Rio de Janeiro recebe a partir de amanhã o Basquete Sem Fronteiras Américas 2011

O Brasil será palco da edição 2011 do “Basquete Sem Fronteiras Américas”, uma iniciativa da NBA e da Federação Internacional de Basquete (FIBA) que usa o esporte para promover a inclusão social. O evento será realizado no Rio de Janeiro, a partir desta sexta-feira, 29 de julho, e vai até o dia 1o de agosto. Vale lembrar […]

Fonte:

O Brasil será palco da edição 2011 do “Basquete Sem Fronteiras Américas”, uma iniciativa da NBA e da Federação Internacional de Basquete (FIBA) que usa o esporte para promover a inclusão social. O evento será realizado no Rio de Janeiro, a partir desta sexta-feira, 29 de julho, e vai até o dia 1o de agosto. Vale lembrar que a “cidade maravilhosa” sediou o evento pela primeira vez no Brasil, em 2004.

Lendas e técnicos da NBA vão participar da ação comunitária que combina solidariedade e esporte. O principal nome a desembarcar no Brasil é a lenda do Atlanta Hawks, Dominique Wilkins (foto). O ex-jogador, que disputou nove edições do All-Star Game, é membro do Hall da Fama do basquete.

Além de Wilkins, estarão presentes ao evento os ex-jogadores Allan Houston, Adonal Foyle e Sam Perkins. A equipe de técnicos da NBA inclui Alvin Gentry (técnico do Phoenix Suns), Austin Ainge (funcionário do Boston Celtics), Kaleb Canales (assistente do Portland Trail Blazers), Alex English (assistente do Toronto Raptors) e Phil Weber (assistente do New York Knicks). Will Sevening, do San Antonio Spurs, será o preparador-físico.

Publicidade

A primeira ação comunitária será uma visita ao Complexo do Alemão, comunidade carioca recém-pacificada pela Unidade de Polícia Pacificadora (UPP), nesta sexta-feira, 29 de julho. As lendas e os treinadores vão percorrer a comunidade, que será palco de uma clínica de basquete.

A segunda ação comunitária do Basquete Sem Fronteiras será feita em parceria com a Associação Cristã de Moços do Rio de Janeiro (ACM). Será a clínica de boa forma com as lendas do basquete, no sábado, dia 30. No evento, as crianças vão aprender sobre a importância da atividade física e da vida saudável.

Publicidade

Uma clínica de habilidades será realizada no domingo, dia 31. Atletas do programa Special Olympics Brasil, de Rio de Janeiro e São Paulo, vão aprender com os profissionais os segredos dos fundamentos do melhor do basquete, como passe, dribles e arremessos.

Além dos eventos comunitários, as lendas da NBA estarão implantando um programa especial para os 47 jovens (jogadores sub-19 de mais de 16 países da América Latina e Caribe, entre eles oito brasileiros) que participarão do camp, que será realizado no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (Cefan). Vale dizer que esses jovens foram selecionados pela NBA, pela FIBA e pelas federações nacionais participantes, com base em suas habilidades no basquete e dedicação ao esporte.

Publicidade

Em parceria com a UNICEF, um seminário será dedicado aos assuntos relacionados ao vírus da AIDS, focando nos métodos de prevenção da doença. Além disso, a ACM ministra seminário sobre liderança, dentro e fora das quadras. A NBA fará ainda doação de material escolar, livros, roupas e material esportivo às comunidades.

O Basquete Sem Fronteiras foi criado em 2001 e, desde então, a NBA e a FIBA organizaram 27 acampamentos em 16 cidades de 14 países. Dezessete atletas que participaram dos acampamentos já foram draftados pela NBA.

Publicidade

Confira quem são os oito atletas brasileiros que estarão no camp no Rio de Janeiro

Deryk Ramos
Felipe Braga Alfredo
Felipe Rech
Gustavo Scaglia de Paula
Henrique Coelho
Leonardo Roese
Leonardo Simões Meindl
Lucas Fernandes Mariano

Últimas Notícias

Comentários