Shaquille O’Neal reconhece arrependimento por ter saído do Magic

https://www.youtube.com/watch?v=3DJ_jeel1r8

Shaquille O’Neal viveu os melhores momentos e teve as maiores conquistas da carreira com a camisa do Los Angeles Lakers. Mas, nesta sexta-feira, o ex-pivô relembrou e foi saudoso em relação aos seus primeiros anos na NBA com a cerimônia oficial de inclusão no Hall da Fama do Orlando Magic. Entre as confissões e lembranças do dia festivo, ele reconheceu que sente arrependimento por ter deixado sua primeira equipe na liga.

“Eu me arrependo, às vezes. Teria ficado por sete anos e, depois, observado tudo por outra perspectiva. Na verdade, gostaria que fizessem uma lei que forçasse o atleta a ficar no mesmo time pela carreira inteira. Arrependo-me porque a família DeVos [donos da franquia] merecem alguns títulos”, explicou o ex-astro, ressaltando que assinar com o Lakers foi uma decisão motivada puramente por negócios.

Na offseason de 1996, o Magic chegou a cobrir a proposta contratual do Lakers na tentativa de manter O’Neal em Orlando. Se pudesse voltar no tempo, ele aceitaria continuar no Magic. “Eu queria ter sido mais paciente. Só queria me proteger das críticas e vencer logo, mas, mesmo em Los Angeles, precisei de mais quatro anos para ser campeão. Era jovem, fui impaciente. Agora, mais velho, queria ser jovem novamente e ter tido mais paciência”, lamentou.

O time de Orlando chegou às finais de 1995, mas acabou derrotado em quatro partidas pelo Houston Rockets e viu seu jovem pivô ser dominado por Hakeem Olajuwon. “Nós tínhamos uma equipe jovem e fabulosa. E é uma pena que a gente tenha se despedaçado. Eu penso nisso o tempo inteiro”, afirmou o futuro integrante do Hall da Fama, saudando o elenco que também contava com Horace Grant, Nick Anderson e Anfernee “Penny” Hardaway.

O’Neal foi selecionado pelo Magic com a primeira escolha geral do draft de 1992 e passou só quatro temporadas na franquia. Entre seus feitos ao longo da carreira estão quatro títulos da NBA (com três prêmios de jogador mais valioso das finais) e um prêmio de MVP da liga, em 2000. Nenhum dos feitos foi alcançado em Orlando, mas isso não impediu que ele fosse reconhecido pelo time com a introdução no Hall da Fama.

Gratidão se retribui com gratidão. E, nesta sexta, o lendário ex-jogador também aproveitou para agradecer a primeira camisa que defendeu como profissional: “Sabendo do que sei agora, eu teria ficado no Orlando Magic”.

  • Bruno#L.A.Lakers16

    Ganhou 3 titulos e 3 mvps com os Lakers … talvez se tivesse ficado em Orlando a carreira toda não teria ganho nada … mais eu entendo ele falar isso.. em 2004 o chute que ele levou do Lakers deve doer até hoje ! Kobe eterno , idolo maximo !

    • Lucas

      Sir Magic Jhonson mandou lembranças!

      • Bruno#L.A.Lakers16

        Magic e idolo tb .. mais eu sou geração anos 2000 pra cá .. não acompanhei o Magic infelizmente !

    • felipe

      Assim como o Lakers não teria os 3 títulos que ganhou graças a ele.

      • robertolakers

        Ele tbm n ganharia sozinho no lakers, o lakers tinha um time forte e ngm ganha sozinho n vem me dizer q é graças a ele, ele foi de grande importancia

      • Bruno#L.A.Lakers16

        Lakers do tri-campeonato tinha como tecnico P-Jax no auge , Kobe Bryant como 2 estrela , D.Fisher , Fox , R.Horry , e no banco ainda tinha Ron Harper, Horace Grant, Isiah Rider, Brian Shaw , timaço .. Shaq era monstro mais sozinho não ganharia nada !

        • felipe

          Assim como o Lakers não ganharia nada sem ele, ora bolas. Tira o jogador mais dominante da época e vamos ver se iria achar algo contra o Spurs por exemplo.

          • Bruno#L.A.Lakers16

            Do jeito que vc escreveu pareceu que ele ganhou os 3 titulos sozinho e não precisou de ninguem , só te respondi pra mostrar que tinha todo um conjunto envolvido !

          • Marcos

            fora q meterão a mão no kings numa final de conferencia jogo7

          • A verdade

            O dinheiro que pagavam pelo Shaq, teriam trago outro bom pivo !!!

      • Os times que mais causaram impacto na história foram os que tinham 2 coisas, 2 fundamentos básicos para ser campeão, a junção armador/pivô, Cousy e Russell, Stockton e Malone, Magic e Jabbar, Bryant e Oneal, Bird(armava como ngm) e Parish ou então um estilo de jogo aprofundado e muito bem colocado, como o sistema de triângulos, o Bulls por exemplo além de Jordan e Pippen, tinha no segundo tree peat Ron Harper, Rodmam e Longley, caras que não eram estrelas ofensivas mas que cada um tinha a sua importância dentro do jogo, por isso imagina um Noah naquele time, ele é o cara mais moldado pro sistema de triângulos.

    • pedrokadf

      é como vc falou: ”Ganhou 3 titulos e 3 mvps com os Lakers … talvez se tivesse ficado em Orlando a carreira toda não teria ganho nada ”
      Claro q Ngm ganha nada sozinho, só q deve ser destacado que Shaq era a grande estrela daquele time, a maior porcentagem do lakers ter ganhado tais títulos é dele, Kobe era um bom jogador, é contribuiu tbm para os títulos, mas não era a estrela q é hoje, era apenas um coadjuvante…
      Sem contar q shaq não foi chutado, ele saiu pq quis, não aguentou o egoismo e arrogância de kobe, posteriormente ganhou mais um anel calando todos…

      • Bruno#L.A.Lakers16

        Palavras de Shaq : “Nós tivemos um jantar/recepção em um hotel depois do jogo [quinto jogo da série final], e eu e minha esposa, Shaunie, estávamos sentados e entra ninguém menos que Jerry Buss [dono dos Lakers]. Ele geralmente nunca está por aí, mas ali ele estava falando e rindo com Kobe e sua esposa, Vanessa. Nós estávamos sentados a alguns metros mas ele não se aproximou, não disse uma palavra para nós durante toda a noite, sequer nos olhou. (…) Alguns dias depois eu estou em casa e descubro que Phil Jackson não vai voltar. Seu contrato se encerrou e não iam renová-lo. Eu virei para Shaunie e disse, ‘Acabou’. (…) Mitch Kupchak [diretor geral dos Lakers] me disse que eu ia conseguir uma extensão [de contrato] e eu seria um Laker eternamente. Logo depois eu estou sentado na minha cozinha e ele está na televisão falando que eles consideram me trocar.” … http://pt.wikipedia.org/wiki/Shaquille_O%27Neal

        • pedrokadf

          Não foi assim, isso está errado, esse suposto comentário esta na wikipedia brasileiro…
          No wikipedia americano diz:

          ” He had one big game … He’s always interested in being a scorer, but he hasn’t had nearly enough concentration on defense and rebounding.”[47] After the series, O’Neal was angered by comments made by Lakers general manager Mitch Kupchak regarding O’Neal’s future with the club, as well as by the departure of Lakers coach Phil Jackson at the request of Buss. O’Neal made comments indicating that he felt the team’s decisions were centered on a desire to appease Bryant to the exclusion of all other concerns, and O’Neal promptly demanded a trade. […] Winter said, “[O’Neal] left because he couldn’t get what he wanted—a huge pay raise. There was no way ownership could give him what he wanted. Shaq’s demands held the franchise hostage, and the way he went about it didn’t please the owner too much. ”

          Tradução feita pelo google (eu poderia ter traduzido melhor, mas ocuparia bastante meu tempo rs, mas dá pra entender mesmo assim… )

          Mitch Kupchak:”Ele tinha um grande jogo … Ele está sempre interessado em ser um artilheiro, mas ele não teve concentração suficiente no campo de defesa e rebotes. ” Após a série, O’Neal ficou irritado com os comentários feitos pelo Lakers gerente geral Mitch Kupchak em relação ao futuro de O’Neal com o clube, assim como com a saída do técnico do Lakers Phil Jackson , a pedido de Buss. O’Neal fez comentários indicando que ele sentiu as decisões da equipe foram centradas em um desejo de apaziguar Bryant, com exclusão de todas as outras preocupações, e O’Neal prontamente EXIGIU UM comércio… […] Winter disse que, “[O’Neal] deixou (lakers) porque ele não conseguiu o que queria: um ENORME AUMENTO de salário. Não havia maneira de o proprietário dar a ele o que ele queria. exigências de Shaq realizou o refém franquia, e da forma como ele foi sobre isso não agradou o proprietário demais “.
          http://en.wikipedia.org/wiki/Shaquille_O'Neal

          • Bruno#L.A.Lakers16

            Os 2 são verdadeiros , essa frase de Shaq está na biografia que ele publicou alguns anos atras que se chama “Shaq sem cortes: minha história” .. leia e fique por dentro ..!

          • pedrokadf

            não sei se isso q vc disse está em sua biografia, mas a tal wikipedia q enviou não foi baseada na sua biografia… a fonte q enviei é bem mais confiável, e sejamos honestos, todos sabem que em nenhum momento foi exposto q o lakers não quis renovar seu contrato diretamente…
            a biografia chama-se na verdade ”Shaq sem censura: Minha história”

          • hebert

            O que importa que depois esse mito se juntou a outro mito e conquistaram um titulo mito, pros mutos de Miami.

            #wearetheheatnation

          • pedrokadf

            Exato hebert kkkkkkk isso é o q importa 😛

          • Bruno#L.A.Lakers16

            Lakers estava claramente dando prioridade a Kobe na época .. era mais novo e promissor e estava no auge em 2004 , Shaq já estava caindo de nivel , varias lesões , e para piorar Shaq queria um contrato maximo em 2004 , ai a diretoria resolveu o trocar mesmo , e ainda tinha as varias brigas de Kobe com ele , então foi um conjunto de fatores que levou ele a ser trocado , da para perceber que Shaq tem uma magoa com o Lakers , isso é algo nitido e claro !

    • Edu

      Se o O’neal nao tivesse ido pros Lakers … os Lakers não teriam ganhado aqueles 3 titulos tbm, a importancia do O’neal naquela epoca era um abismo em relação ao Kobe

  • robertolakers

    Como eu queria ver esse monstro no auge só vi ele no fim de carreira, mas n acho q ele deve se arrepender ele tinha q procurar lugares para conquistar titulos, msm q aquele time do magic fosse forte em 92, eles teriam q encarar pela frente bulls cm pippen, jordan e rodman, tinha o utah cm malone e stockton, logo dps viria o spurs de tim duncan e david robinson, acho q a ida dele para o lakers foi melhor pra ele pois assim conquistou 3 titulos ao lado de kobe e outros, acho q se ele continuasse no magic pra sempre terminaria como Malone. Um excelente jogador sem o anel.

  • André Fagundes

    Penny Hardaway julgava-se a estrela do time e o O’Neal não tem um ego muito pequeno quando se fala de FP, a saída pro Lakers foi oportuna e eficaz pra todos. Orlando só não tem um título da NBA porque não quis ousar quando pode com Shaquille O’Neal & Chirs Webber nem dá pra medir o impacto que esses dois teriam juntos no garrafão. Talvez desse mais certo que Mourning & Larry Jonhson!!!

    • André Fagundes

      *Chris Webber

  • AlexT-Wolves

    Com a dominância que o Shaq teve no começo dos anos 2000 se ele tivesse ficado no Magic acho que ele ganharia títulos do mesmo jeito.

    • robertolakers

      eu tbm acho, acho q no inicio desses anos ele e t-mac poderiam quem sabe alcançar o título, msm achando dificil n seria impossível shaq era mt dominante e t-mac podia ser um coadjuvante de luxo, mas msm assim n acho q seriam favoritos.

      • robertolakers

        E naquela equipe tbm tinha grant hill e latrell.

      • Vinícius Maia

        Se Shaq tivesse ficado no Magic, T-mac não teria ido para lá. T-mac deixou o Raptors porque era coadjuvante e queria ser Franchise Player.

    • tiago

      Concordo man. Não sei se ganharia 4 títulos, mas com certeza iria ganhar.

  • Uncle Drew

    Shaq é um mito. Tava vendo uma entrevista dele com o Yao Ming essa semana, passou no SporTV até, mt legal. O jeito q ele dominava o garrafão era sensacional. Acho q nessas ultimas 2 décadas só o Yao chegou perto de ser tão dominante quanto ele!

    • Pra mim não chega nem perto. Yao foi um bom jogador sim, sem dúvidas, mas o Shaq foi um dos caras mais dominantes na história da NBA.

      Muitos só sabem falar dos defeitos dele, como os arremessos e os FTs, mas Shaq era um cara totalmente diferenciado pra posição dele. Além de ter um jogo de costas e ser uma força bruta dentro garrafão, ele foi um dos caras mais ágeis que já vi jogar na posição de Pivô.

      • ágil mais no sentido de reagir no tempo certo e entender o ritmo de jogo. Pensamento rápido.

      • Uncle Drew

        Sim Michel e Olavo, pivô dominante q nem o Shaq raramente irá ter. Eu acrescento o controle de bola tbem q ele tinha. PQP! Tinha horas q ele saía puxando contra-ataques dando assistencias ou enterrando na cara dos outros parecendo um tanque! Pra mim o Yao foi o q mais lembrou a dominancia q o Shaq teve. Lógico ñ chega nem perto, até pq Shaq passou uns 15 anos chutando bundas de todo mundo no garrafão e o Yao conseguiu fazer isso por pouquíssimas temporadas. Agora da mesma forma q O’Neal tinha uma velocidade e controle de bola absurdos, o Yao, Shaq tbem mas acho o Ming mais impressionante, era bastante técnico! Conseguia ser refinado e bruto quase ao mesmo tempo! Mas é o q vc disse ñ chega perto do Shaq, raramente alguem vai chegar, mas Yao era o q lembrava pelo quesito dominancia. Fazia DH12 e outros parecerem bonecos perto dele, ñ só na altura.

    • Michel Moral

      Ninguém se comparou a O’neal nesse período. E concordo com Olavo, O’neal tinha defeitos, mas talvez tenha sido.o.melhor no que se propôs a fazer.

      Ao meu ver, seria quase impossível ele não ganhar título na época entre 2000 e 2003, quando ele reinou na liga. Seja lá para qual time jogasse seria difícil ele não ganhar ao menos um título.

  • Joao Rafael Barros

    Um dos piores jogadires ha NBA da história.

    Sem talento e técnica, com força e só.

    • joaospurs

      A força dele derrubava 3 caras, o aro e mais essa sua boca que só fala besteira.

      • Lucas

        sou seu fã cara kkk

      • Vinícius Maia

        Flawless Victory! BRUTALITY!

    • Troll

    • pedrokadf

      kkkkkkkkkkkkk só falou M#rd@

    • paulo

      ele e o kd são os piores né? jahahahaha comédia

    • L.Avila

      Los Angeles Lakers x Philadelphia 76Ers de Allen Iverson

      No jogo 2 Shaq com 28 pontos, 20 rebotes, 9 assistências e 8 tocos!
      https://www.youtube.com/watch?v=5IVW7NQTkRE

      Quase quadruplo duplo

      • Joao Rafael Barros

        Ai q sds do A.I.!

        Segundo maior jogador da NBA da história! Só perde p o MJ.

        Meu maior ídolo do basquete e é meu segundo ídolo do esporte!

    • vitorhugo.j3

      Aí, não tem como banir esses troll não ?
      Aqui no Jumper poderia ter um jeito dos leitores criarem seus logins através do próprio site. Acredito que evitaria comentários como esses, o de ontem falando do KD.

    • diegocassad

      Perdeu uma grande chance de ficar calado!

  • Igor

    Acho que esse cara foi o mesmo que falou que o Magic é Overrated. Mas se não for o mesmo, é primo!

  • Cassio

    É sempre divertido pensar como passado poderia ter sido diferente diante de uma escolha. T-Mac de 2000 a 2003 fazia temporadas inacreditáveis. Imaginem o estrago que seria essa dupla em meio ao deserto q era o Leste no pós Jordan.

  • Helton

    Facil falar isso depois de 3 titulos com lakers.. ele nao ia ganhar porra nenhuma no magic

    • AlexT-Wolves

      Não entendo o pq vc acha isso??? O Shaq tinha um ótimo time no Magic mas ele mesmo assim ficava atrás dos dois monstros da época ( MJ e Hakeem) depois que esses dois pararam o Shaq se tornou rapidamente o jogador mais dominante da NBA e não tinha um jogador que pelo menos o atrapalhava.

      Com aquele Orlando o Shaq teria grandes chances de ser campeão mas ele foi apressado e foi pro Lakers pensando que o problema era o time mas na vdd o problema é que ainda não era a época dele.

      • hebert

        Onde assino ?

      • Vlad/BH

        Perfeito. O chato é que o Lakers sempre fica com esses caras que surgem em times menores….

      • zorg

        Alex, o quinteto do Magic era muito bom mas o banco produzia muito pouco (tirando o Dennis Scott a contribuição dos demais era quase nula) acho que isso pesou muito além do que o Orlando era um time/organização nova e o Lakers era uma franquia clássica já com um bom grupo (B Scott, Van Exel, Eddie Jones, Horry, Ceballos, Campebll) e com dois rookies diferenciado (Kobe e Derek Fisher)

  • Re nnan #LAL

    Simplesmente era um monstro fisicamente, ele no auge derrubaria qualquer pivô que pegasse pela frente.

    Quem não viu o que foi esse jogador, assista as finais de 2001 onde ele simplesmente destruiu o Mutombo que foi um dos melhores jogadores defensivos da história da NBA e que era DPOY naquele ano.

    Não é atoa que com 3 anos de liga fez frente ao Olajuwon que fazia uma das melhores temporadas da história.

    E sobre essa declaração, pra um cara que jogou em 6 franquias, foi bem hipócrita. Ficou claro que só quis fazer média com a torcida, assim como o KAJ fez quando foi homenageado pelo Bucks (ele fez pressão pra ser trocado na época).

    • Vinícius Maia

      Penso que o fato do jogado falar esse tipo de coisa nem sempre é para fazer média. Os caras amadurecem, a cabeça muda. Assim como ele, eu já vi uma entrevista do T-mac em que ele se disse arrependido de ter deixado o Raptors, pois ele acredita que junto com seu primo, Carter, eles poderiam ter levado a franquia canadense a um título.

  • danielzera

    MELHOR PIVÔ DE TODOS OS TEMPOS, só isso.

    • Lucas

      Sir Wit Chamberlaim mandou lembranças!

      • danielzera

        Se o Shaq jogasse na época do Wilt Chamberlain ele teria feito 150 pts e pego 80 rebotes em uma partida.

  • Álvaro S.R.

    Não sei como teria sido a carreira dele caso tivesse permanecido em Orlando, na minha opinião acho que teria sim sido campeão, não sei se conseguiria os 4 títulos que conseguiu, mas ao menos um acho que ele teria ganho com aquele time do Orlando, que na época era muito promissor.