“Realmente não me sinto como um calouro”, afirma Mirotic

Nikola Mirotic não é um calouro convencional nesta temporada. Com 24 anos e profissional desde 2008, o ala híspano-montenegrino tem (muito) mais experiência do que o típico atleta estreante – algo que começa a ficar bem evidente nas últimas semanas. Depois de um início inconstante, o jovem do Chicago Bulls crava médias de 20.6 pontos e 7.7 rebotes em março, além de liderar a liga no mês em pontos anotados no último quarto.

Os ótimos números registrados em março recolocaram o ex-jogador da seleção de base espanhola entre os candidatos a melhor novato do ano. Mas, com tanta experiência, será que Mirotic deveria ser considerado para o prêmio? “Se quer saber, eu realmente não me sinto como um calouro. Sei que sou chamado assim porque é meu primeiro ano aqui, mas a verdade é que já joguei profissionalmente por cinco anos e ganhei vários títulos pelo Real Madrid”, admitiu.

Além da rodagem, mais um fator que ajuda o ala a não se sentir como um novato na NBA – e por onde passa, de uma forma geral – é o tratamento que recebe dos companheiros de time. “Eu tenho sorte porque sempre joguei em grandes equipes e acho que os outros atletas não pensam em mim como um calouro. Eles têm confiança e respeitam-me em quadra. É uma ótima sensação e ajuda na adaptação”, contou o reserva.

Mirotic precisou de tempo, porém, para provar que era realmente mais do que somente um calouro. Ele começou a temporada com pouco espaço na rotação e consolidou-se, em especial, após a “onda” de lesões no elenco a partir da virada do elenco. O jovem não reclamou da falta de chances no começo da campanha e, agora, pensa só em manter o empenho para seguir aproveitando sua grande oportunidade.

“Este é o meu momento. Não gosto de imaginar se o técnico está surpreso, apenas respeito suas decisões. Foi assim no começo da temporada, quando não jogava muito. É assim agora. Eu estou aqui para trabalhar duro e estar sempre pronto. Eu sei que a minha chance chegou e quero jogar bem, melhorar como jogador a cada dia”, resumiu, fugindo de polêmicas com o treinador Tom Thibodeau.

Com 74 jogos disputados em sua campanha de estreia na NBA, Mirotic acumula médias de 10.0 pontos e 5.0 rebotes em pouco menos de 20 minutos de ação por noite.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • RafaelRox

    Se começasse a temporada como titular ( o que poderia) acontecer. Ia ser o novato do ano realmente, já que o Wiggins é bom mas inconsistente em alto nível ainda.

    • Nicolas Dias

      Poderia ser o novato do ano mesmo tendo virado titular agora. Se analisarmos o player efficiency rating o Mirotic é mais eficiente que o Wiggins, que joga em média 35 min e soma 16 pts 4 reb 43%FG com o PER de 13.46. Quando virou titular Mirotic passou a jogar em me´dia 30 min e soma 20 pts 8 reb 41%FG PER de 18.09 em março ele teve 7 jogos com +20 pts 6 jogos com +25 pts, os novatos (Clarkson, Mirotic, Wiggins, Payton, LaVine, Noel) que alcançaram dígitos duplos em algum mês ou na média geral jogaram em média 30 min jogando esse mesmo tempo nenhum produziu mais que o Mirotic, embora a liga deve mesmo é escolher o Wiggins como calouro. Mas Mirotic deve estar no NBA Rookie first team, certeza é Wiggins, Mirotic, e talvez Jordan Clarkson, Noel, Payton e LaVine um desses deve cair para o Rookie Second Team, eu apostaria no LaVine.

      • Zack Batista

        Concordo! Belo comentário, Nicolas!

  • Felipe

    PedroKDF, meu camarada, se não me engano, você, muito lúcido como
    Usual, desdenhou do Mirotic! To errado?? Compararam ele com o Dirk, certa feita, e você tirou o cara pra nada. Gravei isso, pois eu era fã de Mirota e não gostei d ver ng desdenhar dele assim. Da o braço a torcer?? Reconhece o top quality player q é Mirota??

    • Isso é normal cara, falaram que James Ennis seria o novo Kevin Durant, de qualquer forma ele é muito bom jogador, comanda a segunda quadra do Bulls como ninguém, no time reserva é só bola nele, penso quando Rose voltar esse time com Rose, Butler, Dunleavy, Gasol, Noah com Brooks, (Moore,Doug), Snell, Mirotic, Gibson nos Offs vai ser muito show, sem falar que apesar de ser escravista, o Thibs monta umas rotações legais, os times que eu mais gosto que ele faz são:

      Rose
      Butler
      Mirotic
      Gibson
      Noah

      Rose
      Brooks
      Dunleavy
      Mirotic
      Gasol

      Tem vezes que ele exagera nas saladas, ja vi ele deixar juntos em quadra Moore-Kirk-Brooks e outra vez ele montou um time com Brooks-Butler-Dunleavy-Snell-Noah, mas tem times que ele faz que fica muito bons, ano passado no ultimo quarto o Bulls ganhava a maioria dos jogos com Augustin-Kirk-Butler-Gibson-Noah e o no ano retrasado, apesar os titulares serem Deng e Boozer ele colocava Nate-Belinelli-Butler-Gibson-Noah.

      • pedrokadf

        só pra constar q nunca disse isso sobre ennis, e se alguém disse foi de modo sarcástico… não leve tudo ao pé da letra.
        e te digo mais, com a volta destes q vc falou, pode ser q caia sua produção, pois vai perder tempo de quadra…

    • pedrokadf

      Fala meu brother Felipe, de fato isso ocorreu kkkk
      Me recordo bem dessa minha declaração, na epoca deu maior polemica este meu comentário haha, não esperava q alguém tinha guardado tal declaração…
      Dou sim o braço a torcer, vem jogando muito, HOJE, junto com gasol, é os caras do bulls…
      Mas faço uma ressalva, claro q é sua primeira temporada, mas vai ter jogar muito para chegar no nível do alemão, acho muito precipitado, com relação a isso meu pensamento é o mesmo, ainda não acho q ele é novo dirk, sem contar q sua produção para equipe só cresceu nas ausências de rose e a queda de produção do butler (que tb teve lesão), logo vem tendo mais tempo de quadra crescendo assim seu jogo…
      Mas de fato faz uma temporada fantástica, reconheço q ele é um bom jogador, quem sabe pode chegar ao nível de dirk, o tempo dirá…

      • Não falei que foi você, mania de perseguição da miséria.

        • pedrokadf

          nem eu falei q vc disse kkkkk apenas disse q não fui eu !!
          Calma jovem kkkk

  • AlexT-Wolves

    O Mirotic era um dos melhores jogadores europeus. Ele só teve o azar de o Thibbs não usar o banco de reserva pq quando ele tem espaço sempre corresponde.

  • Guilherme Vieira

    Pra mim ele deveria levar o ROY.

  • Wanderlan

    Só se for o Roy hibert kkk. Jogou só esse mês o clubismo impera

    • Samuel

      kkkkkkkkkkkkkk

  • eu ja sabia que ele Se destacaria no seu primeiro ano na nba porque eu assitia ele na euroleague e ja se mostrava um jogador muito valioso,que os bulls façam bom proveito desse craque.Ofensivamente um jogador quase completo alem de conseguir cavar faltas,defensivamente precisa evoluir um pouco mas isso é questao de tempo.

    • Bruno

      Ele tá evoluindo muito bem cara. Como torcedor do bulls te digo que ele está se tornando um bom defensor já. Se não é excelente, passa longe de comprometer. Inclusive anda distrubindo alguns tocos por ai, alem de ajudar muito a defesa nas helps.

  • tiago

    Mirota mito

  • roy hibbert kkkkkkkkkkkk

  • danielzera

    É tipo o Scola, o cara chega de “novato”, mas já tem uma carreira de profissa fora da NBA.

  • Vinicius Simões Bravo

    Sem dúvidas, ele é jogador oriundo do Basquete Europeu que vem fazendo a melhor primeira temporada na NBA em anos.
    Todos os outros penaram (e ainda penam) para poder adquirir espaço.

    O garrafão do Bulls é realmente apelão, agora só falta um PG.

  • Los Mavs!

    O último europeu que vi arrebentando no ano de Rookie, foi um tal de Dirk Mito Nowitzki!

    • danilo

      Dirk não arrebentou em seu primeiro ano na liga, foram 8.2PPG, com 40% nos arremessos de quadra e 20% pra tres. Ele explodiu a partir do seu segundo ano.

  • TiagoMadruga

    Onde está o nosso amigo Zack Batista para comentar essa matéria? Grande fã do Mirotic, e que com os comentários sobre ele me fez ir atrás para saber como era o basquete do cidadão.

    Excelente jogador, inteligente, tem um ball handling ótimo para o seu tamanho e posição. Tem tudo para se tornar um jogador de ponta na NBA, assim como é Dirk, mas hoje, mas tem algum tempo até isso acontecer.

    • Zack Batista

      Fala Tiagão!! Pois é… Ainda não o comparei ao alemão, mas, de certa forma, vai ser bem melhor que o Kevin Love na carreira, ah isso vai… é o q espero..rsrsrs.. Acredito no grande potencial dele. Vai nos trazer muita alegria, sim, é só esperarmos. 🙂
      Grande abraço!!

  • José Alberto Jr.

    Deve levar o ROY. Não sei em que o Wiggins supera ele. PPG? o Wiggins tem 16.2 ppg pra 35.6 mpg, o que dá 0,45 pts por minuto; na mesma linha ele tem 0,12 rebotes p.m. e 0,05 assistências por minuto. O Mirotic tem 10 ppg pra 19,9 mpg, o que dá 0,50 p.p.m. e, para os rebotes, 0,25 r.p.m., ainda 0,06 assistencias por minuto. Mesmo analisando as estatísticas o Mirotic é melhor que o Wiggins.
    Analisando outros termos o Mirotic despacha ainda mais o Wiggins: Bulls melhor classificado que o Wolves (com grande contribuição do Mirotic, visto que o Bulls tem mais lesões que o Valdívia); o impacto que ele trás é vindo do banco e etc.
    Vão dar o ROY pro Wiggins, tenho quase que certeza, uma vez que o Wiggins teve todo aquele impacto desde o High School. Mas a temporada do Mirotic tá ótima. All Star em breve, sem dúvidas.

    • Zack Batista

      Belo comentário, José! Tbm compartilho da opinião!

      • Zack, sumiu pow, me deixou sozinho contra todos.

        • Zack Batista

          Rsrs… E aí, meu jovem! Esse é apaixonado pelo Bulls!! Muito bom! 🙂
          Abçs