Resiliente

    A resiliência é uma propriedade física utilizada para medir o nível de resistência e durabilidade de determinados materiais sem que haja deformação em sua natureza. A psicologia emprega o termo para definir a capacidade de o indivíduo lidar com problemas e superar obstáculos sem entrar em surto psicológico; no esporte pode ser  uma tomada de […]

Fonte:

 

 

A resiliência é uma propriedade física utilizada para medir o nível de resistência e durabilidade de determinados materiais sem que haja deformação em sua natureza. A psicologia emprega o termo para definir a capacidade de o indivíduo lidar com problemas e superar obstáculos sem entrar em surto psicológico; no esporte pode ser  uma tomada de decisão quando alguém se depara com um contexto entre a tensão do ambiente e a vontade de vencer.

Publicidade

Qualquer semelhança com o personagem de hoje não é mera coincidência. 

Kobe Bryant caminha para iniciar sua 17ª temporada como jogador profissional de basquete, todas elas pela sua equipe de coração, o Los Angeles Lakers. Com a camisa roxa e dourada de uma das franquias mais tradicionais da NBA, ele se tornou uma das figuras mais conhecidas em todo o mundo, até por quem não acompanha o esporte.

Publicidade

Após um início de carreira em que teve de batalhar por minutos na rotação da equipe (jogava na mesma posição de medalhões como Eddie Jones e Nick Van Exel), ele se tornou titular durante a temporada reduzida de 1998-99 – que teve apenas 50 jogos devido à greve dos jogadores. Desde então, se transformou em um dos maiores vitoriosos da liga:

Foram cinco anéis de campeão conquistados (00-02, 09, 10), dois troféus de MVP das Finais da (09,10), um prêmio de MVP da temporada regular (2008), 14 convocações para o All-Star Game (98, 00-12), quatro troféus de MVP do ASG (02, 07, 09, 11), 10 presenças no All-NBA First Team (02-04, 06-12), nove inclusões no NBA All-Defensive First Team (00, 03,04, 06-11), entre outras conquistas, como o bicampeonato olímpico (2008 e 2012).

Publicidade

Com apenas 34 anos – estreou na liga com 18 em 1996 – ele já mira a sua aposentadoria, e declarou que pretende deixar a NBA em 2015 (para jogar no Barcelona, talvez). Se isso acontecer, ele igualará o recorde de uma lenda da NBA ao disputar 19 temporadas de sua carreira com apenas um time: John Stockton, que atuou pelo Utah Jazz entre 1984 e 2003 – a diferença é que Stockton parou de jogar com 40 anos.

Atualmente, Kobe está empatado com outra lenda: John Havlicek. O ala-armador – considerado um dos melhores jogadores de todos os tempos – defendeu o Boston Celtics entre 1962 e 1978, sendo oito vezes campeão da liga durante seus 16 anos de carreira.

Publicidade

Entre Kobe e Stockton, porém, ainda há outro atleta: Reggie Miller. Um dos maiores cestinhas de longa distância da história, Miller atuou por 18 temporadas consecutivas pelo Indiana Pacers (de 1987 a 2005); chegou a disputar uma final de NBA em 2000.

Será que Kobe sabe que se jogar por apenas mais uma temporada do que pretende pode atingir um recorde que provavelmente nunca mais será batido? Por causa da proibição da escolha de jogadores muito jovens diretamente do High School no draft e do desespero por um anel que vigora hoje em dia, é muito difícil alguém atuar 20 anos pelo mesmo time.

Publicidade

Sinceramente? Acho que se ele souber disso, competitivo como sempre foi, é capaz de resolver jogar até 2016. Afinal, 38 anos de idade não é muito nos dias de hoje.

A seguir, a lista de jogadores com mais temporadas atuando por uma única equipe na NBA – o asterisco indica quem ainda está em atividade:

  1. John Stockton – Utah Jazz – 19 temporadas
  2. Reggie Miller – Indiana Pacers – 18 temporadas
  3. John Havlicek – Boston Celtics – 16 temporadas
  4. Kobe Bryant – Los Angeles Lakers – 16 temporadas*
  5. Tim Duncan – San Antonio Spurs – 15 temporadas*
  6. Dolph Schayes – Syracuse Nationals / Philadelphia 76ers – 15 temporadas 
  7. Hal Greer – Syracuse Nationals / Philadelphia 76ers (O Nationals mudou de cidade e de nome em 1963)
  8. Dirk Nowitzki – Dallas Mavericks – 14 temporadas*
  9. Paul Pierce – Boston Celtics -14 temporadas*
  10. Elgin Baylor – Los Angeles Lakers – 14 temporadas
  11. Jerry West – Los Angeles Lakers – 14 temporadas
  12. Joe Dumars – Detroit Pistons – 14 temporadas
  13. David Robinson – San Antonio Spurs – 14 temporadas

Entre os jogadores ativos, o brasileiro Anderson Varejão aparece na 15ª posição no ranking. Ele está prestes a iniciar sua  nona temporada com o Cleveland Cavaliers.

Publicidade

PS: embora Kobe esteja próximo dessa marca histórica, sua relação com o Lakers não foi sempre harmoniosa. Rumores de sua saída da franquia aconteceram principalmente em 2004 (por conta de sua briga com Shaquille O’Neal) e 2007 (devido à insatisfação com o péssimo elenco com que tinha de jogar).

 

Últimas Notícias

Comentários