Scottie Pippen: “Comparações entre Jordan e LeBron nunca deveriam ser feitas”

Quem foi melhor: Michael Jordan ou LeBron James? A cada recorde que o astro do Cleveland Cavaliers quebra, a pergunta volta a ser levantada pela imprensa, torcedores e ex-atletas da liga. A questão até pode render discussão, mas, para o lendário Scottie Pippen, não existe comparação entre os dois jogadores: seja pela diferença no modo de atuar, seja pela questão técnica.

“Michael é o maior jogador de basquete de todos os tempos. Não há dúvidas sobre isso. Eu sempre fui questionado sobre o assunto e tento fazer a melhor avaliação possível, mas, sinceramente, comparações entre ele e LeBron nunca deveriam ser feitas. Eles jogam em posições diferentes e tem estilos muito diferentes”, disse o ídolo do Chicago Bulls, em participação no programa “The Jump”, da ESPN.

Um dos maiores trunfos dos fãs de James na discussão é o caráter completo do seu jogo. Recentemente, ele tornou-se o primeiro atleta da história da NBA a atingir 30.000 pontos, 8.000 rebotes e 8.000 assistências na carreira. Pippen reconhece a grandeza do considerado melhor jogador da atualidade, mas acredita que, quando necessário, Jordan também foi tão versátil quanto o “rival”.

“Nunca se exigiu que Michael jogasse da forma como LeBron joga, pois essa era a minha função. Fui o point forward, o principal facilitador da nossa equipe. Ele era o pontuador e defensor de elite, mas atuou de forma tão completa quanto LeBron no momento de necessidade. Seu papel no time só era diferente: pontuar é o que fazia de melhor”, argumentou o integrante do Hall da Fama.

A comparação entre os dois craques foi impulsionada por uma recente declaração de Isiah Thomas, que disse escolher James antes de Jordan para qualquer partida que imaginasse disputar. Pippen discorda radicalmente – o que não o surpreende. “Eu não concordo com nada que Isiah tenha dito ou feito na vida. Esse comentário é apenas ódio vindo de alguém que nunca elogiou ou sequer reconheceu nada do que Michael fez por nosso esporte”, minimizou.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Jeff Cavalcanti #TankBrothers

    Essas comparações não servem pra nada.

  • UnicornMikaelson

    essas comparações nunca vão ter fim mds kkkkkk

  • Rogério NV

    Até pq antes de chegar no Jordan, Lebron precisa passar por Kobe

    • Luiz Fernando Azevedo

      kkkkkkkkk Já passou faz tempo.

    • Maurilei Teodoro

      Com todo respeito ao Kobe, lá por 2011 eu ja achava o LeBron melhor !!

      • Rogério NV

        Um subindo e o outro descendo…natural da idade…ambos no auge prefiro o Kobe…questão de opnião

    • Albert Santos

      Kkkkkk que isso cara

  • Doug

    Absolutamente sensata a afirmação do Pippen…quem assistiu a ambos jogarem, a bem da verdade, sabe que é muito difícil, de fato, tecer uma comparação justa…não parâmetro objetivo bastante e td se espraia por subjetivismos e modos subjuntivos…e isso pensando apenas nas funções que exerciam em quadra, sem levarem conta todas as outras variações, como os companheiros que os complementavam, técnicos a que serviram e etc…além disso, a questão de serem mais vencedores ou não, de títulos ou marcas, tb é muito relativa, já que envolve, mais uma vez, uma enormidade de variáveis, como a própria época em que jogaram, dentre outras…enfim, discussão infindável, terreno para indisposições e paixões…todos têm a sua opinião a respeito, mas, no fundo, no fundo, não faz a menor diferença…ninguém, tirará o Michael de onde está e haverá outro lugar para o LJ na história…e a discussão continuará…apenas desfrutemos o melhor dos melhores…

  • vsr.snake

    Eu tenho certa dó do Pippen, quase todo santo dia ficam perguntando se fulando “é melhor que o Jordan” e etc etc, deve encher o saco isso. Nos anos 2000 enchiam o saco dele com Kobe, agora com Lebron, daqui uns anos vão ser com Giannis ou Simmons ou qlqr um que se destacar na posição

  • Danilo Celtics #Banner18

    o MJ é o maior jogador de todos os tempos e o lebron é o maior atleta de todos os tempos , ponto final! isso nao quer dizer q o lebron nao pode alcançalo em anéis ou em premios individuais

  • Tremeuuu

    Infelizmente hoje vivemos num tempo em que ninguem aceita a opiniao diferente da sua. Pippen ia bem ate escrachar o Thomas porque ele pensa diferente.

    Melhor criar uma lei nos EUA que estabeleça q é proibido comparar MJ c qualquer outro jogador. pena de 6 meses de prisao pra quem cometer tal crime.

    Dificuldade de aceitar opiniao diferente hoje está demais. Credo.

    • Luiz Fernando Azevedo

      Verdade…

      • Guga Goll

        Thomas tem magoa destes caras dos anos 80 e 90, ele era tão bom quanto, jogou em um bom time e foi campeão, ganhando de Jordan, Pippen, Magic e Bird. Mas nem de longe tem a fama destes caras e, além disso, correram com ele do Dream Team. Ele deve falar estas coisas por pirraça e o Pippen responde pelo mesmo motivo. Então, são dois senhores se comportando como adolescentes. E nolós, há um mundo de distância, se importando e tentado entender coisas que só lemos e ouvimos kkkkk enfim

    • vsr.snake

      Nesse caso do Pippen é mais ressentimento pelo passado que ele tem com Thomas e o Pistons. Qlqr coisa que o Thomas falasse ele iria arrumar um jeito de desprezar.

    • Ricardo Soares
  • Paulo Henrique

    Hmm, esse post promete

  • Luiz

    Falou tudo . Jogam em posições e funçoes diferentes.

  • Marcelo Desoxi

    Pippenzinho ainda revoltado com seu pai.
    The Real Baby-Faced Assasin praticou muito bullying com o Little Pippen, fica a mágoa.

    • Lucas SEP

      Quantos anéis cada um ganhou? Faça uma comparação e veja se o Pippen tem motivos para ter mágoa kkkk. Ah, o Pippen ainda fez parte do Dream Team..

      • Marcelo Desoxi

        Pippen há alguns dias tava babando o LeBron, agora só porque o IT comentou ele vem encher o saco.
        Não é fácil superar o bullying kkk

        • vsr.snake

          Fala pra ele: Pippen sem Jordan = 0 títulos
          Thomas sem Jordan = 2 títulos
          #PAS

      • wilker pereira

        Horry mandou lembrancas, porque e maior q o MJ segundo a tua logica!

    • Lucas SEP

      Pippen = 6 títulos
      Detroit = 3 títulos

      Ou seja, Pippen é maior que os Pistons kkkkkk.

      • Marcelo Desoxi

        Adriano Gabiru= 1 mundial
        Palmeiras = 0,000

        Ou seja, Gabiru é maior que o Palmeiras kkkkkk

        • Rodrigo SMC

          Só vejo verdades. Gabiru é mito mundial.

        • Lucas SEP

          Kkkkkkkkkk

      • Diego Costa

        Kkkkkkkkkkkkkk

  • Ricardo Soares
    • Lembrei dessa declaração porque você postou, até discuti com meus amigos na época hahaha
      Bem lembrado, Ricardo!!!

      • Ricardo Soares

        Ele só deu esta declaração para ser contra o Thomas. Eu continuo achando que o Jordan é melhor, e acho que o LBJ tem que fazer muito ainda para supera-lo.

  • Luiz Amaro Neto

    Não vi Jordan jogar ao vivo e assistir vídeos ajuda a embasar idéias e preferências, mas nada como o contexto do momento/jogo/temporada/adversários em tempo real, eu faço um paralelo de Jordan x Lebron com Messi x Cristiano Ronaldo (com a diferença que pra minha sorte e quem gosta de futebol os dois são contemporâneos), o português pode passar Messi como mais vezes eleito melhor mundo mas eu sempre vou achar que o argentino foi melhor, assim como Lebron pode bater todas as marcas pessoais de Jordan, mas vou continuar achando Jordan o melhor, o que não é desmerecer Lebron e Cristiano é apenas uma preferência que na minha opinião transcende quem é o melhor ”apenas” pelos números, mas sim caras que foram extremamente competitivos e vencedores pela carreira toda e elevaram o jogo além da competitividade do ganhar/perder.

    • Doug

      Cara, eu acompanhei essa época…havia alguns times muito bons sim (Jazz, Knicks, Houston, Seatle, Pacers e etc.), inclusive vc poder ler nas matérias dos times célebres que não ganharam nada…a maioria foi ceifada pelo time do MJ…Jordan não enfrentou época fácil não…tanto é que quando ele teve aquele período sabático, os Rockets foram campeões…eu diria que o próprio LJ pegou uma época com times, no geral, mais fracos, afora o SAS e antes desta ascensão do GSW…e veja, não estou comparando o resultado dos dois, se um foi mais ou menos campeão, apenas constatando algo que me parece bem claro…de toda forma, não deixa de ser minha opinião…o que quero deixar claro é que Jordan não foi o que foi pq jogou numa época mais fácil não, longe disso…

      • Luiz Amaro Neto

        Sorte sua que acompanhou esse tempo e tem muito embasamento e acima de tudo é imparcial. Obrigado Doug.

        • Doug

          Realmente, Meu velho. Tive esse prazer. Valeu pela força. Estamos juntos.

      • TgO /- Coming up playoffs

        Por esse seu pensamento que eu também vejo que Jordan é maior…foram contra times foda demais…. não eram jogadores medianos, bons…que somavam…foram contra jogadores absurdamentes ótimos

    • Doug

      Não foram seis seguidos. Houve um hiato, na ausência do Jordan, com os Rockets sendo bicampeões em 94 e 95…

      • Luiz Amaro Neto

        Correto, eu que não me fiz compreender, quis dizer que todas as vezes que ele chegou na final ele ganhou.

    • Evandro

      Sempre foram os favoritos incontestáveis nas bolsas nos 6 anos, sendo que 5 deles ninguém colocaria um centavo no time adversário pois as chances era praticamente zero, ao contrário da rivalidade Boston e Lamenta que ocorreu anterior a dinastia dos Buls

    • wilker pereira

      Nao nao havia time q estava ha altura dos Bulls naquela epoca!!! tinha times bons e verdade mas nenhum estava no mesmo nivel q eles!!! tanto e q eles eram favoritos a ganhar em todas finais!!! e por larga vantagem!!

    • João Víctor Matos

      Meu amigo, acompanhe a serie da jumper sobre times historicos que não ganharam titulo. MJ deixou muita gente boa sem anel.

  • Cedi LeBrOSMAN

    Scottie Pippen tbem só aparece pra falar disso! PLMDDS. Chato demais esse tipo de coisa. Apesar dele ter razão desta vez, já deu sobre esse assunto!

  • Andrew

    Só pq vc quer, né bicho. A “opinião pública” do meio do basquete já cogita isso de forma incontornável. Já era. A comparação já existe. Claro que cada um tem sua escolha e opinião, visão e apreço. Mas que a comparação já há, isso é inegável. Desculpem-me os saudosistas.

  • RL23

    Tomo muito cuidado pra comentar esse assunto ainda mais por ser um torcedor celta, cuidado pela interpretação dos outros não oq realmente significa pra mim pois acredito que sei separar bem as coisas!
    Gostei muito dos argumentos usados pelo Pippen, bem melhor do que algumas declarações dele mesmo tempos atras.
    Achei que ninguém nunca chegaria em Jordan, mas por tudo que Lebron anda fazendo, confesso que cheguei a duvidar disso em algum momento.
    Se o King ganhar esse ano com esse time aí, fudeu, wuem segura o Homem?
    Sem querer desmerecer o Jordan que aliás é meu jogador favorito, acho que conta muito ao seu favor é sua trajetória, a maneira de como ganhou os títulos, o carisma, a personalidade pq em talento, acho brm próximo Lebron, Magic e MJ
    Se fosse pra escolher um hj, escolheria o Jordan e uns meses atrás acharia que seria pra sempre mas volto a repetir, King levando esse ano, e ganhando mais um ou dois títulos aí, acho que vai dar merda, kkkkk
    Saudações! ☘️

    • Andrew

      Quando alguém teria motivos para dar uma opinião ao invés de outra, só por conta de interesse pessoal (tipo torcida por um time) e faz justamente o oposto, isso só reforça o valor da opinião, a meu ver. Nesse seu exemplo de celta reconhecendo os méritos de dois rivais (um ex e outro atual rs). No meu caso também, por exemplo, em admitir que um de nossos maiores ídolos e mais talentosos jogadores tenha sido superado como o maior ala da história pelo LeBron. E por aí vai.

      • RL23

        Sim cara!
        Só estou comentando isso hj pq realmente esses dias fiwuei muito “assustado” com o Lebron!
        Não espera que teria esse pensamento, pq até o momento achava que Jordan era intocável no topo!
        Mas… ainda não acabou para o King, parece que está só começando é isso está me assustando, rs!
        Oq que esse cara anda fazendo? Pqp
        Tem muita lenha ainda pra queimar, e infelizmente grande parte dessa lenha foi em cima da gente.
        Esse ano disse no começo da temporada que achava que dava a gente no Leste, mas as lesões mudou todo o patamar e hj se fosse apostar, apostaria no King sendo campeão, ainda mais se o Rockets passar pelo GSW pelas lesões!
        Daí Lebron só vai subindo de patamar e o céu é o limite!

        • Albert Santos

          Deus lhe ouça !

      • RL23

        Só pra finalizar meu amigo, pra botar pra fuder então, kkkk?
        Bird ou Magic?

        • Andrew

          Posições diferentes demais, funções também; Ambos mais completos do que suas respectivas posições exigiam. Mas, sem dúvidas, e com pesar, Magic foi mais vencedor. Inegável.

          • RL23

            Faça das suas as minhas palavras!
            ☘️

    • TgO /- Coming up playoffs

      Aí é um pensamento meu….
      Pelo o que Jordan fez e anéis conquistados contra times históricos, Jordan para mim leva vantagem. O LeBron tem seus recordes etc, isso é grandioso, mas quando olho lá no final, o êxtase do titulo, aí nao tem como colocar o LeBron no patamar do Jordan

      • RL23

        Se acabasse hj eu tbm não colocaria, e estou torcendo pra isso não acontecer por Jordan ser meu jogador favorito
        mas se o King ganhar mais uns anéis aí acho que vai pegar fogo essa parada aí!

        • TgO /- Coming up playoffs

          Com certeza, ai a discussão esquenta. Mas, cara…vou te falar…acho que para o LeBron ganhar mais anéis…vou tirar essa temporada da lista…. Ele vai ter que se juntar a outros jogadores, digamos, fortes…se ele ficar nessa de montar as panelinhas com amigos e ganhando o que ganha (merece, mas vai precisar abdicar), ele não vai ganhar… estão aparecendo times que já estão batendo no Cavs e feio.

          • RL23

            Mas o homem está sempre melhorando, não se machuca e está contanto com um cenário favorável!
            Esse time do Cavs de hj (sem clubismo) minha opinião mesmo, Celtics completo acho que daria o Celtics e ganhando bem, mas em que cacos está o time? Mais uma vez caminho aberto para o Rei.
            E o GSW? Se não chegar, acredito que o Rockets não é palio para o Cavalo!

      • wilker pereira

        Cara na moral , na minha opiniao o MJ e o GOAT e esta acima do LEbron , mas esse argumento de time historico e balela!!!em qual final o JOrdan derrotou um time do nivel dos Spurs de 2013?? nenhum!!!

        • Emanueel Jefferson

          Então você diz que que Spurs de 2013 foi um time melhor do que qualquer outro que Jordan jogou contra na década de 90?
          Pacers, Jazz por exemplo?

          • wilker pereira

            Nao disse melhor q qualquer time da decada de 90
            mas e melhor que qualquer time q Jordan enfrentou na final!!!
            Falando serio vc acha que aquele Pacers do Reggie e melhor que os spurs do DUncan? serio q vc quer comparar isso??
            e os Jazz nao ganharam nada por ter elenco limitado, basicamente era o Stochson e o Malone fazendo chover!! o elenco era muito limitado e sim os Spurs do Duncan tambem foi melhor que aqueles Jazz , vc pode compoarar jogador por jogador ,tecnico, profundidade do elenco e vera q estou certo!!
            PS: isso nao muda na minha opiniao q o MJ e o GOAT

  • Evandro

    Pipen o incoerente…um dia destes ele estava babando o ovo do LJ…na verdade este comentário dele se forem prestar atenção foi para se auto promover não para elogiar MJ dizendo que Jordan não precisava fazer as funções que LJ faz pq ele era o cara que fazia e deixava tudo fácil para Jordan e LJ tem que fazer tudo.. rs. No final ele da uma amenizada dizendo que qdo era necessário MJ fazia o mesmo mas quase nunca precisou….kkkkkkkkkk….faz parte

  • Eliel

    Acho que o lebrom será maior , pq vai bater quase todos os recordes do Michael Jordan e da NBA , mas só quando ele encerrar a carreira .

    • wilker pereira

      Bater quase todos records da Nba e complicado, ja q nem o propio jordan chegou perto!!! o Jogador com mais records e CHamberlain detentor de 72 records .Lebron e Mj juntos nao chegam nem a 50 records na liga!!

  • João Simplicio

    Os fãs do LJ nem dormem ao ver declarações assim! Kkkkkkk Q ingenuidade achar q o LJ é melhor q o Jordan! Jordan é prateleira de cima, e ainda tem Magic, Jabar, Bird…, à frente do LJ. É chocante ver pessoas cogitando comparações!

    • Andrew

      A questão nem é essa. A questão é uns quererem impor que é “sem discussão”. Não é “sem discussão” mais.

    • Lucas SEP

      Bron já está a frente de Bird, na minha opinião.

      • Albert Santos

        Isso eu concordo.

  • Evandro

    A única coisa que sei é que está comparação é feita a tempos e com LJ ainda em atividade e no auge…vamos ver daki a 4 ou 5 anos com LJ com mais uns MVPs (all star, regular e finais) com mais de 40 mil pontos, mais de 12 mil rebotes, mais de 12 mil assistências, mais de 100 tds, mais de 8 mil pontos em offs entre outras médias absurdas…rs

  • cuckold

    Jordan jogava contra pedreiros, hoje não teria mais que 2 anéis

    • Marcelo Desoxi

      kkkkkkkkkkkk #pas

    • Lucas SEP

      Kkkkkkkkkkkkkkkkk ainda bem que tu foi irônico.

      • Albert Medeiros

        Será que foi??

      • Cerginho- Jornalista diplomado

        Os pedreiros jogava, contra Jordan’s, se fosse hoje não teriam rebocado mais que 2 muros.

  • TgO /- Coming up playoffs

    Olha, sinceramente, o LeBron pode bater todos os recordes do MJ, mas cheguei a conclusão, principalmente depois dos artigos feitos pelo pessoal do Jumper sobre times históricos, que Jordan para mim é o melhor. Aquele Bulls venceu jogos contra equipes históricas, na lista das melhores, foi campeão contra times fortes por demais, tanto que levou o nome da série. Não foi só uma ou duas vezes…foram MUITAS.

    O LeBron é foda demais…jogador completo…recorde atrás de recorde, teve a final contra o GSW histórica, é ótimo poder falar depois que vi LeBron jogar. Mas, para mim, Jordan esta na frente.

    • Luiz

      Verdade,no dia que Lebron entrar numa final contra um time como Jazz de Stockton e Malone com 39 graus de febre e marcar 38pts + Game Winner ele sera melhor

      • RL23

        Esse jogo foi foda!

      • Marcelo Desoxi

        Então , de acordo com seu raciocínio, teremos que esperar o LeBron ficar com febre pra comprar ele com Jordan ?
        Enquanto ele não jogar com febre não poderemos discutir, entendi.
        kkkkkkkkkkkkkkkk

        • Albert Santos

          Kkk

        • Luiz

          kkkkk nao foi uma comparação literal , A questao maior são os “times históricos” que ele se referiu

      • Danilo

        Já que vc quer isso inventa uma máquina do tempo, coloca o LeBron dentro dela, manda ele pra 1998, e infecta ele então, é cada “argumento”…

        • Luiz

          kkkkkk calma ai lebronzete

      • Cerginho- Jornalista diplomado

        Kkkkk que argumento tosco. Kkkkk
        ” quando Jordan for campeão em dois times seguidos ele fale comigo” (lebron)
        “Quando Lebron fizer mais pontos que eu, ele será melhor” (kareem)
        “Quando Kareem quebrar duas tabelas enterrando ele será o melhor” (shaq)
        ” Quando Shaq acertar 12 bolas de 3 numa partida ele será melhor” (curry)
        “Quando o Curry pintar o cabelo de Rosa e Verde ele será melhor” (rodman)
        “Quando rodman fizer um arroz de carreteiro mais gostoso que o meu ele será melhor” ( minha mae)

        Cheguei a conclusão que Minh mãe foi a maior jogadora de todos tempos seguindo sua lógica. Kkkkk

        • Luiz

          leia o comentário abaixo primeiro

  • Rafael Victor

    “Eu não concordo com nada que Isiah tenha
    dito ou feito na vida. Esse comentário é apenas ódio vindo de alguém que
    nunca elogiou ou sequer reconheceu nada do que Michael fez por nosso
    esporte”,

    Só colocam no rabo do Jordan o veto do Isiah ao Dream Team, mas essa declaração do Pippen somada a outras que foram dadas no documentário sobre a Seleção de 92, fica bem claro que Jordan não foi o único a fazer isso!

    Magic, Bird, Pippen e etc, também não queriam o Isiah por lá!

    Mas a “culpa” é só do Jordan!

  • MDias

    A mulecada aqui se empolga…
    Coisas como Jordan nunca será alcançado ou está numa prateleira acima e blá blá bla, é pra rir mesmo. Coisa ridícula.

    Cada um tem sua opinião e forma de avaliar. Pelo que leio aqui, uns 98% só viram Jordan pelo YouTube e outros nem isso, só ouvem dizer ou lêem algo sobre e saem afirmando essas barbaridades.

    É duro vc ler que Jordan é maior porque “enfrentou times historicos” e porque “jogou com febre”… É sério isso? Hoje sabíamos que alguns foram times históricos mas e na época, sabiam??? Óbvio que não!

    E quem garante que daqui uns anos o OKC de Durant, Westbrook, Harden e Ibaka não serão times históricos???

    Quem garante que Spurs de Duncan, Ginobili, Parker, Kawhai e Pop não serão um time histórico???

    Quem garante que o Golden state de Curry, Klay, Green, Iguodala e Kerr não serão um time histórico???

    Então galera, menos coração e mais lucidez. Menos hater e mais sensatez.

    LJ vem quebrando recordes em cima de recordes e vem babando para superar Jordan em quase tudo que é stats. E há uma discussao sim sobre o melhor entre eles, quer o saudosistas e cia queiram, quer não..

    E na verdade, “talvez” a certeza só venha quando James se aposentar.

    Mas venhamos, essa mentalidade de “fulano pra mim nunca será alcançado ou superado”, é muita, mas muita imaturidade.

    • chateadi

      Uma pergunta, vc viu o jordan jogar no bulls?

      • MDias

        Sim cara, se não me engano, a partir de 92 nas olimpiadas. Comecei acompanhado pelo meu pai que era fã do camisa 23.
        Mas obviamente que nao via os jogos como vejo hoje. Antigamente era muito raro passar jogos da NBA no Brasil.

        • chateadi

          Boto fé, então sabe do q está falando…rsrs.
          Comecei tb em 92 e sem dúvida foram os 2 grandes jogadores que vi jogar.
          Lebron p mim é mais completo e talvez até supere o jordan em termos estáticos e títulos (???) no final de sua carreira. Porém o jordan é o maior vencedor que já vi e o impacto dele foi muito além das estásticas, mas isso só quem viveu aquela época sabe do que estou falando.
          Mas é sempre difícil comparar jogadores de posições diferentes e épocas diferentes.
          E sobre times históricos com certeza gsw e spurs já entraram no panteom, discordo sobre o okc.

          • MDias

            É isso aí bro. Tmj !!!

    • Marcelo Desoxi

      A opinião de muitos aqui sobre o Jordan é baseado naquelas matérias sensacionalistas ridículas da ESPN.
      E o pior, nego assiste quatro jogos lendários do Jordan e já começa a achar que ele fazia isso todo jogo, acham que ele não jogava mal nunca.

      • MDias

        É isso brother!

      • Diego Costa

        A opinião de muitos aqui é baseada em clubismo , por torcer pra times rivais do Jordan naquela época.

        Como são as coisas não?

        • Marcelo Desoxi

          Minha opinião sobre o Jordan é ótima. Porém racional.
          Então o clubismo não interfere comigo, eehehe, diferente de alguns pelo que percebi rs

          • Diego Costa

            Percebemos isso quando vc sempre da um jeito de cornetar o Jordan pra levantar o Lebron.

          • Marcelo Desoxi

            Eu não corneto o Jordan, só faço algumas críticas ao jogo dele, ué.
            Assim como todo mundo faz com os jogadores atuais.

            Sobre a figura dele, acho que a mídia exagera no louvor, e as pessoas acabam acreditando no que dizem sem procurar como realmente o cara jogava.

          • Diego Costa

            Ok.

          • Marcelo Desoxi

            Isso aí

    • marcelo pinaffo

      Concordo com a parte de esperar o lj aposentar pra comparar, pq o mj ja fez o legado dele, o lj esta concluindo.
      E a questao do melhor, e sempre aquela coisa, baseado no q?
      Numeros, stats.
      Ou clutch, pontuando e defendendo, a pressao q fazia nos adversarios?
      Sao varias vertentes q possa. Ser analisadas, q depende q visao vc tem do jogo, vc decide quem e melhor q p outro.
      Eu vi os dois jogarem, e pra mim mj esta acima. O legado q ele dxou pra NBA, qtos copiaram o estilo de jogo dele, movimentos, acho q o lj nao ira dxar esse legado qdo parar, e por ser clutch tbm

      • Michel Moral

        Sem contar que muita gente faz análise hoje sem ver jogo. Quem se baseia somente nos números, não precisa nem ver jogo pra vir aqui, comentar, opinar. É até curioso isso.

        Por mais que eles representem algo muito significativo, principalmente atualmente, não podemos deixar levar somente por isso. O basquete vai além.

      • Cerginho- Jornalista diplomado

        Mas quantos copiam o estilo do Lebron hoje mesmo? Depois do Lebron, virou moda ser All Round, Bem Simmons parece uma copia sem arremesso do Lebron, Westbrook parece uma cópia mais baixa, mais explosiva e mais burra dele, Giannis parece uma cópia mais alta, quantas estrelas de hoje tem o estilo de James copiado e assemelhado? Você acha mesmo que só o Jordan tinha o estilo copiado? E a questão do “ser clutch” é bem subjetiva, depende do que vc está falando, nos ultimos 2 minutos de jogo, por exemplo, LBJ leva vantagem, nos últimos 5s Jordan leva em porcentagem, falar que o Jordan era muito mais clutch e não errava nunca é mais uma daquelas mentiras que repetidas tantas vezes se tornaram verdade.

        • marcelo pinaffo

          O all around nao e exatamemte o lj q criou, podemos falar do magic, o proprio pipen fizeram a mesma funcao q ele faz, com qualidades diferentes.
          O q eu falo q o jordan copiaram o jogo dele, foram detalhes, jogadas, etc, o simmons acho q e o unico q vc pode falar q e uma copia do lj, logico q e muito cedo pra ver a heranca q o lj deixou ainda. Mas como o jogo dele e muito fisico, nao serao todos os jogadores q consefuirao copia lo

          • wilker pereira

            Eu ia comentar a mesma coisa, all round ja o MAgic fazia , incluindo jogando de pivo numa final da NBa sendo no ano de rookie e ganhando o jogo o titulo e MVP finals!!

  • Albert Medeiros

    Para mim LeBron, mas fico feliz por haver discussão sobre isso, tempos atrás a galera pirava quando comparava os dois.

  • Tiagão

    Quem compara usando apenas números realmente entende de basquete. Kkkkkk

    • Vince Mendes

      depende dos numeros amigo

      • Michel Moral

        Mas no caso, nem os números podem ser comparados. São épocas diferentes.

        Hoje você vê até pivô querendo se tornar all around.

    • Cerginho- Jornalista diplomado

      Quem entende mesmo é o meu pai, que essa semana viu um Jogo do Jazz e disse que o Rubio era o melhor armador desde Nash que ele ja tinha visto, AINDA teceu o seguinte comentário “a genialidade do passe do Nash com um poder de pontuar, esse estoura jaja”. KKKKKKKKKKKK

      • Marcelo Desoxi

        Rubio gênio, só não vê quem não quer. kkk

  • Fernando

    Lebron o maior de todos os tempos! Os números estão ai! Se fosse 1 contra 1 o Jordan sairia chorando de quadra contra o chosen one!

    • wilker pereira

      Se falar de numeros o maior e WIlt chamberlain

    • Michel Moral

      Vishhh, cara… Essa história de um contra um é furada!

      Se jogasse um 1×1 Curry e Shaq, quem começasse com a bola ganharia! Curry não seguraria Shaq debaixo da cesta e Shaq não conseguiria marcar Curry no perímetro, arremessando até do meio da quadra!

      • Cerginho- Jornalista diplomado

        Shaq ganharia do Curry, uma hora o Curry ia errar kkkk o Shaq ia enterrar todas na cabeça. Tbm acho que o Shaq ganharia de qualquer outro jogador, ele era muito forte, um animal. Mas não é o maior e 1×1 não é parâmetro pra ser o maior.

        • João Simplicio

          Sei nao em mano! Queria muito ver um 1×1 entre Shaq e Ben Wallace! Apesar de fisicamente inferior, o Wallace fez marcações incríveis no Shaq nos anos 2000!

          • Eduardo Rebelatto

            E o Ben atacaria o Shaq como? Kkkkk é cada um, ben era um ótimo marcador, mas extremamente limitado ofensivamente

          • João Simplicio

            Pois é! Nunca vamos saber como seria!

        • wilker pereira

          Na verdade ele nao iria errar nenhuma … como e que o shaq faria para defender no perimetro,?? tomaria cross over e penetracao do Curry!! Logo num eventual jogo quem comecasse com a bola ganharia!!

      • VictorLakers #UnbelievaBall

        Não é furada não amigo, pelo menos in game. É so ver os vídeos: Kobe x Lebron, onde o Kobe AMASSA o lebron na maioria, inclusive ate fazendo clutch em cima dele, e dando dois tocassos. Essa comparação Lebron e Jordan é ridícula. São feitas por numeros. Por HABILIDADE, SKILL, INTELIGÊNCIA E SANGUE FRIO, Kobe foi o que chegou mais perto em nível técnico e ate superou ele em alguns quesitos, todo mundo sabe disso. Ate pelo jeito do mamba de jogar.

        • Michel Moral

          Até onde eu sei, não existe jogo basquete de 1×1. Ignorar o fator coletivo deste esporte é ignorância.

          Curioso que os números mostram que essa história de Kobe AMASSAR o LeBron não existe. Se você se refere a um jogo isoladamente, tudo bem. Mas tirar conclusões a partir disso? Francamente…

          Veja vc mesmo: http://www.landofbasketball.com/games_between/kobe_bryant_vs_lebron_james.htm

          É aí que eu falo que o jogo coletivo é que faz a diferença. Curiosamente, Kobe levou vantagem no período em que o Lakers era potência (ou o LeBron muito novilho ainda). Em seguida, foi a vez de LeBron ter supremacia quando o Lakers tinha começado o declínio.

          Essas comparações não levam a nada, apesar de valer a discussão. Sim, Kobe foi o jogador que teve os movimentos e a característica de jogo mais semelhantes a Jordan. Mas que isso não se confunda com a questão da grandeza. Kobe não é o jogador mais próximo de Jordan em uma disputa de melhores.

          • Vinícius Maia

            Boa Michel!

            Se essa questão de estilos parecidos for um parâmetro, já podemos colocar Wiggins na conversa de melhores da história, pois o Wiggins, ao meu ver, é o jogador que mais se assemelha a Kobe quando se trata do estilo de jogo e de movimentos similares. No entanto, na prática, todos sabem que apesar de buscar um jogo parecido, Wiggins está longe de ser um dos melhores da atualidade, que dirá ser comparado a Kobe no quesito grandeza. No momento, poderíamos dizer, no máximo, que é um péssimo protótipo do jogador que o Kobe foi rs.

        • Marcelo Desoxi

          Kobe chegou perto…
          chegou perto do top 5-7 da história.

        • Eduardo Rebelatto

          Kkkkkkkkkkkk pega o retrospecto aí campeão, mesmo com o fraco cavs, LeBron adorava doutrinar o kobe, LeBron passou Kobe é faz um tempo já

        • Danilo

          Antes mesmo do LeBron ir pro Heat a vantagem no confronto já era de James, e mesmo quando Kobe teve o Gasol(enquanto o LeBron tinha Mo Williams) ele não conseguiu ter essa supremacia q vc ta falando ai(2-2 nos confrontos), pessoal comenta aqui inventando e muitos acreditam nesses contos…

          • Eduardo Rebelatto

            O pior de todos é que Kobe é mais clutch que LeBron, essa falácia chegava irritar

          • Danilo

            Eu achava que isso já havia ficado esclarecido quando um amigo postou aqui CINCO links comprovando que o LeBron é melhor que o Kobe no clutch time, mas tem gente que insiste em se fingir de cego

    • Diego Costa

      Mentira

  • Vince Mendes

    É uma discussão complicada, o Pippen foi companheiro do Jordan então é meio suspeito pra falar,
    eu vi os 2 jogarem, principalmente vi o jordan nos 3 ultimos anos dele no Bulls e tinha raiva porque eu torcia pros Sonics e pros Jazz e não dava pra torcer contra o Jordan, era irritante porque ele sempre resolvia.

    Vantagens do Jordan = Mas existem grandes diferenças entre o Jordan e o Lebron, o Jordan era um jogador mais decisivo, o arremeesso dele era muito melhor que o do Lebron, se tivesse 5 segundos pra acabar um jogo a bola tinha que ser do Jordan e ele faltamente fazia, o Jordan era um jogador muito mais habilidoso que o Lebron e tinha um controle melhor da bola principalmente no ar que ele fazia o que queria até malabarismos, e tinha um tecnico que era dos melhores da historia, e isso ajudava ainda mais o Jordan, o Jordan era um jogador mais frio que o Lebron.

    Vantagens do Lebron – O Lebron é um jogador fisicamente muito superior, bem mais forte, que envolve mais os companheiros no jogo não é a toa que alem de cestinha ele é o grande armador do time, ele é mais completo que o Jordan de um modo geral, e nunca teve um bom tecnico (O Spolstra foi o melhor mas ele evoluiu mais depois que o Lebron saiu) então o Lebron nunca teve um grande tecnico teve que se virar sozinho pra arrumar as equipes que ele jogava, Lebron é um lider nato e hoje aos 33 anos tem total noção do que tem que fazer pra vencer uma partida, mas ele não é tecnico e com isso o time tem várias falhas mas isso claro que não é culpa dele

    Saldo total – Jordan eu coloco como nota 10 e o o Lebron 9.9 pra mim sao os melhores jogadores da historia junto com o Kareem

  • Carlos Eduardo

    O problema é q as pessoas n gostam de ver as lendas ultrapassadas, pra mim o Jordan ainda é o maior de todos, porém se o Lebron ganhar mais títulos, mvps (em finais principalmente) e chegar a se tornar o maior pontuador da história liga, eu n vejo como nenhum absurdo considerar ele como o melhor de todos.
    Imagina isso
    40.000 pontos, 10.000 rebotes e 10.000 assistências, e 5 ou 6 títulos e 5 ou 6 mvps de finais.
    Seria injusto n o considerar como o GOAT.

  • Renato

    Com todo respeito, quem diz qur o James e melhor que o Jordan, e pq nao viu Jordan jogar.
    James e espetacular, jogador completo, mas Jordan era um atirador de elite, pronto para decidir um jogo a qualquer momento, imprevisível, fatal. Sem duvidas o maior de todos e por muito.

    • Vinícius Maia

      Não acompanhei a carreira, mas já assisti alguns jogos de Jordan no YouTube e, honestamente, prefiro o lebron. Eu me lembro que uma vez o colega Michel Moral disse aqui no Jumper que se tivesse que escolher entre Kobe ou LeBron ou Jordan e LeBron para decidir uma partida nos minutos finais, ele não teria dúvidas em escolher Kobe ou Jordan. Nisso, sou obrigado a concordar. LeBron, infelizmente, não é dos mais clutchs, mas o que mais me impressiona no LeBron é sua capacidade de fazer de tudo em quadra e o mais bizarro, é que ele faz parecer que é fácil pontuar, dar assistências, pegar rebotes, defender, enfim, o cara faz de tudo em quadra. No ano do título do cavs, por exemplo, na final o LeBron foi líder nas principais estatisticas entre todos os jogadores de ambos os times: liderou as finais em tocos, rebotes, roubos de bola, assistências e pontos.

      As pessoas costumam dizer que Jordan era um scorer, mas se quisesse, poderia ser completo como o LeBron, mas eu vejo o contrário também: se LeBron quisesse, ele poderia ser um scorer quase tão mortal quanto Jordan. Digo quase porque não dá para negar que, na hora da decisão, o 23 do Bulls era mais assassino que o 23 do cavs.

      • Eduardo Rebelatto

        Lebron é mais clutch que Kobe, Kobe é um tijoleiro até no clutch time. Agora Jordan é realmente melhor nesse sentido

      • wilker pereira

        Lebron so e superior a MJ em rebotes e assists!!! MJ e melhor q Lebron tanto no ataque como na defesa!!

  • Michel Moral

    Até pegando esse gancho, acho que LeBron é mais regular do que era Jordan. Não especificamente nos números, mas como disse o Pippen, James é também um facilitador, tornando o seu jogo mais completo, por assim dizer (mesmo que MJ tivesse potencial para fazer o mesmo).

    Por outro lado, Jordan tinha um teto individual, de qualidade e possibilidade de mudar o rumo e a história de um jogo, que James não tem. É um teto maior. Em termos individuais, Jordan foi o jogador mais brilhante que já pisou em uma quadra de basquete.

    No final das contas, são jogadores com características diferentes, posições diferentes e com propostas de jogo distintas.

    Acredito que James terá mais longevidade pelo seu estilo de jogo, o que permitirá que ele bata muitos recordes na carreira e coloque ainda mais interrogações nessa discussão.

    Eu, particularmente, prefiro Jordan, mesmo sem ter certeza para decidir entre eles qual será o maior.

    • Rafa Oliveira

      Sempre que vejo discussoes como essas acho em si infrutíferas, s verdade é que há argumentos a favor de ambos e como admirador do esporte prefiro me colocar ao lado dos gigantes. Afinal, paixoes influenciam as decisoes, meu irmao demorou milhares de anos para achar o Lebron maior que o kobe ( torcedor do lakers) e eu demorei para tratar o Lebron com seu devido respeito ( até 2012). Wade me fez amar o miami, dirk me fez respeitar o basquete, talvez nao sejam os maiores, mas eu amo o esporte por causa deles. Quem irá tirar o que eu sinto ou irá relativizar minha visão?? Só agradeço por existirem, no caso, Lebron e Jordan.

  • Michel Moral

    Pessoal fica comparando MJ e LBJ, mas se tem um jogador que eu queria ver jogando nos dias de hoje é Magic Johnson.

    Acredito que ele estraçalharia!

    Em uma época cheia de jogadores all around, onde os números falam mais alto, Magic se daria muito bem.

    Vale destacar que ele tinha físico, altura e técnica de sobra. Teria muita condição pra ser o que é um LeBron hoje ou mais!

    Pessoal gosta de dizer que alguns jogadores “nasceram em época errada”, mas sempre se referindo aos jogadores do presente que deveriam jogar na NBA de antigamente. Talvez o caso de Magic seja o contrário. Se já naquela época ele é um top 5, imagina se ele nasce na época certa o que faria?! Rs rs rs

    • cuckold

      Se fosse assim Nash seria o melhor PG da história, pq hj seria 30ppg e 10 ass facil

      • Michel Moral

        Você acha?

        Olha, difícil duvidar de qualquer craque que já jogou, seja de hoje ou de antigamente. Craque é craque e pode superar qualquer barreira de tempo.

        Mas pelo que a NBA vem propondo hoje, eu acho que um estilo Magic Johnson seria muito mais adequado do que o de Nash. Armadores puros vêm tendo certa dificuldade (imagina Rubio nos anos 90, com a qualidade que tem?!).

        Hoje temos cada vez mais laterais assumindo a função de armadores. O Nash não tinha um estilo de jogo agressivo, tal como Harden, WestLoko, LeBron, Atetokounmpo, Simmons… O Magic se enquadra nesse perfil!

        • Cerginho- Jornalista diplomado

          Sou muito fã do Nash, até prefiro assistir seu estilo de jogo que de armadores atuais, um cara que arma e pontua tranquilamente, fantástico, mas hj sei n.

        • cuckold

          Posso ter exagerado
          Só q hoje se chuta bem mais de 3
          Média dele aumentaria mesmo sem ser um jogador agressivo

    • Vince Mendes

      é muito dificil eras diferentes.. é a mesma coisa que falar do Curry… o cara mata bola quase do meio da quadra e de chua direto.. imagina na decada de 90 que o povo nao tava acustumado a marcar bola de 3 como hj… era 40ppg pro Curry?

      • Gustavo – DefendTheLand

        Se o Curry jogasse basquete nos anos 90 ele n seria esse arremessador, o foco do basquete era outro.

        • Michel Moral

          Sim! Exatamente!

        • Cerginho- Jornalista diplomado

          Verdade, Curry não ia chutar 20 bolas por jogo, duvido muito que deixassem isso, aquele volume todo da linha dos 3.

      • Michel Moral

        Ah, sim. Só que no seu exemplo, seria um jogador com uma característica inovadora pra época.

        Nem estou querendo causar polêmica.

        Eu acredito que Magic daria certo demais no jogo como é desenhado hoje. Talvez, repito, talvez, até mais do que era na época dele.

    • vsr.snake

      Pessoal acaba esquecendo muito do Magic, e ele, junto do Bird, são os jogadores que eu considero no mesmo patamar do MJ (talvez incluísse Hakeem e o Kareem, fechando um first team). Magic era uma aberração, um armador daquele tamanho, que podia jogar até de center.

    • Paulo Henrique

      Estaria no mesmo nível do Lebron eu acho, mas ia sofrer um pouco com o arremesso dele

      • Cerginho- Jornalista diplomado

        Mas na época o arremesso não era tão usado, Jordan tbm tinha defeito em seu arremesso, principalmente de fora, além de tentar pouco, mas na NBA de hj, não tenho dúvida que se tornaria mortal como o Lebron fez tornar com o tempo, os gênios se moldam com o tempo e a situacao.

    • Cerginho- Jornalista diplomado

      Segundo meu pai, Magic foi o melhor jogador que ja passou numa quadra da NBA. Só não é considerado o maior por seu problema de saúde que o fez parar, depois que voltou saiu de PG pra Center e comtunou bem, mas parou pouco tempo depois. Eu acho que a comparação entre Lebron e Jordan ja são cabiveis e inclusive não é nenhum absurdo escolher King James como o maior, o patamar dos dois é questão de gosto, mas se a carruagem continuar a andar assim e os recordes que James vai bater, pode ser que seja indiscutível.

      • wilker pereira

        Nao Lebron nunca sera indiscutivel , ninguem e !!!! principalmente se a base for recordes, porque nessa logica o GOAT seria Wilt Chamberlain, ele detem 72 records da Nba o LJ e MJ juntos nem chegam a 50 records!!

        • Roberto Cardoso Gomes Baliera

          Bill Russel, mais títulos que dedos nas mãos, quer recorde mais importante?

          • wilker pereira

            Por isso no inicio do meu comentario eu aviso que ninguem e indiscutivel!!

    • Chimbinha ” o banido”

      Simmons me lembra o Magic

      • Beto cargnin

        Qnd ele aprender a arremessar vai ficar quase igual(em estilo de jogo).
        Dois armadores grandes tecnicos e habilidosos.

  • Gustavo – DefendTheLand

    Pessoal n da muito valor pra o que ta vivenciando agr. Daqui uns 20 anos nego vai ta falando dos times monstruosos e das lendas que hj a gente assisti e esnoba.
    Pra mim LeBron ainda n é maior que o Jordan, mas pode chegar a ser. Digo maior porque dizer “melhor” é muito subjetivo, ja que cada um tem suas características e estilos de jogo.
    Msm assim só do LeBron n ter aposentado ainda e ja estarem comparando ele com o considerado GOAT, ja demonstra sua grandeza.
    N assisti Jordan, mas quando estiver mais velho vou ter orgulho de dizer que assisti o King jogar.
    LONG LIVE TO THE KING!!

  • Gabriel De Oliveira Meira

    James o mais completo de todos os tempos, Jordan o mais assassino de todos os tempos! Prefiro o James na equipe, mas prefiro o Jordan para decidir um jogo importante!

  • Spurs mentality

    Faz alguns meses que leio as matérias do site e nesta fiquei tentando, até criei essa conta para interagir com vocês!

    O pessoal tem uma mentalidade que favorece o coitadismo, será que o Jordan não tem mérito nenhum no sucesso dos jogadores e técnico do Bulls?

    Engraçado que em todo time que o LeBron tá é lixo, quando perdem a culpa nunca cai em nenhuma parcela para ele, acompanhei aquele Cavaliers 2006-10 e confesso que não era um time favorito ao título mas era bem competitivo, com sistema de jogo e uma defesa muito arrumada, diferente do que a criançada fala aqueles times não eram horríveis.
    No heat era o Bosh que não se dedicava, ou o Battier que era preguiçoso, Andersen soft e Haslem inútil, no Cavs não preciso nem dizer pois presenciaram e estão presenciando, será que LeBron melhora tanto assim o jogo de seus companheiros ou tantas assists pois monopoliza a bola?

    Jordan perdeu durante 7 temporadas seguidas 84-90, em algumas não chegou nem nas semis do leste, porém meus amigos o ponto que quero chegar é, Jordan teve suas derrotas no período em que poderia perder, após isso só teve vitórias (91/92/93), parou em 93 pois seu pai havia morrido e depois foi se aventurar no baseball, voltou em 95 e conquistou mais um tri (96/97/98)!

    FRACASSOS RECENTES FALAM MAIS ALTO DO QUE SUCESSOS PASSADOS

    Jordan perdeu e isso está na história, mas quando ganhou a primeira vez, não parou de ganhar mais!!!

    LeBron perdeu a primeira final (tudo bem), mas aquilo contra o Underdog Mavs em 2011 foi patético, se juntou há um jogador top 3 da liga que era o atual cestinha da liga, se juntou a um top 5 PF e montou uma panela em Miami, para no final (sentir a pressão), meu Deus sentir a pressão kkkkkkkkk tenho que rir, juro que isso não é hate, em 32 anos assistindo NBA sem duvidas LeBron 2011 foi a maior decepção que tive, o virgem do Texas havia conquistado um título com muito mérito, mas também contou com uma senhora ajuda do vulgo melhor jogador da época!
    Depois venceu dois títulos consecutivos, perdeu e perdeu de novo, venceu foi histórico atuações com selo Jordan de qualidade, perdeu novamente e não defendeu nada apesar da média ilusória de TD, não adianta ter medias de TD se o seu matchup faz 35PPG na série!

    A defesa foi esquecida nessa era atual, via muitos zombando o Harden em 2016 pela defesa, porque não zombam o LeBron?
    Avisem ao LeBron que Jordan era eleito para o primeiro time de defesa com a mesma idade de LeBron.
    Dizem que LeBron está em sua melhor temporada, melhor tem certeza? Não vejam somente números ofensivos de quem monopoliza a bola, peguem os números defensivos também meus amigos!

    Será que Phil Jackson teria se tornado uma lenda em um elenco onde a principal estrela é LeBron, talvez LeBron tivesse conquistado 6 títulos nos anos 90 onde os flops não eram levados a sério, mas acham mesmo que um treinador sem história nenhuma até o momento (Jackson era assistente do Bulls até 88 quando foi efetivado), não seria chamado de burro ou lixo, não duvido que Phil teria sido demitido por uma eventual briga de egos com LeBron, olhem o mosca morta do Lue que é um cachorrinho do LeBron, está lá há 3 anos!
    Spoelstra só era xingado, e diversas vezes ficou perto da porta da rua, mas Riley segurava a barra e colocava LeBron no cabresto, foi só LeBron sair que ele começou a ter respeito e inclusive concorreu a COY!

    Só quem pode assistir Jordan entende o que falo, juro que não é hate, quem assistiu irá me compreender e saberá do que estou falando!

    O primeiro título do Bulls foi com um técnico que nunca tinha feito nada na liga, Pippen que apesar de já ser eleito para os times de defesa, ainda estava se consolidando e até o momento não tinha ido há um all star game, Cartwright que tinha vindo do Knicks após um fiasco que passou lá, Grant que já era um ótimo role player na época e muito querido devido a seus óculos a lá Jabbar… não esto desmerecendo e muito menos colocando o Bulls como coitadinho, mas não temos como comparar a EXPECTATIVA x REALIDADE com a do Heat em 4 anos!

    Jordan já era muito grande antes do título, mas o restante do elenco era o que?
    Diferente dos companheiros do coitadinho LeBron!

    Entendo vocês quererem comparar pois precisam de alguém para ver a sombra de Jordan, no fim dos anos 90 Hill e Carter seriam os gigantes, nos anos 2000 foi a vez de Kobe e agora LeBron!

    Mas lembram do que eu disse?
    FRACASSO > SUCESSO… caso LeBron perca esse ano e no próximo monte uma panelaça e perca novamente, ele perderá o seu momentâneo lugar no top 3 popular, as últimas derrotas falam mais alto que os sucessos anteriores!

    É um prazer ver LeBron jogar, ao lado de Durant e Leonard são os que mais gosto na liga, já disse que não foi hate, se você leu em um tom suave e lento vai me entender!

    É que não dá!!!

    Não adianta ter medias de Triple double de o seu matchup deitar e rolar nas suas costas, isso vale para o Westbrook também!

  • Fernando Luiz Sartori

    acompanhei de perto a carreira do Jordan e era extremamente fanático por ele na decada de 90, ainda sou, porém, King James é GOAT, não da pra negar..maluco é insano em todos os sentidos e fundamentos…já é uma lenda! Nos números vem forte e firme tbem, quebrando recorde atras de recorde e chegando junto dos imortais.

    • wilker pereira

      O lebron ainda nao e o Goat , ele ate tinha capacidade para ser mais ja nao vai a tempo!!! MJ e melhor que ele tanto no ataque como na defesa!!! os fundamentos em q Lebron e melhor q Jordan e nas assistencias e nos rebotes!!! mais nada!! de rresto o Mj e superior ao Lebron

  • Diego Costa

    Sinceramente pra mim não tem discussão.

    Jordan foi o melhor scorer da história dessa liga , 10x o melhor cestinha. Frequentou os times de defesa até seu último ano de liga, até DPOY ele já ganhou.

    Como lebron pode ser o GOAT, se existe um cara melhor que ele no ataque , na defesa e ainda por cima mais clutch ?

    • Vinícius Maia

      LeBron, na minha visão, coloca Bird no bolso. Com Kareem e Magic Jhonson, cabe o debate, ainda mais com Magic que, apesar de eu nunca ter assistido nada dele, dizem que tinha um estilo de jogo parecido com o do lebron.

      • Diego Costa

        Não acho que coloca no bolso assim não. Bird foi um excelente defensor, grande reboteiro (10rpg!!) ainda por cima era mais técnico , arremessava bem melhor que o Lebron , e tinha um QI altíssimo também.

        LJ pode até ser superior , mas não existe uma grande diferença entre ambos.

  • douglas

    Só uma pergunta! Vcs estão levando em consideração o tempo q Jordan ficou na faculdade?

    • wilker pereira

      Na faculdade Jordan era coadjuvante de James Worthy!!

      • douglas

        Falo pq o Jordan ficou quatro anos há mais na universidade.
        Concordo q era coadjuvante, mas quem decidiu foi ele, a cesta do título
        Última jogada, lance para o novato coadjuvante

        • wilker pereira

          SIm e verdade, mas nesta discussao nao se considera feitos na universidade, primeiro porque LEbron nunca este numa universidade (jogando ou estudando)
          segundo q se considerar universidade , o GOAT sera o Kareen ,porque alem dos feitos dele na NBA (que tambem sao dignos de GOAT) o cara foi o melhor jogador da universidade nos 4 anos, foi campeao em todos anos e durante toda carreira da universidade so perdeu um jogo ( onde estava limitado fisicamente ) !!

          • douglas

            Não estou considerando feitos, só estou falando q o Jordan teve quatro anos a menos q LeBron na NBA, pessoal falou muito em estatística, isso influi, por isso perguntei no início

  • Warrg

    Jogadores diferentes, posições diferentes, épocas diferentes… Pessoal fica pirando ai… Não tem como comparar, só mesmo por resultados e estatísticas que são fundamentais mais um pouco vagos…O grande problema é que eles são de épocas diferentes, não há como saber se o Lebron seria esse equino nos anos 80 “provavelmente seria, mais a durabilidade de 15 anos em alto nivel não, devido a evolução da fisioterapia e medicina nos esportes” e se o Jordan que era grande e forte pra posição dele na época, se daria tão bem contra atleta super atleticos com 5, 10cm a mais que ele e com envergadura de 15 cm a mais. Os dois são fantásticos, jogariam facil juntos…Só de tentar haver essa comparação demonstra que estamos vendo um jogador lendário em ação, não pude ver Jordan, mais posso ver Lebron… Pra mim isso é ótimo…

    • Vinícius Maia

      Excelente análise

  • Vinícius Maia

    Vi excelentes análises aqui e acho que não há muito mais o que acrescentar. Só gostaria de acrescentar uma coisa que, talvez, possa acirrar um pouco a conversa. Pippen disse que Jordan, quando necessário, era tão completo quanto LeBron. Não duvido disso depois que descobrir que ele tinha a maior sequência de triple Double antes do westlouco. Mas acho que é válido falar também que, quando necessário, LeBron também pode se tornar um scorer quase tão mortal quanto Jordan. Digo quase porque acho que não dá para negar que o 23 do Bulls era mais clutch, mas é válido lembrar que LeBron já teve média de 30 pontos por jogo em temporada regular e também é válido lembrar o estrago individual que ele fez na primeira final contra o gsw onde ele jogou sem Kevin love e sem irving. LeBron colocou a bola debaixo do braço de um jeito que nenhum hater pode colocar defeito e chamá-lo de omisso.

    No fim das contas, é como o colega Michel Moral disse abaixo: são propostas de jogos diferentes. Se eu não me engano, eu já vi LeBron dizer que ele sempre gostou dessa coisa de envolver os companheiros e tentar tirar o melhor deles ao invés de tentar resolver tudo sozinho. Do outro lado parece que a filosofia do Jordan era fazer o time melhor sendo o melhor que pudesse de uma forma individualizada. São estilos diferentes, mas que no final das contas, ambos fizeram seus times melhores.

    • Doug

      Boa, Vinícius. Vc, ao contrário de muitos torcedores dos Cavs, analisou a coisa imparcialmente…e é por aí que deve ser…LJ é sensacional, mas o seu legado ainda está em formação…tive o prazer de assistir os dois em ação e confesso que até eu ainda tenho algumas dúvidas…mas td é muito complicado p se colocar um pto final, pelas várias variáveis que dissemos abaixo, inclusive à conta desse embate de quem acompanha a época de um ou outro e fica impactado com ele, bem como com o argumento do saudosismo em eleger MJ o melhor (que, pra mim, não passa de um preconceito velado e menosprezo pelo que veio antes) e da aversão pelo novo e iconoclasta…no mais, é isso, meu caro…sigamos acompanhando o king enquanto é tempo! Deixe estar, algumas coisas só o tempo responde…se é que há resposta…

  • Danilo Félix

    Depois de ver ambos, eu acredito que o melhor é o Jordan. Concordo com Pippen, Jordan não precisou, em seu auge, ser o principal armador da equipe, era o principal alvo e era uma máquina de defender e atacar. Só que eu acho que Jordan foi um fator mais decisivo do que Lebron é.

  • CARLOS AUGUSTO DA CONCEICAO

    Só daria pra cravar com certeza se ambos jogassem na mesma época. Agora é complicado apontar o melhor embasado em números. Se Lebron destrói todas as estatísticas devemos elegê-lo, porém se observarmos os resultados obtidos então estaria muito longe de Jordan. Ainda assim, levando em conta ou não o co texto em que cada um jogou fica difícil de apontar. Eu acredito que o impacto no jogo, na evolução do basquete é uma coisa a ser considerada. O basquete e a nba depois de Jordan foram para outro patamar. Lembro quando criança das fitas VHS com as melhores jogadas de Jordan..tipo aquela Come fly with me….e olha….era como se assistisse ao filme do superman..porém com mais espanto pois o superman ali era real. Lembro da reação das pessoas que nao jogavam basquete e viam aquilo com espanto e maravilhadas…ainda que não entendessem , pois os movimentos a plasticidade de Jordan eram surreais. Nitidamente, Jordan mudou tudo, elevou o basquete para esse patamar de possibilidades que vemos hj, de atletas super habilidosos que mesmo em desvantagem física conseguem se impor pela qualidade técnica…vide Kyrie, Curry, Cris Paul, Lilard, Harden e por aí vai. Creio que o impacto na dinamica do jogo coloca Jordan a frente de Lebron. E se formos considerar os números de Lebron entao temos que levar em conta que Jordan parou de jogar no ápice da carreira por dois anos…depois voltou e ganhou mais três títulos. E depois se aposentou de novo..e voltou. Quando vc via Jordan driblar tres adversários no ar, depois do salto, numa nba em que o contato era brutal, diferente de hj que nem se pode encostar, era de prender o folego, tirar a respiração. E se formos considerar o aspecto jogador abstraindo o atleta, apenas a mentalidade, Jorda foi e é ainda superior. Eu gosto de pensar nos jogadores que são iconoclastas e quebram paradigmas, pois estes são realmente jogadores por impor problemas ao pensamento tático do adversário. Nesse caso dá pra colocar até o Curry na discussão….depois desse cara e de kerr como técnico a nba mudou completamente. E que venham.as pedras…kkkkk

    • Caseh

      Ótima reflexão, mandou bem

  • felipe fernando Oliveira

    Eu também acho que não tem condições de comparar pois são posições distintas. Mas dá pra dizer que LeBron por enquanto é o jogador mais completo que eu já vi jogar basquete. Eu não vi jogar no auge mas os mais antigos falam que o jogo do rei se parece mais com de Magic. Outra coisa e não é pra gerar polêmica. Pra mim o Isiah Thomas foi melhor que Jordan. Thomas sempre venceu Jordan e quando Jordan conseguiu vencer o Thomas os Bad Boys já estavam em decadência e mesmo assim penou pra ganhar. Depois Jordan fez xilique e pirraca pra não levarem Thomas pras olimpíadas. Quem é Pippen pra falar alguma coisa de Thomas.

    • wilker pereira

      kkkkkkkkkkkkkkk serio??? Vc esta desinformado e nao viu oj jogos nem pelo youtube!!! para comecar thomas nem sequer e o melhor de sempre na sua posicao, deve ser o 2 ou 3!!
      Segundo quando Jordan finalmente venceu os pistons, os pistons era campeoes (se e campeo entao nao esta em decadencia) e nao penou para ganhar os Pistons tomaram varrida naquela serie de 91 e se isso para ti e penar entao vc esta com problemas amigao!!

      • felipe fernando Oliveira

        Brother os Pistons de 91/92 já estava em decadência sim. Problemas internos. Briga de jogadores, Bad Boys já velhos e com problemas de contusão. Foi varrido mas e quando Thomas chutou a bunda de Jordan você não conta?

        • wilker pereira

          Claro que conta parca eu acho q jordan so se tornou jordan por causa dos pistons !! mas vc falou besteira ai em cima , vc disse que quando venceu, penou para ganhar, quando na verdade eles tomaram varrida!! e varrida nunca e penar!! e um time q era campeao no ano seguinte esta nos offs seed 2 e na final da conferencia vc diz q esta em decadencia?? isso foi na temporada 90/91 onde eles estavam bem e perderam de varrida
          vc esta confundindo as temporadas!!! na de 91/92(q vc esta falando) sim tinham estes problemas , mas ai quem eliminou eles nao foi o bulls , foram os knicks

  • xmaah

    Não vi MJ jogar então não posso opinar.

    • MDias

      98% desse site não viram. Por isso vc esta lendo esse monte de baboseiras tanto abaixo como acima do seu post.

      • dineijay

        tem quer respeitar as opiniões brother, vc não é o dono da razão. Eu vi pouco MJ e Magic um pouco mais Kobe. Mas acho o lebron melhor ponto, pouco me importa o que vc axa.

        • MDias

          Se eu tenho que respeitar, você também precisa mas já começou errado né colega!?

      • xmaah

        Por isso estou aqui, adoro ver tretas com alguns argumentos baixos e socos na cara rs.

        Eu vi Kobe LBJ Duncan etc, pra algumas pessoas nunca vão chegar aos pés do MJ mais isso não me impede de ser grato por ver esse monstros da bola laranja.

        • MDias

          Essas tais pessoas não admitem que seus ídolos do passado sejam ultrapassados por um jogador da atualidade. Parece clichê mas é verdade. Já outros simplesmente são hater cegos e outros não são nada, apenas vítimas de matérias sensacionalistas das ESPN’s da vida.

          Mas quem lê meus comentários sobre esse tema pode parecer que sou hater do Jordan, mas pelo contrário sou fã do cara. Mudou o jogo. Nunca vi competidor como ele e na minha opinião ainda é o melhor, porém está cada vez mais perto de ser ultrapassado.

          • xmaah

            É tipo o Simmons voando na sua primeira temporada e pode jogar 15 temporadas em alto nível mais vão dizer que não foi melhor que o Magic.

  • Lucas

    Acho isso uma tremenda idiotice. É a mesma coisa dos jornalista brasileiros com aquele papo de “Pelé é o maior jogador de todos os tempo não existe e nem vai existir alguém melhor”.
    Nada garante que nós dias de hoje MJ seria o melhor nem que naquela época Lebron seria o melhor cada um tem suas época. Você pode comparar o impacto que um jogador teve, a sua importância, agora quem é melhor que quem ninguém sabe.

  • danielzera

    Deixando títulos e números de lado, se fosse para fazer um Fantasy Draft e iniciar todas as franquias do zero, podendo escolher qualquer jogador de qualquer tempo em seu auge, acho que o Lebron não seria minha escolha TOP 4 para carregar o meu time, ficaria atrás do Jordan, Magic, Kobe e L.Bird por exemplo.
    Contudo, ainda acho o Lebron o jogador de basquete mais completo da história (Físico, talento e técnica), porém no quesito mentalidade ele é inferior ao meu TOP 4, especialmente ao Jordan que é infinitamente superior a qualquer outro jogador quando o assunto é força de vontade, isso que fazia dele o maior competidor do esporte, só por esse quesito que ele é insuperável e GOAT.

  • Spurs mentality

    Jordan é melhor no ataque e defesa, começou perdendo quando pode perder, mas depois só ganhou e continuou ganhando, por isso ele é o GOAT.

    DPOY E MVP na mesma temporada, 10X cestinha e 3X Líder em steals, nunca pipocou em uma final e seus matchups nunca deitaram e rolaram em suas costas, nessa mesma idade (33) Jordan era eleito para o time ideal de defesa e foi MVP, LeBron virou o Wiggins na defesa e ainda acham que um cara que não defende pode concorrer a MVP… não é hate, mas passa longe de comparações!

    • Clev Oliveira

      O barba defende?

      • Spurs mentality

        Atualmente é um bom defensor, a nhaca de 2015/16 ficou para o passado, não atoa o defensive rating e steals dele são maiores que do LeBron!

        • Marcelo Desoxi

          kkkkkkkkkkkkkkkkkk “ta jóia”

        • Sendo que o Barba sempre me pareceu desinteresse e relaxo pois no OKC colocavam ele pra marcar até o Kobe e ele era ao menos decente.

    • Inclusive na série “times históricos que não foram campeões”, exemplifica o quão bom e dominante o Jordan foi, vemos times incríveis que foram super bem na regular e nos playoffs, até chegarem as finais, onde o diferencial que desequilibra a balança de forças entre os times é sempre o Jordan.

  • Beto cargnin

    Isso sim q é treta das boa.

  • Claudio R.

    Pra mim o Lebron é o jogador mais completo da história, estatisticamente o jogador mais dominante que houve somando todos os fundamentos. Porém, com a carreira do Lebron em andamento, o Jordan ainda é o GOAT. Pois Jordan foi um jogador ofensivamente perfeito. Sou mais Lebron como fã e apreciador do basquete.

    • wilker pereira

      Chamberlain???… acho q somANDO todos os fundamentos seria ele!!

      • Claudio R.

        Nao sabia q Chamberlain tem 8 mil assistências, 8 mil rebotes, 31k pontos na regular e 6 mil pontos, quase 2 mil rebotes e quase 2 mil assiste nos offs, né?

        • wilker pereira

          Nao ele nao tem isso cara!!
          mas se vc se dar o trabalho de pesquisar vai ver q ele tem outras algumas ate mais impressionantes q essas q vc citou!! quando se fala em records na Nba ,vem logo o nome de Wilt… ele e simplesmente o maior recordista da historia da liga!! os stats dele sao pornograficos!! o cara tem 72 records na Nba!!!

          • Claudio R.

            Eu falei de ser completo em todos os fundamentos… o Chamberlain foi um monstro como jogador , e talvez o único que pode se dizer que seria melhor que Jordan marcando pontos, mas não , não era completo como um todo

          • wilker pereira

            Seu argumento e bom
            Na epoca dele nao contavam os steal e os blocks!!! mais ainda assim o cara ja foi melhor assistente da liga!!

  • Douglas De oliveira

    James é fisicamente o melhor jogador. Mas alguns jogadores como MJ, Magic, L BIRD, Kobe, até Barkley jogavam com mais plástica e basquete, e menos forca. LeBron é muito bom e efeciente, mas não convence em técnica.
    Salve a todos

    • Marcelo Desoxi

      LeBron tem mais técnica que o Jordan.
      MJ jogava com mais força – o basquete da época exigia isso -, tanto é que a maioria de seus pontos eram feitos na zona pintada, com infiltrações.

      • wilker pereira

        LEbron tem mais tecnica?/ Mj jogava com mais forca?? serio q vc escreveu isso?? o Lebron quase q nao dibla ninguem ,ele bate pa dentro empurrando os aversarios ate a cesta com o seu fisico para pontuar, Mj driblava os adversarios e usava plasticidade!!

        • Marcelo Desoxi

          Técnica não se resume ao drible.
          Embiid é um pivô técnico, nem por isso ele dribla todo mundo.

          LeBron, por exempo, tem mais técnica no jogo de costas pra cesta.

          • wilker pereira

            Tem o mesmo nivel no pack de skills no ball handler?? com q base vc diz isso?? se o Lebron nunca mostrou ter o mesmo nivel!!! a principal jogada do cara e bater para dentro empuraando os seus adversarios aproveitando-se do seu fisico avantajado( o que tambem e merito dele). Na moral dizer q ele tem mais tecnica nao passa de falacia

          • Marcelo Desoxi

            você acha que técnica é simplesmente driblar.
            Reveja os conceitos.

          • wilker pereira

            Voce tambem tem de rever os conceito parca!! Lebron nunca teve o mesmo nivel q MJ no ball hanbler pack skills . isso e uma ilusao sua!!, LEbron tem mais tecnica e descobrindo espacaos para dar assists , mas nisso ai acima q vc falou estarem no mesmo nivel nao para deixar passar!!

          • Marcelo Desoxi

            Eu não disse que o pack skill de ball handler era igual.

      • Diego Costa

        Lebron tem mais técnica que jordan

        Meu amigo…

        • Marcelo Desoxi

          Me diz porque não ?

          • Diego Costa

            Não preciso dizer porque não, é a mesma coisa que vc me perguntar se o Jordan tinha mais técnica que o Iverson, a resposta é muito obvia.

          • Marcelo Desoxi

            Cara, técnica não se resume a drible/ball handler

          • Diego Costa

            Habilidade/drible é meio caminho andado pra um jogador.

            Só falta vc falar que o Lebron arremessava mais que o MJ também.

          • Marcelo Desoxi

            “Habilidade/drible é meio caminho andado pra um jogador…”
            Isso é óbvio. E?

            Mid range do Michael era superior, LeBron tem um chute melhor de 3 pontos.
            Michael também era melhor nos chutes em movimento – apesar que chutava muito mais, errava mais, acertava mais- .
            Eficiência FG% de carreira do Bron é bem superior.
            Mas não da pra afirmar que LbJames era um arremessador melhor.

          • Michel Moral

            Cara, essa questão do arremesso de três do LeBron é muito peculiar.

            Não é necessariamente porque os números mostram uma coisa, que isso seja uma conclusão sobre o fundamento.

            Ele é um arremessador eficiente, não tenho dúvida, mas o estilo de jogo dele favorece demais o arremesso de fora.

            Se você fosse marcar James, como seria? Marcaria em cima e tiraria o chute, ou marcaria em baixo e evitaria tomar o corte? Acredito que a melhor decisão seria evitar o corte. Pode reparar que é o que a maioria faz. E quando James resolve arremessar, a marcação não chega para contestar.

            Isso é uma vantagem, na verdade. Mérito dele, imponência física e versatilidade de jogo. Só que não dá para afirmar que ele é um grande arremessador da linha dos três. Essa não é e nunca foi a primeira jogada dele. É um recurso que ele utiliza se alguém pagar para ver, onde geralmente ele tem mais espaço do que os outros caras do perímetro.

            Exemplo: o Harden tem a mesma média de LeBron, mas não dá para concluir que em termos de arremesso de longa distância os dois são iguais.

          • Marcelo Desoxi

            Eu concordo em tudo.
            Mas a mesma coisa pode ser dita para o Jordan. Os caras além de se preocuparem mais com a infiltração – que era seu ponto forte-, ainda tinha muito mais marcação em zona, que muitas vezes deixava o perímetro mais aberto, dificultava pontuar na área pintada, mas facilitava os mids e arremessos de 3 (que durante boa parte da carreira do MJ foi em uma distância menor).

          • Michel Moral

            Em relação ao Jordan é exatamente isso também. Perfeito.

          • Jefferson Cavalcanti

            Tem cara peladeiro que acha que tecnica é ser do “street ball” Eu já acho que inexiste alguém com mais técnica que Tim Duncan.

          • Michel Moral

            Perfeito.

            Quero ver alguém usar a tabela com tanta eficiência no arremesso.

            Movimentos espetaculares no jogo de costas e gancho.

            Sabia fazer uma leitura precisa no ataque, prevendo a movimentação correta para um chute mais equilibrado.

            Isso é técnica, senhoras e senhores.

          • Marcelo Desoxi

            Sim. Acham que técnica é só mandar crossover.

        • Jefferson Cavalcanti

          Eu também acho que tem.

      • Diego Costa

        Lebron jump shot

        03-04 32%fg
        04 05 34%fg
        05 06 35% fg
        06 07 33% fg
        07 08 33%fg
        08 09 36%fg
        09 10 37%fg
        10 11 40%fg
        11 12 39%fg
        12 13 41fg
        13 14 41 fg
        14 15 34fg
        15 16 34
        16 17 37 fg

        Os pontos do lebron são feitos do que então ? Do meio da quadra ? Kkkkkkkkkkkkkkkkk e eu nem preciso botar as stats de arremesso no Mike aqui, porque seria muita covardia com o menino de Ohio.

        • Marcelo Desoxi

          Não faz muito sentido o que você tá falando.
          LeBron também tem como principal característica a infiltração, assim como Jordan.
          Somente disse que Jordan fazia mais pontos na área pintada do que o LeBron, ou seja utilizava mais esse artifício.
          Se eu tivesse dito que o Jump Shot do LeBron era melhor, faria sentido suas stats.
          Não tem sentido o que você buscou, desculpe.

          • Diego Costa

            Eu entendi o que vc disse , só quis esclarecer o quanto lebron usa do físico tambem, e sempre foi um jogador carente quando se falou em jump shot e até mesmo Fts. E jordan fazer mais pontos que o Lebron na área pintada, só mostra o quanto foda ele era, a ponto de superar o lebron na sua principal cacteristica ,sendo que ele era mais baixo e mais fraco também. E partindo pro lado de arremessos , não tem comparação nenhuma.

          • Claudio R.

            Em arremesso as estatísticas mostram que os 2 são praticamente iguais, 50% fg 37% 3fg …. a diferença é que Lebron chutava 20 bolas e Jordan 25…

          • wilker pereira

            So q estas FG do lebron esta alta por ser muitas bandejas, esqueceu de mencionar isso!!

          • Marcelo Desoxi

            LeBron é um infiltrador mais eficiente que o Jordan – Jordan pontuava mais por volume- , e Jordan tinha o leque de média distância bastante melhores, e LeBron com um arremesso de 3 superior – sendo que na maior parte da carreira do Jordan, a distância da linha de 3 era menor – .
            Mas eu concordo que o arremesso – em geral – do Jordan é melhor.

      • Rogério NV

        Kkkkk….vc só pode estar brincando…vou dar um desconto se vc for novo e não viveu a era Jordan

        • Marcelo Desoxi

          argumente, já que você conhece tão bem.

          • David Ribeiro

            Jordan, mesmo com tantas infiltrações, era melhor tecnicamente. A impulsão, elasticidade, controle de bola e equilíbrio dele faziam com que ele fosse muito difícil de marcar (além de uma mecânica de arremesso melhor que a de Lebron). O jogo era mais pegado no garrafão e, mesmo assim, Jordan dominava. James é muito bom tbm em todos os atributos que citei anteriormente, mas é um pouco pior; ele é melhor que Jordan na força fisíca, altura e no percentual de bola 3 (apesar de que não havia tanta “necessidade” de se chutar a longa distância antes. Digo, Jordan não precisou se preocupar em refinar tanto esse aspecto do jogo dele).

          • Marcelo Desoxi

            LeBron tem mais técnica no jogo de post, no passe, mais eficiente nas infiltrações e nas bolas de 3. Sobre impulsão, questionável ….
            Jordan tinha mais elasticidade (se com esse termo você se refere a agilidade,flexibilidade) , até porque é menor.

          • wilker pereira

            Mais o ser mnor nao vem ao caso
            porque posso dizer q Lebron e mais eficiente em infiltracoes porque e maior e e abencoado pelo seu fisico!!

      • wilker pereira

        Ou seja , na especialidade do Lebron em pontuar( que e na area pintada) o MJ foi melhor q ele??

        • Marcelo Desoxi

          Depende de como você analisar.
          Jordan pontuava mais ( de forma menos eficiente ) , nas infiltração, mas o jogo de post do LeBron é mais refinado.

          Eu poderia esse mesmo artifício seu para perguntar, Jordan era um arremessador melhor, mas LeBron tem uma bola de 3 melhor ?

          • wilker pereira

            Tem logica o seu argumento , so q na epoca o jogo era jogado praticamente no garrafao!! nao existia essa onda da bola de 3, os caras quase que nao ligavam para issomuito raramente um time arremessava 12 bola de 3, agora em todos os jogos todos os times chegam nesse numero de arremessos de 3!!!

            e so ver q na epoca os principais jogadores e os mais bem pagos eram pivos e jogadores de garrafao!! nesta geracao os principais e mais berm pagos sao os jogadores de perimetro!!

          • Marcelo Desoxi

            Assim como você tem que entender que Jordan pontuava mais na área pintada que LeBron, por ser uma tendência do jogo da época.

            Por isso é difícil comparar.

      • Michel Moral

        Sobre técnica, é outro ponto complicado. Complicado porque o basquete mudou muito até nessa concepção.

        Se você pega os lances do Jordan, parece que ele nasceu para o basquete. Ele não veio para o mundo para fazer mais nada, além de jogar basquete. Os movimentos e a mecânica de arremesso são perfeitos. James não tem esse brilhantismo e elegância. Fica muito mais claro o talento nato em MJ.

        LBJ parece que foi criado em laboratório, para ser o melhor em tudo que o basquete pode oferecer. Ele tem resposta para toda circunstância do jogo. Passa, dribla, arremessa, infiltra, cadencia… É uma máquina programada para a destruição!

        Então, são concepções muito diferentes.

  • Rodrigo SMC

    São raros os atletas que ganham uma áurea universal de melhor da história de um esporte.
    Jordan foi um desses.

    Difícil alguém que ainda está na ativa roubar esse status. Ficará bem mais nítido quando o Lebron aposentar. Tanto é que quando o Kobe jogava, era muito comum comparar ele. Hoje, praticamente não vemos mais isso.

    Um que consegui esse feito, foi o Roger Federer, onde foi nítida suas conquistas durante a carreira e ainda assim está na ativa.

    Se o Lebron ainda não alcançou esse status, dificilmente vai conseguir.

    • Marcelo Desoxi

      Discordo muito em um ponto.
      As comparações que envolviam Kobe e Michael Jordan se restringiam à semelhança entre o jogo de ambos, e não a quem era melhor.

      • Rodrigo SMC

        O que dava pano pra Jordan x Kobe, que foi uma discussão que sempre existia.

      • Rogério Rodrigues

        Exatamente, isso se deu pelo estilo de jogo que o Kobe copiou/se inspirou.
        Kobe foi o jogador a jogar mais proximo do Jordan em estilo e fez muito bem.
        Mas nao da pra comparar sobre quem foi melhor, ai é MJ23

  • Lucas Lima

    Quando o LBJ ganhar 6 finais “seguidas” sendo dominante em todas elas ele pode entrar na discussão.

    • Claudio R.

      Quando Jordan enfrentar um time de 73 vitórias e virar a final Dps de estar perdendo por 1×3 e liderando os 2 times EM todas as categorias, tu me avisa

      • Diego Costa

        Quando o lebron matar uma bola decisiva como kyrie e Ray allen, vc me avisa também kkkkkkk

        • Claudio R.

          Foi o unico a ter triplo dyplo de MEDIA nas finais, o único a ter 6k pontos nos offs, o único a entrar no top5 de rebotes não sendo pivô e top3 em assistência e top1 em roubos…

          • wilker pereira

            E ainda assim vai de 3-5 em finais
            ou seja esta caminhando tambem para tirar o record de Jerry west com mas finais perdidas!! pode ser q ele tambem seja unico neste requesito

        • JAMnba

          Man, o cara teve media de 33 ppg nas finais isso ja acaba com tudo, ninguem joga sozinho. Jordan que foi Jordan precisou de Paxson e Kerr da vida, pq Lebron tambem nao pode ter ajuda nos momentos cruciais?

      • Isso não faz sentido, o Jordan “era” o time de +70 vitórias, era ele que lidera o time dominante, ele nunca precisou virar uma série 1×3 porque ele era tão bom e dominante que seu time jamais ficava nessa posição, era ele que colocava os adversários contra as cordas.

        • wilker pereira

          Totalmente de acordo!!
          ELe nem sequer precisou de jogo 7 para decidir finais!!

        • Claudio R.

          Nao velho, ele nunca precisou virar pq nunca enfrentou um time de sequer 60 vitórias na final

          • wilker pereira

            1993 final vs Suns (62-20)
            1996 final vs seatle (64-18)
            1997 final vsJazz (64-18)
            1998 final vs Jazz (62-20)

            para de passar vergonha veio, se nao sabe e melhor nao opinar !!!
            4 de 6 finais foram com times de mais de 60 vitorias
            Ou seja o chapa ai encima tem razao!! ele nao precicou virar porque ele era o que liderava o time dominante!!!

          • Tem certeza!? Porque o Suns, Sonics e Jazz, tiveram +60 vitórias nas temporadas que foram as finais, inclusive o Jazz teve tanto em 97 quanto 98. Os únicos adversários a não ter esse número de vitórias foi Lakers e Blazers, embora tenham chego próximo a esse número (cerca de duas ou três vitórias para alcançar 60 vitórias). A única vez que o Jordan não enfrentou o time de melhor recorde no oeste foi em 91 (Lakers). Jordan enfrentou times históricos, alguns foram os melhores times que as respectivas franquias tiveram e/ou conseguiram os melhores números. Não queira dizer o Jordan não enfrentou bons adversários só para exaltar o LeBron.

          • wilker pereira

            Eu ate ja havia respondido o cara por essa mentira de que o Jordan nao enfrentou times de 60 vitorias nas finais!! e o cara fugiu, deve ter ido pesquisar na internet depois do meu comentario e nem sequer veio admitir q falou merda!!

  • Tássio Pacers DIPOMVP!!!

    Nunca será. Lebron é um monstro, mas jamais será no patamar de MJ.

    • Paulo Henrique

      upvote pelo nome

  • CMM17

    PRÊMIOS DE JORDAN NA NBA:
    National Basketball Association:
    6x Campeão da NBA: 1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998
    6x NBA Finals Most Valuable Player (MVP das Finais): 1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998
    5x NBA Most Valuable Player (MVP): 1988, 1991, 1992, 1996 e 1998
    NBA Rookie of the Year: 1985
    NBA All-Rookie Team: 1985
    10x NBA Scoring Champion: 1987, 1988, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998
    NBA Defensive Player of the Year: 1988
    3x NBA All-Star Game MVP: 1988, 1996 e 1998
    13x NBA All-Star Game: 1985, 1987, 1988, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1996, 1997, 1998, 2002 e 2003
    11x All-NBA Team:
    Primeiro Time: 1987, 1988, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993, 1996, 1997 e 1998
    Segundo Time: 1985
    9x NBA All-Defensive Team:
    Primeiro Time: 1988, 1989, 1990, 1991, 1992, 1993 ,1996, 1997 e 1998
    2x NBA Slam Dunk Contest Champion: 1987 e 1988
    Maior número de desarmes – 1988, 1990 e 1993.
    Maior número de pontos em uma única partida de playoffs – 63 pontos contra os Boston Celtics – 20 de abril de 1986.
    Eleito um dos 50 maiores jogadores da história da NBA.
    Maior pontuador dos Chicago Bulls – 29.277 pontos.
    Quarto maior pontuador da história da NBA – 32.292 pontos (superado apenas por Kareem Abdul-Jabbar, Karl Malone e Kobe Bryant).
    Média de 30,1 pontos por jogo na carreira, a maior da história da NBA ao lado de Wilt Chamberlain.
    Inspirou uma linha de tênis da Nike, “Air Jordan”, utilizada por muitos jogadores da NBA.
    Bateu todos os recordes nos Bulls: pontos, assistências e recuperações em 1997.

    PRÊMIOS DE JAMES NA NBA:
    National Basketball Association:
    3x Campeão da NBA: 2012, 2013 e 2016
    3x NBA Finals Most Valuable Player (MVP das Finais): 2012, 2013 e 2016
    4x NBA Most Valuable Player (MVP): 2009, 2010, 2012 e 2013
    NBA Rookie of the Year: 2004
    NBA All-Rookie Team: 2004
    NBA Scoring Champion: 2008
    NBA Citizenship Award: 2017
    3x NBA All-Star Game MVP: 2006, 2008 e 2018
    14x NBA All-Star Game: 2005, 2006, 2007, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018
    14x All-NBA Team:
    Primeiro Time: 2006, 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013, 2014, 2015, 2016, 2017 e 2018
    Segundo Time: 2005 e 2007
    6x NBA All-Defensive Team:
    Primeiro Time: 2009, 2010, 2011, 2012 e 2013
    Segundo Time: 2014

    Da pra ver que MJ supera LeBron em prêmios atualmente porém prêmios não é a carreira toda do jogador;acho que o único que talvez supera Jordan em prêmios é o Chamberlain.

  • Eu gosto do LeBron e sou grato por conseguir acompanhar a carreira de um jogador dessa qualidade e que certamente já se encontra no top 10 dos melhores de todos os tempos, mas não posso deixar de concordar com o Pippen. Não por jogarem em posições e terem estilos diferentes, mas porque o Jordan é melhor mesmo, e a fala do Pippen é precisa, Jordan era tudo o que o Bulls precisava, ele atendia todas as necessidades de acordo com as circunstâncias. Ele não precisava pegar um monte de rebotes ou criar um monte de jogadas porque o Bulls era um time melhor do que qualquer time que o LeBron já teve, e havia jogadores para cumprir essas funções. Jordan foi um defensor melhor, um pontuador melhor, e era mais clutch que o LeBron, para mim não existe discussão de quem é o número um. E diga-se de passagem, entendo que essas discussões são naturais, mas acho que não precisamos nos prolongar nelas, a NBA é grande o bastante para todos, inclusive é por isso que ela é tão atrativa, pela grande quantidade de talentos.

    • Spurs mentality

      Jordan realmente era tudo o que o Bulls precisava, ele teve times melhores que o LeBron mas esse argumento é meio vazio!

      No primeiro título de Jordan ele tinha ao lado, Pippen que estava no terceiro ano de NBA e ainda não era all star mas em 91 era second defense team, Cartwright que vinha de um fiasco no Knicks e era banco do Ewing.
      Phil Jackson foi efetivado como técnico somente em 88, antes disso não tinha nada de relevante na carreira!
      E claro tinha Jordan o MVP, primeiro time de defesa que vinha com sede para o seu primeiro título depois de trombar muito em Celtics e Pistons nos anos 80!

      O ponto em que quero chegar é… eles se tornaram grandes, antes disso exceto Jordan, a maioria não tinham relevancia na liga, eles ganhavam jogos na defesa pois apesar de ter Jordan não era um time forte no ataque. Não digo que era um time fraco, pelo contrário eram muito fortes pois se tornaram fortes como um grupo.

      Diferente de ganhar o primeiro título se unindo a um consagrado Wade no auge, um top 5 PF Bosh, diferente do Garnett que se uniu ao PP e Allen e outras tantas panelas, não tiro o merito do LeBron pois em todas as finais que foi campeão, se saiu muito bem e com finals mvp… mas algo que é trabalhado no decorrer dos anos tem mais valor que algo montado em uma off season.

      Se o Bulls de Jordan é mais forte que os times de LeBron, Jordan tem grande merito nisso pois foi INÍCIO – MEIO – FIM.

      Caso LeBron saia de Cleveland mais uma vez, monte uma outra panela em um outro lugar e não se sagrar campeão, pode ter certeza que o seu legado terá menos valor pois as derrotas recentes falam mais alto que as vitórias do passado!

      • MDias

        Desculpa mas seu argumento foi pior ainda…
        Como continuar em um time como o que ele tinha na primeira passagem no Cavs e ainda ser campeão? Fala sério! Kkkkk
        Só começou a ter real chance quando foi para Miami..
        Se fosse o Jordan no lugar de James também seria a mesma coisa. Não iria arrumar nada alí.

        • wilker pereira

          So q ele nao saiu ficou ai , aguentando porrada e varridas nos offs ate ter bom time!!! e que foi formado via drafth ( nos primeiros 3 titulos)
          nao saiu para os Lakers de MAgic ou para os Boston de bird (que vivia varrendo ele)

          • MDias

            Cara nao tem nada haver uma coisa com a outra. Sao situações completamente diferentes. Se vc nao curte o jogador é um direito seu. Mas nao fique forçando argumentos que nao tem pé nem cabeça.

            LeBron ficou no Cavs sim. Ficou apanhando de monte também. Faz parte.
            Acontece que ele não tinha time pra tankar e nem pra ganhar. Depois de 7 temporadas escolheu ir para outra franquia já que onde estava não irá arrumar nada.
            Não dependia dele a mudança do time.

            E outra também, essa comparação sobre eles de que um teve coragem e ficou no time e por isso é melhor e teve mais coragem e blá blá blá enquanto o outro saiu e formou panela e blá blá blá isso é argumento infantil cara.

            Ambas as situações de time campeão não dependiam dos jogadores mas sim na franquia e etc, ate porque basquete nao é individual e sim coletivo.

            E para fechar, LeBron também não saiu para ir para nenhum time que o chutou como Celtics ou Magic ou Spurs ou algum time rival como os times que vc comparou como rivais do Bulls naquela época.

            Quem fez isso recentemente foi Durant, não foi LeBron.

          • wilker pereira

            Eu em nenhum momento disse que isso e factor de dizer q e melhor!!, mas ainda assim ele saiu para se juntar a duas estrelas ( tops 5 da sua conferncia)
            !!! os Bulls tambem nao tinham time para tankar nem para ganhar E MJ nao saiu ficou la ate ter time para ganhar!!

          • MDias

            Mas vc ainda está insistindo nisso cara? Serio? Kkkkkkk

            Já expliquei aí em cima.

            Não tem nada haver uma coisa com a outra. Absolutamente nada haver com nada do que está se discutindo sobre as asneiras do Pippen e dos saudosistas aqui.

      • douglas

        Jordan é Jordan.

  • LETS GO CAVS #WINNER2018

    Vocês perdem muito tempo tentando e afirmando quem é melhor , o bom mesmo é apreciar os dois, lendas do esporte, um aposentado e outro em atividade.

  • Kidd mito

    Gosto muito dos 2! LeBron é um jogador expetacular, craque, mas Jordan foi de outro planeta! O que faz o Jordan ser o melhor é a história! Um cara que não deixou vários adversários ganharem pelo menos um título, um cara que se aposenta no auge com 3 títulos, para por 2 anos e volta a ganhar mais 3 títulos! Um cara que foi a cara do basquete e ainda é até hoje! Todo mundo sabe quem é Michael Jordan!

    • douglas

      Concordo

    • Silvio César

      Certíssimo. Jordan representa o verdadeiro espírito vencedor americano. Perder não era opção.

  • Guilherme Petros

    “Eles jogam em posições diferentes e tem estilos muito diferentes”
    E tem o ritmo era outro, as exigências, em quadra, as funções de cada posição, algumas regras de defesa e a pqp. Essas comparações presente-passado é só papo de bar mesmo.

    • JAMnba

      Realmente posições diferentes, Jordan era um SG, Lebron cmeçou de SG, depois virou PG, foi pra SF / PF, mas sendo sempre o playmaker do time e por vezes quando a situação esta ruim vai pra debaixo do garrafão. ele é COMPLETO.

  • Lucas

    Lebron é um monstro mais convenhamos a conferencia que ele disputa tem sido baba, muito se deve aos méritos dele mais nenhum dos times que ele enfrento em finais de conferencia teve o nível de um SPURS, OKC, GSW times que se enfrentaram diversas vezes para ganhar a outra conferencia.

  • Pablo Leite

    Concordo com Pippen. O que o Jordan jogava não era basquete. Era um tipo de arte diferente do que todos os outros praticavam.

  • Edson Eu

    Zzzzzzzzzzzzz

  • O Almirante

    Eras diferentes… não se compara, o basketball muda, o estilo muda, a defesa muda, a força fisica muda, a preparação muda… tudo muda. Daqui a 25 anos estaremos comparando outro jogador a Lebron/Jordan etc e nunca vamos aprender que é impossível comparar jogadores de eras diferentes.

  • JAMnba

    Lebron mais completo, Jordan mais genial. Não vi Jordan no bulls no auge, portanto eu prefiro o Lebron.

  • Silvio César

    Se for para colocar um jogador que pega a bola para si e decide um campeonato, ponto para o Michael Jordan. Quem acompanhou as finais da época dele viu um LIDER na quadra. Lebron é foda pra caralho, mas tá longe disso. Ainda.

  • wilker pereira

    Seo pst tem haver com Mje Lebron ja sabemos que vai ter mais de 250 comentarios e muita treta!!