“Sérvia não estava preparada para enfrentar a Argentina”, admite Bjelica

A Sérvia sofreu, talvez, a derrota mais dolorida de sua história recente nessa terça-feira: indicada como uma das favoritas ao título da Copa do Mundo FIBA, a seleção foi surpreendida nas quartas-de-final pela Argentina. E o ala-pivô Nemanja Bjelica, do Sacramento Kings, foi duramente sincero após a inesperada eliminação. Para o atleta, o resultado premiou a equipe mais bem organizada desde antes do jogo.

“Nós não estávamos preparados para essa partida, especialmente do ponto de vista mental. Eu assumo completa responsabilidade por não estar pronto para encarar a Argentina, pois sei que sou um dos líderes desse grupo e não joguei absolutamente nada. Não fomos derrotados por arrogância, mas porque não fizemos um pré-jogo ideal. É duro”, desabafou o jogador de 31 anos, depois da derrota por 97 a 87.

Os sérvios eram apontados como a maior ameaça aos norte-americanos na busca pelo tricampeonato mundial e, sabendo disso, Bjelica lamentou por um país que esperava um melhor resultado. “Eu quero pedir desculpas para o nosso país, que acreditava nessa seleção. Nós somos um grande grupo de atletas, boas pessoas. Queríamos vencer, mas tentamos vencer da forma errada e eles mereceram a vitória”, concluiu o ala-pivô.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Julio Zago

    A Argentina é muito forte mentalmente e taticamente, alguns jogadores, como o Scola, elevam seu nível jogando pela seleção.
    Analisando os elencos, a Argentina está muito a frente do Brasil, o time nacional não possui tanta qualidade, tampouco tantos jogadores com poder de decisão.
    Méritos demais para o brio dos Argentinos em jogos grandes.

    • Anibal Civarolo

      En Argentina no creemos tener mai qualidade que o Brasil, pero a Brasil siempre le falta algo, tactica, corazon, esa voluntad de ganar. Leandrinho, Marcelinho, Alex, Nené, Varejao, etc. en los ultimos 15 años han tenido grandes equipos. España es el candidato a ser campeon

      • Julio Zago

        Amigo Argentino, respeito sua opinião, mas nunca tivemos jogadores como Scola, Manu e Nocioni, capazes de decidir grandes jogos.
        Realmente todos os brasileiros citados são grandes jogadores, mas nunca entregaram resultados expressivos com a camisa da seleção.
        Realmente por vezes o Brasil não se mostrou devidamente preparado taticamente e fraco mentalmente, mas penso que o principal fator de desequilíbrio a favor da seleção Argentina seja a qualidade técnica.

  • É aquele papo de time mais copeiro, ou menos copeiro…

  • Dirk GOAT of Dallas

    Respeita os Hermanos, serão campeões mundiais podem apostar.

  • Cavs nas Europas¨¨ TH

    Nós não estávamos preparados para essa partida, especialmente do ponto de vista mental.

    Migué…vai dizer que n sabiam da qualidade do adversário, seriedade do torneio, fase importante da competição? Subestimaram os argentinos e foram chutados mesmo.

  • Evandro

    Posso estar errado, mas não vi em lugar nenhum, uma atitude igual a do Bjelica, dos jogadores da seleção brasileira.

    Principalmente, qdo ele assume a responsabilidade, alegando q é um dos lideres e não jogou nada.

    • Zorg

      Quem sabe seja pq os jogadores do Brasil acreditavam que não passariam dessa fase. O período pré mundial do Brasil não inspirava confiança. A primeira fase foi muito melhor do que o imaginado. A vitória sobre a Grécia foi espetacular e inesperada. Quem sabe isso criou na torcida uma expectativa mas quem sabe os jogadores não vivenciavam isso pois tinham consciência do equilíbrio do mundial. Num mundial parelho a diferença entre o quatro e o décimo é pequena, mas essa diferença é conquistada ou perdida nos detalhes. E são esses detalhes que não temos. Nosso grupo é bom (ficaria melhor com o Nene) mas nos falta um protagonista. E nessas horas isso conta muito. Hoje poderíamos estar num jogo de morte contra a Austrália se nossa seleção não tivesse os brancos que teve (e teve em todos os jogos) só que contra a Rep. Tcheca custou caro. A classificação para a Olimpíada ficou bem complicada.

  • Toni von Mises

    Esse Kemba, pelamor… França com grnades chances de vencer os EUA. Faltam 1:48 para o fim e seis pontos de vantagens.

  • Toni von Mises

    Gobert fechando o aro no finzinho.

  • João Víctor Matos

    Capaz da Argentina ainda ganhar essa copa. EUA eliminada.

  • Toni von Mises

    Eu ‘pintei essa bola’ antes… Vlw, tio Popovich. Na próxima tenta chamar e convencer mais astros q times assim não vinga. Leve Curry, WestBrook, Harden, P.George, Durant e Davis(Kawhi não vai..rs) para as olimpíadas de Tóquio, senão vão perder o ouro.

  • Takezo

    Para tristeza dos vira-latas os EUA estão fora.

  • Toni von Mises

    Seleção americana muito individualista e sem jogadas táticas ofensivas… Tio Pop insistiu demais com uma formação baixa e com Gobert em quadra.

  • Vitor Martins

    Muito maneiro ver os EUA perder. Acho que isso ascende a chama e os brios pros melhores virem nos próximos e passarem o carro. Prevejo boas temporadas de quem venho (Mitchell e Kemba, principalmente). Não dá pra falar que deu a lógica pq os EUA tem muito mais talento individual, mas ganhou o melhor time. Time não é só junção de talento, ainda mais na FIBA, em que o basquete coletivo impera. Argentina com chances de medalha, até de ouro, será que um dia chegaremos nesse patamar? Acho que não eu uns 40, 50 anos. E Sérvia definitivamente no pré-plímpico mundial, que pode contar com um Canadá completo, Eslovênia (atual campeão européia). Só teremos chances se tivermos um sorteio muito amigável, ou a FIBA resolver fazer um grupo só com americanos (e o Canadá for mais uma vez desfalcado).

    • Toni von Mises
      • Vitor Martins

        Só se classificam 12 pras olimpiadas. E não estamos nesse patamar. Antes de 40, 50 anos só vamos nos classificar se ocorrer um cometa, algo inesperado. Vinicíus Lúcio se tornar um Embiid, Didi um Jimmy Butler e colocarmos meia dúzia de caras entre os melhores da ACB, caso contrário, acho vem difícil. Será por sorte, não por competência. Argentina ficou esse tempo mais ou menos antes de voltar aos jogos e nos deixar comendo poeira. Foi o tempo que levaram pra se reestruturar.

        • João Víctor Matos

          Olimpiada só com 12 times é foda. Dava para chamar 24 que nem o mundial. Esse mesmo durará apenas 15 dias.

    • Toni von Mises

      A minha alegria durou pouco. Outras seleções através de critérios técnicos vão participar do pré-olímpico mundial. Podemos ter Sérvia, Eslovênia e Croácia da região adriática, tudo pedreira. Grécia e Lituânia vão fazer-nos companhia tbém. Vai ser complicado. 🙁

    • Guilherme Petros

      Para o pré tem Sérvia, Eslovenia, Canadá, Lituania, Grécia, Croacia, uns sempre perigosos times da América Central…
      Na boa, tava mais fácil ganhar a vaga no Mundial. rs

      • Vitor Martins

        Sem contar que a data do pré é mais convidativo pros jogadores da NBA (mais pedreira).

      • Brinell Arcanjo

        Se republica Dominicana vier com Towns e Horford, dois All-Stars no garrafão ia ser difícil parar eles.

  • Toni von Mises

    Polônia deu um trabalho enorme para os espanhóis ontem, mas ainda assim aposto neles para vencer essa copa do mundo.

  • Toni von Mises

    Sérvia sucumbiu ao jogo mental e coordenado dos argentinos. Hermanos com chances de medalha de ouro, mas é a minha terceira opção.

  • Guilherme Petros

    O time ja tinha sofrido com a organização da Espanha. a eliminação não deixa de ser surpreendente, mas realmente ficou na cara q a Argentina fez a lição de casa e a Sérvia não.

  • João Víctor Matos

    Ntilikina jogou muito no clutch time. Surpreendente.

  • João Víctor Matos

    Satoransky faltando apenas 1 rbt para fazer o primeiro triplo-duplo no mundial. Ja tinha chegado perto contra o Brasil. E o Wizzards o trocou pelo Ish Smith.

    • Guilherme Petros

      o Satoransky teve números impressionantes no mundial, sendo FIBA.

  • Thunder Rebuild

    A diferença que um Gobert faz na França o arsenal ofensivo do Towns de pouco serviria, famoso canyon glass de Minesota.

  • Allan Lopes Soledade

    Não consigo torcer contra a Argentina em alguns esportes,como basquete e tênis.Time copeiro demais.
    E essa França hein?Gobert e Fournier doutrinando os EUA. Gobert e Mitchell jogando bem…

    Estão deixando a gente sonhar kkkkk

    • Guilherme Petros

      E tbm tem Ingles jogando muito na Australia.
      Olha, Jazz (e Kings) podem ficar felizes nesse mundial hein…

    • Brinell Arcanjo

      O primeiro jogo de basquete q recordo de assistir foi Argentina x USA na olimpiada de 2004. Foi a seleção da Argentina que me fez gostar de basquete, impossível torcer contra.

  • vsr.snake

    Mills podia jogar metade do que ele joga na Austrália no Spurs, parece até outro jogador

    • Guilherme Petros

      ele faz isso no Spurs, mas durante 10 minutos na noite, não meia hora!! rs

      • Brinell Arcanjo

        Como torcedor dos Spurs eu digo ele só me fez passar raiva essa última temporada. A temporada 17-18 ele jogou muito bem não foi a toa que ele ganhou o contrato, mas depois do contrato gordo garantido caiu de produção.

        • Guilherme Petros

          realmente, a de 18-19 foi triste. ainda assim é um cara q eu gosto mto e as vezes mostra uns lampejos de craque – mas qndo veste a camisa da seleção, meu amigo… hehehe

  • Marcelo Desoxi

    Minhas desconfianças com o Kemba Walker continuam intactas.

  • arruda91 arruda

    Quem será mvp do torneio? Campazzo , Patty Mills, Fournie, da Espanha não sei quem está jogando bem

    • Leonardo Augusto N. Dos Santos

      eu daria pro Rubio, pra alegria de muitos e desespero de outros tantos haters do espanhol….

    • Guilherme Petros

      acho q depende quem será o campeão ne. mas todos esses são bons nomes. Ainda põe Rubio, Scola, Ingles, Gobert, talvez um Rudy Fernandes correndo por fora,s e crescer na reta final… enfim, ta disputado! rs

  • Leonardo Augusto N. Dos Santos

    os melhores jogadores dos semifinalistas jogam todos na NBA, exceção
    campazzo. mas o curioso é ver que nenhum deles é lider de sua equipe,.
    ou sao banco, ou role players… Bogut mesmo vem fazendo um excelente
    mundial e já ta em fim de carreira. isso pra mim comprova que a diferença entre NBA e resto do mundo ainda é grande, e a derrota do usa team vai fazer parecer o contrário…

    • Brinell Arcanjo

      Quem da Argentina é da NBA?

      • Leonardo Augusto N. Dos Santos

        nenhum. por isso coloquei o “exceção campazzo”

  • Guilherme Petros

    Com Rubio e Baynes jogando isso no mundial, se a NBA mudar pras regras FIBA, Suns vira favoritaço na hora! hehehe

  • Andrei

    Scola foi bem?

  • Felipe Ferreira

    Patriotismo de verdade que está em falta por aqui.
    Só temos jogadores arrogantes, que não admitem ter errado e isso é recorrente em todos esportes.