Rumornelli: o mercado da NBA voltou!

Ricardo Romanelli lista jogadores livres no mercado que podem ser contratados por times que irão participar da retomada da liga

Fonte: Ricardo Romanelli lista jogadores livres no mercado que podem ser contratados por times que irão participar da retomada da liga

Com a temporada se aproximando de sua retomada, o mercado da NBA começa a se aquecer, especialmente pelas reposições que os times precisarão fazer devido aos desfalques nos elencos que vão para Orlando.

Por conta da situação excepcional de pandemia de Covid-19, e da onda de protestos que atinge os EUA, a liga deixou a critério dos atletas para que decidam se vão participar da competição em Orlando, sem que sejam punidos por isso.

Para repor estes desfalques, a NBA e a Associação dos Jogadores (NBPA) fizeram um acordo coletivo, às pressas, que estabelece algumas regras de conduta. Os times poderão contratar atletas livres no mercado para substituir os jogadores que não se reapresentarem para a continuidade da temporada.

O acordo inclui ainda a possibilidade de substituir atletas que testem positivo para Covid-19 em até sete dias a partir da confirmação do resultado, além de uma apólice de seguro para atletas que sofram lesões incapacitantes durante a retomada da competição, inclusive pelo coronavírus. No próximo passo, os jogadores vão começar a passar por testes de Covid-19 antes de viajarem a Orlando.

O acordo entre liga e jogadores também estabeleceu novas datas para que atletas exerçam suas opções contratuais e decidam se querem permanecer mais um ano em seus atuais vínculos, ou se desejam explorar o mercado em busca de um novo contrato. Os prazos para os jogadores mais relevantes ficaram assim:

Os novos prazos têm por base a data original de opção contratual de cada um, no mês de junho. Ainda é difícil prever o que cada atleta vai fazer, mas diante de um cenário de teto salarial diminuindo com a queda de receitas da liga, em tese é mais vantajoso utilizar a opção e se tornar agente livre apenas na próxima temporada.

Quando o cenário financeiro estiver mais claro, a situação destes atletas também se esclarecerá. Por enquanto, o único que já anunciou que vai exercer sua opção é Andre Drummond, que confirmou a intenção de permanecer com o Cleveland Cavaliers na próxima temporada.

Alguns atletas já começaram a anunciar seus planos de não jogar, com Trevor Ariza (Portland Trail Blazers) e Davis Bertans (Washington Wizards) sendo os nomes de maior destaque. No caso de Ariza, ele tem uma ação de separação litigiosa de sua ex-mulher, e o período dos jogos em Orlando, por coincidir com a offseason original da NBA, é o mês que ele tem para ficar com seu filho de 12 anos. Já Bertans, que será agente livre no final da campanha, não quer arriscar uma lesão que comprometeria seu próximo contrato.

E quem são os candidatos a jogadores substitutos?

Algumas figurinhas conhecidas do torcedor da NBA estão disponíveis no mercado, e talvez relações passadas possam ajudar algumas contratações a acontecerem. Corey Brewer já assinou com o Sacramento Kings, onde tem familiaridade com o técnico Luke Walton, já que ambos trabalharam juntos no Los Angeles Lakers.

Dentre os nomes que podem surgir em especulações, tem de tudo um pouco. Desde ex-all-stars, como o armador Isaiah Thomas, a veteranos outrora importantes em bons times, como J.R Smith e Iman Shumpert. Uma série de jogadores ainda jovens, porém com bagagem da NBA e em idade para boas contribuições também se apresentam, como Tyler Johnson, Jordan Bell, Allen Crabbe e Trey Burke.

Também existem nomes que estavam perto de chegar a um acordo de buyout quando a temporada parou, como Evan Turner, do Minnesota Timberwolves. O ala poderia acabar no mercado e tem muita familiaridade com o Portland Trail Blazers, que vai precisar de alguém nesta posição após a baixa de Trevor Ariza.

Cousins volta ou não volta?

E o maior nome disponível do mercado é o do pivô DeMarcus Cousins, que merece um tópico para chamar de seu.

Segundo informação de Shams Charania (The Athletic), o pivô DeMarcus Cousins, que se recupera de lesão no ligamento do joelho sofrida em agosto de 2019, teria sido procurado por diversos times que vão jogar em Orlando, mas o atleta desejaria utilizar o tempo para terminar sua recuperação de forma plena.

Já Tania Ganguli, do L.A Times, disse que conversou com Jeff Schwartz, empresário do atleta, e ele não descartou uma volta nesta temporada. Ao que tudo indica, o pivô estaria esperando a oferta do “time certo”, e não estaria disposto a jogar com qualquer time apenas para voltar às quadras.

Cousins foi dispensado do Los Angeles Lakers em março, para criar espaço no elenco para Markieff Morris. Ele tinha interesse de diversos times, imaginando que o ex-All-Star pudesse estar recuperado. Ele vem de uma sequência devastadora de lesões que inclui rompimento do tendão de Aquiles, em janeiro de 2018, rompimento do músculo do quadríceps, em abril de 2019, e rompimento do ligamento cruzado anterior, em agosto de 2019.

Todas as lesões são na mesma perna, a esquerda, o que faz com que sua cautela em se recondicionar adequadamente sejam justificadas, caso seja essa sua decisão final.

Últimas Notícias

Comentários