Rick Carlisle celebra seleção de Luka Doncic pelo Mavericks: “Peça fundamental”

Luka Dončić estava no topo do ranking de prospectos do Dallas Mavericks – e a equipe não mediu esforços para adquiri-lo. Os texanos abriram mão de uma futura escolha de primeira rodada de recrutamento para “avançar” na loteria e selecionar o armador esloveno na terceira posição geral. O técnico Rick Carlisle é um fã do jovem e, por isso, não escondeu a animação com a escolha da franquia.  

“Nós fomos muito afortunados hoje. Luka era nosso jogador favorito do draft e, se tivéssemos uma chance de selecioná-lo, faríamos o que fosse possível para tornar realidade. Eu já o projeto como titular desde a primeira partida. Conseguimos um talento que acreditamos ser a peça fundamental de um time vencedor”, elogiou o experiente treinador, em entrevista coletiva logo após o draft.

Nunca um atleta europeu inscrito no draft chegou tão condecorado à NBA quanto Dončić. Com 19 anos, ele tornou-se o jogador mais jovem da história a ser eleito MVP da Euroliga e da Liga ACB (o campeonato espanhol), comandando o Real Madrid na conquista das duas competições. Carlisle, porém, está pronto para ser bastante paciente no desenvolvimento do badalado prospecto.

“É preciso entender que Luka é um garoto, tem somente 19 anos. O estrelato na NBA não acontecerá do dia para a noite. Ele é muito refinado, mas, fisicamente, temos que prepará-lo para a maratona dessa liga. Nós sabemos que vai ser um processo e precisamos protegê-lo na medida de nossa empolgação para que ele possa fazer tudo o que já fez tão bem na Europa”, ponderou o técnico.

O primeiro cuidado de Carlisle com Dončić já está planejado: pretende pedir que o Mavericks não exija a participação do garoto na Liga de Verão de Las Vegas e opte por dar-lhe férias integrais no período. “Luka atuou no Eurobasket do ano passado e teve um longo ano com o Real Madrid. Ele é um garoto que merece e precisa de um pouco de descanso neste momento”, explicou.

Para muitos analistas e torcedores, o prodígio esloveno era o melhor prospecto do draft deste ano e só não foi a primeira escolha por conta de um já reconhecido receio das equipes da NBA em apostarem muito alto em atletas de fora dos EUA. Ele ainda é um desconhecido para a maioria dos norte-americanos e Carlisle crê que não existem comparações para apresentar seu jogo.

“Eu não quero compará-lo a ninguém, pois esse menino está muito fora da curva. Luka está chegando à NBA com uma lista absolutamente formidável de prêmios e feitos, algo realmente único. Diante de tudo o que já fez, a única forma justa de avaliá-lo deve ser como o primeiro Luka Dončić que veremos nessa liga”, finalizou o treinador, extremamente satisfeito com os resultados do recrutamento.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • felipe fernando Oliveira

    Só o tempo dirá se vai dar certo o não. Mas pra mim até que se prove o contrario, Mavs em duas temporadas com DSJ e Doncic terá um dos 5 melhores perímetro da liga.

    • Marcio

      Perímetro forte e o Mavs melhorou todas suas posições!

  • Alan Martins

    Não consigo ver como Ayton e, principalmente, Bagley, podem se sair melhor que o Doncic na NBA.

    E já era de se esperar que Dallas já fosse com tudo mesmo pra esse Draft ja que eles nunca tankam e se fosse pra tankar seria realmente só um ano.

    Tomara que não façam bobagem na offaeason e comecem a desenvolver um bom nucleo pra próxima década chegar forte.

    • Alex Vilela #PG MVP#

      Por existem equipes que reconstroem rapido, jaja o Dallas busca playoffs novamente, já outras permanecem no limbo( Kings).

  • Victor Jorge

    O futuro será brilhante. Dallas achou seu franchise player, to muito ansioso pra ver Doncic.

  • RennanLAL

    Dallas pegou o melhor jogador do draft, excelente trabalho do GM e contando com a burrice de Suns e Kings que selecionaram dois jogadores de garrafão que não sabem defender, parece que as duas franquias não assistem NBA faz alguns anos, os últimos playoffs jogadores como Embiid, Gobert e Towns sofrendo um absurdo em switchs… isso que os dois primeiros são ótimos defensores, imagine o Ayton e Bagley.

    • Pedro Franco

      Amigo, oq significa switchs? Não conheço esse termo no basquete. Seria trocas de marcação?

      • Gustavo

        Exato

  • Alex Alves

    Caiu na franquia perfeita (para seu jogo) se conseguirem algum FA top (Cousins) o time já vem buscar o OFFS.

  • King Cuban #MFFL

    Meus amigos… Foi uma grande noite para os adeptos dos Mavs…

    • Abel

      kkkk e na próxima temporada? vai torcer por derrotas novamente? ou o processo tank foi completado?

      • King Cuban #MFFL

        Nunca mais torço contra equipa… Saímos deste draft com o Doncic invez do Miles Bridges graças ao tank e estou satisfeito… Duas temporadas seguidas de muita sorte no draft… Agora veremos como será a Free agency…

    • Beto cargnin

      Rapaz q bom q o Mavs se deu bem.
      Pelo menos nao teremos q ver vc torcer contra seu time.

      • King Cuban #MFFL

        Pelo menos eu estava consciente que a equipa precisava de tankar e só assim conseguimos o Doncic… Imagina se eles não tivessem tankado seria mais um draft com um Miles Bridges da vida…

        • Beto cargnin

          Eu sei disso.
          Por isso falei q bom q o Mavs se deu bem.
          Torço muito pelo Mavs por causa do Dirk, um dos jogadores q eu mais gosto de assistir.

          • King Cuban #MFFL

            Espero que tudo dê certo na free agency agora… Não é novidade para ninguém que eu não simpatizo com o Cousins mas olhando para os outros jogadores que estão na FA, ele é o melhor… O Capela e o Nurkic podem ser outras soluções mas vai depender do preço…

          • Beto cargnin

            Eu acho q o maximo pro Capela e o Nurkic é loucura.
            Vamos esperar pra ver se o Cuban consegue tirar outro coelho da cartola.

          • King Cuban #MFFL

            Acho que o Powell será o PF titular

  • Cristiano Oliveira

    Jogador mais talentoso da classe na minha opinião!

    Ofensivamente o Mavericks promete muito. Doncic será a peça cerebral do time, mas a defesa me preocupa. DSJ defensivamente é muito vulnerável e Luka tá longe de ser um grande defensor. Carlisle(embora não seja um mago como Stevens) terá trabalho, mas é um cara competente!

    Gostei das escolhas do Knicks! Não entendo porque alguns torcedores continuam com a ejaculação precoce de querer montar um time para ontem! São muitos anos de fracasso, eu sei, entretanto Perry tem feito um bom trabalho. Gradativamente o Knicks está progredindo em termos de planejamento.

    – Knox tem um grande upside(bem maior que o do Mikal)
    – Mitchell Robinson: Muito bom protetor de aro, bom reboteiro, possui um deslocamento lateral interessante, arremesso ok… Pode ser um steal
    – Allonzo Trier: Chegando para a G League tbém pode ser muito interessante; a envergadura dele como SG não impressiona, mas a primeira passada dele é rápida (e teremos crossover’s em NY) kkkk Tem um bom arremesso. Precisa se empenhar mais na defesa, de preguiçoso já basta o Mudiay :p

    Em suma, ACALMEM-SE kkkkk

    Boa sorte ao MAVS que é a franquia que me simpatizo no Oeste.

    Lets Go Knicks!!!

    • vsr.snake

      Carlisle já fez milagres até maiores que o do Stevens, dos coachs em atividade só o vejo atrás do Popovich

      • Cristiano Oliveira

        Eu gosto dele, mano. Tomara que ele consiga fazer essa molecada jogar. Pensei que Noel contribuiria mas pelo jeito…

        • Chimbinha “o banido”

          Noel é um encosto

          • Cristiano Oliveira

            Noel, Noah, …

        • vsr.snake

          Noel tem a síndrome da geração nova de jogadores, muito mimado, com ego inflado, falando grosso e não jogando nada. Ver ele em quadra é desanimador, pela falta de comprometimento dele. Eu achei que ele melhoraria ofensivamente no Mavs pela carência de peças ofensivas perto da cesta, mas isso não só não aconteceu, como ele defensivamente piorou. Fora que duvido que ele tenha se dado bem com Carlisle, que é um coach de personalidade forte, vide a treta dele com o Rondo, onde o time que saiu perdendo disso tudo

          • Cristiano Oliveira

            É bem por aí. Eu acho que por um valor baixo valeria uma aposta do Knicks. O jogo dele encaixaria com o do KP. Como eu falei, gostei da escolha do Robinson que poucos analistas estão comentando.

            Keita Bates Diop ou Musa eram os outros 2 que eu estava torcendo para o Knicks selecionar mas estávamos precisando de um C com atleticismo e que sabe proteger o aro.

          • Poli Canassa

            Por essas aí é que eu acho que Mavs não renova com ele não, quase ctz que roda.

  • Franklin Gomes Peixoto

    Alguém me explica porque atlanta trocou o Doncic pelo Trae Young ?

    • Cristiano Oliveira

      Eu poderia grosseiramente dizer que foi por BURRICE.

      Entretanto, vamos considerar a hipótese deles desejarem RJ Barrett para o próximo draft… Ou seja, com Trae Alligator é mais fácil tankar 😉

      • Poli Canassa

        Atlanta vai pro tank nível Suns, então creio que agr querem acumular pick. E o Doncic já tinha falado em algum lugar que não queria ir pra time não-competitivo é tbm não queria o kings não kkkkkkkkkk

      • Diego Costa

        Se eu não me engano em 2019 as 3 piores equipes tem a mesma chance de escolha. Não faria sentido tankar pensando especificamente em um jogador

    • Diego Costa

      Por uma questão de encaixe creio eu.

      Trae e Huerter são excelentes arremessadores e podem formar uma grande dupla.

      Huerter defende bem e pode ajudar o Young na defesa junto com o Prince. Fora que o DS será trocado, provavelmente por um C.

      Eu não passaria o Doncic, mas acho que o Hawks foi bem até.

  • Bruno Macedo

    Só espero que o Dallas pare de usar o dirk na 5 e coloque o Barnes na 3, e vá atrás de um bom banco.

    • Guilherme Petros

      Um passo de cada vez…

      • Victor Jorge

        Dallas precisa de um pivô agora, esperamos que venha um bom

        • Guilherme Petros

          E que seja um grande defensor…

        • Poli Canassa

          Na FA da pra brigar pelo Cousins (apesar dele ter uma lesão complicada para caras grandes como ele), até pegando o Howard mais barato e quem sabe tentando outro FA tbm, dar uma consistência pro time titular e ter ali uns 3 caras pelo menos regulares na rotação, ideal seria ter uns 4 bons role players.

          • Francimarques Lakão

            Acho q ninguém vai apostar no Cousins essa season, a lesão dele é gravíssima até em jogadores leves, imagine num que carrega mais de 110kg correndo.

      • Bruno Macedo

        Se for pra brigar por offs tem que fazer isso, se não vai só ficar igual o Lakers lá e vai ter pick ruim e não vai pegar offs.

        • Guilherme Petros

          Verdade. Mas se isso não acontecer nessa temporada, sem problema. Agora tem um núcleo jovem, que é o mais difícil.

    • Michel Moral

      O D12 tá aí…

      Daria uma bela fortalecida na defesa e deixaria o Dirk tranquilo para meter seus 15 tentos.

      Smith Jr., Doncic, Barnes, Dirk e Howard.

      Uma mescla bem bacana. É se D12 jogar o que jogou no Hornets já ajudaria demais!

      E deixa o Wes é o Curry como opção na rotação.

      • Bruno Macedo

        O problema é a má influência do D12 em um time jovem.

        • Michel Moral

          Será que essa fase não passou, não?

          Pelo que a gente tem visto, Howard está bem mais consciente da sua condição hoje na liga. Fez uma temporada sem protagonizar nenhuma polêmica e ainda ajudou muito dentro de quadra.

          Só essa dispensa do Nets já mostra como ele já não tem mais aquele status de outras épocas.

          Acho que dá para tentar sim.

          Claro, sem fazer loucuras financeiras para adquiri-lo também.

          • Augusto

            Howard para muitos times é a melhor opção para proteger o aro, parece que ele já aceitou que não é mais “o cara” da posição e isso vem fazendo bem pra ele, não me parece ser mais aquele jogador que tumultua o ambiente. Por tudo isso Howard passa ser uma das melhores opçoes disponíveis pois não comprometeria tanto o cap ( tanto pelo salaria quanto pelo tempo de contrato) como caras igual ao Capela, Deandre Jordan, na minha opinião esses caras não valem o investimento de um contrato máximo, na verdade talvez o único povo que vale o máximo disponível na FA é o Demarcus Cousins.

          • Augusto

            Pivo**

          • Michel Moral

            Esse é exatamente o ponto.

            E o fato de agora não ser mais considerado “o cara” deve até mesmo abaixar o valor de mercado. A relação custo benefício pode ser muito interessante.

            O que não dá é contratá-lo para ser um protagonista, um cara com iniciativa. Aí fodeu!

            No Mavs, por exemplo, todo mundo sabe (e ele também deveria saber ao aceitar ir para lá) que é um time em desenvolvimento, focado no amadurecimento de jovens promissores. Se ele topar fazer parte desse processo, ótimo.

          • Bruno Macedo

            Saiu notícias que os jogadores comemoraram quando ele foi trocado pro Nets, não tem essa no Lakers ele criou um caos e lá o negócio era doido pra ele se estranhar com o Kobe, ele é uma laranja podre eu não queria ele em Miami por exemplo, piorou em um time jovem, pode ser uma puta jogada se der certo, como também pode ser uma merda se ele começar a fazer merda.

          • Michel Moral

            Sim, cara. Mas o ambiente no Hornets está ruim por diversos motivos. Dizer que isso é culpa do Howard é forçar um pouco a barra.

            Sempre critiquei o cara por ser um bebê chorão, mas não acho que a essa altura da carreira ele tenha muitos motivos para continuar sendo babaca.

            É uma oportunidade para um time como o Mavs. Quem mais Cuban poderia trazer? E acho que Howard não seria um reforço tão caro quanto uma estrela.

          • Bruno Macedo

            Eu não apostaria, se ele não deu certo em vários lugares, em um time jovem eu não arriscaria, não que a culpa seja dele só, mas em um lugar que muitas notícias vão de encontro a ele ser um péssimo companheiro, e o cara já ter histórico, eu tenho quase certeza que ele é um péssimo exemplo kkk.

          • Ricardo Faria

            Ele fez merda no Hornets sim. O ambiente nao tava legal.

          • Michel Moral

            Olha, cara… O ambiente no Hornets não está legal por diversos fatores, não só por D12.

            O próprio Kemba contribui muito pra isso, pois fica pressionando a diretoria, ameaçando sair…

            Tem o Batum que não conseguiu render o que se espera depois de ter ganhado o contrato.

            Sei lá, penso que se o cara faz o trabalho dele dentro de quadra, ótimo.

            Tendo gente para domar a fera também ajuda. O Mavs seria um bom lugar por isso.

      • Rato de Chicago

        Concordo com vc D12 cairia como uma luva

  • Renato

    Mavs mandou bem demais realmente, chego a dizer que com um center dominante (Jordan, Cousins etc…) já briga por playoffs outra vez.

  • Antonio Jhennyson Souza Silva

    Vamos com calma. Eu sou igual aos americanos: muito desconfiado de jogadores estrangeiros. Espero que se dê bem na NBA mas não será fácil nem rápido.

  • Everton

    O RC apontou bem, vão ter que ter paciência com o cara pra desenvolver o jogo dele, nesse sentido, acho que entre os 5 times que possuíam as primeiras picks, ele caiu no melhor pra ele. Não vai faltar oportunista falando eu avisei caso a primeira temporada do Ayton seja melhor que a dele. No mais eu realmente n entendi pq o Atlanta trocou ele pelo Young, o futuro vai responder quem fez a melhor escolha.

  • Danilo Celtics #Banner18

    rookie do ano facil

  • Luiz Amaro Neto

    Esse cara merece ser treinado por um treinador top que privilegia primeiro o coletivo para as individualidades sobressaírem, a chance dele conseguir mostrar todo o seu talento e QI de basquete é imensa.
    Alimentei esperança que o Ainge iria pra cima do Atlanta (algo tipo Rozier + pick Kings, Memphis e Clippers) pra adquirir a pick 3 e ver Doncic no Boston. Nem é um lamento, até porque seria chorar de barriga cheia, hahahaha…

  • evandro de medeiros bacelar ba

    Vai ser legal o Dirk ainda no Mavs dando o caminho das pedras e passando aos poucos o bastão para o Doncic. .Doncic se deu muito bem Nesta, pois sua transição sera bacana e sem preconceitos dentro do time, pois o grande nome da Franquia e um Europeu

  • Daniel

    Mark cuban assaltou legal o hawks, mas acho q até eles querem ver rick carlisle transformar DSJ e Doncic na melhor dupla da nba. Será um ano fantástico pros torcedores do mavs.

  • Augusto

    Mavs começa a ficar muito interessante, além de ser um bom destino para FA, passa a ter uma base muito boa com um técnico que é top 5 da liga, esse time com um protetor de aro fica um time bem competitivo já para essa temporada, claro que no oeste playoffs é bem difícil de se pensar, porém pra mim esse “Tank” já acabou, se pararmos para pensar Dallas em 2 temporadas já conseguiu se “reconstruir” com uma ótima base, enquanto outros times estão a 5,6 anos e não saem do lugar. Gostaria de ver o Superman em Dallas, um contrato de 2 temporada (talvez com um team option na última temporada) vale a pena o investimento, DSJ – Doncic – Matthews – Barnes – Howard (ou outro protetor de aro) acho que será essa a base do time, ou o Dirk entra no lugar do Matthews.

    • Poli Canassa

      Se o Stupaman vier e fizer um barulho da FA da pra montar um time redondo.
      Talvez pegando um 3 gabaritado, ou até mesmo deixando de assinar com Howard e pegando um pivo mais em alta (só não consigo pensar em nomes nesse momento).
      Mas acho que DSJ vem pra 2 e Doncic pra 1.

      • Michel Moral

        Taticamente falando, sim.

        Assim como o Simmons é o 1 do Sixers, o Barba era o 1 (antes do CP3), o LBJ era o 1, etc…

        Mas para fins de escalação (mera formalidade), Smith será considerado o armador do time.

    • raphael cs

      Só não pode cruzar com o Pop, vai ser freguês assim lá longe. kkkkk
      Mavs mandou bem demais nessa escolha.

    • Mavscelo

      Eu sou torcedor do Mavs e afirmo: prefiro ver o DAJ em Dallas do que o Coward. Esse filho da mãe estraga qualquer vestiário.

      • Guilherme Petros

        Depois de um trabalho tão primoroso contratando carregadores de piano por bons preços e draftando tão bem nos últimos anos, imagine chegar o GM e jogar tudo pro alto adicionando o Howard no time?? rs

  • xmaah

    Agora tem que ver como o Mavs vai se comportar em relação a quem renovar/dispensar entre Farrell/Curry/Noel/McDermott/Mejri e quem vão trazer na FA. Vai ser um time interessante pra acompanhar nessa temporada.

    • Poli Canassa

      Acredito que Curry e Noel(esse e o que tenho mais duvidas) vazem mesmo. Curry joga na posição que DSJ vai pegar pra Doncic ser armador.
      McDermott acho que mantem de o salário não for alto, mas não sei quanto tá exatamente.

      EDIT: ele tava com cerca de 4 mi temporada passada, acho que se continuar assinando por algo assim deve ficar. Mas nessa conferida vi o cap do Mavs, tá em 70mi, da pra pagar o Doncic, pagar uns role player e ainda fazer um barulho na FA se souber trabalhar.

      • xmaah

        Noel perdeu o contrato da vida e o Mavs tá rindo a toa por não perder aquela grana.

        • Poli Canassa

          Mavs escapou de uma bomba msm kkkk

          • xmaah

            esse time tem a bunda pra lua, deu sorte com o Noel e dois draft’s seguidos.

    • Mavscelo

      Só o McDermott vale a pena desses aí. Com a escolha do Brunson na segunda rodada, ficou claro que o Yogi pode ir arrumar outro time.

      • xmaah

        Ainda acho que vale a pena dar um contratinho pro Yogi contando que seja baixo, na pior das hipóteses pode virar moeda de troca.

  • Lyardson

    Doncic caiu na franquia certa para desenvolver seu jogo, ainda pode pegar o bastão de um dos melhores europeu (se não o melhor) da liga. Carlisle pode melhorar o jogo dele com certeza com a habilidade do garoto mais a franquia certa tem tudo para ser a melhor escolha do draft só nos resta aguardar…

  • Paulo Sérgio

    Depois do Celtics, o Mavs é a franquia que mais tenho “carinho”. Vai ser legal ver DSJ e Doncic. Espero uma final deles contra a dupla JayJay

  • Sérgio Menezes

    Excelente trabalho da direção dos mavs. Eu não acreditava que eles pudessem trazer o esloveno. Que jogada de mestre!

    Dallas já possui a dupla de armadores jovens mais promissora da liga. Ansioso para ver esse dupla jogar.

    • King Cuban #MFFL

      Basicamente os dirigentes mostraram que queriam muito o doncic e não querem saber do tank como o Cuban tinha dito naquela entrevista… A temporada passada foi mais estressante da minha vida… Quase ficávamos longe do top 5, mas, agora posso dizer que o sofrimento valeu a pena.

  • Marcinho Mueller

    DSJ cai no colo do Mavs ano passado, Doncic “sobra” pro Mavs esse ano… Depois o kings, Hawks, Suns ficam nisso de fazer time que nadam nadam nadam e morrem na praia e fica no tank infinito durante uns anos… das possíveis franquias, Doncic caiu na melhor opção pra ele, franquia que gosta de estrangeiros, extramamente organizada, mentalidade vencedora, um lugar legal pra ele se adaptar ao EUA. Prevejo sucesso pro Mavs e pro Doncic!

    • Sérgio Menezes

      Que sorte tivemos!

      • King Cuban #MFFL

        Eu já estava preparado para ir para Dallas pedir a cabeça do Donnie… hehehehe

  • Warrg

    Agora só falta um Pivo pro time… Lembro que ano passado os Mavs ofereceram +- 70M por Noel 17,5/4anos, e ele não aceitou e ficou com a oferta qualificatória, agora virou agente irrestrito… Com isso sobrou CAP mesmo o Dallas pagando 18M pro Mathews… Dava pra investir pesado num pivo top que pega playoffs… Cousins/DAJ mais caros mais de 25M inicial por temp, ou os que custariam entre 15 e 18M como Howard, tem tbm Vucevic já que o Orlandão contratou outro pivô e tem 3 ja no elenco, ele tem um contrato de 12M fica muito atrativo…

    • Sérgio Menezes

      Mattews e powel abocanham grande parte do cap de dallas, mas possuem apenas mais um ano de contrato. Dallas vai poder se reforçar bem para as próximas temporadas. Eu acho que eles vão pesado no capela devido o houston estar com seu cap space engessado, além do suíço ainda ser bem jovem.

      • Beto cargnin

        Até entendo o Mavs ir atras do Capela, mais acho q dar o maximo pra ele eh lokura.

      • Victor Jorge

        quais são as perspectivas pro futuro do nosso dallas? será que vem coisa boa por ai? to bem animado com o doncic

        • Warrg

          As perspectivas são ótimas, no Draft passado pegou o DSJ e nesse draft o Doncic, treinador é um dos melhores…O Dallas tem espaço no Cap pra dar um contrato grande talvez máximo nessa offseason, se fizer isso vai ser um Pivo, como todos dizem… tem o DAJ, Cousins, Capela… Ou dar uma segurada pegando um Howard da vida entre outros… E apostar na proxima offseason… Pq ai sim o Dallas vai ter quase 50M sobrando no cap… Da pra investir pesado… DSJ/Doncic/Mathews/Barnes/Dirk já pode dar encaixe esse ano”brigar por playoff”… Se vier um pivo top, provavelmente ja pega playoff… Ai como um cara disse ali Mathews 18M/Powell 11M, acabando o contrato… Da pra ir atras de outro cara top… Tem tbm outra coisa, no Texas os impostos são menores… Lebron em Miami pagava 45% imposto sobre o salário, cada estado tem sua lei… Só sei que o Texas é um dos menores valores, me falaram que fica entre 15,20%, não sei se é vdd, mais 20% a menos de 30M é 6M a menos de impostos,isso tbm é chamativo pra jogarem em Houston,Dallas e Spurs…

    • Mavscelo

      Gosto do Vucevic, mas prefiro um pivo mais defensivo. E acho que o Magic vai pedir um armador por ele.

  • Carlos Eduardo

    Só precisa ganhar um pouco de massa.

  • ReggieMiller31

    Ultima temporada Mavs foi a 20ª em transmissões, 5 NBATV/1 TNT/0 ABC/5 ESPN. Será q próxima temporada esse nº deve aumentar? Tomara q sobre algumas aki pro BR.

  • Doncic deve ser bem trabalhado pelo Carslile e é uma cara capaz de assimilar seu estilo do jogo em quadra, boa cartada do Mavs acredito…

  • Fernando

    Mavs se deu mal!

  • 🇧🇷LeBrOSMAN🇧🇷 #YoungBull

    O Mavs agora pode dar o máximo pro Capela, q eu nem irei reclamar. Capela ou DeAndre Jordan (e não o DeMarcus Cousins) é o q esse time precisa na Free Agency. Para maximizar o jogo do Doncic, vc precisa de shooters, e de um pivô q corra muito pela quadra para situações de contra-ataque e ponte-aereas. Isto ajudará até o Dennis, inclusive.

    • Victor Jorge

      Acredita que o Mavs briga por playoffs se for bem na offseason?

      • 🇧🇷LeBrOSMAN🇧🇷 #YoungBull

        Talvez brigue por uma vaga nos Playoffs. Creio q deverá levar um tempo para o Doncic se adaptar a NBA, o q é natural. E como ele é peça fundamental, como msmo disse o Carlisle, a equipe deve sofrer um pouco no início para encaixar.
        Ainda existe mt concorrência no Oeste. Por mais q exista empolgação, se ñ for para os Playoffs tbem ñ será nenhum desastre.

        • Victor Jorge

          Fico na torcida que o Luka já entre muito bem e que o Dallas consiga um bom pivô nessa offseason, o time já quer ser competivo. É sonhar demais com um prêmio de ROY pro Luka?

          • 🇧🇷LeBrOSMAN🇧🇷 #YoungBull

            Acho q o Ayton tem mais chances, pq ele realmente deve colocar stats expressivas em pontos e rebotes. O Young vai ter mt liberdade para mostrar seu jogo tbem.
            Mas, ñ é sonhar demais ñ.

          • Victor Jorge

            Vc acha que o Doncic vai ser um grande jogador? Posso me iludir mais do que ja to iludido? espero que ele se torne o maior europeu da nba

          • 🇧🇷LeBrOSMAN🇧🇷 #YoungBull

            Acho a vai se tornar um excelente jogador na NBA. A nível Europeu, ele já é.
            Ele tem todo um cenário favorável para ser um dos melhores.
            A NBA procura cada vez mais versatilidade, e a falta de atleticismo ideal para a NBA do Doncic (q não nem tão ruim assim.), pode ser mascarada pq ele joga no perímetro.
            Vai ser treinado por um dos melhores treinadores da NBA, q gosta de trabalhar com armadores, e terá o Nowitzki para ajudar a transição para a NBA.

          • Mavscelo

            Todos em Dallas estão focados em dar uma última aparição de play-offs ao alemão.

      • Brinell Arcanjo

        DSJ-Doncic-Wes Mathews-Barnes- Um C experiente que eles peguem na offseason. Acho que ainda nao dá playoffs, mas da pra sonhar em brigar pelas ultimas vagas.

      • Mavscelo

        Se contratar um C reboteiro e dominante na defesa, além de um bom jogador pra integrar a segunda unidade (Barton, Smart, por exemplo) e o Doncic chegar impactando de imediato na NBA, as chances são reais sim.

    • ReggieMiller31

      Eu tentaria só Cousins e não aceleraria a recuperação dele, enchia o cap c/ contratos de um ano e não teria vergonha de tankar de novo já q a pick acho q é protegida Top5. Temporada seria focada em entrosar DSJ/Doncic

      • vsr.snake

        Mavs nunca tankou, o time mesmo ruim tentava vencer os jogos. Tanto eh que vivia um tal torcedor aí chorando cada vez que o time vencia.

        • King Cuban #MFFL

          Vi o que senhor fez aqui…. Hahahahaha já passou mano…

    • LeoBp

      Eu acho que, se o Cousins aceitar um contrato inicial baixo pra ir pro Dallas, vale a pena(Ou algo de dois anos, com TEAM OPTION pra mais um), pois acho ele o melhor pivô “disponivel” no momento.
      Porém o DJ está saudável e pode aceitar um contrato menor de longo termo, por causa da idade.
      Agora, o Capela pode ser uma steal. Eu entendo que o contrato dele não vá sair barato, mas é menor do que o de Cousins e Jordan, e o CC jogou muito ano passado…

    • Abel

      Uncle, tô meio sem compreender essa moda de passarem SFs para jogarem como PF. É tudo por conta do avanço do small ball? Ainda acho difícil esses caras (HB, PG e mesmo Lebron) encararem jogadores com dimensões maiores, principalmente na hora de defender, apesar de Draymond Green e, mais recentemente, do Tucker, mostrarem o contrário. Enfim, seria uma tendência da liga? E quais características os jogadores precisariam ter pra isso? Barnes, por exemplo, me parece pouco encorpado pra posição…

      • 🇧🇷LeBrOSMAN🇧🇷 #YoungBull

        Excelente pergunta. Eu diria q é por causa do Golden State Warriors. O Small Ball é uma tendência sim, e se tornou isto graças a eles. Pq eles resolveram fazer algo diferente, com um sistema de jogo considerado bonito e, o mais importante, venceram títulos de forma imediata.
        Já houve equipes com ideias assim (colocar jogadores em posições diferentes de forma natural), de cabeça acho q dá para citar o Suns do Mike D’Antoni, e equipes treinadas pelo Don Nelson. Só q eles ñ conseguiram vencer nos momentos mais importantes, e viraram até motivo de chacota.
        Com esse GSW, já na primeira temporada com o Kerr no comando, foi diferente. Eles conseguiram enfim tirar a ideia de q o Small Ball é eficiente da teoria, para a prática. Esse sistema envolve jogadores versáteis para atuar em várias posições, e apostar na velocidade para fazer pontos, afinal, quanto mais posses de bola, mai chances de se fazer pontos.
        Só q, o diferencial do q o Kerr fez é a bagagem q ele tem. Ele conseguiu unir o q ele aprendeu com o Phil Jackson (na época de Bulls), com o Gregg Popovich (no Spurs) no sistema de jogo do D’Antoni (ele foi executivo do Suns, na época em q o D’Antoni treinava o Phoenix), para criar algo próprio. É o sistema de jogo do D’Antoni, só q evoluído.
        No Small Ball do GSW, todos sabem passar para tentar achar o melhor arremesso (algo básico no sistema de jogo Triângulo do Phil Jackson), todos ou quase todos arremessam e imprimem estilo de jogo rápido (fundamento básico das equipes do D’Antoni) e existe disciplina e inteligência defensiva (um princípio do Spurs do Popovich), para compensar a falta de estatura com marcação pressão, trocas de marcação e agilidade para dobrar nos jogadores e se recompor de forma rápida para contestar arremessos. É mt complicado jogar contra eles com aquele estilo tradicional de 2 jogadores de garrafão, e ñ se render a isto tbem.
        E este é o problema. Muita gente tenta copiar esse estilo, por isso virou uma tendência, só q dificilmente conseguem algo perto do q eles fazem. Principalmente pq é mt difícil achar tantos jogadores numa msma equipe com alto Q.I. de basquete para selecionar o melhor arremesso, ou saber quando trocar de marcação ou dobrar na defesa. Aí alguns ficam apenas nos times baixos, correndo sem selecionar bem os arremessos, outros montam bons ataques, velozes, só q ñ sabem defender. Outros é pq falta talento ou no ataque ou na defesa.
        Sobre as características, a principal é ter atleticismo, força física, e ser teoricamente baixo para a posição (daí vem a parte “Small” do termo Small Ball, eu acho) , envergadura tbem é um bom critério. Unir isto com o fato de saber defender, torna o jogador perfeito para o Small Ball, mas talvez tenha exceções.
        O Barnes fez parte daquela famosa rotação do GSW, “rotação da morte”, sendo usado de PF, junto com o Green, e o Iguodala, Curry e Klay no perímetro. Ele sabe defender de forma física próximo ao aro, contra jogadores maiores, graças a sua força física e envergadura. E o Carlisle já havia usado ele como PF na temporada passada.
        Vc citou alguns, e existem até outros: James Johnson e Winslow (Heat), Marcus Smart, Al Horford e Jayson Tatum (Celtics), Jae Crowder (Jazz). E a grande maioria, senão todos, seguem um padrão, e ñ são necessariamente Alas.
        Do ano passado pra cá, o “Small Ball” está sendo mais conhecido como “Positionless”. Jogadores sem posição fixa, com versatilidade para fazer praticamente tudo em quadra e ñ ter suas fraquezas exploradas. O próprio Brad Stevens já deu entrevista, em q disse q ele vê a NBA nos dias de hoje com apenas 3 posições: Quem carrega a bola (um PG, SG ou SF), quem arremessa e defende (todas as 5 posições tradicionais), e o responsável pelo garrafão para pegar rebotes, defender e finalizar (um SF, PF ou C.). Ou seja, está chegando num momento, em q isto parece q deixará de ser apenas uma tendência, e será algo padronizado.

        • Abel

          Cara, valeu demais pela aula de tática! Você devia ser convidado para escrever uns textos pro Jumper!
          Realmente o sucesso do GSW trouxe um significado imenso para a NBA. A galera passou da chacota para o espanto, do espanto para o temor, do temor para o ódio e do ódio, do ódio para o recalque, e do recalque para a imitação rs.. Só é uma pena que a contratação do KD fez perder muito daquela pureza que tinham no jogo de transição e velocidade que assombrou a NBA com os 73-9. Segundo a sua explicação, eram uma espécie de “laranja mecânica” no basquete rs. Mas penso que perderam um pouco dessa identidade, da rapidez e velocidade, já que muitas das jogadas do KD são na base do 1×1.
          Particularmente, não gosto desse estilo correria e espero que não vire padrão. Quando a bola de 3 não cai o jogo vira uma pelada desgraçada, até em partidas de finais, como vimos do Houston no jogo 7 e até o GSW em outras edições. Isso porque a galera não se acostuma a trabalhar a bola sem jogadas de transição/velocidade, e quando a marcação acerta, vai tudo pro hero ball, diminuindo drasticamente a eficiência dos arremessos. Sou fã do estilo do SAS, que também utiliza muitas bolas de 3, mas sempre bem trabalhadas e com boa seleção de arremessos. Raramente você vê um cara do SAS com 1-10 da linha de 3.
          Preciso acostumar minha mente com essa ideia de que está caminhando para apenas 3 posições. Na verdade, acho que nem seriam posições, mas funções em quadra. E dentro disso, a avaliação dos jogadores com base nessas funções, falando-se muito hoje em dia de “combo guard” e “3 and D”, dentre outros.
          A impressão que dá é que estamos acompanhando uma grande mudança em todos os conceitos táticos da NBA, e isso é legal para sair do marasmo. Só espero que venham para tornar o jogo ainda mais legal, e não o contrário.
          Enfim, valeu pelas explicações!!

  • Marcinho Mueller

    The process – 7 anos tankando, pick top 3 saindo de graça, jogador demorando 2 anos pra estrear na NBA, jogador que causa mais no twitter que em quadra.
    Dalas Mavaricks – campeão da NBA sem “nenhuma” estrela, tank não forçado que só durou uma temporada, pois temporada passada não foi tank. Em dois anos se reestruturaram e já acabou o tank.
    Eae será que da pra se reestruturar sem tankar 20 anos seguidos? Sem ficar se vitimando ou sem fazer seus torcedores passar vergonha de jogos tão ruins? Não to falando de nenhuma franquia em si, mas de todas que ficaram em tank descarado durante anos, é uma vergonha pra NBA e para torcedores dessas franquias. Tem que ter um “rebaixamento”, talvez uma liga com 4-6 equipes que disputem pra jogar a NBA

    • Luiz Henrique Moura Matos

      Não concordo. Vc acha q os torcedores do 76 não estão felizes ? ,Vc tá enxergando a NBA sobre um olhar q ela não é.
      NBA é uma empresa e os donos veem os melhores investimentos para seus times ,o draft da oportunidade para isso e acho q com rebaixamento e um método parecido com futebol, a liga seria mais desequilibrada e não tendo metas chances para times mais fracos .

      • Rubens

        Acho que o camarada ali de cima exagerou na comparação e sobre rebaixamento, mas é vergonhoso para a liga que uma equipe ficar quase uma década “jogando para perder”. Eu acho que deveria ter alguma regra pra não ficar tão descarado como está atualmente.

    • Jefferson Cavalcanti

      Concordo que não precisa tankar durante 20 anos, mas sua comparação foi péssima.

      Dallas é um time que se for para os playoffs ano que vem será uma surpresa das grandes. Doncic tem que chegar doutrinando para isso ter CHANCE de acontecer.

      O Sixers é candidato à titulo do leste.

    • Mavscelo

      Mais um querendo rebaixamento em esporte americano. Ponha-se fora daqui!

    • Abel

      tank não forçado?? kkkk Teve até multa por declaração do dono da franquia admitindo o tank!

  • Marcos Gordinho

    Dói pensar que no Mavs atual DAJ seria o center que melhor atenderia as demandas da equipe. Doncic caiu justamente em uma das poucas franquias que o deixariam se destacar desde o início, graças ao Novitzk que é uma das maiores provas de que é possível sim achar vida basquetebolistica fora dos EUA.