Repetição de finais não incomoda Adam Silver: “A NBA celebra grandeza”

Cleveland Cavaliers e Golden State Warriors são os primeiros times da história das grandes ligas norte-americanas a protagonizarem quatro finais seguidas. Mas, para muitos analistas e torcedores, a nova repetição da decisão é um anticlímax e comprovação da fragilidade competitiva que vive a NBA. O comissário Adam Silver, em particular, não vê problemas no que pode ser visto como uma “mesmice”.

“Chegar às finais é um feito espetacular e a noção de que essas duas equipes estão chegando aqui quatro vezes seguidas é fenomenal. A NBA celebra grandeza e isso é o que estamos vendo em quadra, com façanhas individuais e coletivas. Posso dizer, pelo interesse do público com a decisão, que a maioria dos fãs concordam”, disse o dirigente-mor da liga, em entrevista antes do primeiro jogo das finais.

A única preocupação de Silver em relação ao domínio de Cavaliers e Warriors está na aparente passividade dos concorrentes fazerem frente a ambos, mas ele recusa uma ação mais coercitiva. “Como liga, você sempre pensa em modos de alcançar a igualdade entre as equipes. Nós sabemos que podemos fazer mais para alcançá-la, mas, ao mesmo tempo, não queremos paridade de mediocridade ou equilíbrio por baixo”, argumentou o comissário.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Tiago #EuConfioNoPapaiLebrão

    Percebe-se claramente rs rs rs

  • Lucas

    Ele está certo tem time que opta por ir para o draft pois acha que não vai ganhar do Lebron e tem time que opta por não manter estrelas por se contentar com playoffs as vezes fica fácil falar dos Warriors e dos Cavs

  • RodrigoBrBa

    Eu sinto que nessa temporada o nível dos outros times concorrentes ao título esta muito mais próximo de cavs e gsw, se Celtics ou rockets estivessem completos a final poderia ser diferente, então na lógica preocupação com a repetição da final e besteira em minha opinião..

    • Marcelo Desoxi

      Se Golden State manter o núcleo, os outros times vão ter que correr atrás de all stars.
      Sobre o Cavs, já não eram favoritos este ano, as lesões de Irving e Hayward foram pontuais para Cleveland.

      • Gustavo Santos

        Eu acho que os Celtics realmente poderiam bater os Cavs.. Problema é mesmo o GSW…

        • Marcelo Desoxi

          Também acho.
          Caso Golden State mantenha esse núcleo, só se os outros postulantes adicionarem talento, se não, a conferência oeste vai ficar na mesma.

  • Beto cargnin

    Pra mim ja chega esses 2.

  • KleineBosch

    Próxima temporada será o fim da era Warriors X Cavs. Com equipes como o Sixers, Celtics, Bucks, Rockets, Jazz e pelicans estarão aí pra brigar pelo título de um jeito melhor q foi nessa season.

    • Beto cargnin

      Tomara…

    • LeBeautiful

      Será mesmo?? Se o homem resolver ficar no leste é possível que tenhamos esse confronto (GSW vs Time do Lebron) por + uns 2 anos. Uma das coisas que deve incomodar o fã de ocasião é que a NBA é previsível de +, e foi moldada pra quase nunca rola zebras. A imprevisibilidade é importante em qualquer liga, e nisso a NFL por exemplo ganha de lavada, nunca da pra cravar quem vai jogar o superbowl… Aquele cara que não é muito de basquete e só olha as finais já deve estar de saco cheio de ver sempre os mesmos times, mesmos jogadores…. Até porque dessa vez até os leigos sabem quem vai ganhar. O negócio é torcer pro Cavs engrossar um pouco, mas essa liga precisa de uma final alternativa, até o sistema de conferência já ta batido, a NBA virou uma liga de cartas marcadas!

      • KleineBosch

        Verdade, tá muito previsível. E eu nunca falei que seria o fim da era Warriors x LEBRON, eu falei Cavs. Pelo menos é alguma diferença kkkk

      • Playoffs Neném

        Se o Patriots for seed 1 ja está automaticamente no superbowl. Kkkkkkk. Brincadeira, NFL tem mais emoção. Até por ser vida ou morte nos playoffs

  • Rafael L

    O gsw tudo bem q chegue a final por ser o melhor time msn, mas o cavs com esse cocô de time? A sorte é q tem lebron e jogam no franguinho do leste

  • M.

    O Warriors chegou a 4 finais seguidas, mas segundo alguns aqui é o mal da NBA, Warriors não tem culpa, se no Leste ninguém quer parar o homem, e chega a 8 finais seguidas.

  • Paulo Henrique

    Eu gosto disso, e acho melhor assim pq traz mais prestígio ao título e ganhar uma conferência, pode parecer loucura, mas é vdd. Imagina um campeonato onde qualquer um pode ganhar? Seria equilibrado e tal, mas não teria tanto prestígio, por ser basicamente uma loteria.

    No futebol por exemplo, acontece isso na Libertadores, times q ninguém apostava vão lá e são campeões, e no ano seguinte são eliminados na primeira fase e são esquecidos facilmente. Quem se lembra do River campeão em 2015? Ou do San Lorenzo em 2014? Exemplos de campeões q não são lembrados. Acho q isso tira a identidade da competição

    Hj o título tá mais prestigiado do que nunca, tanto no Leste, quem bater o Lebron com certeza vai ter algo pra se orgulhar por muito tempo, a mesma coisa no Oeste e quem bater o GSW. Eu prefiro assim, dinastias são necessárias

    • LUIZ HENRIQUE

      O pessoal fala como a NBA fosse igual o campeonato espanhol .
      Começou essa dinastia com um time q não era campeão a mto tempo e outro time q nunca foi campeão.ai vc pega o futebol europeu ,são sempre os mesmos time .
      No caso da América do sul ,os times não possuem condições para manter os jogadores ,ai fica difícil de vc manter os times com seus melhores jogadores .
      O time da NBA se fode maior tempão pra conseguir montar um time ,aí quando monta reclamam q ganha tudo .

  • Hilton Silva

    É muito ruim para a NBA que um time que NÃO SEJA o Lakers chegar em quatro finais seguidas.

  • minha esposa quer transar

    Graças a Deus essa final…
    imagina uma final com smart, rozier tijolando de um lado y o barba do outro?
    audiencia seria patetica

    • KleineBosch

      Pra mim seria melhor que ver o Jr is myth fumado, e o Hill errando lance livre importante, enquanto o Warriors sendo perfeito e ganhando de novo… E ainda é a mesma final dos últimos 4 anos. E o CP3 ia voltar da lesão nas finais né? Ou não?

      • minha esposa quer transar

        Esqueceu q vc pode ver um tal de Lebron junto com esses 2 retardados

        • KleineBosch

          LeBron não preenche a merda que é não apenas esses retardo, como também ver o Warriors de novo nas finais, além do Cavs em si nas finais, e já encheu ver esses 2 times nas finais 4 anos sequidos.

  • Marcelo Desoxi

    Final repetida em anos seguidos já é uma bosta, quatro anos então mds.

    Mas este ano não tinha salvação, qualquer combinação seria mézinha. Time do Boston muito desfalcado, além de ser uma franquia que torço contra na maioria das vezes. Cleveland e Golden State mais manjados que piriguete em cidade de interior, sobrou apenas o Houston, que com a lesão do CP3 perdeu um pouco da graça também, tijolando daquele jeito ainda, mereceram vazar.

  • dirct

    Se agora está chato por 4 anos sendo os mesmos e no Bulls do Jordan que só não foi 7 vezes por causa da aposentadoria no meio? E o Boston de 60? Dinastias estão no DNA da NBA sempre foi assim em uma época ou outra, esse ano tanto CAVs quanto GSW foram levados a 7 jogos então chegaram por méritos, daqui a pouco a coisa muda e vai ser outro time sempre ganhando.

    • Wilker Pereira

      Eu acho que o Bill Russel jogou as finais da NBA em todos os seus anos de carreira!!

      • TRUETHIAGO

        Só em um ano (1967) que não, perderam para o Philadelphia na decisão do Leste, na única vez que o Wilt Chamberlain levou a melhor contra ele numa Serie de playoffs (Russell 7×1).

        Foram 13 temporadas, 12 Finais e 11 títulos.

        • Wilker Pereira

          ENtao galera nao pode reclamar que esta chata a NBA
          Se ja existiu um cara (time) que durante toda sua carreira so falhou a final uma vez!! isso e quase 100% da carreira jogando as finais!!

          • TRUETHIAGO

            Poder, qualquer um pode, mas de fato não faz muito sentido, especialmente vindo de torcedores de Celtics, Lakers ou Bulls, que já foram os “Warriors” ou “Cavs” em outros tempos.

            Enfim, não só a NBA, o esporte em geral é cíclico, porém existem esses casos de dinastias. Para quem consegue apreciar deixando o clubismo e as preferências particulares de lado, não vai deixar de acompanhar. Azar de quem não sabe se desprender dessa bolha.

  • Gustavo Santos

    o Cavs ainda chegou aos trancos e barrancos, não foi dominante no leste agora o GSW está em outro patamar, tá certo que o Houston quase eliminou o Warriors para mim de forma surpreendente, porém este time está muito acima dos demais.. Esse tipo de dominância ao meu ver não é legal, mas acho que o comissário tb não deve interferir nisto

  • thiago

    o fato é que lebron vai esta na final da próxima temporada contra o gsw. Agora em qual time ele estará ai ninguém sabe

    • Wilker Pereira

      O pior e que e ve0rdade!! so existem 4 opcoes para que isso nao aconteca!! que isso nao aconteca

      1-Ou os warriors tenham jogadores lesionados , ou o propio Lebron lesionar
      2-Se o lebron for jogar no oeste
      3-Se o Lebron jogar nos Warriors
      4-Se algum time provavelmente (Lakers , Celtics, ou Sixers e Houston) formarem uma panela master e a maior de todos os tempos!!!

      Caso contrario se nao acontecer nunhuma destas opcoes , proximo termos o Lebron na final denovo (jogando em qualquer time do leste) contra os Warriors!!!

      • Jean Brazuna

        se nada se alterar, o celtics já inicia como favorito do Leste isso é algo inédito nos últimos anos, acho que é uma grande mudança.

        • Wilker Pereira

          E verdade , so que eu aprendi durante todos estes anos que o Lebron e o rei do leste!! ele nao perde ai cara sao 8 finais seguidas , isso e mas da metade da suacarreira!!

  • Playoffs Neném

    Esse ano eu tive mais que certeza que o leste eh a puta do LeBron.

  • TRUETHIAGO

    Eu também não vejo problema na repetição, pela maneira que foi, com os dois times sendo levados ao limite de 7 jogos e tendo que sair de um 3×2 contra… Aliás, ambos foram para o intervalo perdendo, fora de casa, vale lembrar disso. Houve sim competitividade, faltando poucos detalhes para que não fossem desbancados.

    Quanto ao desnível entre os finalistas, concordo que exista, a tendência é realmente que o GSW vença em, sei lá, uns 5 jogos, mas também não é nenhuma novidade, embora realmente não seja o ideal.

    Lakers vs Sixers (2001), Lakers vs Nets (2002), Spurs vs Cavs (2007) ou Lakers vs Magic (2009) estiverem longe de serem Finals equilibradas/disputadas, citando apenas exemplos desse século.

    • Henrique Silva

      Verdade amigãoo

  • Burnie … Wtf??

    Se o Lebron continuar no Cavs na próxima temporada e o time não der uma bela arrumada na casa na Free Agency acho que a hegemonia de LBJ no Leste acaba.. vejo Celtics (principalmente) e 76ers com mais bala na agulha..no oeste Golden continua favorito.. ou alguém se reforça ou o Houston tem que manter o time e CP3 saudável, se não o cenário nessa conferência deve continuar o mesmo..

  • Iuri Machado

    A arbritagem tbm vem se empenhando para que esses dois times continuem reinando

  • Guilherme Petros

    É só os outros times vencerem que eles jogam a final. Não sei o qual novidade nisso…