Dezenove anos de carreira na NBA, passagens por seis equipes (Orlando Magic, Los Angeles Lakers, Miami Heat, Phoenix Suns, Cleveland Cavaliers e Boston Celtics), quatro títulos conquistados (2000, 2001, 2002 e 2006), MVP da temporada 1999/2000, calouro do ano em 1993, 15 vezes selecionado para o All-Star-Game. Um dos maiores jogadores da história da Liga está prestes a deixar as quadras.

Aos 39 anos, o pivô Shaquille O’Neal (foto), do Boston Celtics, deverá se aposentar do basquete ao final desta temporada. Jogador mais velho em atividade na NBA, Shaq tinha a esperança de conquistar seu último título, na Liga, vestindo a tradicional camisa do Celtics. A eliminação do time de Boston dos playoffs, na última quarta-feira, provavelmente foi o último capítulo da história do jogador.

Perguntado se acredita que Shaq tenha feito sua temporada final na NBA, o gerente-geral do Celtics, Danny Ainge, foi direto. “Eu acho que sim. Ainda é cedo para tomar decisões emocionais tão importantes como essa, mas acredito que ele vá encerrar a carreira”, afirmou.

Nesta temporada, Shaq travou uma batalha contra as lesões. As últimas foram na panturrilha direita e no tendão de Aquiles, que o afastaram das quadras por três meses. Ele disputou apenas 39 jogos em 2010/2011 e suas médias foram de 9.2 pontos e 4.8 rebotes. O pivô tem a opção de jogar a próxima temporada pelo Celtics, mas parece que não tem mais motivação para seguir lutando contra as lesões e o peso da idade.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.