No mesmo dia em que o pivô Shaquille O’Neal (foto) anunciou que está deixando as quadras, após 19 temporadas na NBA, o Los Angeles Lakers fez uma coisa que todos os fãs do basquete esperavam: informou que vai aposentar a camisa 34 do pivô.

“Nós ainda não temos um prazo específico para que isso aconteça, mas podem estar certos que vamos aposentar a camisa que Shaq usou quando defendeu a nossa equipe”, disse John Black, porta-voz oficial do time angelino.

Foi vestindo o uniforme do Lakers que Shaq conquistou suas maiores glórias na NBA. Ele chegou à equipe em 1996, após quatro temporadas no Orlando Magic. Durante os oito anos que atuou pelo time de Los Angeles, o pivô foi tricampeão da Liga (2000, 2001 e 2002) e escolhido MVP dessas finais. Em 2000, ele ainda foi eleito MVP da temporada regular.

“Shaq teve uma longa e fantástica carreira, com um grande impacto, tanto dentro quanto fora da quadra. Suas contribuições foram importantes para toda a Liga. Nós, especialmente, apreciamos o que ele fez e o que representou para o Lakers durante os oito anos em que esteve conosco. Não teríamos conquistado esse tricampeonato se não tivéssemos Shaq no elenco. Seremos gratos a ele para sempre”, afirmou Jerry Buss, dono do Lakers.

Shaquille O’Neal será o oitavo jogador da história do time angelino a ter a camisa aposentada. Os outros são Wilt Chamberlain (#13), Elgin Baylor (#22), Gail Goodrich (# 25), Jerry West (#44), Kareem Abdul-Jabbar (#33), Earvin “Magic” Johnson (#32) e James Worthy (#42).

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.