Rumornelli – Semana 12

Dennis Smith Jr.: troca a caminho?

A notícia mais concreta da semana envolvendo transações é a disposição do Dallas Mavericks em buscar um negócio envolvendo o armador Dennis Smith Jr. Visto como futuro da franquia após sua temporada de estreia, o segundoanista foi completamente engolido pelo calouro Luka Doncic como protagonista do time. Pior, já ficou evidente que os dois não conseguem jogar juntos. Entre DSJ e Doncic, o Mavs escolheu o fenômeno esloveno.

Não quer dizer que Smith Jr. não seja um jogador de potencial e que o Mavs não deva conseguir um bom retorno por ele. É apenas uma questão de encaixe, então o mínimo que a franquia de Dallas deve obter pelo armador seria um jovem atleta de potencial parecido. Um candidato natural seria Josh Jackson. Colega de Dennis Smith Jr. na loteria do Draft de 2017, o jovem ala está sobrando na rotação do Phoenix Suns, que precisa desesperadamente de um armador.

De acordo com Marc Stein (NY Times), o Mavs por enquanto apenas teria incluído a hipótese de trocar Smith Jr. no rol de suas possibilidades, e não busca ativamente uma troca do armador, se limitando a receber propostas.

Na última semana, entretanto, Doncic demonstrou frustração após DSJ forçar uma bola no final de uma partida que o time perdia por dois pontos. Doncic, que lidera a NBA em aproveitamento de arremessos em minutos decisivos nesta temporada, se sentiu no direito de reclamar. Diante disso, pode ser que o Mavs comece a olhar melhor para seu vestiário e decida agir mais enfaticamente.

Lesão de Wall limita as opções do Wizards

Se a situação do Washington Wizards no mercado de trocas já era complicada, agora piorou. O time resistia em trocar Bradley Beal, peça de seu elenco mais visada por outros times, para tentar negociar John Wall ou Otto Porter Jr. Por isso, a notícia de que Wall passará por cirurgia no tornozelo que lhe deixará fora das quadras por até oito meses foi um balde de água fria nas pretensões da franquia.

Aos 28 anos de idade e com jogo extremamente baseado no físico, Wall assusta outros times para a sequência de sua carreira (isso sem falar no contrato nada amigável). Após atuar em apenas 41 partidas na temporada passada, Wall fecha a conta de 2018-19 com 32 jogos disputados, dados verdadeiramente alarmantes para qualquer atleta com este nível salarial.

Para piorar a situação dele, desde a temporada passada o Wizards tem mostrado maior entrosamento e rendimento sem ele em quadra, quando Bradley Beal se torna o ponto focal. Para azar do Wizards, este novo protagonismo de Beal deve justamente fazer com que outros times passem a ser mais incisivos nas ofertas pelo jovem ala-armador.

Ben Simmons: candidato a troca na offseason?

Em recente podcast da Sports Illustrated, Ben Golliver e Rob Mahoney fazem raciocínio interessante sobre o futuro de Ben Simmons com o Philadelphia 76ers. Partindo do pressuposto que Joel Embiid já tem contrato máximo com o time, e que Jimmy Butler deve receber um nesta offseason, e ainda levando em consideração que estes dois primeiros devem ter um auge mais curto que Simmons, será que o Sixers não pensaria em trocar o australiano nesta offseason?

Com a durabilidade de Embiid e Butler em cheque, o Sixers não tem tempo para experimentos, e as dificuldades de Simmons nesta temporada poderiam fazer dele a peça que vai sobrar no elenco para tentar mover por outro ótimo jogador mais veterano que complemente melhor a dupla Embiid/Butler.

As dificuldades de Simmons com arremesso e sua necessidade de ter a bola nas mãos o tempo todo não fazem dele, neste momento de sua carreira, o armador ideal para um time que almeja disputar um título da NBA. É claro que ele tem potencial para evoluir e se tornar um atleta que dita o jogo, a exemplo de nomes como LeBron James e Giannis Antetokounmpo, por exemplo. Essa evolução leva tempo, e o Sixers precisa saber gerenciar isso em face da durabilidade dos outros 2/3 de seu núcleo principal. Uma nova derrota no segundo round dos Playoffs sem boas atuações pode desencadear este processo na Philadelphia.

Por Ricardo Romanelli