Shaquille O’Neal: “Eu e LeBron poderíamos ser MVP todos os anos”

Shaquille O’Neal é reconhecido como um dos melhores pivôs da história da NBA e o atleta mais dominante da era moderna da liga. Mas um fato inesperado sobre sua carreira é que ele ganhou o prêmio de MVP da temporada regular apenas uma vez, em 2000. O lendário ex-pivô acredita ter sido injustiçado pelos votantes da mesma forma como o astro LeBron James estaria sendo hoje.

“LeBron e eu somos casos similares. Nós poderíamos ser MVP todos os anos, mas os votantes não gostam de premiar o mesmo cara sempre. Ele já tem quatro em casa. Eu deveria ter vencido uns três, facilmente. Deveria ter ganho os dois que Steve Nash levou, por exemplo. Isso me dá nos nervos – e Steve sabe”, disse o integrante do Hall da Fama, em entrevista à revista Sports Illustrated.

Embora só tenha sido eleito MVP uma vez, O’Neal é dono de um longo histórico na votação do principal prêmio individual da temporada. Ele foi segundo colocado em outras duas oportunidades, esteve entre os cinco mais votados por oito vezes e entrou no TOP 10 de 13 campanhas. Em 2006, quando Nash ganhou seu segundo troféu de MVP, O’Neal passou a maior parte da temporada lesionado.

E até no ano em que ganhou, o ex-pivô tem algo a lamentar: ele ficou a só um voto entre os 121 jornalistas consultados de ser o primeiro MVP unânime da história da liga. “Aquele foi o ano em que o maluco do Fred Hickman [repórter que votou em Allen Iverson para o prêmio] tirou meu feito histórico, né? Então, agora, Stephen Curry ficou com essa marca”, lamentou.

O’Neal pode não ter sido MVP múltiplas vezes ou o primeiro eleito unanimemente, mas tem um currículo invejável para se orgulhar. A lenda de Orlando Magic, Los Angeles Lakers e Miami Heat conquistou quatro títulos da NBA, três prêmios de MVP das finais, quinze convocações para o Jogo das Estrelas, oito seleções para o quinteto ideal da liga e é o mais jovem integrante da lista dos 50 maiores atletas da história da NBA, divulgada em 1996.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Albert Cavs

    Sendo sincero … concordo com Shaq !

  • AlexS.F.

    Se ele tivesse cuidado do peso mereceria sem duvida mas não ganharia. Tem a historia de que não votaram no Bird para o quarto MVP consecutivo pq queriam ver outra pessoa ganhando, isso é bem antigo.

    • Claudio R.

      sim sim… e teve uma vez que o bird foi 10 na votação fazendo 24 ppg – 9,5 rebotes e 7,5 assis, sendo segundo no leste, e quem ganhou foi Magic Johnson com 22 -5 – 12 ass… sendo lider no oeste.

      • Kidd mito

        Sei que LeBron é fora de série, mas você pega os atributos físicos do Larry Bird e olha na época, o cara era um absurdo! O cara era gordo, roliço, ninguém dava nada pra ele, e ele fazia o que LeBron faz hoje!

  • Maicon Gomes

    Não disse mentira referente que ele e Lebron, poderiam ser MVP todos os anos.
    Mas usam critérios muitas vezes duvidosos nessa eleição.
    Porém não vejo os dois MVP do Nash como injustos.

    • Claudio R.

      ah cara, foi sim… o Shaq voava nessa epoca… se não fosse o tal do Hack a Shaq ele teria uns 40 pontos de media nesses anos,….

      • Maicon Gomes

        Injusto não foi mesmo cara. Ele transformou o Suns.
        Shaq poderia ter ganho? Poderia sim. Como Dirk e Kobe também. Porém, nunca que foi injusto, ele Tava voando.

      • Passo Chave

        Se se dedicasse pra chegar em pelo menos 70% de aproveitamento no lance livre também chegaria.

  • Rafael L.A

    É verdade… tem até o Kobe que também levou só um. Injustiça com os verdadeiros !

  • Vitor Medson

    So li verdades. Mas acho ate bom para liga ter vários ganhadores.
    Queria ver o LeBron ganhar mais uns 2, mas infelizmente ele joga pro gasto na regular.

  • Michel Moral

    Muito nada a ver esse tipo de declaração. Não é porque LeBron e Shaq tiveram carreira impressionantes (o segundo ainda tem), que vai ser o melhor jogador todos os anos.

    Shaq não merecia mais do que Iverson, em 2001, e Duncan, em 2002 (talvez o Kidd, que fez uma temporada fantástica também), por exemplo.

    O’Neal foi o jogador mais dominante que já vi pisar em uma quadra de basquete. Mas também foram aqueles três, quatro anos de espetáculo. Os demais ele era muito bom, mas não insuperável.

    LeBron também não merecia mais do que Durant, em 2014, Dirk Nowitzki, em 2007 ou Kobe, em 2008. Muito menos do que Curry nas últimas duas temporadas, especialmente em 2016.

    É difícil você ganhar todos os anos, mas não poque os caras não escolhem duas vezes o mesmo nome. Isso é balela do Shaq. É difícil porque é complicado um mesmo jogador manter o nível de primeiro escalão sempre em temporada regular. Sempre tem alguém fazendo a “temporada da carreira”, tal como os nomes que citei acima.

    Nessa temporada mesmo, é muito complicado você deixar de lado as performances de Westbrook e James Harden. O Barba, um scorer puro, está liderando a liga em assistências. Isso é fantástico.

    Agora, tem vezes que o MVP cai no colo. O Nash não “merecia” duas vezes. O Malone, em 1999 também foi questionado. Acho que o Kidd merecia tanto quanto Duncan em 2002. Por aí vai…

    É muita gente boa também para ficar lambendo o LeBron todo ano…

    • Claudio R.

      concordo com vc não, ele falou em relação a serem os melhores jogadores do mundo por varios anos e não vencerem o premio… acho uma sacanagem isso, pois no offs, que é onde importa o O’Neal e o LeBron comem os outros com farinha…. ai vc premia um carinha que está em um time mediano e faz medias altas pois só ele fica com a bola… fala serio… O shaq tem toda razão.

      • Michel Moral

        Por favor, diga-me qual é o “carinha” que ganhou o prêmio por estar em um time mediano e faz médias altas porque fica com a bola nas mãos?

        Deixa eu pensar… Iverson? Esse era bem mediano mesmo… Talvez Nowitzki?! Acho que não também. Já sei! Deve ser o LeBron em 2009 e 2010, pelo Cavs!!!!!

        • Claudio R.

          eu estava me referindo a esse ano…. mas já que vc tocou no assunto, eu não concordo com o mvp pro Nowitzki em 07, nem do Duncan

          • Michel Moral

            A esse ano?

            O jogador de time mediano que vc se refere é James Harden? O cara que faz uma campanha de 51-22, enquanto que o “fodão James”, o cara que merece todos os MVP de todos os tempos faz 47-26?

            Eu achava que o cara de “time mediano” que faz uma campanha melhor merece mais créditos do que aquele que é o melhor do planeta e faz uma campanha pior… Mas, enfim…

          • Claudio R.

            tu tem um reacalque com o Lebron, que Deus me livre…. me fala isso de novo no final de junho, ai tu vem me falar de James Harden assistindo as finais do sofá..;..

          • Luiz

            O cara acabou com todos seus argumentos kkkkkkkk era melhor ter parado de comentar sem falar nada kakakakakakakak

          • Claudio R.

            pior..kkkkkkkkkk, mas não me preocupo, o final não vai mudar, quer o Michel queira ou não…

          • Rogério Rodrigues

            Muita gente vai quebrar a cara se o Cavs nao for pra final da NBA, kkkkk. Estão afirmando que vão varrer todo mundo no leste e tals…

          • Michel Moral

            Que é isso, cara. Sou fã do LeBron. Por sinal, torci para o Cavs nas finais do ano passado. Eu achava que ele precisava disso para cravar de vez o nome na história e se firmar entre os cinco melhores de todos os tempos.

            É que eu não sou torcedor fanático de nenhum time, ou paga pau de carteirinha de algum jogador. Minha paixão é o basquete, de um modo geral.

            Mas eu reconheço que o LeBron é o chorão mais foda de todos os tempos rs. Sem dúvidas, um first team all time.

            E sobre ver o LeBron nas finais pelo sofá… Pelo sofá você acertou, mas eu espero que seja o Wizards rs rs rs

          • Claudio R.

            entendo…. respeito sua posição…. quem não chora, não mama… kkkk

      • Pouco importa o que eles fazem nos playoffs, o prêmio é respectivo a temporada regular. Médias espetaculares + top 2 na conferência, esse tem sido o critério dos últimos anos, atingiu o critério é concorrente. LeBron e Shaq foram mais regulares que outros jogadores, mas nem sempre essa regularidade é a melhor performance da temporada.

        Parte do que você disse serve para o LeBron, seus dois MVPs ganhos na primeira passagem pelos Cavs, se encaixa em “carinha em um time mediano que faz médias altas pois só ele fica com a bola nas mãos”. E depois ainda foi engolido com farinha pelo Garnett,Pierce, Duncan, Parker, Howard entre outros.

        • Claudio R.

          sim, mas ele levou o cavs , ao topo da conferencia, não a um sexto lugar, ou terceiro com, Harden e Westbrook

          • Ainda sim se encaixa no que você disse. Se o Rockets fosse do leste, seria primeiro lugar com alguma folga, afinal Harden lidera sua equipe ao terceiro melhor recorde da Liga. Então não desmereça isso. OKC apesar de 6° tem apenas 5 derrotas de diferença para o Cavaliers 2° no leste, enquanto a diferença para o 2° do oeste é de 15 vitórias, o que mostra o desequilíbrio entre as conferências. Diferente de Russ e Harden, LeBron não tem que lidar com um Spurs ou Warriors.

      • João Víctor Matos

        Parece ate que o lebron nao fica com a bola nas maos tambem. Ele é mais o playmaker do time que o Irving que é o PG. Nao desmereça a temporada de harden so para tentar elevar o seu jogador predileto. Ninguem contesta que ele é o melhor jogador nessa época, mas com certeza nao é o MVP dessa temporada regular. Harden, leonard, IT e westbrook estao na frente dele.

    • Concordo. É o que eu disse em outro comentário, Shaq pode ter sido o mais regular de sua época, mas nem sempre essa regularidade era a maior performance da temporada. Embora eu ache que ele poderia ter ganho mais de 1 MVP. Pelo menos dois.

  • Danilo

    E tanto Shaq quanto LeBron já deveriam ter sido MVP unanime antes do Curry, Shaq em 2000 e LeBron em 2013.

  • Rodrigo SMC

    Acho que ele mirou na época errada. Na sua melhor fase ficava entre 13 a 15 rebotes, sempre mais de 3 em bloqueio, variava entre 28 a 29 pontos por jogo.
    Depois caiu pra 10 de rebote, 2 de bloqueio e 20 pontos de média.

  • Brad

    É uma verdade mas ele não pode culpar ninguém, além dele mesmo. Vi uma vez um documentário que dizia exatamente isso, o Shaq tinha um talento acima de todos os outros, que desde quando o Jordan se aposentou, ele poderia ser MVP 10x seguidas mas ele n tinha foco tão grande quanto seu talento.

  • João Rafael Barros

    O A.I. também poderia ser MVP todos os anos.

    Talento acima de media e melhor que Kobe e outros SG.

    Só perde para um SG: MJ.

    • Luiz lakers

      KKKKKKOO PAREI DE LER EM MELHOR QUE KOBE

      • Claudio R.

        kkkkkk

      • “Melhor que Kobe”. Principalmente na defesa, e no empenho nos treinos. HAHAHAHAH

    • bkmtf

      Iverson é um IT piorado.

    • Viúva do Payne

      Menos, bem menos

    • 2Pac & Snoop – LA to Vegas –

      Apaga isso cara ….

  • bkmtf

    Shaq é o jogador mais inseguro de todos os tempos. O cara não dá uma dentro. Só fala besteira.

  • Edson Eu

    Depois da estátua o cara vai se tornar um Dorian Gray.

  • Vinícius da Silva Rodrigues

    Talvez o MVP de 2006 tenha sido injusto pro Nash, mas não daria pro Shaq não, talvez pro Kobe. Dirk também fazia temporadas excelentes com um time do Mavs que não era lá essas coisas, mas msm assim tava lá nas top seed. Acho que, nesse aspecto, Shaq n foi injustiçado em nenhuma das premiações para MVP.

  • Shaq mirou na época errada, seu amplo domínio foi com os Lakers, merecia pelo menos dois MVPs, não mais do que isso, apesar de ser o atleta mais regular por um longo período, nem sempre essa regularidade era a maior performance da temporada. Tinham outros atletas fazendo a temporada da vida e “voando” em algum momento. Como Iverson, Garnett, Kobe, Dirk, Duncan, Kidd e até mesmo Vince Carter e T-Mac tiveram temporadas dignas de MVP, e poderiam ter levado com um time melhor.

    É o caso do LeBron esse ano, se consolida como o mais regular dos últimos 10 anos, mas não é a maior performance da temporada, isso fica evidente nesse final de temporada com o Cavs levando nabo. Na teoria melhor elenco do leste e ainda sim perdeu o topo da conferência. Enquanto Kawhi guia seu time a mais uma temporada com 60 vitórias, Harden a terceira melhor campanha da Liga, e Russ tira leite de pedra, e guia o OKC aos playoff com tranquilidade.

  • Rafael Victor

    Impressionante! O que questionam os MVPs do Nash é uma grandeza! Até parece que não jogava nada e deram de presente essas premiações a ele!

  • Marcelo Desoxi

    Cuidado Diesel, a verdade tira sonos.

  • Fernando

    Muito mimimi ….. Shaq e Lebron sem o físico privileviado não seriam o que são. Este ano, se o Spurs alcançar o GSW a choradeira em torno do Harden e do West acabam.

    • Kaio_

      então o fato do cara ter fisico previlegiado faz dele um jogador mediano? kkk não entendi cara ..

    • Vinícius Maia

      “Shaq e Lebron sem o físico privileviado não seriam o que são”

      Cada um usa o que tem a seu favor. Curry provavelmente não teria o arremesso e o controle de bola que tem se tivesse um porte físico privilegiado, pois ele mesmo disse numa entrevista que se dedicou muitos nos treinos de arremesso porque sabia que não teria altura nem força física para buscar o jogo próximo a cesta.

  • Marcelo #Bulls

    Muitos questionam os MVPs do Nash mas acho que foram mais do que merecidos.

    2004-05 fez o time vencer 33 partidas a mais do que no ano anterior, de 29-53 pra 62-20.
    2005-06 conseguiu uma das melhores campanhas sem o Stoudemire, que era o segundo melhor do time e o cestinha. E se não fosse pra ele, com certeza não seria para o Shaq e sim para o Dirk.

  • Kaio_

    o que vale é Playoffs … MVP finals > MVP regular !

    só acho.

    • Vinícius Maia

      Discordo. Playoffs realmente são outro campeonato, o nível de dificuldade e competitividade é maior, mas ainda assim eu acho que é mais difícil você um jogador manter um alto nível de constância durante 82 jogos, jogando as vezes dois, três dias consecutivamente enquanto nos playoffs a quantidade de jogos disputados tende a ser menor e os jogadores costumam ter pelo menos um dia de “descanso” entre jogos.

    • Vincent Savino

      MVP Finals não é MVP dos playoffs.

      • Kaio_

        eu disse isso ? kkkkk

        • Vincent Savino

          Não sei, cara. Você pode escorregar e dizer que não falou isso ou pode realmente não ter dito isso. Você afirmou que o que vale são os offs, mas depois diz MVP final >>> MVP regular. Fica difícil saber o que você realmente quis com isso tudo, o assunto era o MVP da regular, se você apenas queria dizer que MVP Finals era mais importante, por que citou offs no meio?

          • Kaio_

            pq eu acho o MVP Finals mais importante pois é o jogador das finais simples kkk O jogador mais importante de uma série de 7 jogos ! Em 82 jogos muita coisa acontece .. na hora do vamo vê se sobressaem os melhores , tanto que MJ é o que é muito por conta disso também e tantos outros que nem preciso citar né.

      • Kaio_

        são duas frases se não percebeu kkk

  • Álvaro S.R.

    Shaq geralmente tem boas opiniões, porém, essa não foi uma delas. Shaq foi, e Lebron é um dos jogadores mais dominantes a pisar nas quadras da NBA, isso é indiscutível. Ambos se tornam ainda melhores nos playoffs? sim, porém, a pós temporada é irrelevante quando falamos de MVP da temporada regular. Nash mereceu os dois MVP’s que levou e ainda assim, caso não levasse o de 2005-06 que é único que acho discutível, o prêmio de qualquer forma não iria para ele, e sim para o Dirk. Esse papo de que não dão o MVP para mesma pessoa é besteira, o próprio Lebron venceu 4 vezes, isso porque não gostam de dar para o mesmo jogador, sem falar em MJ e Kareem que possuem mais que isso. Quanto ao Lebron o único MVP que eu considero questionável ele não ter levado foi o de 2010-11 que o Rose venceu, quanto ao MVP do KD e os do Curry, ambos mereceram mais, assim como esse ano temos outros jogadores que merecem mais o prêmio do que o Lebron.

    • bkmtf

      Shaq não tem boas opiniões nunca. Ele é o pior analista da NBA em atividade na TV. Burro, mal informado e egocêntrico. Só quer saber de causar controvérsia.

      • Álvaro S.R.

        Não estou avaliando essa opinião dele como a de um analista esportivo, e sim como de ex jogador, na verdade as opiniões dele mais controvérsias são justamente as que envolvem ele como jogador. Dito isso, acho o Barkley um analista bem pior.

      • KAJ

        falou besteira, zé pequeno

    • Kidd mito

      Discordo de você no final. O MVP do Rose foi justíssimo, ele liderou o Bulls com vários desfalques durante a temporada, e manteve o Bulls no topo da conferência Leste!

      • Álvaro S.R.

        Então, não falei que foi injusto Rose vencer, falei que foi questionável, se o Lebron levasse o prêmio naquele ano ninguém reclamaria, ele liderou a liga em PER e Win Shares, acho que o fator que mais pesou contra o Lebron naquela temporada foi o fato de ele ter ficado queimado por ter deixado Cleveland e levado seus talentos para Miami.

  • 2Pac & Snoop – LA to Vegas –

    Para mim , o mvp mais importante e o MVP das Finais , e ali o Shaq ganhou 3 seguidos ainda , mvp de temporada regular não que dizer muita coisa não , já cansei de ver mvp da regular peidar nos offs … alias e oque mais tem !

  • Albert Medeiros

    LeBron e o Shaq vão além dessa premiação, deixa isso para os “terrestres”, kkkkk

    • Damon

      concordo kkk
      Os 2 estão em um patamar muito superior a um “simples” mvp de temporada
      O que vale é os 3 mvp finals e 4 titulos que shaq tem

  • Ele e Kobe poderiam ter levado pelo menos mais um. Kobe também ter um só é tão espantoso quanto.

    • Gabriel Ximenes

      Com certeza.

  • Kidd mito

    Shaq calado é um poeta!

  • KAJ

    Shaq tem moral para falar isso e achei interessante a alusao a lebron. Dominam o jogo e a galera meio que “acostuma” com isso. Shaq fazia o serviço pesado, era de fato a estrela do time, porém a mídia leiga quase sempre mais inclinada para kobe, e aquela comparação a jordan, que na verdade nem vingou. Claro que kobe tambem foi uma estrela, mas nao como shaq.