Sem Wiggins, Parker e Embiid, NBA divulga participantes do Draft Combine

Os três candidatos à primeira escolha do próximo recrutamento são os grandes desfalques na lista de 60 convidados para o Draft Combine, evento anual que reúne os principais prospectos inscritos no processo em Chicago. Andrew Wiggins, Jabari Parker e Joel Embiid decidiram não participar do encontro, que prevê entrevistas, testes físico-atléticos e treinamentos a partir desta terça-feira (13).

A notícia da ausência do trio foi recebida com surpresa por dirigentes e olheiros. Prospectos de elite vêm optando por não realizarem os treinos com bola do Combine nos últimos anos, mas ninguém havia se recusado a participar da totalidade do evento. A tendência recente era que, mesmo a contragosto, os principais nomes do draft estivessem presentes às entrevistas, medições e testes físico-atléticos.

De acordo com Chad Ford, da ESPN, sete atletas convidados já estariam quase decididos a não participar das atividades coletivas: Dante Exum, Julius Randle, Noah Vonleh, Aaron Gordon, Tyler Ennis, Doug McDermott e Nick Stauskas. Os alas-pivôs Mitch McGary (cirurgia nas costas) e Adreian Payne (mononucleose) também não deverão integrar os treinamentos.

Consenso como as três primeiras escolhas do próximo recrutamento, é provável que Wiggins, Parker e Embiid tivessem muito pouco (ou nada) a ganhar com participações no Combine. No entanto, a recusa do último é vista com alguma preocupação ao redor da NBA. Uma lesão nas costas deixou o pivô camaronês de fora do Torneio da NCAA e muitos times queriam observar as condições físicas do atleta no evento.

Os brasileiros Lucas Caboclo e Lucas Mariano não foram convidados para o encontro, mas as ausências podem ser justificadas pela falta de estrangeiros na lista: o único prospecto que não atua nos EUA e está entre os participantes é o ala-armador Dante Exum, que está sem time e treinando nos EUA.

Confira a lista completa de convidados ao NBA Draft Combine:

Jogador

Posição Idade Universidade / Liga / País Experiência
Jordan Adams Ala-armador 19 UCLA

Sophomore

Kyle Anderson

Ala 20 UCLA Sophomore
Thanasis Antetokounmpo Ala 21 D-League

Isaiah Austin

Pivô 20 Baylor Sophomore
Jordan Bachynski Pivô 24 Arizona State

Senior

Cameron Bairstow

Ala-pivô 23 New Mexico Senior
Khem Birch Ala-pivô 21 UNLV

Junior

Alec Brown

Pivô 21 Wisc. Green Bay Senior
Jabari Brown Ala-armador 21 Missouri

Junior

Markel Brown

Ala-armador 22 Oklahoma State Senior
Deonte Burton Armador 22 Nevada

Senior

Jahii Carson

Armador 21 Arizona State Sophomore
Semaj Christon Armador 21 Xavier

Sophomore

Jordan Clarkson

Ala-armador 21 Missouri Junior
Aaron Craft Armador 23 Ohio State

Senior

DeAndre Daniels

Ala 21 Connecticut Junior
Spencer Dinwiddie Ala-armador 21 Colorado

Junior

Cleanthony Early

Ala-pivô 23 Wichita State Senior
Melvin Ejim Ala 23 Iowa State

Senior

Tyler Ennis

Armador 19 Syracuse Freshman
Dante Exum Ala-armador 18 Austrália

Sem time

C.J. Fair

Ala 22 Syracuse Senior
Aaron Gordon Ala-pivô 18 Arizona

Freshman

Jerami Grant

Ala 20 Syracuse Sophomore
P.J. Hairston Ala-armador 21 D-League

Gary Harris

Ala-armador 19 Michigan State Sophomore
Joe Harris Ala 22 Virginia

Senior

Rodney Hood

Ala 21 Duke Sophomore
Cory Jefferson Ala-pivô 23 Baylor

Senior

Nick Johnson

Ala-armador 21 Arizona Junior
DeAndre Kane Armador 24 Iowa State

Senior

Sean Kilpatrick

Ala-armador 24 Cincinnati Senior
Alex Kirk Pivô 22 New Mexico

Junior

Zach LaVine

Ala-armador 19 UCLA Freshman
Devyn Marble Ala-armador 21 Iowa

Senior

James Michael McAdoo

Ala 21 North Carolina Junior
K.J. McDaniels Ala 21 Clemson

Junior

Doug McDermott

Ala 22 Creighton Senior
Mitch McGary Ala-pivô 21 Michigan

Sophomore

Jordan McRae

Ala-armador 23 Tennessee Senior
Shabazz Napier Armador 22 Connecticut

Senior

Johnny O’Bryant III

Ala-pivô 20 LSU Junior
Lamar Patterson Ala-armador 22 Pittsburgh

Senior

Adreian Payne

Ala-pivô 23 Michigan State Senior
Elfrid Payton Armador 20 Louisiana-Lafayette

Junior

Dwight Powell

Ala-pivô 22 Stanford Senior
Julius Randle Ala-pivô 19 Kentucky

Freshman

Glenn Robinson III

Ala 20 Michigan Sophomore
LaQuinton Ross Ala 21 Ohio State

Junior

Marcus Smart

Armador 20 Oklahoma State Sophomore
Russ Smith Armador 23 Louisville

Senior

Nik Stauskas

Ala-armador 20 Michigan Sophomore
Jarnell Stokes Ala-pivô 20 Tennessee

Junior

Xavier Thames

Ala-armador 23 San Diego State Senior
Noah Vonleh Ala-pivô 18 Indiana

Freshman

T.J. Warren

Ala 20 North Carolina State Sophomore
Kendall Williams Armador 22 New Mexico

Senior

C.J. Wilcox

Ala-armador 23 Washington Senior

James Young

Ala 18 Kentucky

Freshman

Patric Young Pivô 22 Florida

Senior

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Pedro Amadeu

    Nem chegaram na NBA e já tão cheio dos não-me-toque

  • maia-bucks

    Thanasis Antetokounmpo é grego… irmao da aberração atlética dos Bucks.

    Há quem diga nos States que os 3 favoritos estam esperando a loteria do draft para então realizer testes para as três primeiras escolhas. Isto é extremamente arriscado, além de ser uma postura BEM arrogante. Embiid esta mto estrelinha, como ele quer estar no top 3 se nao comprovar o estado de suas costas? Se algum prospecto de qualidade arrebentar no Draft Combine o camarones vai ter problemas. Não me surpreenderia se caisse no draft para alem do top 3. Em WI há murmurios de que o draft traga surpresas… vamos aguardar para ver..
    Detalhe que segundo o blog “brewhoop” os olheiros do Bucks acompanharam os principais prospectos do draft (aproximadamente uns 15 jogadores) assistindo de 15 a 20 jogos pessoalmente de cada um. Dante Exum estaria no radar ha 2 anos… mesmo sendo um misterio (ou nao) pro restante da liga. Interessante que o Giannis buscamos na segunda divisao grega.

    • Ricardo Stabolito Jr.

      É grego, mas atua e mora nos EUA. Então, é fácil de convidar, Maia-bucks. É um estrangeiro que, para o draft, conta quase como se fosse um americano regular porque segue suas regras de elegibilidade.

      E os três caras estão certíssimos, para mim. Seria o que qualquer um de nós em suas posições faria. Se não tem nada a ganhar ou tem algo a esconder, estão certos em não comparecer. Historicamente, o Combine não tem impacto no topo do recrutamento porque ninguém dos TOPs entra em quadra mesmo. Só se medem mesmo e todos já tem uma ideia das medidas desses caras.

      Na verdade, eu estou surpreso que ninguém pulava fora antigamente.

      • maia-bucks

        Mas nem participar de entrevistas, sentir a atmosfera, fazer testes fisicos? Embiid nao joga a bastante tempo… como confiar que esta apto a ser uma das 3 primeiras escolhas? penso nisso pq o meu Bucks por exemplo nao pode errar, essa é a escolha mais fundamental em anos pra franquia, e o cara escolhido deverá liderar o processo de reconstrução, não vai dar pra confiar so na palavra do cara. Muito perigoso draftar um jogador que nao passa a confianca necessaria… Oden ainda assusta mt gnt

        • Ricardo Stabolito Jr.

          Os três estão adiando algo que terão que fazer em algum momento – testes físicos e entrevista vão ter que ser feitas nos treinos individuais para as equipes, de qualquer forma. Quando Embiid for conhecer o pessoal do Bucks, os dirigentes vão fazer exames, medir, entrevistar. Para ele, principalmente, mais umas semanas de recuperação podem ser importantes.

      • Olavo

        Mas não seria interessante pelo menos o Embild ir ?

        Porque vai ficar aquela duvida sobre sua condição física no Draft e isso pode custar umas posições , como disse Maia-bucks .

        • Ricardo Stabolito Jr.

          Não se ele estiver inseguro ainda. Ou tiver algo a esconder ainda. Na dúvida, fica na dele e só se expõe quando for realmente necessário (treinos individuais).

      • Maia-bucks

        Entao Ricardo, a duvida q surgiu eh q Embiid, planeja fazer testes nas 3 primeiras equipes que forem sorteadas na loteria, caso ele tenha algum problema e uma dessas equipes n o.selecione, as outras q n tiveram a oportunidade de ve-lo n irao se arriscar e ele podera despencar no draft. Foi oq o GM do bucks disse, considerando a possibilidade de ficarmos com a escolha de numero 4, n o escolheriamos se ele n fizesse testes, e fosse posto de lado pelos 3 times a frente.

        • Ricardo Stabolito Jr.

          Aí é um risco que o cara corre. Mas Embiid, Parker e Wiggins estão muito confortáveis na projeção das três primeiras escolhas, por isso a estratégia. Nos últimos anos, as coisas têm funcionado assim constantemente: os TOP 3 só treinam para o TOP 3. Otto Porter e Victor Oladipo fizeram isso no ano passado, se não me engano.

          E os resultados de exames correm rápido pela liga. O caso do Jared Sullinger é exemplar sobre isso. O cara fez exames para um time e todos ficaram sabendo do resultado porque há constante comunicação entre os GMs e dirigentes. Se Embiid estiver mal, todos vão acabar sabendo e ele vai cair de qualquer forma – treinando para todos ou não. Não fazer isso no Combine dá tempo para que o cara tenha mais um tempo de descanso.

    • Anônimo

      O Draft Combine da NBA, diferente do da NFL, ñ tem valor nenhum. O q vai interferir nas escolhas são as entrevistas e os workouts. Sobre os irmãos Antetokounmpo, o irmão mais velho, Thanasis, me parece mais atletico q o mais novo, Giannis. Thanasis participou do campeonato de enterradas da D-League nesse ano. Tem até uma enterrada dele sobre o Giannis Antetokounmpo http://youtu.be/65GyFfo2KHw

      • maia-bucks

        thanasis 2 anos mais velho que o giannis se nao me engano… tem qualidade… o Bucks parece q tentaria drafta-lo na 2 rodada, Terceira escolha da franquia, mas nas projecoes da segunda rodada o grego ta saindo antes… o mais legal do giannis eh q ainda esta crescendo! huahuahuahuahua a franquia notou uma diferenca do inicio da temporada pro final, e parece q vai crescer por mais uns 2 anos.

  • mauro

    Imagina se o caboclo estivesse nessa etapa, com 2,30m de envergadura chamaria atenção! Rs

  • Celso Cachali Jr

    Nunca apostaria em EMBIID.. para minha opinião ainda é um ODEN!? e o ODEN tinha Números MONSTRUOSOS na universidade… Embiid tem números bem comuns. Portland não errou naquele ano… só não teve sorte. Pq o corpo do ODEN não ajudou.