Sem pivô, Cavs não vai a lugar algum

A lesão do brasileiro Anderson Varejão deixou o Cleveland Cavaliers de calças curtas. Ele fazia uma temporada decente, com quase dez pontos por jogo e seis rebotes, em cerca de 24 minutos. A equipe, que já dependia em demasia de apenas dois jogadores para a posição de pivô, agora enfrenta um dilema: como brigar pelo título sem um especialista?

Sem Varejão, o Cavs vai jogar com uma formação baixa na maioria das vezes e isso vai forçar o técnico David Blatt aumentar o tempo de quadra de Shawn Marion, e, especialmente, Tristan Thompson. Marion não tem uma posição definida e pode atuar como ala-armador, ala e ala-pivô, mas sua função clara desde o início da temporada é marcar o principal cestinha do adversário. Já Thompson terá de jogar mais minutos como pivô.

http://www.youtube.com/watch?v=fKzIa1EDC38

Existem cenários de trocas que envolvem o ala-armador Dion Waiters e talvez algumas escolhas de draft. A preferência, é óbvio para receber um jogador com qualidades defensivas dentro do garrafão. Antes do começo de 2015-15, foi especulado o nome do russo Timofey Mozgov, porém o Denver Nuggets não quis saber de perder o seu melhor pivô — apesar de contar com o constantemente contundido JaVale McGee e o cru Jusuf Nurkic. Com Danilo Gallinari novamente no estaleiro, as chances aumentam, mas é pouco provável que o time do Colorado aceite Waiters. Já ouvi até sobre Samuel Dalembert, do New York Knicks. 

A solução mais fácil então, seria buscar algum agente livre no mercado, o que também não é tão simples. Jermaine O’Neal, Emeka Okafor e Andrew Bynum poderiam jogar na NBA atualmente sem grandes problemas. Mas O’Neal ainda quer jogar? Okafor consegue jogar? E será que Bynum ainda tem interesse em manter o foco?

Os três são excelentes opções, principalmente se o time puder dar entre 15 e 20 minutos todas as noites a um deles. Todos possuem problemas físicos graves e, talvez, não consigam ajudar imediatamente. Abaixo deles, a qualidade cai bastante e não creio que outros jogadores poderiam ajudar a resolver os problemas.

Agora, vamos deixar os rumores de lado e pensar em possibilidades reais dentro do próprio elenco de Cleveland. O Cavaliers vai sofrer muito, a não ser que algum espírito baixe em Brendan Haywood e o faça jogar. Mas Haywood atuou em apenas seis partidas desde março de 2013 e está com 35 anos. É muito pouco ou quase nada, para ser bem sincero. Lou Amundson sempre foi querido pelos torcedores por onde passou, no entanto não tem como contar com um jogador apenas esforçado. Alex Kirk, então…

Brendan Haywood

Partindo do princípio de que o Cavs não possui boas alternativas, ficam alguns questionamentos: a equipe é capaz de suportar praticamente uma temporada inteira sem um pivô de ofício e ainda ir longe nos playoffs?

Eu não tenho uma resposta para isso neste momento. O Cavaliers vai precisar de muito mais de seus astros LeBron James, Kyrie Irving e Kevin Love. Claro que a gente sempre imagina que um trio de tanto talento pode superar diversas barreiras, mas e a defesa? Não existem grandes especialistas na equipe, exceto um ou outro atleta. Nos playoffs, isso vai ficar ainda mais evidente. 

Imagine o Cavs enfrentando o Chicago Bulls de Joakim Noah, Pau Gasol, Taj Gibson e Nikola Mirotic. Não precisa pensar muito e, de cara, existe um favorito. Não só pelo basquete que o Bulls joga na atualidade, mas na briga interna. Se pega o Washington Wizards, corre seríssimos riscos de não passar. O Miami Heat, adversário na noite de Natal, jogou sem Chris Bosh, porém não teve problemas. Chris Andersen, que está longe de ser um grande pivô, saiu de quadra com os melhores números da temporada. Sem um pivô, um jogador especialista em fazer no mínimo o box-out, o Cavaliers afundaria na primeira rodada contra qualquer adversário que tenha garrafão.

Varejão não é um jogador espetacular, mas sempre fez o trabalho sujo e um dos mais importantes que o time tanto carece agora. Já era grande o buraco e agora ficou ainda maior. Vamos cansar de ver equipes explorando essas fragilidades a não ser que algo aconteça imediatamente.

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • Mauricio

    Varejão não fica uma temporada sem se machucar, sempre acontece algo com ele, é uma pena. Minha opinião continua a mesma da temporada passada, elenco muito mal formado.

  • A situação piora quando você pensa em um confronto contra alguns times do Oeste , em uma possível final .

    Marc Gasol , Zach Randolph , Duncan , LMA , Blake Griffin , Dirk , Howard …

    Esse garrafão do Cavs não segura esses caras . Vão comparar com o Heat de anos atrás , mas pelo menos pra mim é uma situação bem diferente .

    Bosh se sacrificou muito nesses últimos anos , jogando de Pivô e defendendo caras muito mais fortes que ele . Já Love , pra mim é claro que ele não consegue fazer isso . Pode ter melhorado a sua defesa esse ano , mas ele não tem a mesma altura e envergadura que Bosh tem , o que ajudava um pouco o Bosh na hora de enfrentar alguns Pivôs .

    Um Pivô agora é algo mais do que necessário , se o Cavs pensa em ganhar alguma coisa essa temporada .

  • BMCS

    Gustavo, muito oportuno esse seu post, já que eu estava notando que muito pouca gente aqui no BR estava dando a devida importância à perda que o Varejão representa para o time. A importância dele não pode ser medida pelos números, somente. Ele é um líder da equipe em termos de disposição, garra, vontade de jogar, qualidades que o K Love não tem, por exemplo. Além disso, existe uma química bem legal entre o Le Bron e ele, que sempre resulta em bons momentos ofensivos para o time.

    O problema da defesa do Cleveland permanece, pois o Anderson não é bom marcador, e o time, como um todo, é fraco na defesa (é o 25º em Opponent FG% – o melhor indicador de defesa, ao meu ver). Aliás, reflexo do técnico, que, para mim, é fraco, e muito inferior à qualidade do elenco que tem em mãos.

    Não há substituto imediato para essa perda, como vc bem registrou, e a tendência é o time sofrer bastante daqui por diante. Esperanças de mando de quadra nos Offs agora tornam-se ainda menores, considerando-se as campanhas do Torono, Atlanta, WW e do Chicago.

    E sobretudo uma pena para nós, brasileiros, pois era muito legal ver o Varejão em quadra. O melhor dentre os brazucas, este ano.

    • Gustavo Freitas

      Exatamente. Varejão não é um grande defensor, mas compensa fazendo o box-out, pegando rebotes e incomodando o pivô adversário de alguma forma. Durante a temporada, vi Love sendo batido sem contestação por diversas vezes e ontem não foi diferente.

      A ausência desse pivô defensivo é notada desde a formação do elenco e a gente alertou sobre isso na previsão da temporada: http://jumperbrasil.com/2014/10/23/previsao-da-temporada-cleveland-cavaliers-3/

  • Lucas Tavares

    Pra mim Waiters deve ser trocado imediatamente por um pivô que preste, ouvi rumores de que ele poderia ser trocado pelo Kosta Koufos… o que eu acho um erro. Tem que agir LOGO

  • Celtics Pride

    Trocaram o Zeller no começo da temporada. Não devolvemos mais…kkkkk

    • Uncle Drew

      Zeller ñ resolveria o problema do Cavs. É mt soft! é bom ofensivamente, tem um bom arremesso de média distancia, bom nos lances livres. Mas, se vc pegar um jogador q acha soft, eleve ao quadrado q ele vai se chamar Tyler Zeller.

  • alysonegomes

    O Cleveland sem o Varejão seria massacrado por Hawks, Bulls e Wizards, isso só falando do leste. Se duvidar perde até pro Heat (Bosh eu escolho você).

    Agora venham me falar merda do Spoelstra, mas o heat tinha Chris Bosh como pivô. Tá que ele não é uma merda na defesa, mas não é um especialista nem em rebote, nem em box-out, nem em proteger o aro, e mesmo assim o Heat tinha uma das melhores defesas da liga. Dai tem uma penca de animal que vem falar que o maior problema do Heat é na defesa e o Spoelstra. O que mudou na defesa do Heat? Ano passado era: Chalmers-Wade-LeBron-Haslem/Battier-Bosh. Esse ano? Chalmers-Wade-Deng-Willians-Bosh. Deng na defesa marca tão bem quanto Lebron. Shawne Willians não é o sonho, mas vem marcando muito bem, e ao contrário do Battier, possui físico pra brigar com jogadores mais fortes e como em alguns jogos, marcar o pivô adversário. Dai tem gente que fala do Spoelstra, mas o cara tinha uma defesa que simplesmente evitava dos adversários irem pro garrafão. Isso é o oposto do Pacers, que faz a galera ir lá dar de cara com o Roy Hibbert. Se isso não é mérito do Spoelstra eu não sei o que é. O problema do Heat é falta de vontade mesmo.

    Agora voltando ao Cleveland, entendo que tirando LeBron, Marion e o esforço do Thompson e do Waiters ninguém marca nada, mas agora cabe ao Blatt acertar isso e ver o que fazer. LeBron tá com uma preguiça desgraçada de defender e eu entendo. Ele pode se matar de defender, se o time passar a bola e ficar contra o Irving até eu passo por ele e evito toco do Love. O Cleveland só precisa achar uma alternativa pra falta de bons defensores na equipe e pra falta de um pivô, mas como eu torço pro Heat, torço pra que não achem haha’

    • gabrielnba

      Na época da glória do Heatão, eu até defendia o Spoelstra em alguns momentos, mas hoje vejo que o LeBron arrumava mais o time do que o Spo na defesa, EU posso estar errado.
      Mas essa temporada não vi Spo como um técnico a altura do Heat, provando que sem LeBron ele iria sofrer para arrumar um time, é logico que é um baque imenso perder o melhor jogador do mundo e já conseguir arrumar o time direitinho, mas creio que com os jogadores que temos, tinhamos que estar bem melhores.
      Heat pode até melhorar bastante, mas ainda tenho algumas duvidas com Spo, mas vamos ver, torcer para ele arrumar esse time.

  • Nic

    Eu tentaria uma troca pelo Roy Hibbert, faz tempo que os Pacers querem se livrar do contrato dele.

    Existem vários cenários possíveis, mas uma troca Love/Waiters/Haywood por Hibert/West seria bom para os 2 times.

    Até mesmo Love por Hibbert eu faria.

  • LP

    Na boa o Cavs precisa de um pivô que seja bom defensor só isso. Contrata um Fab Melo da vida q pra mim resolve esse problema. Ele não é bom em rebotes nem é atlético e acho q não sabe nem jogar basquete direito mas ele tem 2 metros de braço e sabe defender o aro bem, e nesse momento o time do cavs só precisa disso, pois um time que tem 3 dos 10 melhores scorers da liga além de um bom pontuador no waiters mais 2 3ptshooters no banco acho que pode abrir mão de um jogador de basquete no time titular por um poste que atrapalhe os outros times a pontuar.

    • Marcelo

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Esta do poste foi hilária. Mas jogar 4 contra 5 desgasta o time. O BULLS sabe com é jogar com 4 mais um poste. Jogar a temporada no limite, é se arrebentar na parte do campeonato que interessa.

      • Você é um escroto mesmo em.

        • Paulo Santos

          Boa partida do Noah defensivamente ontem, o papel dele no time tem que ser esse, caso ele volte a atuar como no ano passado e o time conseguir manter esse nível de atuação com todos saudáveis o Bulls podem pensar em disputar o título na NBA esse ano. Tem torcedor que só vê o jogo na questão ofensiva, mas basquete é necessário equilibrio, perguntem ao Lebron se ele gostaria de ter um pivô como o Noah no Cavs, com certeza o time viraria principal favorito no Leste.

          • Eduardo Saraiva

            mas contra o meu Lakers até eu defendo bem! hahahahahaha

      • Marcelo

        Sr. moderador de novo xingamentos e agressões. Este cara tem que ser domesticado.

  • L.Avila

    Faverani se si recuperar seria uma boa e uma troca com Wolves por Pekovic.

    • Matheus sensato

      Pekovic? Protegendo o aro? Sério isso?

    • Gustavo Freitas

      Pekovic? Tá zoando. Aquilo lá é tipo um buraco negro.

  • Felipe(@fhevorcks)

    Fab Melo é pouco provavel acho que o melhor seria o O’Neal

  • Matheus sensato

    Errando que se aprende. Na próxima panela o LeBron começa seu recrutamento por um pivô de elote.

    • Matheus sensato

      Elite*

    • Claudio R.

      Não se preocupe, tamos mirando no Al Horford na prox off season

  • MDias

    Acho que essa temporada está claro como água que os Cavs não brigará por título…
    Eles precisam pensar em fechar um elenco para a próxima temporada, buscar entrosamento e táticas!
    Do jeito que está com um elenco torto, sem entrosamento e sem tática alguma é impossível almejar algo maior do os offs…
    Ou o Blatt ajeite esse time no sentido de fazer o time ter um ou alguns padrões táticos ou sairá na próxima off season!

  • gabrielnba

    Waiters por Mozgov?..não,kkk

    O Cavs sem duvidas conseguem algum Center melhor, e precisam urgente

    • Maateeus12

      Pelo Mozgov até vai. Mas se mandar Waiters pelo Koufos aí eu perco as esperanças nesse Cavs.

  • Fernando

    Traz o jermaine o’ neal. E troca esse kevin love por qualquer ameba. Jogadorzinho mediano.

  • Uncle Drew

    De fato a equipe ñ chega a lugar algum sem um pivô. Além dos nomes citados já ouvi falar q Kenyon Martin teria interesse em se juntar ao Cavs. Na situação q a equipe tá acho q tudo é válido! Podem trazer o JaVale McGee q eu num vô reclamar!

    • O Mavs tem o Greg Smith + Richard Jefferson a disposição em troca queremos o Shawn “The Matrix” Marion de volta…

      • Uncle Drew

        Ae é demais em fera! Precisamos de um defensor e vc quer q justo o melhor e um dos únicos da equipe do Cavs saia!. E o Greg Smith… LOL acho q só o Ajinca é pior q esse cara. Coloquem o Tyson Chandler ñ troca e ai podemos conversar…

  • Rodrigo

    Nazr Mohammed, Ben Wallace, Marcus Camby, Michael Olowakandi, Erick Dampier, Rasho Nesterovic…ótimos nomes no mercado e em plena forma.

    • Kleber

      Acrescento Luc Longley, Darko Milicic e Eddy Curry nesta lista.

      • Rodrigo

        Eddy Curry em forma, só se for de baleia.

      • Maateeus12

        Milicic rachou a canela no Kickboxing. 😡

    • Daniel Serafim

      Dampier, Olowakandi e Wallace já se aposentaram há muito tempo…

    • Murilo Moore

      KKKKK Faltou o Alonzo Mourning, DJ Mbemga e o Desagana Diop…

      • lebronzete#001

        Faltou o dikembe mutombo e um tal de bill russel que está querendo mais um anel…

  • alysonegomes

    Cleveland tem que ir atrás do Boston pelo Brandan Wright, nada que algumas picks e o Waiters não resolvam.

  • LP

    Outra coisa que eu acho importante ressaltar é que não adianta trazer esses pivôs como Okafor, Bynum, O´Neal pois eles além de serem injury prone vão jogar somente de 15 a 20 min por jogo.#VemMelo

  • lebron hairline

    O que o cavs precisa é mudar esse uniforme escroto!!.
    Joga a maioria dos jogos com esse uniforme amarelo ridículo
    tem que voltar com o uniforme usado entre 03 04-09 10.

    • Maateeus12

      Com certeza, isso resolveria todos os problemas do Cavs. Como eles não pensaram nisso?! haha

  • Junior Andrade

    Dessas opções sem duvidas a melhor seria de Emeka Okafor

  • Re nnan #LAL

    Cavs tem que buscar o Hibbert e mandar o Waiters. Fala com o Ray Allen e o Okafor pra ganhar o mínimo ficando no banco.

    A temporada ainda da pra ressuscitar, mas se manter Waiters com aquele cérebro de ervilha e continuar sem um protetor de aro, pode esquecer a temporada.

    E ganhando ou não, demite o Blatt na primeira oportunidade. Já ficou mais que claro que ele não deu certo, rotações horríveis, não arrumou a defesa do time, momentos de clutch time e deixa o TT que pode brigar por rebote fora do time com o Waiters que é black hole de titular além de várias outras cagadas como Love de 5.

    • MDias

      Concordo com vc Rennan!

  • Marcelo

    Perguntas pro pessoal que tem mais afinidade. O Greg Monroe vai ficar mesmo nos Pistons após a saída do Josh Smith? Se não, qual manobra os Cavs poderiam fazer pra trazê-lo?

    • Ricardo Stabolito Jr.

      A tendência parece ser que Monroe ainda saia, Marcelo. Ainda nenhum sinal de mudança.

    • Claudio R.

      o Monroe não resolve nada! Ele ataca bem, mas não defende nada. ele e o Love, jaz titulo!. Se fosse o Andre Drummond até que avai. Eu queria msm, é o Hibbert ou o Larry Sanders. ai sim

  • Sander

    Brandon Bass seria uma boa para oS Cavs ???

    • Lourenço

      Po, Bass é horrivel defendendo. Deus’o livre

  • Luiz Henrique Santos

    O Cavs tá literalmente ferrado com o Love de 4 o jeito é colocar o LeBron de 5, Miller na 3, Marion na 2 e Irving na 1…

  • Matheus Cruz

    Tarik Black podia entra num rodízio.

  • Lourenço

    Voces acham possivel o pacers aceitar o Hibbert “só” pelo Waiters? E teria espaço no cap do Cavs pra ele? Se sim pra ambas as indagações, seria uma boa. O banco ficaria ainda pior do que já é, mas o fato de ficar sem center´seria ainda mais prejudicial, na minha opinião

  • Murilo Moore

    A melhor opção seria o Jermaine O’neal… Ano passado jogou bem no Warriors, dentro de suas limitações físicas… Tinham que pegar o Waiters, o Mike Miller e mais umas escolhas de draft e trocar por um pivô recente… Mason Plunlee seria uma boa…

    • Murilo Moore

      * decente

  • Re nnan #LAL

    Dave McMenamin: From ESPN Stats & Info: ORL shot 57% with Kevin Love on the floor Friday, including 70% in paint. With Love on bench? 35% & 33% in paint Twitter @mcten

    Esse é o motivo pelo qual Love não pode jogar sozinho no garrafão e sem um protetor de aro. A temporada do Cavs como eu disse anteriormente, depende da contratação desse jogador.

  • Thiago Pinto

    Gostaria de fazer uma pergunta ao pessoal que acompanha mais. De novo se fala em Jermaine O’neal, Okafor e outros. Será que não ta na hora de tentar algo novo? Eu me pergunto se não tem um pivô na D-League que seria mais efetivo que esses caras…O nível da D-League é tão baixo assim, ou a NBA aproveita muito mal a sua “segunda divisão”?