Brooklyn Nets (49-33) 4° na conferência Leste

Time base

Deron Williams
Joe Johnson
Gerald Wallace
Reggie Evans
Brook Lopez

Principais reservas

Andray Blatche
C.J. Watson
Kris Humphries
MarShon Brooks
Keith Bogans

Líderes

Pontos: Brook Lopez – 19.4
Rebotes: Reggie Evans – 11.1
Assistências: Deron Williams – 7.7
Roubadas: Gerald Wallace – 1.4
Bloqueios: Brook Lopez – 2.1

Agentes livres irrestritos: Andray Blatche (renovou), Jerry Stackhouse.

Agentes livres (player option ou qualifying offer): C.J. Watson (acertou com o Indiana Pacers), Keith Bogans (foi trocado para o Boston Celtics).

O Brooklyn Nets fez o esperado: a equipe não era vista como uma das maiores forças da liga, mas era prevista uma boa campanha da equipe que conseguiu trazer Joe Johnson, do Atlanta Hawks, e manter suas principais peças no elenco. Mesmo sem muito espaço na folha salarial para montar um bom banco, as aquisições de Andray Blatche e Reggie Evans serviram para compor um bom garrafão liderado por Brook Lopez.
O começo de temporada ruim custou o cargo ao treinador Avery Johnson. Após a saída de Johnson, a equipe conquistou 35 vitórias em 54 partidas disputadas, o que valeu ao Nets a quarta colocação na conferência Leste. A grande decepção, entretanto, foi a eliminação para o desfalcado Chicago Bulls na primeira rodada dos playoffs.

O que deu certo

O pivô Brook Lopez voltou de uma temporada de muitas lesões para tornar-se a principal peça ofensiva do Nets. Líder da equipe em aproveitamento de arremessos e pontos por partida, Lopez fez jus ao contrato máximo oferecido pela franquia há um ano. Também merece destaque a segunda metade da temporada regular do armador Deron Williams, que se recuperou dos problemas nos tornozelos do início do ano. Finalmente, a vontade de Reggie Evans dentro do garrafão valeu ao jogador a posição de titular no lugar do apagado Kris Humphries. Mais uma vez na carreira, Evans terminou com média de 11 rebotes na temporada regular.

O que deu errado

A frustrante eliminação para o Chicago Bulls, em casa, na sétima partida da primeira rodada dos playoffs foi a cereja do bolo de uma temporada em que poucas coisas deram certo para o Nets. A equipe dispensou o técnico Avery Johnson (técnico do ano em 2005-06) ainda no início da temporada – após 28 jogos e 50% de aproveitamento – e deu chance ao assistente-técnico PJ Carlesimo até o fim da temporada. Dentre os jogadores, o ala Gerald Wallace e o ala-pivô Kris Humphries foram as maiores decepções. Pela primeira vez desde a temporada 2004-05, Wallace não alcançou dois dígitos em pontuação, terminando com 7.7 pontos por partida. Já Humphries, que em 2011-12 teve médias de 13.8 pontos e 11 rebotes por jogo, despencou para 5.8 pontos e 5.6 rebotes em 2012-13. Os dois jogadores foram recentemente trocados com o Boston Celtics.

Futuro

O Nets foi a equipe de maior impacto nas negociações para a próxima temporada. A chegada da dupla Kevin Garnett e Paul Pierce, vindos do Boston Celtics, coloca a equipe imediatamente como uma das grandes forças do Leste. Chegaram, ainda, o ala-armador Jason Terry, o ala Andrei Kirilenko e o pivô Mason Plumlee, draftado na 22ª posição. O Nets tem uma equipe experiente, que será comandada por um técnico calouro: Jason Kidd abandonou as quadras para dedicar-se ao novo desafio. O futuro para o Nets, entretanto, é agora. A equipe corre contra o tempo para tentar desbancar o atual bicampeão Miami Heat e alcançar a grande final da NBA já nesta temporada. Em um time com tantos veteranos, o tempo não será aliado para a formação e entrosamento da equipe.

  • Carlos Eduardo

    O Nets está de fato muito competitivo nessa temporada, se reforçou muito bem principalmente com Pierce, Garnett e Kirilenko, além disso despachou para o Celtics três jogadores fracos que tinham salários altos, sinceramente a troca foi muito boa para o Nets o horrível para os celtas, receber Wallace, Humphries e Bogans? Nenhum deles tem calibre para ser titular, isso mostra que o Celtics já entregou essa temporada, pois deve ter pego esses péssimos contratos expirantes para dispensar o ano que vem e liberar espaço na folha salarial, projeto a longo prazo, enfim, bom para os Nets que na minha opinião tem time pra chegar pelo as finais de conferência e ameaçar Heat, Bulls e Pacers no leste, pois só lembrando que o quinteto titular do Nets é todo de jogadores que já foram all star, mesmo não torcendo para eles estou curioso para ver o desempenho nessa temporada, Vamos ver…

    • Carlos me desculpa, mas a troca nao foi ruim para os celtics nao. Pegamos contratos expirantes, alem de 3 escolhas no draft. O time do Nets é um time pro agora, mas daki a uns 2 anos ja vai ter que reformular, deve ficar em uma posição baixa no campeonato, podendo gerar uma pick altissima pros celtics que deverão estar no topo.
      Se tiver paciencia da uma lida
      http://www.celticsbrasil.com.br/um-olhar-sobre-o-futuro-a-troca-com-o-nets/

      • Pedrinhooo

        Concordo, o time do Nets tem prazo de 2 anos para ganahr um ring. Não ganhando Ring vai ser complicado. Mas o Nets nem perdeu muito com as picks pois o D-Will ainda é novo e pode atrair jogadores o B.Lopez também é novo por isso são time de Playoffs de todas as maneiras acho eu. Logo o máximo que os Celtics podem ter com as picks do Nets é ter o top15 ou top20 do round1 logo não tem assim uma grande vantagem.

      • Carlos Eduardo

        Então Pedro, mas isso que eu quis dizer, eu acho que troca foi ruim a curto prazo por conta dos préstimos contratos que assumiu, a longo prazo pode ser bom, depende da competência do Ainge.

  • Rodrigo

    Vai brigar forte pelo título, apesar de algumas desconfianças (briga de egos, treinador novato, entrosamento, etc). Um quinteto titular com todos All-Star (ou ex), E um banco com Terry, Kirilenko, Evans e cia que seria do nível de um quinteto titular dos Bobcats. Esse time só não irá dar certo se questões extra-quadra interferirem.

  • Pedrinhooo

    O Nets se reforçou bem mas esses All-Stars que foram buscar estão a dar as últimas na carreira a pesar de terem ainda boas médias elas têm tendência a cair. Uma coisa que é esperado é que o D. Will apareça mais pois esta temporada que passou ele foi a baixo da média. O Kirilenko para mim é um à parte pois acho que ele nunca mais vai voltar aos tempos de Utah seria melhor apostar no Teletovic. Tanta coisa com o Teletovic e ele nem punha os pés em quadra. O mau sucesso dos Nets nesta época que passou foi alguns altos e baixos do D. Will e do Joe Johnson ambos não foram completamente regulares. Faltou alguma consisência ao time.

    Mas o que deitou o Nets a baixo foi sem dúvida o Dunk no Kobe no Brook Lopez e Wallace rsrsrs

    https://www.youtube.com/watch?v=uCyL0zvt8Aw

    • Vixi , esse jogo ele jogou demais , gritos de mvp ecoaram em NY !

  • VictorNYK

    Nunca serão, jamais serão!
    Quem manda em NYC é o Knicks!

    • João Reis

      Coitado, não sabe o que diz…

  • Elber

    Da lista dos jogadores que ainda restam para negociação sendo restritos ou livres tem alguns + ou – interessantes, segue o link do site oficial:

    Pra quem não manja de inglês segue uma legenda simples referente as tabelinhas: http://hangtime.blogs.nba.com/2013/07/16/whos-left-a-look-at-the-numbers/?ls=iref:nbahpt6d

    1 – Tabela de jogadores com pelo menos (ou aproximadamente) 2 mil minutos na ultima temporada (somente 3 deles acima desta estatística)

    2 – Tabela de jogadores com mais minutos nos Offs (dos que estavam disponíveis daqueles com 200 minutos ou + nos Offs restaram apenas 6)

    3 – Tabela de jogadores com 800 ou + pontos na ultima temporada (dos que estavam disponíveis restaram apenas 4)

    4 – Tabela de jogadores com pelo menos 300 rebotes na ultima temporada (restaram 5 deles)

  • Julio Zago

    Penso que os Nets foram uma decepção na temporada, a eliminação para um combalido Chicago Bulls deixou a impressão de que o time não atingiu seu objetivo.
    Os Nets com seu cap infinito montaram um bom time para a disputa desse ano, porém, alguns jogadores decepcionaram como Joe e Kris, e um time que tinha condições de fazer um série semi final muito disputada com o Heat acabou sendo derrotado de forma prematura.
    Também acredito que tenha contribuído para a campanha abaixo da expectativa a ausência de um técnico mais capacitado que soubesse conduzir o time na hora decisiva.
    Para o próximo ano, a expectativa é que o time faça novamente uma boa temporada, KG deve dar um up na qualidade do garrafão se estiver saudável, porém, novamente pesa contra o time a ausência de um treinador experiente. Sei que muitos vão me criticar por essa opinião, vão dizer que Kidd possui capacidade e tudo mais, mais um time com as aspirações dos Nets e tendo em vista o investimento feito, jamais poderia arriscar com um técnico novato.

    • diogoheat

      Se os Nets tivessem vencido o bulls,pra min seriam varridos contra o heat

    • Concordo com vc, cara, não da pra dizer que o Kidd será bom, é o primeiro ano dele como treinador… E não é pq ele foi um jogador inteligente e grandioso que necessariamente dará certo treinando. Lembram-se do Isiah Thomas? Ele foi um armador ainda melhor que o Kidd (sério!) e não se tornou grande treinador. Já o Phill Jackson foi um jogador bem mediano, no entanto…

  • Luiz Henrique Santos

    O Nets 2013-14 vem muito forte e experiente, mas também com um time mais velho eles se tornam mais suscetíveis a lesões e ainda tem a estreia do Jason Kidd como técnico e o Mason Plumlee, que eu gosto bastante. Minha previsão para esta temporada é que façam uma campanha entre o primeiro e o quarto lugar…

  • Dilvaine

    Boston adquiriu 4 jogadores, sendo 3 expirantes, o outro é Marshon Brooks, otimo jogador pro pouco que recebe, além de poder crescer na maior instituição campeã da NBA. Sobre os picks futuros são de se esperar, 2014, 2016 e 2018, sendo uma de 2017 protegida. É FATO que em 2016 e em 2018 há uma maior chance de Boston adquirir top 10 do que se comparar com o draft de 2014, pois os Nets devem ir para o POS, ficando na lottery, ou seja, fora do top 10. Mas calma la, Ainge pegou Green, Sully e Olynyk abaixo do top 10, então é esperar. Falar que a troca foi ruim pra um lado ou pro outro é injustiça, em vez que Ainge pensou caridosamente no PP e no KG, ao negocia-los com um time contender, ao inves de manda-los pro bucks ou cavs. O segundo anel que eles esperam é para agora, pra já, e não pra daqui 2, 3 anos, pois já vão se aposentar. E não é o boston ou o nets que perde com isso, é a nba, porque falar de nba sem falar de KG, é sacanagem :p Ao meu ver, Nets tem tudo pra fazer final de conferencia com o Heat, isso se nao se enfrentarem antes, ou se não ocorrer a pedra no sapato deles, ao se tratar de colocar um tecnico novato pra poder dar a Dwill, Joe, PP e KG o anel que eles tanto esperam. Eu como GM, tendo esse time, apostaria em outras mãos para guiá-los, sinceramente.

  • L. Avila

    Verdade que o Nets é um time mais velho mas com este grupo da bem pra poupar Pirce e KG em alguns jogos assim como Spurs fez com Duncan e Manu preserva-los em jogos mais fáceis. Se tiver inteiros nos Playoffs sera um adversário duro.

  • CosmeCelta

    Cara, incrível como não imagino ver PP com a camisa preta dos Nets. Vai ser doloroso ver KG e PP sem ser de verde e branco na NBA.