Rumornelli – Semana 14

Com a proximidade da trade deadline, no próximo dia 07 de fevereiro, alguns times começam a ser pressionados por tomar decisões sobre o futuro próximo. Nesta semana, comentamos a situação de três destas equipes.

Nikola Vucevic: a hora para trocar é agora

O Orlando Magic tem uma decisão difícil com Nikola Vucevic. A franquia vê o suíço de 28 anos fazer a melhor temporada da carreira em ano de renovação de contrato, justamente com o pano de fundo de uma offseason onde haverá aumento do teto salarial e grande disponibilidade de dinheiro no mercado.

A franquia não considerou trocá-lo antes porque ainda acreditava em lutar pelos playoffs, mas o Magic está em queda livre na temporada e agora a decisão parece mais fácil. Como o futuro da posição de pivô parece reservado para Mo Bamba, e já tendo renovado com Aaron Gordon por uma quantia expressiva, o caminho natural para o Magic seria aproveitar o bom momento de Vucevic e trocá-lo por uma outra boa peça, evitando precisar tomar a decisão entre pagar um grande salário a ele na offseason ou deixa-lo sair por nada.

Interessados no atleta não faltariam. Seria interessante observar o comportamento do Los Angeles Lakers caso o time de Orlando disponibilize o pivô no mercado. Um pivô como Vucevic é o complemento perfeito para LeBron James, capaz de fazer boas screens, com movimentos polidos e capacidade de pontuação embaixo da cesta. Seria um alvo ideal para os passes de LeBron no garrafão. O time de Los Angeles tem o ala-armador Kentavious Caldwell-Pop e talvez uma escolha de Draft ou um dos calouros Moritz Wagner ou Svi Mykhailiuk como peças mais atrativas para um negócio por Vucevic. Como o pivô possui contrato expirante, é difícil imaginar que uma oferta passe deste patamar.

Pelicans: dá pra salvar a temporada?

Depois de ser a grande surpresa da última temporada ao chegar no segundo round dos playoffs, o New Orleans Pelicans vem fazendo uma campanha decepcionante que fez as conversas sobre uma troca de Anthony Davis esquentarem muito nas últimas semanas.

Apesar de tudo isso, o time está apenas 2,5 jogos atrás dos últimos colocados na briga pelos playoffs no Oeste, e vê times como o Los Angeles Lakers vacilando num momento ruim. O sonho de chegar mais uma vez aos playoffs, portanto, é real. Esta seria uma conquista importante para tentar convencer Anthony Davis a assinar uma extensão nesta offseason, quando ele se torna elegível para um Supermax. Em sete anos do pivô com a franquia, o time chegou aos playoffs em apenas duas oportunidades.

Para tanto, o GM Dell Demps poderia explorar o mercado em busca de um ou dois jogadores que possam ajudar o curto elenco do Pelicans a render um pouco mais. A tarefa não é fácil e exige criatividade, afinal o Pelicans tem poucos bons atletas na rotação e obrigatoriamente teria que trocar um de seus principais jogadores para conseguir outro de bom nível, então a lógica é de que o time precisaria trocar um jogador que talvez não seja o melhor encaixe possível por outro que complemente melhor os que lá estão.

Nesta linha, o maior candidato a ser negociado seria Julius Randle. O pivô até faz boa temporada estatística, depois de ter assinado um contrato de dois anos na última offseason, mas os dados considerando todo o time, principalmente seu encaixe com AD, mostram que Randle não eleva a performance da equipe como um todo quando está em quadra. Pelo contrário, é um encaixe ruim com a maioria dos atletas do time. Neste sentido, uma troca dele por, quem sabe, um jogador de perímetro com proficiência nos arremessos, somado a mais um ou dois agentes livres do mercado de buyout podem fazer o Pelicans mais coeso e encaixar uma sequência para se classificar aos playoffs, com efeito similar ao alcançado com a troca por Nikola Mirotic na temporada passada.

Wolves vai começar a desmontar o time de Thibodeau?

Com a queda de Tom Thibodeau do comando do Minnesota TImberwolves, o último experimento de dirigente-treinador que restava na NBA foi encerrado. É inegável que Thibodeau buscou montar um elenco com jogadores que se encaixassem em seu estilo de jogo, mas que não necessariamente eram as melhores peças para dar apoio a Karl-Anthony Towns e Andrew Wiggins, pilares do time para as próximas temporadas.

Assim, pode ser que o Wolves aproveite esta nova era para tentar negociar alguns destes atletas. O armador Jeff Teague e o ala-pivô Taj Gibson são os candidatos mais óbvios, dado o desempenho fraco de ambos no tipo de sistema mais fluído que Ryan Saunders começa a montar, mas especialmente pelo fato de que a presença dos veteranos tira tempo de quadra de Tyus Jones e Dario Saric, dois atletas que o Wolves deve investir e observar mais de perto para a sequência de suas atividades.

Gibson possui um contrato expirante de US$ 14 milhões e o Wolves pode decidir mantê-lo para alcançar um pouco de alívio financeiro na offseason, mas da mesma forma este contrato pode ser valioso para outras franquias e render mais uma boa peça para o futuro. Com Teague, a missão é hercúlea. O armador tem mais uma temporada de contrato além da atual, na qual receberá US$ 19 milhões de dólares. Aos 30 anos, vem fazendo temporada bastante mediana, e o interesse por ele ao redor da liga deve ser bastante baixo.

Por Ricardo Romanelli

  • O contrato do Teague é terrível. É utópico imaginar alguém assumindo isso, talvez um time em rebuild visando limpar a folha futura ou atingir o cap mínimo.

  • Mavscelo

    DSJ por Vucevic (com alguma garantia de renovação) e não se fala mais nisso.

    • Jefferson Cavalcanti

      La garantia soy yo.

    • samuel pereira

      essa é uma trade que pode rola,pq orlando selecionou o Bamba para o futuro na posiçao ganharia um armador jovem e talentoso, e o mavs ganharia um excelente pivô bom nos arremessos de curta e longa distancia com media de mais de 20 pontos nessa ofseason.

    • Gabriel M.

      powell+dsj por Vucevic é o melhor que a gente pode fazer.
      A não ser que o Dallas queira pegar o Mozgov

      • Mavscelo

        Mozgov não, Deus me livre

  • Diego Costa

    Situação difícil essa pro Magic, ao mesmo tempo que o time tá ali brigando pelos offs, você vê o Vucevic jogando muito e podendo sair de graça final da temporada. Enfim, ja tive uma visão diferente sobre o tank, enfraquecer a equipe no meio da temporada… Hoje sou contra isso totalmente. Acredito que se você tiver chance de algo, por mais que seja uma 8 colocaçao, você deve ir atrás.

    Magic não vai pros playoffs de 2012, tempo pra caralho. 7 temporadas seguidas tendo campanha negativa e no limbo, acredito que ir aos offs seria muito bom pra franquia denovo. E as chances passam por manter o Vucevic agora. Tirar ele dá equipe a temporada iria pra lama.

    No geral, ele poderia até ficar pros próximos anos.. Mas aí seria jogar no lixo a escolha no Bamba. Só mostra o erro que foi não ter draftado o Sexton pra buscar outro Center.

    • Zazi10

      Eu compartilho da sua visão de tentar sempre o melhor, não interessa onde fique a escolha, você tem que sempre tentar pra não se acostumar com a cultura do tank.
      Sobre o Vucevic acho que deve sair a troca, não tem porque escolher o Bamba e não usar, querendo ou não tem que treinar o jovem agr e tentar um armador no proximp draft (devem sair bons armadores msm em escolhas baixas já que parece ser um ano de alas/alas-pivo no draft).

    • samuel pereira

      magic ta na briga por playof esta em 9 lugar mais num bololo só com nets,pistons,hornets,wizards e miami , 3 vagas para 6 times, se o vucevic sai praticamente as chances de uma pós temporada vai para o espaço,decisão dificil,mais como aconteceu com o gordon acho que o magic vai da uma grana a mais e tenta fica com o jogador.

  • Joabe#VamoSpurs

    Queria ver o Vucevic nos Spurs, seria uma adição fantástica ao elenco

    • Zazi10

      E ainda tiraria o aldridge da 5 que é uma posição que definitivamente não é pra ele.

      • Joabe#VamoSpurs

        Isso, adicionaria um terceiro scorer ao time, faria o Lamarcão voltar a 4, posição de origem dele, onde ele engole os adversários. Fora isso por o Vucevic tá com uma porcentagem boa do perímetro, forneceria um espaçamento nas jogadas ofensivas. Pra mim seria o reforço ideal

        • Brockbell

          Boa, tbm acho que seria uma ótima. Gasol saindo, e Poeltl de reserva. Creio que o Spurs ta atrás de mais um de garrafão, o interesse por Porzinguis mostra isso.

        • Zazi10

          Seria, fortaleceria o garrafão e adicionaria um arremesso até consistente nos 3.

      • Jefferson Cavalcanti

        No ataque seria bom. Aldridge e Vucevic dariam um jeito. Ambos sabem arremessar e passar a bola. Ainda deixaria o garrafão livre para infiltração do DeRozan.

        Mas não tenho o mesmo otimismo na defesa. Seriam dois alvos para trocas no Pick and roll. Acho que no saldo, não seria tão bom para o Spurs ter os dois em quadra por mais que 15 minutos por jogo.

        • Zazi10

          Realmente eles não são grandes protetores de aro, mas a perspectiva é aldridge na 5 ou Gasol então a perspectiva ia melhorar até na defesa, fácil.

    • Gustavo

      Mas vai oferecer quem?

      • Brockbell

        Problema do Spurs é esse, tem muitos times com peças mais interessantes. Acredito que de troca Spurs só tem Gasol, Rudy Gay, Belinelli, Mills, Cunigham e uma pick entre +-20 e uma 30 de primeira rodada.
        Se o time do Spurs sair do padrão da franquia, pensará em trocas envolvendo Aldrige, Bertans e Poeltl.

      • Diego Costa

        Walker,Poeltl, Gasol e pick Spurs 1 round.
        Vucevic e Simmons

        troca feita.

        • Brockbell

          Pensei algo parecido, mas trocando Walker (que é um jogador que não ta no ritmo de NBA ainda, e é jogador do rebuild do time), e colocando Rudy Gay, ou Bertans, ou Belinelli por essa troca.

          • Diego Costa

            Mas ai só o Spurs ganha. Beli e Gay não tem mais futuro nenhum na liga, Walker ainda é novo e uma aposta.

          • Brockbell

            Concordo. Por isso que eu acho uma troca difícil, o mercado tem mais a oferecer. Além de que Spurs tem a tradição de não trocar muito. Acredito que a franquia não queria trocar seu 2 ou 3 jogadores do seu núcleo jovem. em um time com muitos jogadores “velhos”.
            Creio que ela vai preferir liberar Gasol e pagar seus 6M garantidos e abrir o Cap.

        • Mavscelo

          kkkkkkkkkkkkkkk depois ainda vem criticar o Mavs falando que não tem nada a oferecer pelo Beal.

          • Diego Costa

            Tu quer comparar o Beal com Vucevic? É isso mesmo?

          • Mavscelo

            Nope, se você entendeu isso, precisa de umas aulinhas de interpretação.

            Mavs tem a oferecer tanto por contratos como o do Beal quanto pelo do Vucevic.

          • Diego Costa

            Beal é muito melhor que Vucevic, além de ser mais novo e ter um contrato longo. Logo, se deve oferecer mais por ele.

            Mavs até tem o DSJ pra dar pelo Beal, mas o Wizards tem uma ? Com Wall. portanto só daria jogo se o Wizards fosse se livrar do Wall por outros jovens.

        • samuel pereira

          kkkk por essa refugaiada aí não leva nem o DJ augustin quanto mais o vucevic!!

        • Gustavo

          O Magic vai ter que acreditar muito no potencial do Walker pra assumir esse contrato do Gasol

          • Jefferson Cavalcanti

            Problema é esse. Gasol ainda tem contrato para a temporada que vem.

            O Magic perde tecnica/financeiramente nessa troca.

          • Gustavo

            Magic teria Gasol e Mozgov sob contrato na próxima temporada. Seria uma maravilha!

          • Mavscelo

            Magic sendo Magic, nada de novo.

          • Gabriel M.

            o Magic tem que empurrar o Mozgov nessa troca do Vucevic

          • Brockbell

            Ai o bicho pega kkk Quem sabe Magic manda Vucevic e Mozgov por Poeltl, Gasol, e Gay. Para aceitar esse contrato de Mozgov e Vucevic só indo Gasol e Gay na troca.

          • Gabriel M.

            e o Mills?

          • samuel pereira

            jesus amado!!! se fica com esses dois no elenco aí pode fecha a franquia.

          • Diego Costa

            O contrato do Gasol não é garantido pra próxima temporada. Aí facilita as coisas. Sei que a troca parece injusta, mas o Vucevic não é nenhum garoto mais. 28 anos e nunca teve uma carreira tão sólida dessa maneira, é um expirante no meio de uma temporada regular. O magic não vai achar mais nada que isso.

          • Lucas Henrique

            28 anos é bem jovem, principalmente que o auge de um jogador de basquete se dá dos 29-32

          • samuel pereira

            não acredito nessa possibilidade, acho que orlando conseguiria coisa melhor do que esses refugo dos spurs, igual o walker o magic tem o wundu por ex: jogador crú pra nba que pode não vinga.

      • Joabe#VamoSpurs

        Eu não vou oferecer nada, pois não sou GM, rs

    • samuel pereira

      spurs não tem muita coisa pra oferece ao orlando por vucevic,unico que talvez cairia bem no magic seria o Aldrige.

      • Joabe#VamoSpurs

        Se não tem, o problema não é meu. Apenas relatei meu desejo, quem sabe mais do q eu o q é necessário pro time é o GM.

  • Jefferson Cavalcanti

    Teague e Gibson no Suns. (Duvido é o Wolves querer o Anderson)

    Teague – Melton –
    Booker – Bridges – Crawford
    Oubre – Jackson
    Gibson – Warren
    Ayton – Holmes

    • Gustavo

      E vai quem pro Wolves?

      • Jefferson Cavalcanti

        Essa possibilidade só existe se o Wolves aceitar o Ryan Anderson.

        Aí depois pode ser algum garoto pra bater salário. Bender, Okobo, Troy Daniels.

        O Suns está abaixo do Cap e pode absorver contratos maiores, mas essa troca só tem chance de acontecer se o Wolves se quiser se livrar dos salários para dar tempo de jogo para a molecada deles.

        É muito mais uma vontade minha do que uma possibilidade real.

        • Gustavo

          Entendi…
          Na verdade para acontecer algo nessa linha mas o Suns teria que mandar alguém da sua coleção de SF. Só trocar o contrato ruim do Teague (38/2) pelo contrato ruim do Rino (40/2) não refresca muito pra ninguém.

        • Mavscelo

          Gibson arrumaria parte dos defeitos defensivos do Ayton, mas em se tratando de Suns…

          • Jefferson Cavalcanti

            Tyson Chandler era um péssimo defensor em Phoenix. Nunca dá pra confiar plenamente. kkkkkkk

    • Lucas Henrique

      Acho o Warren mais jogador que Gibson, Gibson do Bulls, Thunder e Wolves foi bem fraquinho

      • Jefferson Cavalcanti

        Também acho. Coloquei Gibson como titular só pelo encaixe.

        Gibson pode ajudar mais defesa e a carga ofensiva do time titular fica na mão de Ayton e Booker. Warren continua como o bom sexto homem que é. Entra pra pontuar ao lado de Holmes que é um jogador melhor na defesa.

  • Brockbell

    Duvido Lakers oferecer algum de seus garotos pelo Vucevic. Nem que seja só Ball e Hart por ele, Magic vai preferir acreditar na evolução dos jogadores ou deixar Vucevic passar para tentar trocas como Davis, Kemba, Beal…
    Lakers só iria atrás de Vucevic depois que outras trocas não dessem em nada. E que se isso acontecer eu acho um erro.

    • Cavs&KingJamesaondeestiver

      Zubac e Mikauiluik pelo Vucevic

  • Fellipe Moncayo

    Spurs pode oferecer a pick do toronto no próximo draft mais o Gasol expirante com 6M garantidos só pro próximo ano.

  • Marco Antonio Brasil

    Orlando não precisa de um armador?
    Ball por vucevic+pick
    Vamos lá orlando, dê essa manta no Lakers

    • Gabriel M.

      Ball + Hart + pick pelo Vucevic.
      Ruim pro Magic, mas quem sabe

    • Dannilo Roberto

      O Magic vai absorver o Ball e ainda entregar uma pick?

  • Maicon Gomes

    Pelicans pode conseguir umas duas peças boas pro time titular trocando o Randle + Wesley Johnson. Dar pra sair até com a equipe mais forte que a atual.

  • Bruno Macedo

    Porque o Lopes não deu certo no Lakers e o vucevic daria?
    Os dois eh praticamente a mesma coisa, bons no ataque e péssimos na defesa e lentos.

    • Lucas Henrique

      Vucevic é bem superior

      • Lucas Henrique

        Hoje, claro, se for contar toda trajetória na NBA, Lopez está bem a frente

      • Bruno Macedo

        Kkkkkk que NBA você assiste, Lopez sempre foi o melhor jogador do nets, já o vucevic sempre foi a moeda de troca do meu magic, essa temporada ele pode tá bem melhor.
        Na terceira temporada do Lopez ele tinha 20 de média, já o vucevic veio ter isso só nessa.

    • vsr.snake

      Vucevic eh mais completo, e tem uma grande vantagem em relação ao Lopez: pega rebote.

    • Cavs&KingJamesaondeestiver

      Lopes fez otima campanha com lakers na temporada passada, não entendi até o momento o Magic não oferecer pelo menos um contrato minimo ou mesmo uma MDL, pois ele assinou pelo minimo com Bucks

  • Bruno Macedo

    Suns poderia ir no teague e gibson tem espaço no cap, não tem nada a perder, manda um jogador qualquer que a troca é feita, na pior das hipóteses eles vão dar errado e já era, vai continuar tomando surra.

    • Cavs&KingJamesaondeestiver

      Suns tem a possibilidade de pegar Smith Jr, pois Mavs abriu trade por ele e seria muito mais interessante para o Suns.

      • Bruno Macedo

        Sei não em, depois de fazer burrinha com o doncic, imagina do lado do booker.

  • Rogério Rodrigues

    Randle por Rozier acho que podia ser uma boa troca pra ambos.
    Rozier quer espaço e mais dinheiro na proxima temporada e Randle por render bem ao lado do Horford
    O que acham

    • Diego Costa

      Randle faz uma temporada de All star, Rozier de garbage time. A diferença entre os 2 é enorme.