Spurs anuncia aposentadoria de camisa de Tony Parker para novembro

Tetracampeão da NBA pela franquia, ídolo francês receberá homenagem máxima do time texano em partida contra o Grizzlies

Fonte: Tetracampeão da NBA pela franquia, ídolo francês receberá homenagem máxima do time texano em partida contra o Grizzlies

Um dos craques que lideraram o período mais vitorioso da história do San Antonio Spurs vai ter sua camisa eternizada no teto da AT&T Center. A franquia confirmou que o uniforme #9 será aposentada em homenagem ao lendário ex-armador Tony Parker, que anunciou o fim da carreira nessa offseason. A cerimônia vai acontecer em 11 de novembro, quando os texanos receberão o Memphis Grizzlies.

O francês participou como uma figura fundamental em quatro dos cinco títulos que a equipe comandada pelo técnico Gregg Popovich conquistou ao longo das últimas duas décadas, disputando quase 1.200 jogos em 17 temporadas regulares em San Antonio. Ele foi escolhido para seis Jogos das Estrelas e quatro vezes para um dos quintetos ideais da NBA, além de ter sido eleito MVP das finais de 2007.

Parker passará a ser o 10º jogador com camisa aposentada pelo Spurs, juntando-se a muitos de seus ex-companheiros em campanhas vitoriosas desse século. Os outros ex-jogadores já homenageados são: Johnny Moore (#00), Avery Johnson (#6), Bruce Bowen (#12), James Silas (#13), Manu Ginobili (#20), Tim Duncan (#21), Sean Elliott (#32), George Gervin (#44) e David Robinson (#50).

Publicidade

Selecionado na 28ª posição do draft de 2001, o veterano virou o maior armador da história da franquia em uma carreira de fantástico sucesso. Ele terminou a carreira como o atleta com mais assistências na história do time (6.829), além de quarto maior pontuador (18.943) e ladrão de bolas (1.032). Forma, ao lado de Ginobili e Duncan, também o trio com mais vitórias em playoffs em todos os tempos (126).

Parker deixou o Spurs e disputou a última temporada da carreira pelo Charlotte Hornets, onde encerrou a carreira como reserva do astro Kemba Walker. Em 1.254 partidas disputadas na carreira, o futuro integrante do Hall da Fama obteve médias de 15.5 pontos e 5.6 assistências em 30.5 minutos de ação por noite.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários