Sem Wiggins, Canadá anuncia pré-lista de convocados para a Copa do Mundo

Recém-campeão da NBA com o Toronto Raptors, o técnico Nick Nurse assumiu o comando da seleção do Canadá e terá como primeiro desafio a Copa do Mundo, que será realizada de 31 de agosto a 15 de setembro, na China.

Nesta terça-feira, o gerente-geral da seleção canadense, Rowan Barrett, anunciou uma pré-lista de 29 jogadores que estarão à disposição para o período de treinamentos, a partir do dia 4 de agosto, visando à disputa do torneio.

Entre os atletas chamados, 17 atuam na NBA, nove jogam na Europa, dois ainda estão no basquete universitário (College) e um atua na G-League. Os destaques são os armadores Jamal Murray (Denver Nuggets) e Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder), o ala-pivô Kelly Olynyk (Miami Heat), o pivô Tristan Thompson (Cleveland Cavaliers) e o novato R.J. Barrett (New York Knicks).

O Canadá vai disputar a Copa do Mundo praticamente com a sua força máxima. A ausência mais sentida da pré-lista é a do ala Andrew Wiggins (Minnesota Timberwolves), que não disputa uma partida pela seleção canadense desde 2015. 

“Ser convidado para representar o seu país é uma grande honra e estamos empolgados com o grupo de atletas que convidamos para o período de treinamentos no próximo mês, em Toronto. Esses atletas demonstram a profundidade de talento que temos agora em nosso país, enquanto nos preparamos para enfrentar o desafio da Copa do Mundo de Basquete da FIBA. Quanto a Wiggins, este não é realmente o momento certo para ele, e nós temos que respeitar isso”, disse Rowan Barrett, que também é pai de R.J. Barrett.

O selecionado canadense é considerado um dos mais talentosos do mundo e uma potencial crescente ameaça ao tricampeonato mundial dos Estados Unidos. O melhor resultado da equipe na Copa do Mundo FIBA foi duas sextas colocações, nas edições de 1978 e 1982.

O Canadá está no grupo H do Mundial, considerado o mais forte da competição, ao lado de Lituânia, Austrália e Senegal. Os dois primeiros colocados do grupo se classificam para a segunda fase.

Confira a pré-lista de convocados do Canadá para a Copa do Mundo

Armadores
Aaron Best (Riesen Ludwigsburg – ALE)
Andy Rautins (Bahçeşehir Koleji – TUR)
Andrew Nembhard (Florida Gators – NCAA)
Brady Heslip (İstanbul BŞB – TUR)
Cory Joseph (Sacramento Kings)
Jamal Murray (Denver Nuggets)
Kevin Pangos (FC Barcelona – ESP)
Luguentz Dort (Oklahoma City Thunder)
Naz Mitrou-Long (Salt Lake City Stars – G-League)
Nickeil Alexander-Walker (New Orleans Pelicans)
Nik Stauskas (Cleveland Cavaliers)
Phil Scrubb (Zenit – RUS)
Shai Gilgeous-Alexander (Oklahoma City Thunder)

Alas
Aaron Doornekamp (Valencia – ESP)
Dillon Brooks (Memphis Grizzlies)
Kyle Wiltjer (Unicaja Málaga – ESP)
Marial Shayok (Philadelphia 76ers)
Melvin Ejim (BC Unics – RUS)
Oshae Brissett (Syracuse Orange – NCAA)
R.J. Barrett (New York Knicks)
Thomas Scrubb (Varese – ITA)
Trey Lyles (San Antonio Spurs)

Pivôs
Brandon Clarke (Memphis Grizzlies)
Chris Boucher (Toronto Raptors)
Dwight Powell (Dallas Mavericks)
Kelly Olynyk (Miami Heat)
Khem Birch (Orlando Magic)
Mfiondu Kabengele (Los Angeles Clippers)
Tristan Thompson (Cleveland Cavaliers)