítica.

        • Augusto Filho

          Como o amigo abaixo falou, LeBron nunca teve um elenco ajustado, o mais próximo disso que ele teve foram os anos de 2011-12/12-13, além de NUNCA ter tido um técnico no nível do Phil Jackson. A narrativa do Jordan é incrível, mas ele nunca jogou um jogo 7, o Chicago era muito dominante.

          • MarcoLakers

            Mas o problema pode ser o LeBron. Repare bem como é a carreira dele, em todo time tem reclamações quanto ao coletivo (espero que no Lakers não). LeBron monopoliza o jogo demais, ele joga mt com a bola nas mãos, isso potencializa suas médias, de certa forma é bom pq ele é um grande jogador, mas deixa os times previsíveis, sem movimentação e altamente dependente do cara.
            LeBron não teria o mesmo rendimento jogando no triângulo. Ademais, gosta de interferir demais em como o time joga, só ver as relações dele com as instruções dos coachs.

            Enfim, isso não serve de desculpa.

          • Augusto Filho

            Brother, LeBron monopoliza o jogo por ser o melhor passador do time, só vê quando Irving ou Wade estavam em melhor momento na quadra ele mesmo abdicava de ter a bola nas mãos. Pro jogo do Lebron seria até melhor que alguém carregasse a bola, e ele a pegasse no momento de finaliza-lá estando na melhor posição possível, mas o mesmo nunca teve um passado de qualidade semelhante a dele, esse ano veremos se o meu argumento é válido com ele jogando ao lado de Lonzo e Rondo que são passadores acima da média.

            James é um jogador inteligente, e no triângulo a bola ou vai pro jogador mais dominante ou pro melhor posicionado, acontecia direto com Shaq e Jordan, seria diferente com o LeBron que tem um dos maiores QIs de basquete do jogo?Sem falar que o MJ mesmo demorou a entrar na filosofia altruísta do Mr. Zen, só ler um pouco sobre aquele Chicago que você tem relatos de que o mesmo não confiava em seus companheiros.

            Sobre os técnicos, não tem nem o que falar, na segunda passagem pelo Cavs o único técnico de verdade que treinou ele foi o Blat, mas havia uma assimetria de escolas ali, e de fato o James foi intransigente. Já com o Lue era evidente seu despreparo pra função, o cara não tinha uma jogada pra finalizar as partidas.

            Se você está desconciderando esses fatores aí é contigo, mas pra mim o fato do LeBron ir à 7 finais seguidas é um fato muito maior do que o 3/8 que tanto usam pra diminuir o legado do cara, desconsiderando que pra que um título aconteça são diversos fatores.

      • Kleber Ribeiro

        Augusto, aquela final do Heat Contra os Spurs…o Heat era muito mais time que os comandados do Pop e tomou uma varrida. Se é para te lembrar…está lembrado..rs. e Jordan nem existia mais. Perdeu para Duncan, Parker e Ginobili.

        • Augusto Filho

          Acho que você não assistiu a mesma final que eu assisti, pq os joelhos do Wade já estavam em frangalhos, Bosh nunca consegui render o esperado, Danny Green jogou as finais da vida e tinha um tal de Leonard que foi MVP finals limitando LeBron e contribuindo bem no ataque. E outra varrida até onde eu sei é um 4-0.

          • Kleber Ribeiro

            Augusto…sem ser fan boy. Estou falando de time….e o Heat era superior ao Spurs. Era o melhor time da liga. Não interessa se Bosh não Jogou..Wade estava machucado.O se não conta. Se Kawhy não se machucada e Os Spurs era campeão em 2017…se Cris Paul não machucada e o Houston era campeão e assim vai. O grande problema de hoje..não só aqui, mas em tudo, principalmente política…o lado fan boy impede de qualquer discussão em alto nível. Lebron é o melhor da atualidade…possível top 5..mas pra mim..não maior que Jordan…mas junto com Magic…Kareen..e por aí vai.

        • Claudio R.

          varrida??? fumou uma né??? so tomou a varrida em 2007

          • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

            e nesse ano hahahahaha

          • Kleber Ribeiro

            ah é..desculpe…4×1 é um placar super apertado..2014 de mané.

      • Claudio R.

        nenhuma!!!

    • Vinícius Maia

      Com Scottie Pippen e horace Grant ou Dennis Rodman, realmente, não era necessário trocar de time rs.

      • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

        realmente o time do Bulls era a grande potência da liga, mas o Lebron também teve grandes companheiros, ou o Irving, Love, Ray Allen, Wade e Bosh eram ruins? quem fazia o Bulls ser o melhor time da liga era o Jordan, e sem ele duvido que os Bulls teriam ganhado um titulo se quer.

        • Vinícius Maia

          Mas a sua crítica foi a questão do LeBron se unir a outras estrelas, enquanto Jordan não fez isso. Jordan não fez porque a diretoria do Bulls foi competente no recrutamento (Jordan e Pippen foram selecionados no draft; acredito que Horace Grant também). LeBron não teve essa sorte no cavs em sua primeira passagem. Em sua segunda passagem teve “azar”, pois o GSW, com Durant, se tornou uma máquina incomparável com qualquer time na história da NBA. Em termos de elenco, nem o Bulls de Jordan, que sem dúvida foi um grande time, pode se comparar a esse GSW. Sinceramente, acho que não dá para analisar o legado do LeBron sem desconsiderar esses contextos.

          Não estou querendo entrar no mérito de quem foi melhor ou pior, estou falando apenas do contexto em que cada um esteve inserido. Será que Jordan também não teria buscado uma equipe melhor se a diretoria não tivesse tido competência para montar uma equipe vencedora? LeBron teve momentos em que pipocou sim, como em 2011, mas não dá para negar que o cara foi um pouco “azarado” ao longo da carreira. Em 2015, perdeu os dois melhores companheiros de equipe para lesões. Um GSW que já era uma máquina adicionou o segundo melhor jogador em atividade na liga ao elenco. Em 2018, como se isso não bastasse, o cara perdeu o segundo melhor jogador do elenco. Isso sem falar dos elencos desastrosos que o Cavs deu a ele em sua primeira passagem. Acho que o melhor companheiro que LeBron teve no Cavs entre 2004 e 2010 foi Mo Williams.

          • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

            concordo com tudo o que tu falou, mas isso faria sentido se nós estivesse análisando os titulos, e eu falei sobre a qualidade técnica dos dois, o fato do Lebron ter mudado de time, por um lado da para entender, ele viu que naquele momento a direção não dava uma segurança para ele que com aquele time ele poderia ser campeão, mas por outro lado, o fato dele ter trocado de time, mostra de certa forma uma fraqueza na sua mentalidade. enfim eu não sou hater do Lebron, até acho ele top 3, mas vejo o Jordan bem acima ainda de todos.

        • Claudio R.

          sem ele o time teve 65 vitorias na temporada regular, vc torce pelo time e nem ao menos sabe das coisas!

          • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

            eu sei disso, mas o Bulls foi campeão sem ele? se não sabe interpretar ai o problema é seu.

          • Wilker Pereira

            Em q temporada o time teve 65 vitorias na regular??

          • TRUETHIAGO

            Sem o MJ, nenhuma. Em 1993/94 teve 55-27 (3º no Leste) e em 1994/95 terminou com 47-35 (5º).

          • Wilker Pereira

            Por isso eu perguntei para ele , porque eu sei que sem o MJ o Chicago na sua historia so fez uma temporada com mais de 60 vitorias que foi no MVP do Rose por isso eu quiz ver onde ele foi buscar estes dados!

          • TRUETHIAGO

            Mentira!

          • Diego Costa

            Que coisa feia hein claudio

  • Beto cargnin

    Eu ja perdi tanto tempo discutindo sobre isso que não quero mais saber desse assunto.
    Mas PRA MIM Jordan foi melhor.

  • Guilherme

    Quando Lebron se aposentar essa comparação pode ser feita de maneira mais apropriada. Os números, os títulos, premiações individuais, enfim, vão ser melhores de comparar. Lebron pode ter uma reta final incrível de carreira e igualar ou superar MJ em títulos e outras estatísticas. É difícil, mas não impossível. Já como talento bruto, com todo respeito as opiniões contrárias, eu não acho que dê pra considerar Lebron melhor e mais talentoso que Jordan. MJ é o maior jogador que já pisou em uma quadra de basquete na história. Não pegava rebotes e nem era líder de assistência porque não precisava. Seu trabalho era decidir jogos, e isso ele fazia com uma maestria surreal. Se ele tivesse jogado em times limitados a maior parte da carreira, como o Cleveland de Lebron, ele certamente se veria obrigado a carregar o time ainda mais nas costas, e possivelmente teria números parecidos com os do King em rebotes e até mesmo em assistências. De qualquer forma, eu acho que é uma discussão que rende. Eu não acreditava que Lebron passaria do Kobe em importância na NBA, e essa barreira já foi superada faz tempo. É um top 3 indiscutível em todos os tempo pra mim. Acho que fica de bom tamanho pra ele ter alcançado esse patamar.

    • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

      falou tudo amigo.

    • Augusto Filho

      Oxi, o Chicago pré-90 era tão ruim que ele tinha que fazer 60 pontos pra o time conseguir competir, tanto que as primeiras temporadas dele são “ridículas” em termos de pontuação. Se seu argumento fosse válido, ele teria número de assistências bem maiores nesse período da carreira, LeBron mesmo tendo jogadores ruins ao seu redor, consegue envolve-los no jogo, diferente do Jordan que preferia chutar por ser o melhor jogador do time do que procurar um companheiro melhor posicionado.

      A narrativa do Jordan vai ser sempre imbatível, por tudo que ele fez pelo esporte e por como ele fez, dificilmente alguém terá tantos predicados, mas ao meu ver a comparação com o James é deveras assimétrica, LeBron tem um jogo mais parecido com o Magic do que com o Jordan.

      • Veiga

        Jordan teve temporada de alto nivel em assistencias em chicago. Parece que o pessoal esquece. Jordan na temporada 88-89 teve temporada de 32 pontos 8 rebotes e 8 assistencias quando foi solicitado que ele fosse o principal facilitador do time. So que quando o phill chegou ele voltou a jogar como scorer. Entao ele podia facilmente botar esses números sim. E adoram tratar lebron como melhor reboteiro, mas sera? Se procuraram stats verão que jordan tem mais rebotes ofensivos que lebron na carreira. Rebotes bem mais complexos de pegar. Isso mesmo com rodman no time e grant antes.

        • Guilherme

          Perfeito.

        • Claudio R.

          fazer uma temporada assim é muito mais facil que manter isso como MEDIA DE CARREIRA, pegar rebote de ataque for predicado pra ser bom reboteiro, o Tristan Thompson é melhor que Wilt Chamberlain então, e sabemos que isso não é nem possivel! falacia vazia sua! o que torna uma pessoa assim é a constancia e não um simoles momento

    • Vinícius Maia

      Eu não concordo com esse argumento de que, se Jordan quisesse, teria números parecidos com LeBron em assistências e rebotes. Se for assim, o contrário também é verdadeiro: se LeBron quisesse, ele também carregaria um time na pontuação como Jordan fazia e como ele já fez quando necessário. Médias acima de 30 pontos na final de 2015, já fez temporada regular com médias superiores a 30 pontos, enfim, no fim das contas, são estilos de jogos diferentes e o que importa no final das contas, é que ambos elevaram o patamar de seus respectivos times.

      • Arthur Oliveira Santos

        Concordo meu caro, tanto que na época do heat surgiu o termo “lebron ao natural” pois o cara conseguia meter 30+ pontos com uma eficiência absurda, praticamente nem suava

      • Guilherme

        Eu não disse que se ele quisesse teria números parecidos com o Lebron em rebotes e assistências, como se fosse algo simples de alcançar, disse que POSSIVELMENTE ele poderia exercer o papel centralizador que Lebron teve recentemente nos times em quem jogou, possibilitando assim, um aumento nessas estatísticas. O camarada ali embaixo lembrou bem a temporada 88-89, onde Jordan teve médias de 8 rebotes e 8 assistências, bem semelhante aos números que Lebron vem apresentando nos últimos anos. “Ah, mas foi uma temporada só.” No ano seguinte, com a chegada do Jackson, ele voltou a “só’ se preocupar em entregar os pontos que o time precisava.

        Quanto a capacidade de pontuar do Lebron, acho que ninguém discute. Ele tem inclusive um portfólio maior de jogadas que o Jordan, embora não seja um excelente chutador de 3 pontos, pontua bem do perímetro, joga mais embaixo do garrafão do que MJ quando preciso, enfim… Jordan tinha uma variação de jogadas impressionante também, mas o que diferencia os dois em termos de pontuação na minha opinião é o clutch time. Jordan sempre entregou exatamente o que o Bulls esperava dele em playoffs. Lebron na grande maioria das vezes também, mas como estamos comparando dois jogadores de excelência, as pequenas falhas do Lebron em alguns jogos não o colocam no mesmo patamar do MJ como pontuador. As médias podem ser parecidas, mas Lebron vai precisar de mais alguns playoffs de destaque pra se poder discutir isso.

        • Claudio R.

          vc fala como se JORDAN não teve esse papel centralizador, pra se ter uma ideia o PACE do Jordan sempre foi maior que o james com as bolas na mão, sempre foi o lider de chutes dos seus times, sempre teve um numero maior de tempo com as bolas na mãos que o Lebron, e produziu numeros all around menor, o que prova o quanto é dificil fazer o que lebron faz!!!

          • Guilherme

            Sim, mas o Jordan nunca precisou dar a dinâmica que o Lebron deu aos companheiros. O último time do Cleveland é um dos exemplos mais claros. Ele armava o jogo, espaçava a quadra, pegava os rebotes… Porque o time era bem limitado. Méritos totais do Lebron ao conseguir jogar em alto nível naquela bagunça. Jordan não fazia isso porque seu papel no time era fundamentalmente atacar a cesta ou matar aquelas bolas de média distância, porque, diferente do Lebron, ele sempre (ou quase sempre) teve companheiros mais qualificados. A temporada de 88-89 é o exemplo mais claro pra mim que ele poderia ser um passador e reboteiro tão eficaz quanto o Lebron. E mesmo assim, eu e você poderíamos passar o dia inteiro debatendo sobre isso que não chegaríamos a lugar nenhum, porque a história nos mostra que não foi assim, e Jordan se limitou “apenas” a ser o principal scorer do time.

          • Claudio R.

            concordo com vc que Jordan seria Jordan em qualquer estilo de jogo que ele escolhesse ser. e vice e versa

      • Claudio R.

        perfeito….

  • Paulo Henrique

    Jordan é só um scorer carregado pelo Pippen. LeGOAT já superou ele há muito tempo

    • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

      sim sim, e o Pacers é maior que o Celtics e os Lakers juntos kkkkkkkkk

      • Paulo Henrique

        Ih ala, não aguenta ler verdades

    • Claudio R.

      pelo menos um sensato kkkkkkkkkk

    • Edu Silva

      Parece um primo meu, dizendo que o MJ era enganação pura e que os craques do time eram Pippen e Rodman, sendo que até o Pippen já cansou de dizer que o MJ era a chave para vencer qualquer partida. Se tava difícil, era só entregar a bola a ele.

    • Wilker Pereira

      KKKKKKKKKKKKKKKKk
      ENgracado demais

  • S Y N T H W A V E + L O V E R

    Sou fanzaço do LeBron, mas né ele pipocou em finais. O MJ, não.

    Fim.

    • Nicolas Dias

      LeBron pipocou apenas em 2011, depois ele sempre foi impecável.

      • Wilker Pereira

        Ai esta o problema ele pipocou em apenas uma, o MJ nao pipocou em nenhuma, esse ate hoje e um dos maiores argumentos que pesa muito contra o Bron na comparacao contra o MJ

      • Fabiano

        Varrido duas vezes e pipocou em outras

        • Nicolas Dias

          Outras quais? Depois de 2011 ele pipocou quando? Ser varrido não é demérito dele, depois de tudo o que ele jogou na temporada passada a culpa foi dele por ter sido varrido? Fala sério, em 2015 mesmo perdendo ele foi cogitado a Finals MVP de tão impactante que ele foi.

  • Cleiton Araujo de Oliveira

    Sras. e Srs. Não dá p comparar gosto muito do papai lebrão, mas MJ quem o viu jogar noossaaa o domínio de bola era de +, o jogo era diferente em outra época. Jogadores malvados quel se lembra dos bads boys. Tá certo q MJ começou a ganhar deles com a chegada de seu velho companheiro Scott , mas carregou o piano sozinho muito tempo. Times competitivos não apenas 2 ou 3 dominando a liga. Um belo exemplo como Jordan fazia o q queria a cravada na cabeça de Patrick de NY. NÃO DA P COMPARAR !!

    • Claudio R.

      vc falar que na epoca de 90 não tinha time dominado a liga? vc comprova qe nunca viu então, na liga em toda sua existencia nunca teve paridade, sempre teve 2 ou 3 times no max brigando pelo titulo, e não importa a epoca!!!… tem cada uma

      • Cleiton Araujo de Oliveira

        Meu caro leia meu comentário novamente, pois entendeu errado.
        Eu conentei q hj existem 2 ou 3 times q do Ibama a liga no passado era pariu duro.
        So p concluir meu sobrinho ama o LJ hj coloquei alguns só alguns lances do Jordan o mlk não se aguentou pulava do sofá a cada jogada e ele perguntou se tinha mais e passei o conttrol p ele quem ele quis assistir advinha Jordan ou LeBron???
        Acertou quem disse com ctz Jordan. um abraço a todos a só p deixar claro assusto NBA a 28 anos

  • Albert Santos

    Só de ver meu ídolo no TOP 5 de todos os tempos, já é de grande importância para mim. Jordan é insuperável. Simples !
    Boa sorte ao LeBron nas próximas temporadas !

  • xmaah

    Qual dos dois gravou um filme com o Bruce Lee e meteu 38k no joguinho da cesta de pêssego? =)

  • Jg10 Natividade

    Lebron terá a chance de ser maior caso leve esse time do Lakers ao título! Será um verdadeiro FP coisa que Jordan e o próprio James, na minha opinião, nunca foram.

    • Nicolas Dias

      Sem contar que ser melhor da história depende muito de um discurso repetitivo e exposto como verdade absoluta. Não que o MJ não seja o melhor, mas isso se tornou quase um mandamento do basquete, gente que não viu o MJ já começa a acompanhar o basquete com a convicção de ele foi o melhor. E o Lakers sendo a maior franquia em termos de alcance global, é capaz que milhões passe a endossar o discurso de LeBron melhor da história se tudo der certo para ele em LA.

    • Fabiano

      Times de Jordan, foram praticamente todos draftados pelos Bulls amigo, panela aonde? E você acha que LeBron após perder 35 finais, ganhar uma pelo Lakers “passaria” na frente do Jordan… Que mundo você vive?

  • João Simplicio

    Algumas pessoas ainda têm juízo! N da pra sequer iniciar a discussão sendo q um chegou a 8 ou 9 finais, perdeu 6 com 2 varridas! Jordan é um ícone!

    • xmaah

      se for finais e anéis B.Russell manda um abraço pra todo mundo.

      • João Simplicio

        Amigo, eu disse q baseado apenas nesses dois argumentos já n da pra sequer iniciar a discussão! Nem há necessidade de colocar outros! MJ é prateleira d cima!

        • xmaah

          gosto só da polêmica, não posso opinar nesse assunto pq não vi MJ Magic KAJ etc.

    • Claudio R.

      se for por isso robert Horry foi melhor que jordan pois ganhou 7 aneis por 3 times diferentes, e Bill russell é o GOAT. Jordan nunca sequer enfrentou um time de 66 vitorias ou mais n afinal da nba. lebron ja enfrentou 4 vezes… Jordan nunca teve que enfrentar um big 3, lebron joga contra um big 4… e melhor, ninguem nunca enfrentou e venceu um time de 73 vitorias na NBA E VENCEU DE VIRADA APOS PERDER POR 1X3…. Vc não tem nenhum valor de referencia no seu comentario

      • Wilker Pereira

        Cara o MJ enfrentou times de mais de 60 vitorias em finais, agora enfrentar time com mais de 70 vitorias nao da porque ele era o lider do time de mais de 70 vitorias na epoca.. e nunca venceu de virada porque ele nunca precisou do jogo 7 , era ele quem metia os adversarios contra as cordas e nao ao contrario!!

      • João Simplicio

        Amigo, eu disse q nem da pra começar a discussão, a disparidade é grande! Nem tem necessidade de colocar outros números! O LJ foi varrido duas vezes em finais, isso e o péssimo aproveitamento em finais já descredencia! Sinto muito, MJ tá na prateleira de cima!

      • Fabiano

        LeBron pra mim, foi o precursor das panelas. Poderia sim ter sido campeão antes do Heat. Começou a apelação, agora chora…

  • Marcelo Desoxi

    Considerando todas as dimensões do jogo, melhor que o LeBron, não teve,

    • Fabiano

      Considerando varridas sofridas em final e massacres… Não teve tb

  • Michel Moral

    Entendo que LeBron revolucionou o basquete por causa do seu estilo all around. Sim, Magic Johnson já tinha revolucionado antes dele, mas James simplesmente incorporou a forma de jogar como ninguém havia feito. Esse é um grande elemento que impulsiona a comparação de LeBron a Jordan, porque fez com que os números crescessem significativamente.

    E é exatamente nos números que está o legado do LeBron (que ainda não chegou ao fim, é bom dizer). Ele está muito longe de ser um shooter que eu olhe e fale que é um modelo, mas quando vc vai olhar os números, ele cala a tua boca. É eficiência pura!

    Mas por outro lado, mesmo em uma época em que o julgamento pelos números não era tão criterioso e nem o jogo exigia que um único jogador fosse capaz de fazer de tudo em quadra, Jordan fez tudo isso com maestria.

    Penso que MJ tem um talento nato. Parece que James precisa se esforçar muito mais para atingir o mesmo objetivo. Essa é a impressão que eu tenho. Jordan pôde parar por um tempo para jogar baseball hahahaha Tudo parece-me mais natural para ele.

    Só que o ponto é: a grosso modo, os dois atingem os objetivos.

    Michael Jordan é uma espécie de Deus para o basquete. Difícil mudar isso, se é que algum dia vai. LeBron pode ser comparado e até cogitado para número 1, mas é um cara mais humano. Se chegar um dia um jogador com números mais incríveis que o dele (por mais que isso seja tão difícil quanto), acho mais fácil a gente estar aqui discutindo a passagem da coroa.

    • Nicolas Dias

      Esse é o ponto, “tudo parece-me mais natural para ele”, os títulos para o Jordan parecem ter sido muito mais naturais. Entrando nos anos 90 quando ele atinge seu auge técnico e físico e o Bulls consegue montar um time competitivo, pronto! Tudo dá certo, a equipe dele se torna a equipe a ser batida, não é ele que deve se preocupar em reforçar sua equipe para enfrentar seus adversários, são os outros que fazem dele um alvo. E o Bulls é extremamente funcional, seu principal parceiro não é atormentado por lesões, ou pede troca, por exemplo.

      Já para o LeBron foi tudo mais difícil no que diz respeito a títulos. Como o Jordan em seus primeiros anos, LeBron se destacou individualmente, mas diferente do MJ os títulos pareciam cada vez mais distantes. Quando ele troca de time as coisas não dão certo de imediato, e quando o Heat engrena o domínio é por pouco tempo, e de repente surge um time histórico como o GSW.

      Por mais que diversos atletas sigam a filosofia do “basta trabalhar duro”, tem muitas coisas que fogem do controle deles, e não ocorre como eles esperavam não por falta de esforço ou talento, mas por uma série de fatores imprevisíveis e incontroláveis.

      • Vinícius Maia

        Ótima análise.

    • Vinícius Maia

      Eu acho que tudo colabora para que Jordan mantenha esse status de o maior do basquete, mesmo que um dia surja alguém melhor. Além do que o cara fez e conquistou em quadra, o contexto histórico ajuda muito. Jordan surgiu para o mundo junto com a NBA. Na época que a NBA “explodiu” para o mundo, ela tinha a cara de Michael Jordan. Não estou dizendo que Jordan foi apenas mídia, mas sim que esse contexto de exposição da liga aliado a tudo que o cara fez em quadra o transformou numa figura midiática. Por mais que a NBA hoje esteja mais globalizada, você ainda encontra pessoas que nunca ouviram falar de LeBron James ou que já ouviram o nome, mas não fazem ideia de quem seja. Já Jordan, eu me lembro que na minha infância, antes mesmo do space Jam eu e meus colegas já tínhamos ouvido falar de “Jordan: o melhor jogador de basquete do mundo”. Eu não fazia ideia de como era o sujeito, até porque o acesso a NBA era muito mais restrito, mas sabia que o melhor jogador de basquete do mundo, indiscutivelmente, se chamava Michael Jordan.

      Mas agora, comentando o que você disse sobre LeBron James ter revolucionado o jogo, acho que a grandeza do LeBron também pode ser mensurada quando você ouve um cara do passado, considerado um dos maiores da história, dizer: eu era LeBron antes de LeBron. Quem disse isso foi Scottie Pippen (que inclusive já chegou a dizer que LeBron poderia superar Jordan, apesar de ter voltado atrás a pouco tempo). É comum vermos jogadores atuais sendo comparados com jogadores de eras passadas colocando os atuais como se o jogador do passado fosse o cara a ser batido pelo jogador atual, mas quando um dos maiores da história se coloca como uma especie de “prototipo”, uma “prévia” do que veio depois, eu acho que podemos compreender a grandeza do sujeito.

    • Eduardo Muniz

      Sobre o talento nato citado no ótimo texto acima, vejo como uma boa comparação Messi e CR7.

      Enquanto em um é algo natural, no outro é a base de muito esforço e trabalho. Entretanto, ambos atingem os mesmos objetivos.

      O problema sempre destas discussões são o pessoal que não consegue apreciar o talento e a capacidade de ambos. Precisa denegrir um para exaltar o outro.

      • Michel Moral

        Bem oportuna a comparação.

        Não à toa os dois alternam desde 2009, salvo engano, o prêmio de melhor jogador do planeta.

        Os dois estão muito muito próximos e, ao mesmo tempo, são jogadores completamente diferentes.

  • Pundinzinho

    Sei que vai ser mais um daqueles tópicos onde todo mundo vai querer dar sua opinião e estar certo sobre, mas na real ninguém vai estar, pq essa discussão não leva a lugar nenhum.

    Então só queria deixar meu protesto aqui contra a ciência, 2018, nego já sabe clonar ovelha, mas não sabe uma forma confiável de aumentar a porra do pau, pqp!! A classe do pau médio sofre demais!!

    • Fernando Bittencourt

      E o skate voador? Tinham prometido isso pra mim!

  • M.

    Jordan é melhor porque jogou na era de ouro da NBA, enfrentou caras do mais alto nível reunido numa época, ganhou 2 three-peat e só não ganhou 8 títulos seguidos, porque quis brincar de beisebol e deu uma colher de chá para o The Dream não ficar sem anel.
    Isso numa época de defesas casca grossa, não soft como agora, Lebron na época do Jordan, os 2 na sua plenitude, a probabilidade do Lebron se aposentar sem anel seria grande.

    • Anderson Santos

      Irmão falou tudo, as defesas hoje são uma peneira nos anos 90 o pau quebrava direto adoraria ver o curry com o jonh Starr no pé dele o tempo todo provavelmente o GSW não seria isso TUDO

      • Edu Silva

        Gary Payton também ia matar o Curry.

  • Jg10 Natividade

    Quantas finais Jordan ganharia com os companheiros que Lebron jogou e perdeu e quantas finais Lebron deixaria de ganhar jogando com os companheiros que Jordan jogou? Sei que é estranho…mas Jordan ganharia do GSW? Seria tudo isso? Se Lebron viesse antes de Jordan pelo contexto que a NBA passava, acredito que ele seria um mito como Jordan foi (a NBA TERIA A CARA DE LEBRON) e a mídia o eternizaria, mas e Jordan derrubaria esse mito hoje é se tornaria o melhor de todos os tempos? Difícil, por mais que fosse melhor! Jordan teria que ganhar do GSW e hoje muitos jogadores são a cara da NBA. Acho que os papéis se inverteriam. Que bom que tive a sorte de ver os dois jogarem!

    • Carlos Augusto Conceição

      Entre tantas comparações, números e etc, creio que a estética dos movimentos de Jordan provoca essa imagem insuperável. Ninguém enterra como o cara. Podem saltar verticalmente mais que ele e tudo o mais, porém o estilo Jordan é único. Quando vc coloca as jogadas dele e de Lebron, vc percebe que Jordan tinha uma flexibilidade de movimentos e improvisos absurdos, enquanto Lebron, a despeito de toda sua qualidade, parece mais um cavalo de força. Mas pra mim é inquestionável a superioridade de Jordan sobre qualquer outro.

      • Claudio R.

        e dái que o estilo de jogo é diferente? se isso fosse parametro, allen Iverson e kyrie Irving seria os GOATs… é cada uma!!!!

        • Eduardo Muniz

          É a opinião do cara meu amigo. Se vc quer que respeitem sua opinião, respeite as dos amigos também. Simples.

          • Claudio R.

            isso não tem nada haver com opinião, quer dizer que estilo de jogo agora determina se um jogador é melhor que o outro?…. se for por isso o pessoal do globottroters são os melhores da porra toda

        • Carlos Augusto Conceição

          kkkk, man, é o estilo Jordan….como se aprecia um jogador? é pela estética de jogo, como ele aparece, se apresenta e quando Jordan apareceu pro basquete e desfilou seu mais alto estilo era exatamente a estética de movimentos dele que se tornou o símbolo da nba daquela época…abraço forte no coração kkkkk, mas valeu a refutação

    • Edson Eu

      Um dos comentários mais legais que já li sobre essa discussão. Pouca gente presta atenção a história das ideias nessa narrativa, como os mitos são construídos e como temos afetividade quando pensamos ser objetivos. Além disso foi um exercício de relativização interessante.

    • Wilker Pereira

      Cara quanto a sua primeira pergunta eu posso te afirmar aqui que o Jordan Jogando nos Heat de 2011 nunca perderia aquela final contra os Mavs… nunca!!!! e nao desapareceria do Jogo assim como aconteceu com o Lebron!! quem viu basket naquela epoca sabe disto! e se vc viu jordan jogar tambem sbe disto ele jogando nestes cavs de 2018 podia ser varrido tambem , mas posso dizer aqui que jordan naquele Heat ganharia mais de dois titulos ai esta o grande diferencial entre os dois por isso acho q Bron nunca vai superar Jordan… enquanto o MJ foi favorito nas finais e lider do time dominante ele opacou os adversario e ganhou todas,! O bron como lider do time dominante perdeu sem vergnha do Mavs e ainda precisou ser salvo por uma bola milagrosa do Allen

  • Stefan Obermark

    Jordan veio primeiro. Isso lhe dá a vantagem da comparação, mesmo LBJ sendo o único com números tão especiais atualmente.
    Apesar de achar, hoje em dia, que cada década merece ter um pretenso GOAT, o que na realidade define isso são os feitos inigualáveis.
    Desde os seis títulos que deveriam ser 8, de MJ e seu poder de clutch, que superou outro monstro e da equipe (BIRD); seja o Showtime e a atuação incomparável de Magic como pivô em um jogo final aos 19 anos; seja a rivalidade Chamberlain vs Russell; ou a temporada triple-double de Oscar Robertson…

  • Thiago

    quem pernalonga recorreu quando precisou de ajuda? caso encerrado

  • Kleber

    A questão é o seguinte:
    – Acho que a maioria que fala da possibilidade de Lebron ser maior que Jordan, simplesmente não viram Jordan jogar. É o mesmo que vi quando estava na Argentina. A maioria que fala que Messi é melhor que Maradona não saiu dos 20 e tantos ou mal chegou aos 30, ou seja, não o viu jogar.
    – São épocas distintas, porém na era Jordan, um equilíbrio maior entre times.
    – Títulos é uma base, mas não crava ser melhor que todos os tempos. Vide seleção de 82, considerada por todos a melhor seleção brasileira depois de 70 e não ganhou nada. Não faltava craques e veja a seleção medonha de 94 que foi campeã.
    – Lebron é top 10 de todos os tempos, fato incontestado…talvez até top 5.
    – E para não ficar em cima do muro, a vantagem da idade é poder ter assistido todos os grandes jogadores desde os anos 80. Sendo assim, cravo sem medo, Jordan está um degrau acima de todos, um pouco abaixo Magic Johnson e junto com ele, posso colocar Kareen, Lebron, um pouquinho abaixo, Bird..e depois podemos falar de Isaiah Thomas, Kobe, Duncan, Robinson, Ewing, Hakeen.
    – E antes do polêmica, lembrem-se. É apenas uma opinião e não uma verdade absoluta…rs.

    • Marco Antonio Brasil

      Perfeito

  • Edu Silva

    Jordan fez 32 pontos, deu 11 assistências e pegou 10 rebotes jogando quase sozinho contra os Alienígenas… Ainda teve o Winning Shot! Querem comparar ?

  • dirct

    Eu li todos os comentários e os argumentos na maioria são muito bons mas é sério que tem gente usando o argumento que Lebron é um melhor “two-way-player” que Jordan? Só podem estar de brincadeira, Jordan era o melhor Scorer (cestinha da liga) e o melhor defensor (DPOY), o que pode ser mais “two-way” do que isso?

    Lebron é um monstro mas como disse Ray Allen essa discussão para quem não leva torcida em consideração e analisa apenas os fatos é uma escolha fácil, Jordan era superior ao Lebron tanto pontuando quanto defendendo onde está a dúvida? NUNCA nenhum jogador deitou e rolou em cima do Jordan como Dirk e Durant fizeram com Lebron em uma final de NBA, antes que venham com o argumento que Lebron estava sozinho Jordan SEMPRE ESCOLHEU quando estava com a bola na mão ir pra cima do melhor defensor adversário e quando estava sem a bola na mão marcar o melhor jogador da equipe adversária, isso era o seu jeito de destruir mentalmente os concorrentes dos dois lados da quadra mostrando que o melhor defensor e o melhor scorer da equipe adversária não iria pará-lo, hoje usando a mesma analogia contra o concorrente do Lebron (GSW) seria então engolir Draymond Green no ataque e engolir o Durant na defesa, Lebron não fez nem perto disso, não marcou ninguém apenas olhou, deixou caras como J.R. Smith marcando Durant.

    Com relação a títulos/anéis eu não acho justo esse critério porque isso o jogador não controla, NINGUÉM ganha anel sozinho, nem Jordan e nem Lebron ganharam sozinhos, os dois tinham allstars e grandes jogadores ao lado quando ganharam, não importa o quão bom o jogador seja se não tiver companheiros de qualidade não vai ganhar anel, na história da NBA o que mais tem é craque sem anel porque deu azar de jogar só em times ruins e com dirigentes incompetentes que nunca conseguiram dar os companheiros que o craque merecia.

    Pra quem diz que Jordan não era um bom passador Jordan teve temporada com 8 assistências de média, o motivo de Jordan dar preferência a pontuar do que passar é o mesmo que falo sobre Curry ser um armador que prefere arremessar do que dar assistências, se vc é o melhor do jogo em colocar a bola dentro da cesta porque vai passar a bola para os outros fazerem isso? Para quem Jordan iria passar que teria probabilidade maior do que ele (10x cestinha e média de 30pts na carreira) de fazer a cesta? Lebron já passou a bola do jogo para Irving, para Allen e até mesmo para o Korver, Jordan SEMPRE fez questão de “fazer justiça com as próprias mãos” no final dos jogos.

    Enfim o fato de Jordan ser melhor não diminui em nada o Lebron, o basquete é praticado profissionalmente desde a década de 50, acho que está longe de ser ruim estar entre os melhores mesmo não estando no topo da lista, e não, não há nada que Lebron faça de agora até o final da carreira para alterar isso, pelo aparecimento de super times como o GSW (vamos ser justos aqui o Jordan nunca teve um adversário como esse) a tendência é ele nunca mais ganhar um anel nos anos de carreira que lhe faltam, o seu time atual não é top 5 da NBA e ele é bem mais velho que seus concorrentes diretos, alguns dizem que ele não sentiu a idade mas ele não é sombra do defensor que foi na época de Heat e a cada ano isso vai pesar mais e mais.

    • Chimbinha “o banido”

      Ótima analise

      • Gustavo Macedo

        Cumpadi… Acho que rola um “tesãozinho de argola” velado para a turma dos LeBronzetis….

  • Claudio R.

    O engraçado é que justamente os numeros dizem diferente!!! Jordan é um scorer ,melhor? porem chutou na carreria a mesma porcentagem de jogo e com um volume de chutes de 3 muito menor que LeBron(onde te da a possibilidade de erro maior) e chuta 2 bolas a mais que lebron sempre, ou seja na mesma proporção são pontuadores iguais. Ma questão da defesaa, o unico que defendeu em finais de pivo a armador, nunca vi Jordan defendendo Patrick Ewing, David Robinson, e é impossivel vc passar 15 anos jogando temp regular e playoffs sendo a referencia defensiva, ofensiva e playmaker do seu time na mesma intensidade na velocidade da nba do sec xxi, é simples impossivel. Colocar Jordan como melhor é plausivel, porem dizer que lebron ta um nivel abaixo é não saber nada de basquete, pois lebron é o jogador mais completo da historia by far!!! A matematica comprova isso, e se tem algo que a matematica não tem é parcialidade, emoções e ou opinião, ou é ou não é!!! simples!

    • Eduardo Muniz

      Mas o jogo não é somente matemática e estatística!! Vc não pode deixar de considerar o componente psicológico e emocional que o jogo possui. É isso o que o Ray Allen fala na entrevista.

      E opiniões são isso. Vc considera James o melhor. Muitos consideram Jordan o melhor. E, ainda, há os que considerem Jabbar o melhor.

      Faz parte do jogo.

      Opinião de quem esteve em quadra e enfrentou ambos é importante.

      • Claudio R.

        eu não considero ele melhor, digo que são do mesmo nivel!!! o que pesa pro jordan é essa aurea que a geração passada gosta de contar e todo mundo acredita!

        • Leogalhardo

          Fato

    • dirct

      Michael Jordan:

      6x campeão da NBA
      6x MVP finals
      5x MVP de regular
      14x allstar
      3x MVP allstar game
      10x quinteto ideal da NBA
      1x DPOY
      9x quinteto ideal de defesa da NBA
      ROY
      10x cestinha
      3x líder em roubadas de bola da NBA

      Respeito sua opinião e todo mundo tem direito a ter a sua mas se vc for usar números pode ter certeza que será pior (para o Lebron), se for para a matemática a diferença fica maior.

      • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

        não humilha o cara não amigo kkkk

        • dirct

          Isso porque não citei que ele se aposentou duas vezes durante a carreira (a primeira no auge) e já tem menos jogos disputados na NBA do que o Lebron, também perdeu uma temporada inteira por lesão, suas estatísticas poderiam ser bem maiores do que as que tem.

          • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

            sim, se ele não tivesse parado na primeira vez ele teria ganho mais prêmios e mais titulos, isso só mostra o quão grande ele foi dentro da liga.

      • pedrokadf

        Esses números são fodas msm…

      • Fabiano

        Isso se chama dominância! Nunca passou perto de perder uma final de NBA tb

    • Guilherme Ferreira

      Pontuadores iguais?, Lebron ja jogou mais jogos que o MJ na carreira, veja quem tem mais pontos, mais titulos, mais mvps, mais records, etc… Vc q briga com a matemática.

      • Fabiano

        Agora humilhou a matemática kkkjkkk

    • Luiz Henrique Lira Silva

      Toda vez que Lebron marcou o Curry, ele tomou um banho.

    • Bruno Praça

      Pontuadores iguais? Jordan foi 10x cestinha da liga e o Lebron apenas 1.

      Sobre a defesa… Jordan foi DPOY, 3x líder de roubos e 9x eleito por quinteto ideal de defesa. Lebron nunca foi DPOY nem líder de roubos e só foi eleito 5 vezes pro quinteto ideal de defesa. E olha que o Lebron tem mais temporadas completas do que o Jordan.

    • Michel Moral

      Na questão defensiva, Jordan é superior a LeBron. Isso é quase indiscutível, pelo menos nos números.

      Não vou nem entrar no mérito dos últimos anos que LBJ não tem feito esforço defensivo.

      Salvo engano, James atingiu nesta última temporada o mesmo número de temporadas que Jordan disputou, o que quebraria a sua tese que justifica a queda defensiva de LBJ porque ninguém aguenta intensidade defensiva por 15 temporadas. E olha que estamos computando as duas temporadas de restos mortais no Wizards, aos 40 anos rs rs rs

      James foi muito bem defensivamente no final da sua primeira passagem pelo Cavs. Mas foi pelo Heat que ele se destacou de verdade, injustiçado para prêmio de DPOY, inclusive. Contudo, depois disso, ele não nunca mais foi o mesmo. Sempre se esquivou da marcação do “melhor homem adversário”.

      Nesse contexto, podemos concluir que LBJ foi um grande defensor sim. Mas que não está no pelotão de elite do basquete em termos de regularidade no alto nível, diferentemente de MJ.

      Mas de qualquer forma, LeBron ainda tem um tanto para jogar. Mostrou que tem lenha para queimar.

      • Vinícius Maia

        Faço apenas uma ressalva sobre a defesa do Jordan. Esse negócio de que Jordan sempre marcava o melhor adversário não é tão verdadeiro assim. Em mais de uma ocasião, quem ficou com essa responsabilidade foi Scottie Pippen, que também era um monstro defendendo (aliás, a defesa do Bulls do segundo tricampeonato devia ser um negócio lindo de se ver: Jordan, Pippen e Rodman, sendo dois deles vencedores do prêmio de DPOY). Nas finais contra o Lakers, por exemplo, quem marcou Magic Johnson foi Pippen. Contra o Suns de Charles Barkley, até por razões óbvias, Pippen marcava Barkley em alguns momentos, alternando com os jogadores de garrafão. Eu já vi um vídeo falando sobre a defesa do Pippen e um jogador da época comenta que quando a partida era contra o Bulls, uma dos comentários no vestiário é que ninguém queria ser marcado pelo Pippen, pois quem fosse marcado por ele, mesmo que fosse um jogador genial, provavelmente teria uma queda de rendimento.

        • Michel Moral

          Mas eu não afirmei que Jordan sempre marcou o melhor homem adversário (nem mencionei isso), apenas que LeBron tem se esquivado dessa tarefa nos últimos anos, ainda que seja o cara ideal para medir forças.

          Já rolou até uma declaração do Pippen, de que ele “era o LeBron” da época, salvo engano. E eles se assemelham mais mesmo, pela questão de estatura, posição, etc.

          De qualquer forma, Jordan foi mais regular que LeBron nesse aspecto.

          Pode ter a questão do time também. Sempre quando vc está em um time encaixado e foda, as qualidades aparecem mais, ou os defeitos são escondidos rs.

          Basta a gente ver como Irving melhorou sua marcação no Celtics e como Harden melhorou, na medida do possível rs, a sua marcação com o time do HOU da temprqda passada.

          Esse último pode ser um argumento a favor do LeBron, mas sei lá. Acho que ele tinha obrigação de marcar Durant nas finals, por exemplo.

  • Santista

    Pra mim, fica a impressão que esse momento de “fazer algo para superar o Jordan” já passou e foi justamente quando ele foi para o Miami e não dominou a Liga, ganhando 2 títulos, mas também perdendo 2 títulos, algo que faz diferença nessa hora de comparação.

  • Luiz Henrique Lira Silva

    Eu tenho 33 anos, e acompanho nba há 25 anos, aproximadamente, e na minha opinião o Jordan é o melhor que vi jogar e o Lebron é o segundo. Acredito que o Lebron por ser mais alto, mais forte e com maior explosão física, tenha um basquete diferente do Jordan. Mas considero o Jordan mais técnico e mais decisivo, além de ser melhor marcador.

  • Wilker Pereira

    A treta comecou

  • Leogalhardo

    O Lebron pode conquistar mais 3 título, ser mais vezes MVP, quebrar o record de pontos, mas quem já tem na cabeça, assim como o Allen, q o MJ é o melhor nunca vai mudar de opinião. O cara disse, ” não importa oq ele faça “.
    De que adianta comparar então?
    Tive o prazer de ver os dois jogarem. Fenômenos!

    • Hugo

      LeBron não ganhará MVP e muito menos titulo nos próximos anos, por isso o Ray Ray disse isso!

      • Claudio R.

        Veremos… falaram que ele não ganharia em Cleveland…

        • Hugo

          ???
          Na temporada 2014-15 todos falavam que ele iria ganhar em Cleveland após a formação do Big 3 com os veteranos vindo compor o banco, na 15-16 o jogo virou!

  • Wasteland Wanderer

    “Não há nada que LeBron possa fazer para superar Jordan”

    Mas isso todo mundo já sabia, não?

  • MDias

    Não adianta discutir esses temas… É como comparar Pelé e Ronaldo fenômeno, independente do número da camisa… Na minha opinião Ronaldo foi o melhor jogador que o Brasil teve (vamos esquecer aquela entregada pra França em 98).
    Atualmente prefiro James à Jordan. Mas pra geração passada e seus escudeiros, não adianta discutir. Eles já incutiram na mente que Jordan é o maior, o melhor, o mais bom, e o pica das galáxias e ninguém irá supera-lo. Essas pessoas são totalmente passionais e tentam se passar por analistas frios e calculistas mas no fundo sabemos que são passionais e haters!
    É mais fácil essa turminha aceitar pipocurry a frente de Jordan do que James!

    É como o meu vô dizia: O DelRey é o melhor carro do mundo! Vai tentar dizer ao contrário pra ver o que o velhinho fazia! Kkkkk
    Hoje essa turminha que idolatra o Jordan eu considero como meu avô!
    — Sim vovô, o DelRey é o melhor, não tem pra ninguém! Kkkkkkkk

    • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

      eu tenho 22 anos e eu sei que Jordan foi melhor e é maior, mas para quem não estudou basquete ou que acha que os antigos jogavam contra os zé ninguéns, é só ver com quem o Jordan jogou e contra quem o Lebron joga, mas o fanatismo cega alguns…

      • Claudio R.

        Porra, só Tim Duncan, Kobe, Shaq e Durant Sã o melhores que todos que Jordan enfrentou com exceção de Bird e Magic… tu ainda quer falar de adversário… Jordan nunca enfrentou um big 3… Lebron já tá no big 5…

        • Guilherme

          LeBron nunca enfrentou o time dos Lakers do início dos anos 2000. LeBron enfrentou Duncan 3x, e perdeu 2. Enfrentou Durant 3x, e perdeu 2. Enquanto Jordan enfrentou Karl Malone e Stockton, talvez um das 3 melhores duplas PF e PG da história da liga, e ganhou as duas. Enfrentou Kemp e Payton, outra dupla histórica, e ganhou. Ganhou de Ewing, Miller, Drexler, Barlkey e muitos outros, e você quer comparar realmente os adversários que os dois enfrentaram? Fora Bird e Magic, que você citou, além dos Bad Boys dos Pistons, que foi um supertime. Deixe de ser tão fanático.

          • Wilker Pereira

            Deixou o Kareen de fora tambem

        • Wilker Pereira

          Ta forcando a barra cara, Esqueceu do Kareem e do The dream? sao dois jogadores top10 all time , outra coisa o Jordan tambem enfrentou o Shaq (foi o jogador dominante depois de Jordan inclusive jordan perdeu para ele uma vez nos offs) ou seja dos jogadores top 10 all time Mj so nao enfrentou Duncan Wilt, Russel!! e o propio Lebron os outros ele enfrentou !!!

          • Fabiano

            Duncan ele enfrentou sim! Entrou em 97. Pegou duas temporadas com o Chicago e depois duas quando ele foi matar a saudade no Wizards

        • Diego Costa

          Esse mundo tá perdido mesmo.

        • Beto cargnin

          Fanatismo é coisa séria.

        • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

          kkkkkk todos que tu falou o Jordan também enfrentou, pra ti ver como tu não sabe nada da história do Jordan hahahaha

        • MICHAEL JORDAN 23 #GOAT

          tirando o Durant, o Jordan enfrentou todos que tu falou, pra te ver como tu ta desesperado por argumentos hahahaha

        • MarcoLakers

          Mas o grande legado do LeBron é em relação a dominância no Leste. O “rei” que joga todas as finais desde 2011, o cara que domina uma conferência há quase uma década… Esse é o grande legado do LeBron em toda a história da NBA.
          Agora, se vc for ver os adversários que ele tem, quem vc pode colocar como nível all time, digo no Leste? Não há como apontar quase nenhum. Vc vai citar como grandes adversários o PG, DeRozan (kkkk) e o trio de Boston que já estava na parte final da carreira. Não há qualquer comparação.

          Contra o Duncan perdeu mais que ganhou, infelizmente perdeu para Orlando e não jogou a final contra o Kobe (embora fosse perder naquele ano tb, então talvez tenha sido positivo pra ELE e terrível para os fãs), contra KD não dá pra considerar mt, na primeira ele era um guri e depois o fator panela estraga tudo para o bem e para o mal.

          Então, não, não há comparação em termos de adversários, MJ teve mais dificuldade não só em oponentes como na forma em que o jogo era jogado, mt mais físico e sem espaço.

    • Bruno Praça

      Por outro lado tem um monte de gente que não viu o Jordan jogar (nem mesmo pelo youtube) mas afirmam que Lebron é melhor. Essas pessoas também são passionais e se deixa levar pelo momento.

    • xmaah

      Quem foi Pelé perto do bruxo dos rolê aleatório bígamo professor do Messi?

    • Zé Bocão

      Vc já viu o jordan jogar?

    • dirct

      Eu até concordo com vc que as pessoas mais velhas tendem a ser saudosistas e se apegarem a memória afetiva achando que tudo do “seu tempo” era melhor do que é hoje mas na questão Jordan x Lebron isso não se aplica, primeiro porque não existe grande diferença de geração entre os dois para gerar esse efeito como acontece entre Pelé x Messi, Lebron e Jordan chegaram a jogar na mesma temporada, o último ano de carreira do Jordan (2003) foi o primeiro do Lebron, segundo porque a carreira do Jordan diferente da do Pelé foi muito bem documentada, existe uma boa parte de jogos e gols do Pelé que não existe nenhum registro ou vídeo já Michael Jordan está tudo ai pra qualquer um que quiser ver do primeiro ao último dia de carreira, então não é que contaram ou ouviram falar são fatos que estão gravados para qualquer um ver.

      Da maneira que vc fala parece que só torcedores fanboys/saudosistas tem essa opinião, o cara da matéria (Ray Allen) é um jogador profissional e jogou contra os dois, inclusive ganhou anel ao lado do Lebron poderia fazer média mas foi sincero, a maioria esmagadora que jogou contra os dois fala a mesma coisa: Jordan foi indiscutivelmente melhor mas Lebron está entre os maiores da história também, agora se os números não são suficientes, se assistir a carreira toda do cara gravada não é o suficiente, se ouvir a opinião de atletas que enfrentaram os dois não é suficiente ai não são os outros que são fanboys……

    • Fernando

      Seria melhor ficar quieto para que os outros apenas achassem que você é um idiota. Agora, todos têm certeza!

    • Coiote Brasil

      Cara, você tem uma visão tão distorcida das coisas que é impossível discutir com você. Você se apega a uma visão míope e unilateral das coisas e acha que os outros estão sendo irracionais e passionais. Um exemplo das milhões de contradições que você posta sempre por aqui foi o que você acabou de escrever. Chama de passionais e saudosistas os que consideram Jordan melhor do que LeBron, mas considera modinha quem acha Curry melhor do que CP3. Você é realmente um caso perdido.
      P.S: Com todo respeito a seu avô, ele não entende nada de carros. Kkkkk Na época do Del Rey existia dezenas de carros melhores do que ele! E isso só no Brasil!

    • Fabiano

      Kkkkkkk. Desculpa amigo, mas falou asneiras. Eu tenho sim saudosismo, estou com 36 anos, vi metade da carreira do Jordan e a do Lebron acompanho desde o início. Como Ray Allen falou, Jordan era Dominante! Massacrava o adversário, nunca perdeu uma final. Um vitorioso de verdade. LeBron puta jogador inquestionável, mas não tem esse grau de dominancia, além de eu achar ele até um perdedor, disputou várias finais e com mérito, mas foi engolido pelos adversários, isso são fatos, e não opinião do seu avô. Fora que eu acho um panelinha que iniciou essa moda, mas deixa essa questão de lado.

  • Fernando

    Acho que a opinião de quem enfrentou os dois tem muito mais credibilidade. Eu vi os dois monstros, e acho o de Chicago bem melhor!

    • Claudio R.

      Então isiah Thomas quando fala que Lebron é melhor ele tá certo né?

      • Wilker Pereira

        Isiah Thomas enfrentou o Lebron? ou voce nao leu bem o comentario do cara?

      • Fabiano

        I Thomas tem umas tretas com o Jordan. Nem ele acha isso de verdade.

      • Fernando

        Qual Isiah, o baixinho (1,85m do Detroit) ou o mais baixinho (1,75m do Denver hoje)?
        Só quis dizer que o Allen fala com propriedade de quem sofreu na mão dos dois, e isso supera a paixão de qualquer torcedor. Por mais teoria e estatística, nada melhor que a prática. Também acho que o Lebron é mais completo (joga nas 5 posições, de técnico, GM e até cheerleader se quiser) só que ele resumiu perfeitamente, o Jordan simplesmente destruía os adversários no ataque e na defesa, tecnicamente e psicologicamente, mesmo sendo fisicamente inferior ao Lebron. Ainda tenho dúvidas em como o Lebron voltaria de um ano sabático jogando golfe. São dois monstros, mas igual ao Jordan, opinião minha independente dos haters, eu nunca vi igual em nenhum esporte.

  • Albert Santos

    Essa porra já está uma chatice. Nego se ofende por pessoas que nem sabem que existimos. Jordan é melhor e pronto. Inalcansável e foda-se. To nem aí para o passado em que eu não participei. Quero saber do presente, e o presente é James, Durant, Curry e os outros jogadores.
    Pronto !

    • Vinícius Maia
      • Albert Santos

        Kkkkkkkkkkk … Mano é chato demais essa porra. Todos nós sabemos que Jordan é e sempre será o maior de todos os tempos.
        James é o maior de sua geração e terminará a carreira no Top 5 de todos os tempos, isso é ótimo pra mim como fã.
        Uma porrada de gente fica discutindo sobre algo que não tem para discutir.
        Jordan é o maior e pronto !
        James é o maior que eu vi jogar e pronto !

  • Gustavo Macedo

    Acho que rola um “tesãozinho de argola” velado entre os LeBronzetis….
    Só acho…

  • Maicon Gomes

    Pensei que teria mais “discussão”, fiquei decepcionado.

    • Coach Stevens

      Galera cansou, já são umas 3 offseasons com essa discussão fundamental ao prosseguimento da raça humana.

  • Druid

    LeBron é melhor all around sim. O cara joga fácil nas 5 posições, se deixar joga de head coach, gm e árbitro também. Mais completo não existe

    • Bruno Praça

      Olha, eu até acho que o Lebon quebra um galho na posição 4, mas jogador de pivô? Não mesmo.

  • pedrokadf

    Dessa vez eu só vim olhar os comentários kkkk

  • Coach Stevens

    Tá acabando! Oh Glória, a offseason tá acabando!!

  • Leo

    Jordan: O melhor do século 20.
    Lebron: O melhor do século 21 (por enquanto)

    Acho que isso deixa todo mundo feliz… rs

    • Claudio R.

      Então, Bill Russell década 60 ( GOAT 1)
      Kareem década 70 ( GOAT 2)
      Magic década 80 ( GOAT 3)
      Jordan década 90 ( GOAT 4)
      Duncan década 00 ( GOAT 5)
      Lebron década 10 ( GOAT 6) …

  • Fernando

    Essa discussão é muito da hora. O Lebron tem seguidores fiéis, que vão espremer os números até dividir o átomo para justificar que é o “the best dick of the galaxies”! Se o Lebron ganhar do Warriors nesse ano com esse Lakers, aí sim …… eu ainda vou achar o Jordan melhor!

    • Claudio R.

      Kkkk… quem fala que é o Jordan dificilmente vai mudar de ideia, msm coisa do Lebron… o lance é conquistar o pessoal do meio termo … kkkkk

  • Marcos Oliveira

    Alguém já perguntou ao LeBron se ele quer essa disputa pra ele? Não vi o Jordan Jogar, mas vejo o LeBron e sinceramente não acho que o King Faça nada na sua carreira pensando em ser melhor que o Jordan, acho que ele só se preocupa em ser o melhor do seu TEMPO (e é), LeBron ano apos ano melhora seu jogo e isso é o que importa esse é o grande legado…

    • Rafael L

      Claro q lebron pensa e muito, ele joga numa liga q é vaidade pura, é cogitado como o melhor para muitos, vc acha q ele realmente n queria essa marca?

  • Rafael L

    Pode aparecer um jogador e jogar 10x mais q Jordan q n adianta, já definiram q ele é o melhor

    É a msm coisa q falam com pelé em dizer q ele é de outro planeta e esquecem q ele jogou em tempo amador, jogador tinha 2 empregos, nem se compara com esses cyborgs de hj, até Dadá maravilha fez quase mil gols naquele tempo