O ala Ron Artest (foto), do Los Angeles Lakers, está envolvido em outra polêmica. Depois de anunciar que pretende mudar seu nome para “Metta World Peace”, o jogador teria fechado um acordo para jogar na Finlândia.

De acordo com o site BallinEurope.com, o diretor esportivo do LoKoKo Loimaa, Aleksi Valavuori, confirmou que o jogador, de 31 anos, vai chegar ao país nórdico em setembro deste ano para disputar algumas partidas pela equipe na Liga Finlandesa.

Até o momento, Artest não veio a público para confirmar ou negar a informação. Ele tem mais três anos de contrato com o Lakers e precisaria de uma “Carta de Compensação” da Federação Internacional de Basquete (FIBA) para competir em outra liga. A FIBA tem dado a entender que pode conceder essa carta se a próxima temporada da NBA ficar comprometida por causa do lockout (paralisação).

Vale lembrar que dois ex-jogadores da NBA, Scottie Pippen e Dennis Rodman, chegaram a atuar na Finlândia pouco antes de encerrarem suas carreiras no basquete. O detalhe é que o dirigente que levou os dois astros americanos para a Liga Finlandesa é o mesmo Aleksi Valavuori.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.