Revisão da temporada: Golden State Warriors

Golden State Warriors (47-35) 6º lugar na Conferência Oeste

Time Base

Stephen Curry
Klay Thompson
Harrison Barnes
David Lee
Andrew Bogut

Principais Reservas

Jarrett Jack
Carl Landry
Festus Ezeli
Draymond Green
Richard Jefferson

Líderes

Pontos: Stephen Curry – 22.9
Assistências: Stephen Curry – 6.9
Rebotes: David Lee – 11.2
Roubadas: Stephen Curry – 1.6
Tocos: Andrew Bogut – 1.7

Agentes livres: Jarrett Jack e Carl Landry

Na temporada de 2012-13 o jovem time do Golden State Warriors entrou para a história: liderados pelo all-star Stephen CurrERROR 404

O armador não ter sido convocado para o Jogo das Estrelas foi uma das maiores injustiças do ano. Com apenas 25 anos e aparentando ter 16, ele voltou a jogar uma temporada sem lesões graves, quebrou uma marca histórica nos arremessos de três pontos e o resultado apareceu dentro de quadra. O Warriors voltou para os playoffs depois de uma ausência de seis anos, com uma campanha sólida de 47 vitórias e 35 derrotas.

Além dele, se destacaram o ala-armador Klay Thompson e o pivô Andrew Bogut. O primeiro provou que é muito mais do que apenas um arremessador, contribuindo também com uma defesa consistente quando necessário. Já o australiano pouco jogou na temporada regular, mas foi essencial durante os playoffs, principalmente na série contra o Denver Nuggets.

Jarrett Jack e Carl Landry foram excelentes aquisições para o banco de reservas, e o all-star (esse, de verdade) David Lee continuou com sua excelente e discreta média de duplos-duplos. Infelizmente, ele se lesionou e foi uma ausência sentida na série contra o San Antonio Spurs.

Série esta em que a jovem equipe da Califórnia mostrou que poderia muito bem ter disputado a Final do Oeste contra o Memphis Grizzlies, afinal, foram detalhes e desatenções no fim de ao menos dois jogos que custaram a temporada. Podem colocar na conta do também jovem treinador Mark Jackson, que mostrou ser um ótimo conselheiro e motivador, mas ainda peca um pouco em questões táticas.

O que deu certo

Os calouros. O draft de 2012 se mostrou abençoado para o Warriors: Harrisson Barnes, Festus Ezeli e Draymond Green supriram bem as deficiências do time. Em especial Green, que além de rapidamente se mostrar o melhor marcador de perímetro do time, ainda guardou bolas de três pontos valiosas durante os playoffs, para a surpresa de muitos – isso nunca foi a sua especialidade.

O que deu errado

Além do uniforme alternativo amarelo berrante com mangas combinado com shorts do Indiana Pacers da década de 90, é difícil apontar o que deu errado nessa temporada do Warriors. Eles pecaram por inexperiência na semifinal do Oeste (só dois jogadores do elenco já havia disputado pós-temporada) mas derrotar o Denver Nuggetts e roubar dois jogos do Spurs provou que eles estão encaminhados para o futuro. Talvez, um elenco mais profundo tenha faltado, o que nos leva ao…

Efeito Paliativo

Imaginem se a franquia não tivesse que arcar com os salários ridículos de Richard Jefferson e Andris Biedrins? Ou se Brandon Rush não tivesse perdido toda a temporada por conta de lesão? E se, ao invés disso, o Warriors tivesse um jogador de alto nível e experiente, que pudesse segurar a onda da garotada no momento necessário? Ah, para a felicidade dos torcedores, isso aconteceu, e agora o…

Futuro

… da franquia aparenta ser espetacular. De uma tacada só, eles trouxeram Andre Iguodala, se livraram de Jefferson e Biedrins e mantiveram todos os jovens do elenco. Além disso, assinaram com Toney Douglas e Marreese Speights, bons role players. Perderam várias escolhas de draft, mas a juventude já está no elenco, e eles precisam de resultados agora, então Bob Myers já é favorito para ganhar o prêmio de Dirigente do Ano em 2014.

Se tudo der certo, o Warriors é sério candidato para a Final do Oeste. No mínimo.

  • Rodrigo

    Oeste é bastante duro hein…

    palpite, digamos, ousado afirmar que eles estarão nas finais da conferência… tem que TUDO dar certo mesmo…

    • Rodrigo

      Em tempo…

      GSW tem dois jogadores com sérios problemas fisicos…

      Bogut e Curry (com seus tornozelos de vidro)…

      Curry é genial e desempenho do GSW nessa ultima season aconteceu graças aos tornozelos saudaveis (apesar de jogar os dois ultimos jogos da serie contra o SAS com um deles torcido)… mas isso vai acontecer de nvo????

      é complicado botar muita fé nesse time sendo que o pilar do perimetro e o do garrafão (Lee nao marca ngem) tem sérios problemas fisicos…

  • Zorg

    GSW será um dos times mais interessantes de ver jogar nessa temporada ….

  • RafaelRox

    Stephen CurrERROR 404 foi uma brincadeira com seus numeros de turnovers? Do mais esse foi o time do ano.. =/ triste por ter perdidos reservas importantes com Jack e Landry… mas a adição de Iguodala deve trazer mais brilho a equipe titular.

    • Acredito que p S. CurrERROR 404 se referiu ao fato do jogador merecer a convocação para o ASG mas nao ter sido convocado, o que é uma injustiça tremenda

  • Rodrigo

    Movimentação do Golden State foi espetacular. Nunca imaginaria que conseguiriam de uma tacada só se livrar de Jefferson e Biedrins. Agora só falta se livrar do contrato do Bogut, e ou renovar por bem menos e abrir espaço no CAP, ou então ir atrás de outro pivô.

  • Gabriel

    ótima aquisição do Igoudala, algo q muda o patamar da equipe, e isso é indiscutível, mas q o Warriors perdeu no banco, perdeu….mas com certeza é um grande time…

  • Anônimo

    acho que só falto um pouco de destaque tambem pro harrison barnes …fez uma temporada impressionante pra um rookie !

  • Rodrigo

    ah… nao acho que perdeu tanto banco assim… Klay Thompson ou Barnes vao pro banco nessa temporada… e o Iggy vai ajudar tanto qto o Jack ajudava na armação…

    Curry/Douglas/Nedovic
    Iggy/Klay
    Barnes/Iggy/Green
    Lee/Speights/Green
    Bogut/Ezeli

    o banco ta tao ruim assim nao… se o mark jackson preferir pode colocar começar com o Klay de SG, o Iggy de SF e deixar o Barnes vindo do banco…

    o time ta mto interessante…

    • sebas1606

      Com certeza,um time muito versátil e qualificado.O que não pode acontecer é o pessoal como Bogut,Curry e Lee ficarem muito tempo no departamento médico né…Principalmente os dois primeiros que tem um histórico de lesões.

  • Everton

    Ainda resta um espaço no CAP para mais um ou dois reforços pro banco?

  • Felipe Martins

    né por nada nao mas faltou e muito dar mais destaque pro harrison barnes..

    • Anônimo

      exato

  • Felipe Martins

    draymond green cresceu muito ao longo da temporada e foi fundamental no fim da temporada e nos playoffs, tanto defensivamente como ofensivamente. antes visto apenas como um bom defensor com alto QI de basquete, melhorou o shoot de 3, e o ball handling dele pro tamanho que ele tem é muito bom

  • Pedrinhooo

    Foi a equipa que mais évoluiu e supreendeu nesta temporada que passou. 272 triplos do Curry, 2nd Round Playoffs, 6th Seed, temporada em cheio! Agora com um roster mais versátil e com a vinda do Iggy vão ser time de luta pelas finais de conferência.

  • Anônimo

    Vai ser o melhor time de se assistir na temporada com certeza!
    Estão com um baita elenco e vão chegar mais experientes, arrisco que vão pra 2ª rodada dos playoffs e vão competir pau a pau pra ir pras Finais de Conferência!
    Uma coisa importante a se destacar, já que o povo tá falando do Barnes, fez uma season decente, mas nos playoffs cresceu muito de produção, algo raro para novatos! Esse time tem muito futuro!

  • Paulo Almeida

    E pela segunda vez, Toney Douglas tomou a vaga do Scott Machado…tsc.tsc.

  • Luiz Henrique Santos

    Bela análise, acho que realmente faltou experiência, mas esse ano promete para o GSW, eu aposto que eles farão uma campanha entre o segundo e o sexto lugar na regular.