Rumornelli – Semana 12

Dennis Smith Jr.: troca a caminho?

A notícia mais concreta da semana envolvendo transações é a disposição do Dallas Mavericks em buscar um negócio envolvendo o armador Dennis Smith Jr. Visto como futuro da franquia após sua temporada de estreia, o segundoanista foi completamente engolido pelo calouro Luka Doncic como protagonista do time. Pior, já ficou evidente que os dois não conseguem jogar juntos. Entre DSJ e Doncic, o Mavs escolheu o fenômeno esloveno.

Não quer dizer que Smith Jr. não seja um jogador de potencial e que o Mavs não deva conseguir um bom retorno por ele. É apenas uma questão de encaixe, então o mínimo que a franquia de Dallas deve obter pelo armador seria um jovem atleta de potencial parecido. Um candidato natural seria Josh Jackson. Colega de Dennis Smith Jr. na loteria do Draft de 2017, o jovem ala está sobrando na rotação do Phoenix Suns, que precisa desesperadamente de um armador.

De acordo com Marc Stein (NY Times), o Mavs por enquanto apenas teria incluído a hipótese de trocar Smith Jr. no rol de suas possibilidades, e não busca ativamente uma troca do armador, se limitando a receber propostas.

Na última semana, entretanto, Doncic demonstrou frustração após DSJ forçar uma bola no final de uma partida que o time perdia por dois pontos. Doncic, que lidera a NBA em aproveitamento de arremessos em minutos decisivos nesta temporada, se sentiu no direito de reclamar. Diante disso, pode ser que o Mavs comece a olhar melhor para seu vestiário e decida agir mais enfaticamente.

Lesão de Wall limita as opções do Wizards

Se a situação do Washington Wizards no mercado de trocas já era complicada, agora piorou. O time resistia em trocar Bradley Beal, peça de seu elenco mais visada por outros times, para tentar negociar John Wall ou Otto Porter Jr. Por isso, a notícia de que Wall passará por cirurgia no tornozelo que lhe deixará fora das quadras por até oito meses foi um balde de água fria nas pretensões da franquia.

Aos 28 anos de idade e com jogo extremamente baseado no físico, Wall assusta outros times para a sequência de sua carreira (isso sem falar no contrato nada amigável). Após atuar em apenas 41 partidas na temporada passada, Wall fecha a conta de 2018-19 com 32 jogos disputados, dados verdadeiramente alarmantes para qualquer atleta com este nível salarial.

Para piorar a situação dele, desde a temporada passada o Wizards tem mostrado maior entrosamento e rendimento sem ele em quadra, quando Bradley Beal se torna o ponto focal. Para azar do Wizards, este novo protagonismo de Beal deve justamente fazer com que outros times passem a ser mais incisivos nas ofertas pelo jovem ala-armador.

Ben Simmons: candidato a troca na offseason?

Em recente podcast da Sports Illustrated, Ben Golliver e Rob Mahoney fazem raciocínio interessante sobre o futuro de Ben Simmons com o Philadelphia 76ers. Partindo do pressuposto que Joel Embiid já tem contrato máximo com o time, e que Jimmy Butler deve receber um nesta offseason, e ainda levando em consideração que estes dois primeiros devem ter um auge mais curto que Simmons, será que o Sixers não pensaria em trocar o australiano nesta offseason?

Com a durabilidade de Embiid e Butler em cheque, o Sixers não tem tempo para experimentos, e as dificuldades de Simmons nesta temporada poderiam fazer dele a peça que vai sobrar no elenco para tentar mover por outro ótimo jogador mais veterano que complemente melhor a dupla Embiid/Butler.

As dificuldades de Simmons com arremesso e sua necessidade de ter a bola nas mãos o tempo todo não fazem dele, neste momento de sua carreira, o armador ideal para um time que almeja disputar um título da NBA. É claro que ele tem potencial para evoluir e se tornar um atleta que dita o jogo, a exemplo de nomes como LeBron James e Giannis Antetokounmpo, por exemplo. Essa evolução leva tempo, e o Sixers precisa saber gerenciar isso em face da durabilidade dos outros 2/3 de seu núcleo principal. Uma nova derrota no segundo round dos Playoffs sem boas atuações pode desencadear este processo na Philadelphia.

Por Ricardo Romanelli

  • Trocar o Simmons? Só se fosse pelo Ingram ou o Ball, mas aí o 76ers teria que mandar mais alguma coisa.

    • Thiago Pinto

      Segundo os torcedores do LAL provavelmente o mais alguma coisa deveria ser Embiid + Pick

    • Zazi10

      Trocava no Ball + Kuzma, o Simmons carrega a bola e faz os passes e marca melhor a 4 que o Kuzma.
      Só que kuz as vezes acerta um tiro de 3 e eu não sei até onde iria o encaixe com papai LeBron.
      Tbm não sei se o 76ers pegaria o Ball nao kkkk

  • Yan

    simmons + 2 first round por ball

  • Vinícius Maia

    Eu sou o único aqui que lembra do Embiid criando até um “nickname” para o Big Four do Sixers? O nickname era FESD – Fultz, Embiid, Simmons e Dario.

    Não entendo como não fizeram piada disso até hoje. O hype em cima do núcleo do Sixers foi muito exagerado.

    • João Víctor Matos

      FEDS. O Embiid é conhecido pela resenha, entao qual é o problema dele hypar seus companheiros? E ja fazem piada sobre isso desde quando ele postou pela primeira vez rs.

  • Marcelo Desoxi

    Trocar o Simmons ? Nego deve estar louco.
    Tudo bem que o Ben não desenvolveu esse arremesso, mas ele é um jogador ímpar.
    Faz de tudo em quadra, praticamente TD de média, tem só 22 anos…

    • Thiago Mendes

      Faz tudo, só não arremessa o dizer tomou foi 40 pontos do Portland sem J. Embid. O cara é bom? Claro. É Atlético? De mais. Só que ao assistir o jogo sem o pivô foi triste, era muito previsível que uma bola de fora só seria “chutada” de maneira forçada por Redick. Em uma NBA atual onde todos os candidatos ao título 4/5 titulares chutam de 3, é impossível ter um cara como ele em quadra e achar que o time vai ser campeão, limita o ataque, ele precisa no mínimo está com uma média ruim de três. Pode parecer um absurdo de primeira pensar em trocá-lo, mas em uma visão macro da coisa, na qual a tendência da liga é o chute.

      • João Víctor Matos

        Meu amigo. O 76ers teve uma streak imensa sem o embiid no final da temporada passada. Vai tirar uma conclusao por causa de um jogo?

        • Thiago Mendes

          Man, não é um jogo. Se o time está querendo disputar o título o quanto antes é a realidade. Acho que ele ainda vai jogar muito mais do que agora, mas a primeira análise é feita pra disputa de título. Houston também ganhou várias jogos sem CP3. Vai conseguir ser campeão sem o cara? NÃO. Ganhar jogos é diferente de ganhar campeonatos

          • João Víctor Matos

            O que você diz tem lógica. Entretanto, ainda não vimos a equipe com os 3 juntos nos playoffs para saber se darão certo ou nao. E o Butler ainda não demonstrou tambem ser esse unânimidade para o 76ers se livrar do Simmons.

          • Thiago Mendes

            Por isso está ali OFF-SEASON

      • Marcelo Desoxi

        rs, o que você fala é oportunismo.
        Mesma coisa de Harden ficar fora, e CP3 jogar, Houston toma 40 de diferença e você me solta “tomou foi 40 pontos sem o Harden”. São times, cara. E Embiid é o melhor jogador do time.Ponto. O argumento assim não tem nada haver.

        E só para lembrar de ano passado, onde o Embiid ficou fora dos últimos 10 jogos da temporada regular e de dois nos offs: Sixers ficou 9-1 no período.

        • Thiago Mendes

          Cara, isso aconteceu temporada passada e o Houston continuou ganhando partidas do mesmo jeito.

          76ers é o time que mais passa a bola na NBA. Sem a referência do pivô o time não conseguia executar o que faz de melhor.

          Ganhar jogos é diferente de ganhar campeonatos. Por que deve ter ganhado do Boston ano passado e eu não estou sabendo, só pode.

          • Marcelo Desoxi

            Assim como Houston ganhou, 76ers também fez o streak que citei sem o Embiid, e ambos NÃO GANHARAM o campeonato. Você defende um e aponta o outro sem muita coerência.

          • Thiago Mendes

            Realmente, compara com o Houston que perdeu um dos principais jogadores por lesão e levou o time campeão a 7 jogos no final de conferência. Realmente aponto uma coisa e não mostro outra, por que não sei deixar mais claro pra você que todos os candidatos a título, os jogadores de perímetro chutam de três.
            Minha fala é oportunista, eu devo ser o Ainstain de análise de estatística. Milwaukee Bucks subiu de produção estrondosamente por que o pivô titular deles chutam de 3. Popovich(não sei se escrevi certo) disse que fica impossível marcar um time onde todos chutam de 3 e minha fala é oportunista.

          • Marcelo Desoxi

            A comparação é oportunista, entendeu ? Bucks cresceu de produção, sim, mas lembre-se que eles nunca tiveram um center digno, e o Brook sempre foi muito bom, não tinha como não melhorar.

            Sobre o arremesso de três, claro que eu não nego que é importante. Os arremessos de longa distância vem traçando o estilo de jogo da NBA moderna, mas não dominar isto não torna o Simmons descartável cara. Isso que estou tentando lhe dizer.

  • Mavscelo

    DSJ por Josh Jackson pau a pau? Passo.

  • João Víctor Matos

    Que maconha mal fumada dessa especulação desses jornalistas. Simmons só tem 2 anos a menos que o Embiid. Claro que Embiid e Butler ja chegaram no auge, mas o cara tem um potencial absurdo e pode inclusive ultrapassa-los em inportância caso demonstre uma evolução em seu arremesso. Ele é um mismatch ambulante, defende nas 5 posições com boa qualidade e tem visao de jogo.

    • M.

      Posso estar errado, mas Embiid ainda não chegou no auge, o Butler sim.
      Quanto ao Simmons, penso que o Sixers não deva trocá-lo, mas acho difícil ele ultrapassar o Embiid.
      O Sixers precisa de um FP Top 5, não acredito que o Butler seja FP, ele é aquele jogador para auxiliar o FP, e o Embiid ainda não tem maturidade para isso.
      Tem um C, PG e SG, se fosse o Sixers, buscaria um SF para liderar, Kawhi vai ser free agent e cairia com uma luva nesse time para disputar o título, livraria do Redick, Chandler e até do Fultz para abrir espaço. Daria para manter esses 4 com bons contratos por um bom tempo e seria um time, não diria que ganharia do GSW se manter os 5 all star, mas seria um time bem forte ao título.

      • Luis Fernando Teles Sousa

        O tenso é que o Kawhi vai decidir seu próprio destino e depois do que ele fez em sa pra mim É algo imprevisível. Podem se livrar deles mas se não der certo fazem o que? Entendo seu ponto de vista mas acho difícil fazerem isso. Não impossível. Só depende do mínino kiwi

    • Doug

      Eu entendo o seu pto, João, e até concordo a respeito do Simmons, mas tb entendo o dos rumores. Acredito que a durabilidade e toda essa preocupação com o Embiid diz respeito não ao auge técnico, que inclusive acho que ainda ele não atingiu, mas físico, já que ele suplantou uma lesão dificílima…acho que é mais essa a preocupação do que qq outra…o medo de ele se tornar outro Bill Walton, saca? Já sobre o Butler, realmente, penso que é a idade e o contrato…

      • João Víctor Matos

        Entendo o seu ponto de vista. Nessa nba poucos alcançaram o nível de inegociáveis como é o caso do Simmons. Então rumores e uma análise fria como desse podcast são comuns. Cabe ao próprio jogador responder em quadra que é um all-star.

  • samuel pereira

    eu gosto do jogo do Ben simmons mais na defesa,bandeja e assistencias ,so que no ataque nos arremessos o cara é fraco não existe nesse quesito,para um time que busca o titulo do leste, na minha opinião ele não é o nome ideal para isso, acho que ele cairia bem no suns ou no magic só que não sei se os dois times teriam bons jogadores “disponiveis” a oferece, já o DSJ esse é bom ,vale a pena algum time fazer o esforço para contrata-lo , pq no mavs com o docic meio que ofusco o brilho e a evoluçao dele, seria bom muda de ares, magic ou suns cairia bem para ambos.

  • Mavscelo
    • João Víctor Matos

      Maravilhoso para Dallas; bom para Orlando; horripilante e sem sentido para o Wizzards.

    • Vitor Martins

      Beal e Doncic seria foda, mas acho bem impossível Wizards topar

      • Mavscelo

        Tbm acho, mas tá no B/R e eles passam o dia pensando nessas possibilidades kkkk

    • Renan souza

      Dava ate pra considerar se tivesse o Mo Bamba envolvido,mas ai acho que o Wizards estão tentando desenvover aquele Thomas Bryant.Bem complicado mesmo.

    • Igor Neves

      Wizards ganhou praticamente nada nessa troca. Mt pick que vai ser baixa, Matthews que é horroroso e uns caras que não se firmaram na liga.

      • Mavscelo

        Isaac tem muito potencial e o Finney-Smith é melhor e mais jovem que o kieff Morris. Seria um rebuild total por parte do Wizards, meio difícil mesmo, mas, duvido ofertarem coisa melhor.

  • Claudio R.

    A não ser que seja pelo Anthony Davis ou Grego, trocar o Simmons seria um tiro no pé do Sixers…. estava pensando no lillard ou Irving, mas mesmo assim arriscado demais …

    • LE-MELHORDAHISTÓRIA-BRON

      Simmons sem arremesso não vale mais que um all star de segunda linha.

  • LE-MELHORDAHISTÓRIA-BRON

    A superestimação em torno do Bem Simmons é algo difícil de entender… Na temporada passada ganhou o Roy pelo hype,pois o Mitchell foi claramente melhor que ele. Na temporada atual não mostrou evolução nenhuma, mesmo assim continuam elogiando… O cara joga basquete desde criança mas não sabe arremessar. de quanto tempo mais ele precisa pra aprender ? Se não jogasse em uma franquia simpática, seria ridicularizado como os jovens medianos do Lakers são.

    • Gustavo – #LeBronGOAT

      Jesus… Que tipo de basquete vc anda assistindo cara?

      • LE-MELHORDAHISTÓRIA-BRON

        ??? Onde eu menti

        • Gustavo – #LeBronGOAT

          Em quase tudo. Simmons é limitado no ataque, mas compensa muito bem em todos os outros fundamentos do basquete, tem um QI altíssimo e conhece suas limitações o que faz ele jogar um basquete vencedor e n ficar chutando só pq o pessoal acha que ele tem que arremessar.
          O grego ta ai pra provar que consegue impactar muito um jogo sem arremesso.

          • Rogério Rodrigues

            Nem no ataque ele é limitado. Ele e limitado nos ARREMESSOS.
            Pq atacando no post e partindo pra infiltração ele é muito bom, tanto é que teve 16ppg temporada passada (nada mal para um calouro)

          • Gustavo – #LeBronGOAT

            Sim cara ele é limitado no ataque. Se ele n consegue arremessar isso limita o jogo ofensivo dele.

          • LE-MELHORDAHISTÓRIA-BRON

            Onde estava essa “compensação” nos playoffs do ano passado ? Ele passou muita vergonha na série contra o Boston,em alguns momentos chegou até a ser sacado do time. Concordo na parte que você fala sobre QI e defesa, mas na NBA de hoje o primordial é o ataque,ainda mais para um armador. Não entendi a comparação com o grego,esse aí pontua quando quer,seja infiltrando, trombando, ele literalmente passa por cima de qualquer marcador é um jogador imparável.. mesmo assim ele adquiriu um arremesso (feio) mas minimamente confiável.

          • Gustavo – #LeBronGOAT

            O cara era um rookie na temporada passada, por odin cara.
            Minimamente confiável? Giannis tem 15% nos arremessos da linha de 3.

    • Igor Neves

      Mitchell foi melhor que ele kkkkkkkk

    • Igor Neves

      Ele está anos luz aos jovens meia boca do Lakers, ainda mais o Magic Ingram que já tá na terceira temporada e joga do mesmo jeito desde que é Rookie.

      • LE-MELHORDAHISTÓRIA-BRON

        Ser melhor que os horríveis do Lakers não quer dizer muita coisa viu

        • Igor Neves

          Mas ele não é só melhor não, é umas 20x mesmo.

          • LE-MELHORDAHISTÓRIA-BRON

            Continua sendo mediano

  • O banido

    Esse eh disparado o rumor mais surreal que li junto com a teoria de ball+ingram+ Kuzma = davis. Trocar ben Simmons. 2019 está apenas começando

  • Nicolas Dias

    Não estou dizendo que concordo em trocar o Simmons, e nem mesmo o jornalista disse isso, ele apenas abordou um cenário em que isso poderia acontecer, e o raciocínio dele tem fundamento. Jimmy Butler tem 29 anos, ele está em seu auge físico e técnico, o Sixers não tem tempo a perder com ele. Embiid ainda é jovem mas seu histórico precoce de sérias lesões liga um sinal de alerta, até que idade ele atuará em alto nível? Esse é um questionamento válido, o Sixers também não tem tempo a perder com ele.

    Simmons é muito bom, mas a limitação ofensiva dele já cobrou seu preço em jogos importantes, inclusive em playoffs, ele deve melhorar, mas o que o jornalista especula é que talvez o Sixers não possa esperar muito tempo por essa melhora. Faz sentido, embora acho cedo pensar nisso para a próxima offseason, apesar dele já ser free agent em 2020.

    • Marcelo Desoxi

      Simmons já é um jogador melhor que o Butler. Faz mais coisas em quadra.
      Organiza o time, pega rebotes, marca 4 posições – apesar do Butler ser um defensor melhor no que se propõe a fazer, Simmons é mais versátil – , e pontua com mais eficiência. Toma decisões melhores que Butler também.
      E se você me citar a questão do arremesso, Butler vem fazendo 4 pontos a mais que Simmons, com 4 arremessos a mais por jogo. Claro que Jimmy é um cara bem mais confiável em termos de pontuação – principalmente em offs, mas no meu time joga o Ben.

      Sobre idade, são quase 7 anos de diferença. Você pode escolher dar um máx deal de 4/5 anos no Butler com 29/30 anos ou no Simmons com 22/23 , rs.

      • Nicolas Dias

        No meu time seria relativo, é para vencer agora ou no médio/longo prazo? Se fosse para vencer agora eu escolheria Butler sem pensar, caso contrário Simmons. Ben pontua com mais eficiência porque só pontua em bandeja, e não consegue aproveitar as faltas que sofre, vide seu pífio aproveitamento na linha de lance livre, além de não ter arremesso, embora esse não seja um forte do Jimmy ele consegue ser mais versátil ofensivamente. Além de não ficar atrás na defesa, e ser mais clutch que o Ben.

        De qualquer forma, se não for para vencer agora e aproveitar os bons anos do Butler, para que trouxeram ele? Pelo que o jornalista propõe, acho que faz mais sentido não dissociar Butler e Embiid, são dois caras prontos para vencer agora e não se sabe o quanto estarão jogando em 4 ou 5 anos, Phila não pode pensar em título a longo prazo.

        • Marcelo Desoxi

          Se o agora for os próximos dois anos eu até posso pensar em concordar, qualquer coisa além disso prefiro o Simmons. Acho que o 76ers pegou o Butler como complemento para a dupla, sinceramente eu me surpreenderia se preferissem o Jimmy ao Ben.

      • Diego Costa

        Simmons não é mais jogador que Jimmy Butler nem em outro planeta.

        Simmons pontua com mais eficiência pq tem um arremesso nulo, não sabe pontuar de outras maneiras. Quando as coisas apertam no garrafao seu jogo fica inexistente no ataque, na série contra Boston nos vimos isso. Já Butler arremessa e ainda por cima é clutch pra caralho.

        Como meu amigo Nicolas dias disse abaixo, se não é pra apostar no Butler, então pra que arriscar nele? Se símmons vale um All star que vai elevar o nível da equipe, então a troca tem que ser feita. Contando que ele já vai pra sua 2 temporada sem acertar nenhuma bola de 3 e nem sequer faz questão de tentar os arremesso. Não é que ele é fraco arremessando, fraco é o Ingram, o Simmons não existe.

        • Marcelo Desoxi

          kkk observe que em nenhum momento eu disse que ele é um bom arremessador, nem vou contestar isso , pq além de não ter dito o contrário isso é um fato. O que disse foi que nesta season ele vem pontuando de forma mais eficiente que o Butler, mas também deixei claro que o Jimmy é um scorer mais confiável, principalmente em playoffs onde a defesa no garrafão costuma ser mais física. Igual foi contra o Celtics, por exemplo. Nisso concordamos, aparentemente você tentou rebater algo que concorda rs.

          Agora sobre quem é mais jogador pode ser relativo. Difícil porque são dois jogadores bem diferentes, mas eu prefiro Simmons. Tem muito mais skills – perdendo no quesito shooter, mas prefiro ele ao Butler.
          Vai depender realmente do quão rápido 76ers quer ganhar, como o cara disse abaixo.

          • Diego Costa

            Só deixei claro que essa eficiência dele tem que ser contestada, se você joga mais perto da cesta seu fg é quase sempre maior. Não dá pra falar de eficiência em quem faz 15 pontos por jogo cara, e só dentro do garrafao ainda. Simmons só pontua como center, ele pode ter mais habilidade e ste mais técnica com a bola nas mãos, mas ele não pode ser melhor que alguém que arremessa e que decide inúmeros jogos dessa maneira.

            Hoje em dia não tem como não arremessar nessa liga.

          • Marcelo Desoxi

            A eficiência dele está justamente em infiltrações e jogo de post. Isso é fato.

  • Doug

    Tem tb a questão de que, se Simmons não der mostras logo de que vai aprender a ter um arremesso minimamente confiável, perderá bastante valor de mercado…

    • Luis Fernando Teles Sousa

      Fala Doug meu parceiro. Feliz ano novo pra você. Concordo com seu comentário cara. Pode rolar até como tá rolando com k fultz. Não igual mas o cara ir perdendo valor e cair as ofertas.

      • Doug

        E aí, Luiz. Td de bom p vc e sua família nesse novo ano, meu velho! Pois é, cara…a NBA é cruel e o Phila já deve estar de olho, pq a evolução dele no arremesso está muito, mas muito lenta…

        • Luis Fernando Teles Sousa

          Sim. Concordo completamente Doug. Não sei porque mas eu acho que no indiana ele encaixaria bem. O duro é o que indiana daria por ele. Turner eu até iria sugerir mas bem jogando muito bem. Sabonao da massa não dá. Dipo é o fp. O resto o Phila não aceitaria. É acho que nem o Turner entraria. Mas daria gosto ver ele é o dipo Armando várias jogadas explosivas.

          • Doug

            Seria interessante mesmo, hein?!

          • João Víctor Matos

            Não tem lógica pegar o Turner com o Embiid na equipe. Deixa os dois times como está que tá bom demais.

          • Luis Fernando Teles Sousa

            Como eu disse meu amigo. EU gostaria de ver o Simmons no pacers. Leia a resposta que irá ver que eu mesmo disse que o Phila não iria querer o Turner. Compreendeu? Além de achar impossível. Só dei uma opinião pessoal. Na real mais um gosto pessoal. Apenas.

          • João Víctor Matos

            Eu compreendi amigo. Só ratifiquei sua opinião com a minha.

          • Luis Fernando Teles Sousa

            Show então. Eu que não tinha entendido. É nois

  • Paulo Henrique

    Não tem lógica nenhuma trocar o Simmons, entre ele e o Butler eu fico com o australiano sem pensar muito. Na pior das hipóteses ele vai continuar sendo oq é hj, quase 20 ppg e beirando TD quase todo jogo, oq já é muito bom, enquanto a tendência do Jimmy é cair nos próximos anos

    • Diego Costa

      É até verdade isso, mas talvez de pra imaginar o Butler jogando em um bom nível por 3 temporadas.

      Simmons se não desenvolver um arremesso, continuará sendo muito bom, mas nunca o que sixers precisa pra ser campeão. Se o símmons valer uma troca por uma estrela, eu arriscaria

  • xmaah

    já mete um pacote de Fultz+Zhaire e outro pacote com Simmons+picks em nomes de peso e parte logo pro all in, antes que o Butler vá para Miami talaricar o Wade e o Embiid se machuque de novo.