Revisão da temporada – Atlanta Hawks

Atlanta Hawks (44-38) 6° na conferência Leste

Time base

Jeff Teague
Devin Harris
Kyle Korver
Josh Smith
Al Horford

Principais reservas

Lou Williams
Ivan Johnson
Zaza Pachulia
DeShawn Stevenson
Anthony Tolliver

Líderes

Pontos: Josh Smith – 17.5
Rebotes: Al Horford – 10.2
Assistências: Jeff Teague – 7.1
Roubadas: Jeff Teague – 1.5
Bloqueios: Josh Smith – 1.8

Agentes livres irrestritos: Josh Smith (acertou com o Detroit Pistons), Devin Harris, Zaza Pachulia (acertou com o Milwaukee Bucks), Johan Petro, Dahntay Jones, Anthony Tolliver, Shelvin Mack

Agentes livres (player option ou qualifying offer): DeShawn Stevenson (renovou), Mike Scott, Ivan Johnson 

O Atlanta Hawks foi para os playoffs pela sexta vez consecutiva, mas nos últimos dois anos acabou sendo eliminado logo na primeira rodada, agora pelo Indiana Pacers. Sem Joe Johnson, que foi para o Brooklyn Nets, o Hawks perdeu a sua principal referência ofensiva, o cara que organizava tudo. Era esperado que Josh Smith assumisse parte disso, o que acabou não acontecendo. Smith, que teve sua melhor temporada da carreira em 2011-12, tinha tudo para continuar crescendo de produção.

Al Horford teve um bom ano, apesar de ainda jogar boa parte da temporada fora de sua posição ideal, a de ala-pivô. Ainda assim, conseguiu contribuir dos dois lados da quadra com a mesma intensidade. Horford ainda teve o seu recorde em pontuações, com 17.4, logo atrás de Smith.

Sem Johnson, o Hawks teve dois jogadores que foram bem no perímetro: Jeff Teague e Kyle Korver. Teague tornou-se um pouco mais lúcido com a bola nas mãos, ainda que tenha obtido apenas 2.52 assistências por erro de ataque. Defensivamente, ele foi um principais jogadores da equipe, com 1.5 roubada por jogo. O armador converteu 35.9% nas bolas de três. Já Korver, acertou nada menos que 189 cestas de longa distância, com 45.7% de aproveitamento, segunda melhor marca de toda a NBA.

Entretanto, quando o time parecia engrenar, o ala-armador Lou Williams se machucou e desfalcou o Hawks na segunda metade da temporada. O banco, que não era dos melhores, ficou bastante enfraquecido com a lesão de seu principal reserva. Isso custou caro nos playoffs.

O que deu certo

O armador Jeff Teague parece estar encontrando o melhor caminho na NBA. Teague passou os seus dois primeiros anos na reserva, ganhando experiência. Quando foi necessário, nos playoffs de 2010-11, ele mostrou que o time poderia contar com ele. Em sua primeira temporada como titular, não foi tão bem e por pouco não perdeu a posição quando Devin Harris chegou. No entanto, ainda nos treinamentos para a temporada 2012-13, provou o contrário e foi uma das peças importantes de Atlanta. Falta ainda um pouco mais de controle nas decisões ofensivas para ir mais longe.

O que deu errado

O banco de reservas foi o calcanhar de Aquiles do Atlanta Hawks. Sem Lou Williams, lesionado no joelho direito, o time perdeu sua referência, criando oportunidades para os seus companheiros, mas principalmente nos arremessos de longa distância. Zaza Pachulia perdeu nada menos que 30 partidas por contusões e não teve a chance de contribuir na rotação do garrafão nos playoffs.

Futuro

Até o início da agência livre, apenas três jogadores possuíam contratos para a próxima temporada: Al Horford, Lou Williams, e John Jenkins. Josh Smith, seu principal atleta nos últimos anos, foi para o Detroit Pistons e sua ausência, especialmente na defesa, será sentida. Jeff Teague chegou a aceitar uma proposta do Milwaukee Bucks, mas o Hawks cobriu e ele seguirá por lá. Kyle Korver renovou, mas Devin Harris, que teve seu acordo verbal rompido com o Dallas Mavericks por uma lesão, e Zaza Pachulia, que assinou com o Bucks, são cartas fora do baralho. Chegaram o ala-pivô Paul Millsap e o ala DeMarre Carroll, ambos do Utah Jazz. É difícil prever algo nesse exato momento, pois o time ainda tem muito espaço em sua folha salarial, mas não é exatamente um mercado muito atrativo. Os principais alvos da agência livre já assinaram com outras equipes. Porém, a esperança é que alguns bons jogadores possam reforçar o elenco para a próxima temporada, o que não quer dizer que o time será candidato a alguma coisa.

No draft, a equipe selecionou o armador alemão Dennis Shroeder e o pivô brasileiro Lucas Nogueira. Enquanto Shroeder deve atuar logo de cara, Bebê pode ficar ao menos mais um ano no basquete espanhol. Jared Cunningham veio na noite do draft depois de passar um ano no Dallas Mavericks. Outro brasileiro, o armador Raul Neto, foi negociado com o Utah Jazz por escolhas futuras.

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • e bom saber que o Atlanta Hawks tem muito espaço na folha salarial pra a proxima temporada ^ ^ mais acho que com otime que temos podemos alcançar mais do que o 6º lugar da ultima temporada podemos mesmo temos o garrafão poderoso com Hoford e Millsap vamos longe lets go hawkssssssssss o/

    • Pedrinhooo

      Próxima temporada Lakers vai dominar a offseason kkkkkk.

    • OrgulhoCelta

      Vai ser eliminado na primeira rodada de novo. Os torcedores do hawks tem que se conformar que nunca mais terão titulos

  • Ricardo Aguiar

    Time do Atlanta abriu espaço no Cap na hora errada, pra mim essa FA foi muito fraca, muitos torcedores do Bulls queriam anistiar o Boozer agora mas com tudo que se viu, é melhor abrir espaço no Cap mais pra frente.

  • Julio Zago

    Os Hawks fizeram um campeonato correto dentro das limitações de seu elenco, o time sempre foi competitivo e nunca desconfiei que eles ficassem fora dos offs, contudo, não se esperava da equipe nada além disso e com o banco enfraquecido ficou pior ainda.
    Para a próxima temporada, apesar da franquia novamente contar com um garrafão de respeito, as expectativas são as mesmas na minha opinião, vai se classificar aos offs, mas não deve ir muito longe na fase final, o título da conferência é um sonho muito distante e irreal.
    Penso que, para o time dar um salto de qualidade e ter maiores aspirações, uma nova estrela tem de ser acrescentada ao time (o que não vai acontecer esse ano ao que parece).
    Por fim, acho que a escolha do armador alemão no draft pode ter sido uma ótima aposta da franquia.

    • Pedrinhooo

      Concordo com tudo o que você disse. Hawks ”apenas” perdeu o J.Smoove mas o elenco continuo razoável para ir aos Playoffs para substituto do J-Smoove ganharam o Milsap.

  • Carlos Eduardo

    Com todo respeito ao meu amigo acima, mas eu vejo um Hawks mais fraco do que o do ano passado, apesar de não ser torcedor gosto do time, eu esperava que eles fossem mais ativos nessa offseason, que trariam pelo menos dois nomes mais fortes, mas não conseguiram seus objetivos de trazer o Howard e o Ellis, então somando isso a perda do Josh Smith, que foi o principal pontuador do time, não vejo um time com condições de brigar por muita coisa, sou fã do jogo do Hoford, mas ele sozinho não consegue resolver, acho que pro Atlanta já é começar a pensar no ano que vem, a não ser que consigam trazer gente boa ainda nessa offseason, acho pouco provável, mas vamos ver…

  • Jefferson

    Acho que o time deveria mudar de foco, Brandon Jennings e Amare Stoudemiere pra balançar Atlanta.

    Stat não deve ser dificil conseguir, e ele aceitaria ir pro Hawks que se não me engano o Amare é de Atlanta.

    Jennings, Stevenson, Korver, Horford, Stoudemiere com Williams de 6° Homem. É um time que não vai ser campeão mas que deixaria o Atlanta mais visível devido ao basquete ofensivo que seria praticado.

    • Carlos Eduardo

      Sto seria uma boa mesmo, ele tá meio largado no knicks, um cara que já foi all star em uma situação dessas é complicado…

  • Dede

    time q todos sonham em pegar nos offss kkkkkkkkkkkkkkk pois sabem q é pato morto..

  • digor33

    Com os outros times do leste mais fortes, eu não acredito em playoffs para Atlanta, desculpe.

  • O hawks ta no caminho certo afinal de contas o mercado de Jogadores ta uma porcaria esse ano …. ano que vem temos muito espaço na folha salarial pra contratar otimos jogadores que vão estar livres … esse ano o melhor que podemos fazer ainda era tentar o Stoudemiere que ta largado no knicks … mais enquanto não chega vamos jogar com o que temos e ao contrario do que muitos pensam não temos um elenco fraco pelo contrario tamos mais fortes ainda do que ano passado um garrafão que na minha opinião vai ser o melhor da temporada podem anotar (Hoford e Millsap) nada vai superar esse garrafão nem a dupla dos Grizzlies vai conseguir no mais e focar nessa jogada de garrafão e contar com a explosão de Jeff Teague e o Williams e ainda temos os aremessos certeiros de Kyle Kover (Tolliver tambem ajuda muito) enfim se o grizzlies conseguem ir tão longe focando o garrafão por que o hawks não pode conseguir ? e ainda temos a explosão de dois bons jogadores e a pontaria certeira de + 2 jogadores enfim …. o hawks pra essa temporada ta certinho certinho e com um bom cap pra ja no proximo ano melhorar mais ainda o que ja esta bom ^^ tou muito animado e confiante muitooooo mesmo vcs não sabem quanto eu estou empolgado com o meu hawks vai dar tudo certo LETS GO HAWKSSSSSSSSS O/

    • Acredite, dá para ver sim sua empolgação, só não dá para endenter…..rs

    • Pedrinhooo

      A chave de sucesso dos Grizs no ano passado foi a sua enorme defesa quer de perimetro que de garrafão.

    • sebas1606

      Melhor garrafão da liga,ai tu exagerou…É um bom garrafão,mas não é o melhor.

  • sebas1606

    O time é bom o suficiente pra chegar nos offs,até porque o Leste é mais fraco que o Oeste.Mas mesmo assim acho que o teto pro time essa temporada é mesmo de outras,não passa da primeira rodada dos offs.Contra times como Heat,Paccers,Nets e até mesmo o Bulls com o Rose e o Knicks do Carmelo Anthony eles não tem muita chance não,ainda mais que provavelmente seria sem mando de quadra.

    A diretoria dos caras até que trabalha certinho,não faz loucuras e etc mas na NBA só isso não é suficiente.Falta um algo mais nesse time do Hawks pra eles alcançarem um patamar superior na NBA.Enquanto esse algo mais não chega,eles são apenas mais um bom time no campeonato,e disso a NBA tá cheia.

  • Rodrigo

    Pra mim não é certo que vão pegar playoffs. Perdeu o bom treinador Larry Drew e não se sabe se o sucessor é capacitado. Josh Smith é mais jogador que o Milsap, logo o time enfraqueceu nesse sentido, e levando em conta que Heat, Pacers, Nets, Bulls e Knicks são nitidamente superiores, o máximo que o Hawks pode almejar é um 6º lugar, mas a concorrência está mais forte com Pistons, Cavs, Raptors e Wizards montando times para pegar playoffs.

  • Leonardo

    Time titular passa longe de ser ruim, Teague-SG-Korver-Milssap-Horford é um quinteto de respeito, garrafão é bem forte.

    E como o leste não é tão forte, pode chegar a sétima vez consecutiva a pós temporada.

  • rodrigohawks

    Pistons , cavs , raptors e wizards não são capazes de superar o atlanta hawks disso eu tenho certeza absoluta Pacers como estamos melhor agora podemos conseguir supera lo nessa temporada Knicks e sempre uma incognita pode ser que agente consigua ou nao depende do mando de quadra Nets tenho certeza de que o hawks e capaz de superalo (afinal de contas não passa de um time velho )os Jordans realmente sera muito dificil admito isso mais nada que alguns bons jogos não deem jeito desses ai o unico que eu realmente tenho medo de enfrentar e o Miami Heat esse e o unico que eu vejo o atlanta hawks enfrentar e não jogar bem não ser superior mais aposto no atlanta hawks em 3 ou 4º na conferençia leste sem duvidas Lets go hawksssssssssss o/

    • Carlos Eduardo

      Nossa, então vocês já estão pelo menos na final de conferência. Menos meu amigo, muito menos.

    • Três dos quatro que você citou no começo, virão mais fortes na próxima temporada, enquanto o Hawks perdeu a qualidade defensiva do Josh Smith. Passar do Pacers? Não, não. O Hawks não tem time pra isso.

      • rodrigohawks

        desculpa mas minha opinião não muda mesmo com a melhora pistons , cavs , raptors e wizards não tem mais time que o atlanta hawks não tem mesmo o hawks e sim superior a esses 4. Ja em relação ao indiana pacers acredito que eles não teriam passado pela gente se o Williams não estivesse contudido (so lembrando que esse ano o Williams ta de volta e o nosso garrafão melhorou muito com a chegada do milssap pra fazer dupla com o hoford ) então pra mim num possivel duelo entre pacers e hawks acredito qe temos muito mais chances esse ano pois estamos mais fortes ja como falei o nets não causa problemas nenhum os unicos que podem dar trabalho são o miami heat e o chicago jordans acredito sim que o hawks possa terminar entre 3 ou 4º lugar da conferençia leste (e ao contrario do que o amigo citou a cima o carlos eduardo isso não quer dizer que ja estamos na final de conferençia pois um time pode muito bem terminar em 1º lugar e cair ja na primeira fase se lembra de spurs x grizzlies ? entao e isso ) tou muito confiante pra terminar nessas posições e mais ainda pra ja nessa temporada no minimo conseguir de volta o nosso titulo de divisão o 15º de nossa historia lets go hawkssssssssssss o/

    • Anônimo

      clubismo afiado UAHSUHSUAHSUA

  • VictorNYK

    Resumindo :
    Nunca passara da 1ª fase dos playoffs

  • joao gabriel

    Hawks um dos time mais ridiculo da nba nguem quer fikar la hhahhaa resumindo nunca passara da primeira fase seee for pros offs

  • Luiz Henrique Santos

    Até agora o Hawks tem 1 time titular e só, no mais comparando com o ano passado ainda perdeu alguns jogadores e está sim mais fraco que na última temporada, concordo que Millsap e Horford, será um bom garrafão (pelo menos tem tudo para ser), mas não tem reservas à altura, até o Bucks tem uma rotação melhor que do Hawks no Garrafão e o único motivo de esperança do time de Atlanta talvez seja o Armador Dennis Shroeder…

    • Luiz Henrique Santos

      E continuando faltou dizer que o Hawks ainda trocou o Larry Drew pelo auxiliar do Popovich e acertou com o Elton Brand… acho que nessa temporada eles terão que se esforçar muito para chegar em sétimo ou oitavo no Leste e a minha previsão é que façam uma campanha entre o sexto e o nono lugar…

  • Não consigo enxergar o hawks com um time mais fraco de maneira alguma saiu Josh Smith Chegou o o Paul Milssap (melhor ou mesa coisa que ele) o banco do mesmo jeito que contribuiu ano passado vai contribuir nesse enfim a campanha ou sera a mesa ou sera melhor …. tou apostando que seja melhor entre 3 a 5 lugar sem duvidas hawks não fica entre 6 e 8 de jeito nenhum …. lets go hawkssssssss o/

    • Carlos Eduardo

      Otimismo que contagia, bom pra você amigo!

      • Rodrigo

        Smith é nitidamente melhor que o Milsap, que também é bom jogador. O banco que já era ruim, enfraqueceu ainda mais e a troca de treinador pode significar uma queda de rendimento no time. Se ficarem em 8º já é para comemorar e muito.

  • Desculpa awee meu xará mas não sei que time vc torce nem nada mais pra o atlanta hawks ficar em 8 lugar não tem nada que se comemorar não a nossa pior campanha esse ano sem duvida tem que ser o mesmo lugar da temporada passada 6º dai pra baixo ja e desastre mais mesmo assim so consigo enxergar de superior mesmo ao atlanta o Miami Heat e o Chicago Jordans então acredito muito que o hawks va ficar entre 3 e 6º por ai sem duvidas ja que cavs wizards pistons raptors são bons times mais não vão superar atlanta hawks não lets go hawksssssssssssssssss o/

    • Carlos Eduardo

      Sério mesmo amigo, você acha que nessa temporada o Hawks tem mais time que o Pacers, Nets e Knicks? Eu gosto do Hawks, mas vejo o time bem abaixo desses aí, fora o Heat e o Bulls que você já disse.

    • Rodrigo

      Não torço pra ninguém não, mas se você acredita que o Hawks é mais forte que os Nets, Pacers e Knicks…só resta esperar a bola começar a rolar.

      • Rodrigo

        Os Nets com um treinador “interino”, com Wallace e Humpries no elenco ficou na frente dos Hawks, porque agora sem eles e com Pierce, Garnett, Terry e Kirilenko ficaria atrás? risos. Só se o inacreditável me convencer que o Teague se transforme em um Chris Paul, o Horford vire o Olajwuon e o Delorean entre no Elton Brand voltando uns 10 anos atrás, haha.

  • sem dvidas o hawks pode superar o nets isso e d fatop e certeza ja knikcs e pacers não posso afirmar com tanta certeza mais o hawks tem sim condiçoes de ficar a frente deles ^^ lets go hawkssssss o/

    • Rodrigo

      As chances são as mesmas do Seattle Supersonics chegar aos playoffs.

    • Carlos Eduardo

      Vamos esperar pra ver então.

  • Na minha opinião, o roster dos Hawks saiu perdendo com a saída do J-Smoove e com a vinda do Millsap. No meu ponto de vista, o Hawks com certeza não supera Heat,Bulls,Pacers,Nets nem Knicks, aí já vão 5 vagas de playoffs.. As 3 vagas restantes, os Hawks disputam com Cavs, Pistons e Wizards, acho que o Atlanta consegue vaga sim para os offs, mas em 7º ou 8º, se conseguir classificar. Acho o roster dos Cavs e Pistons mais completo que o dos Hawks. Fico com um pé atrás em afirmar que o elenco dos Wizards é capaz de superar os Hawks, pois o time vai depender muito das atuações de John Wall, Bradley Beal e do novato Otto Porter.. Os pivôs dos wizards são medianos, e não tem grandes opções no banco, por essa razão acho o time de Atlanta superior, apesar deles também não têrem banco para pivôs, têm uma dupla titular relevante.

  • CosmeCelta

    Cara, como fanatismo cega uma pessoa.