Rockets finaliza negociação e “despacha” Ryan Anderson para Phoenix

Houston Rockets e Phoenix Suns fecharam uma troca envolvendo quatro atletas no fim da noite desta quinta-feira. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, o ala-pivô Ryan Anderson e o novato DeAnthony Melton vão ser enviados para a equipe do Arizona, enquanto, em contrapartida, o time texano receberá o armador Brandon Knight e o jovem pivô Marquese Chriss.

A negociação encerra um esforço de mais de um ano do Rockets para “despachar” o contrato de Anderson, que ainda vai render mais de US$41 milhões em salários até junho de 2020. Knight possui um contrato de duração semelhante e acaba de vir de uma temporada parado, por conta de uma grave lesão no joelho, mas só soma US$30 milhões em vencimentos no mesmo período.

Wojnarowski apurou que o Suns planeja usar o novo ala-pivô como titular e, com a saída de um de seus armadores suplentes, abre espaço na rotação para a chegada de Melton, Elie Okobo e o reserva Shaquille Harrison (que agradou os executivos de Phoenix no final da última campanha). Knight, por sua vez, deverá assumir o papel de um dos reservas imediatos do astro Chris Paul.

Oitavo selecionado do draft de 2016, Chriss passou de talentosa aposta a garoto-problema do elenco do Arizona em pouco tempo. Segundo Greg Moore, do jornal Arizona Republic, o time estava crescentemente desacreditado em relação ao ala-pivô de 21 anos após más atuações, episódios de má conduta e reapresentar-se à equipe fora de forma múltiplas vezes.

Confira os atletas envolvidos na troca, suas situações salariais e médias anotadas na temporada passada:

Suns recebe

Ryan Anderson (US$41.6 milhões a receber até 2020): 9.3 pontos e 5.0 rebotes em 26.1 minutos por 66 partidas disputadas
DeAnthony Melton
(contrato não conhecido): 46º escolhido do draft deste ano

Rockets recebe

Brandon Knight (US$31.2 milhões a receber até 2020): 11.0 pontos e 2.4 assistências em 21.1 minutos por 54 jogos disputados (2016-17)
Marquese Chriss (US$3.2 milhões a receber na próxima temporada, duas opções de extensão para o time): 7.7 pontos e 5.5 rebotes em 21.2 minutos por 72 partidas disputadas

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Chriss vai ser só mais um dos talentos que são desperdiçados pela cabeça. Logo logo ninguém lembra que ele existe.

  • felipe fernando Oliveira

    Que furada de olho.

  • Brinell Arcanjo

    Boa pro Rockets, deu uma boa aliviada no cap e se livrou de um jogador cuja única função é fazer cestas 3, mas que nao cai. Não entendi o que suns quer com essa troca, Anderson estava muito ruim no Rockets.

    • Daniel Azevedo

      Ele nem estava ruim no Rockets, até pq ele nem jogando ele estava. Não entendi essa do Suns.

  • Vitor Martins

    E o prêmio Hawks de franquia humanitária do mês vai para… Phoenix Suns! Parabéns (ou não) aos envolvidos!!!

  • Thalles Ferreira

    Não faz o mínimo sentido pro Suns, nem pick de draft ganhou po, qual o sentido? “Ah, Ryan Anderson vem pra ser titular” GRANDES BOSTAS É O RYAN ANDERSON! O Rockets implorando pra alguém levar, tinha que ter metido a faca, no fim das contas, mandou 2 caras que podem ser úteis pra Houston e não pegaram nada além de Ryno com seu contrato horroroso e um bolha aí junto. Lamentável demais o que acontece em Phoenix.

  • KleineBosch

    eu tô puto p kraio, só digo isso.

    • Claudio R.

      com qual lado? pq o suns pegou o anderson ou pq deram chriss e knight?

      • KleineBosch

        Os dois. A única coisa boa da trade é que o moleque do Chriss foi embora. Agora temos que aturar esse cone de 20 milhões de dólares, e trocamos o Knight que poderia fazer sua redenção, por um rookie (sendo que a gente já tem o Okobo como rookie pra posição de armador).
        Já tô de saco cheio desse Dumbo de GM, e o sem vergonha do Sarver.

  • Jefferson Cavalcanti

    Knight era ruim quando tava inteiro, imagine agora que ficou um ano fora. Jogador peladeiro, monopoliza a posse de bola e produz pouco.

    O Anderson é o especialista em bola de 3 que não acerta bola de 3 (obrigado Danilo do Bola Presa). Tem dificuldades na marcação e pode ser explorado no perímetro, por ser alto e lento.

    Chriss teve centenas de oportunidades e nunca aproveitou. Pode mudar de rumo na carreira e queimar minha lingua no futuro, mas tudo indica que isso não acontecerá.

    Não sei o que Houston vai fazer com tantos armadores, mas pelo menos aliviaram a folha.

    Phoenix indicou que jogaria com Ariza e Warren na posição 4, enquanto Bridges e Jackson revezariam na 3. Vai faltar espaço para alguém.

    Mas ao mesmo tempo que o time precisa desenvolver seus jovens, o Suns precisa ganhar jogos. Talvez o Suns dê a sorte que deu quando pegou o Channing Frye (que parece muito o Anderson), e o time com Dragic, Gerald Green, Morris, Frye e Miles Plumlee conseguiu 48-34 em 2013/14.

    Vamos ver.. Apesar de tudo de negativo que eu falei, é melhor ter o Anderson do que o Knight no elenco. A troca foi positiva.

    • KleineBosch

      Eu prefiro ter o Knight do que o Anderson por estes motivos:
      – o salario dele é menor (e se eu n me engano é expirante)
      – o Knight era o único PG nivel NBA no time, e tirando ele, trocando ele por um rookie pra armador sendo que a gente ja tem o Okobo de rookie pra posição, não fez sentido. Não precisamos de mais rookies. Pelo menos o Melton defende né…
      – Vai deixar a posição de PF lotada. Ja tem o Ariza, Warren, Bender e Jackson pra essa posição.

      Knight é um peladeiro de 14 milhões, Anderson é um cone de 20 milhões…

    • Diego Costa

      Knight sempre chegou a 15-17 ppg, apesar de ser peladeiro ele é um bom reserva pra qualquer equipe. Você está exagerando.

      Foi uma boa contratação pro Rockets.

  • Pedro Oliveira

    No final de contas essa troca parece um pouco mais vantajosa paro o Rockets que queria se livrar do Anderson,mas ainda consigo enxergar o lado do Suns na troca.Já provaram com o Ariza que querem um time competitivo desde já e ainda se desfizeram do Chriss que não tava rendendo o esperado,o problema da troca foi que com certeza o Suns conseguia coisa melhor nesses 2 jogadores que enviaram pra Houston

  • Luiz Henrique Moura Matos

    Sério . Oq q tem nessa troca de vantajosa pro Suns ? .
    Nem pra pegar uma pick .
    Suns deve tá achando q o melton vai ser um steal .

    • felipe fernando Oliveira

      Melton foi um excelente defensor No nivel NCAA. Talvez querem um ele.pra ver se consegue proteger Booker que não defende nem a mãe.

  • Joabe#VamoSpurs

    Hj em dia, jogadores grandes estão perdendo bastante espaço na NBA, agora assim, o Anderson tava sem função no Rockets, quem sabe no Suns ele produza algo, e vale lembrar q ele antes de vir pro Rockets, tinha médias boas nos Pelicans. Se formos ver, cada time se livrou de quem não queriam ter no time e fora isso trocaram dois jogadores jovens

  • Michel Moral

    Bom para o Suns sim.

    A ideia é transformar o Ayton em uma referência no garrafão e fazer do Suns um time perigosíssimo com os tiros de fora dos “espaçadores”.

    A filosofia do Rockets começou mais ou menos assim. Foi quando todos imaginavam um rebuild, que o time criou uma identidade.

    Anderson foi um dos grandes responsáveis para que o Rockets atingisse o patamar que atingiu. Obviamente que o salário não agrada ninguém, mas para quem está em reconstrução, não faz tanta diferença, afinal, dois anos de contrato é o prazo mínimo para que o Suns comece a ter alguma reação e significância na liga.

    • Rafa Oliveira

      Achei bastante questionável por parte do Suns, um garrafão com um PF que não defende e um calouro que mostrou dificuldades protegendo o aro, algo que na NBA não é tão simples, há muitas mudanças,diferenças físicas e de posicionamento ( apesar do potencial defensivo). Acho essa troca questionável em todos os sentidos. Uma coisa é olhar o potencial ofensivo, algo que o Anderson mostrou que tem, a questao é o encaixe ( não que isso não seja uma questão em outras trocas).

      • Michel Moral

        O Anderson é um jogador que sempre cresce em times de menor expectativa.

        Foi assim no Magic, no Pelicans e no começo no Rockets. O problema é quando acham que ele é um craque, na medida que ele vai contribuindo com seus 15/20 pontos.

        Mas assim, cara… Vc está colocando como se ele fosse o PF dessa geração do Suns, quando na verdade ele vai simplesmente fazer o trabalho de transição. Eu o vejo como um jogador ideal para fazer com que o time jogue aquilo que a NBA pratica hoje. Fazer com que Booker jogue em um sistema espaçado…

        Defensivamente, de fato, o time tem uma deficiência. Só que é assim… Se o Ayton não se desenvolver nesse aspecto, bicho… Vai ter muita dificuldade dentro da NBA. Hoje praticamente todos os jogadores titulares da posição são bons defensores. Ele pode até demorar um ano ou dois, mas precisa ser bom nesse aspecto!

        Por fim, acho que a questão defensiva precisa ser resolvida pelo técnico. Começa pelo comandante. Você não precisa colocar o Anderson para jogar +30 minutos. Cabe a ele encontrar um equilíbrio.

  • Michel Moral

    Para o Rockets é ótimo também.

    O foco do time de Houston é o perímetro. Seu jogo está todo centralizado lá. Então, conseguindo reunir Knight, Gordon e Melo em uma eventual segunda unidade, pode fazer frente a grandes times sem desgastar seus principais jogadores.

    Como eu acredito que D’Antoni deva utilizar Tucker, Melo e Ennis III na posição de ala, extinguindo a figura do PF, Marquese Chriss passa a ser uma alternativa na rotação de garrafão, ao lado de Nenê.

    Eu vejo futuro nesse elenco. Não acho que seja mais fraco do que o da última temporada.

    O problema, no entanto, são as lesões. Vamos ver se conseguem se manter saudáveis.

  • Gustavo

    Quem melhor definiu essa troca foi a Dilma: “Não acho que quem ganhar ou quem perder, nem quem ganhar nem perder, vai ganhar ou perder. Vai todo mundo perder…”

  • Lucas Henrique

    Anderson é um ótimo jogador, um pouco subestimado, no Orleans já fez temporada de 20ppg, com 41% de bola de 3 e 95% de lance livre, é um jogador interessante para começar de titular na 4, espaçar a quadra e dar mais espaço pro Ayton no garrafão. Tem média de 13ppg e 5.5 rpg na carreira, com quase 40% de 3 e 86% de lance livre, não é um jogador desprezível, muito pelo contrário, e tem 30 anos, tem caldo para queimar ainda

    • felipe fernando Oliveira

      Problema dele não é talento mas o contrato. Mesmo caso de Adams em OKC.

      • Lucas Henrique

        Diferente, contrato do Adams é mais longo, o dele é para essa temporada e a próxima só, que é justamente o tempo necessário pro Suns estar com time competitivo novamente, se eles tinham espaço na folha e podiam fazer esse Upgrade de Chriss para Anderson, porque não fazer?

      • Rafa Oliveira

        Pra mim é a incapacidade defensiva, acho bastante problemático um jogador como o Anderson num time como o suns que precisará melhorar sua defesa urgentemente

  • Elvis Monteiro

    Gostei da troca

    • Daniel Azevedo

      Não precisa nem explicar pq.

    • Jefferson Cavalcanti

      Você vai ver quando o Knight estiver em quadra, kkkkk

      • Lucas Callado França

        Ou não….

  • Guilherme Petros

    E o Houston se livra de Ryan Anderson! Quem diria…
    Vai ser titular no Suns, a principio. O time deve ir atras de um armador titular cascudo e já fecha pra temporada

  • Lucas Antunes

    Não que antes estivesse lindo maravilho, massssss.. Menino Bridges vai ter bastante trabalho pra ajudar esse time a formar uma defesa minimamente aceitável

    • KleineBosch

      Pelo menos ele vai ter ajuda do Josh Jackson e Shaq Harrison, e agora também do Melton.

      • Gustavo

        Ariza também ajuda muito nesse quesito.

  • Claudio R.

    acho que a proposta do Suns é replicar o Orlando magic de 2009, colocar chutadores ao redor do Ayton como fizeram com o Howard, a diferença e o grande problema do suns, é que Ayton é calouro e defende porra nenhma, ja na epoca o howard era 3x DPOY e o melhor pivo da liga… Sei se vai dar certo não. Pro Houston, é mais um corpo pra colocar em quadra e descansar e poupar o Chris Paul, o que hj em dia é vital pro playoffs

  • Fernando Henrique

    Pelo que eu vi, Suns pode tentar o Kemba ou o Rozier. Só não sei quem eles mandariam, tirando o Bridges não vejo ninguém que eles abririam mão e que valesse alguma coisa

    • Nicolas Dias

      Não faz muito sentido, o melhor seria a franquia esperar a próxima free agency quando ambos serão agentes livres.

  • Nicolas Dias

    Ser reserva imediato do CP3 significa que o Knight vai jogar pra caramba, não só em caso de lesão do CP3, mas se ele conseguir fazer um bom trabalho, D’antoni pode reduzir os minutos do CP3 em jogos menos críticos, poupá-lo em back to back e tentar fazer com que ele chegue o mais saudável possível na pós temporada.

    Marquese Chriss parece que é mais problema de ética de trabalho do que outra coisa, se em um ambiente mais maduro e competitivo ele entrar na linha, ainda pode se tornar ao menos metade do que se projetava, o que já será um tremendo reforço para os Rockets.

  • Diego Costa

    Aposta muito arriscada do Suns. Só mostra que alguém vai ficar de fora no time. Se planejavam usar Warren ou Bridges na 4… pode esquecer isso aí. Anderson vem pra jogar bastante tempo. Arremessar ele sabe, a questão é como utilizar ele, ainda mais com seus problemas defensivos.

  • dirct

    O Suns não quer “perder” para o Atlanta e quer ser “a mãe do Oeste”, como que pegam o Anderson que não é novo, vem jogando pessimamente e tem um péssimo contrato apenas trocando jogadores? Pegaram um contrato ruim de 20 milhões que a liga inteira sabia que o Houston estava desesperado para desovar e não receberam nenhuma pick e ainda enviaram um jogador mais novo com salário menor? Alguns dirigentes da liga são muito burros ou muito desonestos.

    Obs.: A única maneira dessa troca fazer algum sentido para o Suns é se eles viram algum exame do joelho do Knight que os desanimou.

  • Gustavo Macedo

    Marquese Chriss não defende mais que o Ryan Anderson não… Ou tô enganado?
    Se fosse futebol o Rockets estaria jogando praticamente sem goleiro..

  • Gabriel Bolorini

    Achei muito mais interessante pro Suns.
    Ainda se discute uma troca por um PG (Rozier, Walker, Lin, Russell, Beverly, Teodosic, Rubio) – o Suns ainda tem bons assets como a pick de Milwaukee (a uma lesão do Anteto de ser péssimo, e esse ano menos protegida), as próprias picks, TJ Warren – ou assinar na FA do ano que vem.
    Ninguém espera que o Suns surpreenda muito esse ano, então essa troca é win-win:
    1. Nos livramos de dois cânceres do locker room (BK já deu muito show por não ser titular, é um PG fominha, péssimo em assistências e cheio de TO; Chriss não consegue emagrecer);
    2. Trouxemos um PF que pode ser titular (se fechar mais uma troca pra balancear o roster) e por mais que seja velho, novamente, ninguém espera que o Suns estoure esse ano, mas ele pode ser um ótimo mentor pro Bender, e aceitou uma redução do valor devido pro mesmo do Knight no caso de uma buyout ano que vem;
    3. Trouxemos um PG que surpreendeu na Summer League, com uma ótima wingspan que pelo menos vai ser um bom defensor, talvez um jogador no estilo do Marcus Smart, e se melhorar o arremesso, pode até ser titular;
    4. Na pior das hipóteses, se rodarmos esse time mesmo, temos duas opções
    a) dar muito certo, o time surpreender e disputar vaga nos playoffs, o que vai ser um atrativo pra free agency do ano que vem
    b) dar muito errado, sermos péssimos e pegarmos uma pick alta ano que vem, pra trazermos no draft o Zion Williamson como PF pros próximos 4 anos, aumentando ainda mais o potencial do time e fechando um PG na Free Agency pra completar a rotação: PG / Booker / Jackson / Zion / Ayton, com Okobo / filler / Bridges / Bender / filler. Faltariam detalhes pra completar o time, usando os assets que temos (Warren e picks).

    Achei ótimo pro Suns, tanto a curto quanto longo prazo.
    Pros Rockets achei muito mais arriscado, porque Chriss é um jogador cheio de interrogações e Knight nunca foi muito bom (fora meia temporada no MIL) e volta de uma lesão séria. Mas a economia de $ pode ajudar.

  • Doug

    Putz…achei um puta negócio para o Houston…Anderson caiu muito da metade da temporada para o fim e vinha tendo pouco impacto qdo jogava…fora o contrato absurdo…já Knight e Chriss podem ajudar demais o Houston…Knight será um sexto homem com bastante tempo de quadra e poder de fogo (resta saber como volta da lesão), e Chriss será mais uma opção para o garrafão texano…Houstão vem forte de novo nessa temporada…

    • Gustavo

      A vaga de 6o homem do Rockets já tá muito bem preenchida pelo Éric Gordon. O cavaleiro peladeiro vai ser um 12o homem talvez…

      • Doug

        Verdade, tinha me esquecido desse importante detalhe…p vc ver como o Houston deu uma reforçada nesse aspecto…agora terão dois 6ths men…então, qdo não for o dia do Gordon, poderá ser o do Knight, de modo que reforçou ainda mais a artilharia…a perda do Ariza é que foi dura…o mais complicado é que GSW vem mais forte do que nunca nesse ano (ao menos no papel)…rs…

  • Wadson Pinheiro

    Se a idéia de Booker é ter um time competitivo essa troca não ajuda muito, pois há rumores que Anderson será PF titular e se Ayton for o C titular o time ficara muito lento e sofrera muito com as trocas de marcação.

  • Marcinho Mueller

    É que o Suns ta cheio de PG pra mandar o Knight embora… Péssima offseason do Suns na minha opinião, não entendi a maioria dos jogadores que chegaram, a troca no draft foi desnecessária e agora trazem Ryan Anderson com um dos piores contratos da NBA.