Serge Ibaka volta aos treinos e pode retornar contra o Spurs

O ala-pivô Serge Ibaka ainda não está fora dos playoffs. Após perder os dois primeiros jogos das finais do Oeste, o Oklahoma City Thunder anunciou nesta sexta-feira que o ala-pivô está em rápida recuperação da distensão na panturrilha esquerda que sofreu na última semana e voltou a participar de atividades leves com o restante do elenco. Ele vai passar a ser avaliado diariamente para definir se tem condições de retornar na série contra o San Antonio Spurs.

“Serge ainda não realizou um treinamento completo, mas está andando e fazendo atividades leves normalmente. Com estas novas informações, nós estamos alterando seu status com o entendimento de que existe a chance de que ele ainda jogue nesta série”, afirmou o gerente geral Sam Presti, por meio de nota oficial.

A ausência de Ibaka foi fundamental nas duas derrotas do Thunder, com o Spurs aproveitando um garrafão menos protegido para marcar mais de 110 pontos dentro da área pintada. Para piorar, seu substituto no quinteto titular (Nick Collison) marcou só dois pontos e pegou cinco rebotes em 29 minutos de ação na série.

Presti não garantiu que o ala-pivô já ficará à disposição de Scott Brooks neste domingo, mas contou que a reabilitação do atleta evolui de forma muito mais natural do que a junta médica inicialmente imaginava. “O inchaço na panturrilha de Serge diminuiu substancial e inesperadamente, permitindo um nível de movimentação e estabilidade que não pensávamos ser possível”, explicou.

Em 13 partidas disputadas na pós-temporada, Ibaka registrou médias de 12.2 pontos, 7.3 rebotes e 2.2 tocos em 33.9 minutos de ação. Além disso, ele vinha acertando 61.6% de seus arremessos de quadra.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Vítor Hugo

    Não é o salvador da pátria, mas pelo menos vai recompor o sistema defensivo do Thunder, que vem sentindo muito sua falta. Mesmo se o Ibaka voltar, ainda acho que tem que mudar um pouco a rotação, principalmente dando mais oportunidades para o Jeremy Lamb… Sefolosha não está jogando nada, tanto ofensivamente, quanto defensivamente, põe o cara Brooks…

  • As Thundercats pira na volta do ibaka, mais mesmo assim vai perde a serié, não vejo o Thunder passar pelo Spurs.

  • Será um retorno muito mais psicológico do que físico e técnico. Se for para ser assim, vai ficar ruim.

    Ibaka 30% pode ate ser melhor que o Perkins inteiro, mas não acredito que fara muita diferença, principalmente com a serie em 2 a 0.

  • Mailson Silva de Sena

    O que pode levar o Thunder à classificação não é a volta de Ibaka baleado e sim boas atuações do MVP e um dos dez jogadores mais dominantes da liga. Aliado a isso, é claro, os ajustes do técnico, e mais chances e mais minutos ao pessoal do banco: Reggie Jackson, Jeremy Lamb e Steve Adams.

  • Com a série em 2×0 acho que a volta do Sergião Berranteiro não ajuda muito, hoje o time precisa mais de atuações estelares de Durant e Westbrook do que ele, mas claro, para ser campeão da NBA tem que ter elenco mesmo, o Collison foi uma decepção até aqui e o time não tem outro ala-pivô pra colocar.

  • Mesmo com a volta do Ibaka,ele ainda vai estar limitado,acredito que pode ajudar um pouco,mas não vai salvar uma varrida.