Spurs arrasa Thunder e volta a ficar à frente nas finais do Oeste

Oklahoma City Thunder (2) 89 x 117 (3) San Antonio Spurs

[youtube=https://www.youtube.com/watch?v=JY0msQw8H3Y]

O roteiro parecia ser o mesmo da final da conferência Oeste de 2012. Mas voltando pra casa após perder duas seguidas em Oklahoma City e ver a série empatada, o San Antonio Spurs dessa vez atropelou o Thunder no AT&T Center e retomou a liderança no duelo que decide uma das vagas nas finais da NBA.

O jogo desta quinta-feira seguiu a tendência da série, que até agora não teve nenhuma partida decidida nos arremessos finais. Apenas no jogo 3 a margem de vitória esteve abaixo de dez pontos e hoje San Antonio colocou uma vantagem de 28 pontos no placar final.

Russell Westbrook novamente foi o cestinha do Oklahoma City Thunder, mas ficou bem abaixo dos incríveis 40 pontos marcados no jogo 4, assim como Kevin Durant, que fez 31 pontos na terça e anotou 25 hoje. Tim Duncan e Manu Ginóbili, por outro lado, tiveram ótimo aproveitamento nos arremessos de quadra e foram as principais peças na vitória do Spurs, que começou o jogo com Boris Diaw como titular no lugar do brasileiro Tiago Splitter.

O quarto mais equilibrado do jogo foi o primeiro, quando o grande início de Reggie Jackson fez o Thunder permanecer na frente pela maior parte do período, marcando 11 pontos – os seus únicos no jogo. Mas duas bolas de três do Spurs deixaram o placar empatado para o segundo quarto. Logo antes do intervalo, o veterano trio de San Antonio assumiu a pontuação da equipe, que foi para os vestiários vencendo por 65 a 55.

O Spurs repetiu a dose depois do intervalo e venceu o terceiro quarto também por dez pontos, colocando vinte de diferença no total. O ataque do Thunder também contribuiu muito para essa desvantagem, com um baixo aproveitamento nos arremessos e apenas 19 pontos no período. No quarto final, o time visitante não esboçou reação e os treinadores deram tempo de quadra para os reservas.

A vitória desta quinta-feira foi a primeira de San Antonio na temporada contra o Thunder com Serge Ibaka em quadra. O espanhol não conseguiu provocar o impacto dos dois jogos anteriores da série e anotou seis pontos, enquanto Danny Green voltou a calibrar seus arremessos da linha de três pontos. O jogo seis da série acontece já neste sábado, em Oklahoma City.

Destaques

Oklahoma City
Kevin Durant: 25 pontos, cinco rebotes e 11 de 21 nos arremessos de quadra
Russell Westbrook: 21 pontos, três roubos e sete assistências
Reggie Jackson: 11 pontos

San Antonio
Tim Duncan: 22 pontos e 12 rebotes
Kawhi Leonard: 14 pontos e sete rebotes
Tony Parker: 12 pontos e quatro assistências
Danny Green: 14 pontos e quatro de oito nos arremessos de três
Boris Diaw: 13 pontos e seis rebotes
Manu Ginóbili: 19 pontos, seis assistências e sete de nove nos arremessos de quadra

  • rodrigo

    SERIE BEM LEGAL TORÇO PELO JGO 7

  • Daniel

    Creio que terá jogo 7 sim…
    O Spurs é um baita time, mas não consigo ter simpatia, desde não lembro o ano que o Ginóbili, caiu “sem querer” em cima no tornozelo do Nowitzki, e comprometeu a participação dele no playoff, ficou muito na cara que foi de propósito…, caso alguém lembre, me ajude a lembrar o ano…

  • Ronny_Los_Spurs

    Devolvendo a surra, agora acho que perde em Oklahoma e o último jogo no Texas tudo pode acontecer, mas acredito na repetição da final do ano passado.

  • gabriel

    se Deus quiser esse timinho criado a base de tanks forçadissimos será eliminado pelo spurs, e torço para q nunca sejam campeões… a escória do esporte, mentalida anti ética… durant é um grande mas jamais respeitarei quem veste este uniforme sujo pela mediocridade…

    • FelipeB.

      Afim de ibope né cara? Eu respeito o Thunder, pois pra mim: Time formado a base de draft > free agency. Mas se for pra criticar tank, então não se esqueça que o Tim Duncan veio de um.

    • Mailson Silva de Sena

      Tank forçado? A franquia estava em um processo de mudança total, tanto de dono como de cidade. Esse time é muito digno, formado a base de draft pelo Sam Presti, não é um mercado de mídia que chama atenção dos grandes free agents, ainda assim é um time se tornou um dos postulantes ao título com os passar dos anos.

      • Gabriel Almeida

        É o que eu fico mais puto com o OKC. Tavam num mercado grande 7° maior para basquete, mas saem de la montam um baita time e depois deixam um cara espetacular sair pra não pagar multa. Fico com ódio sempre que penso nisso.
        Tirando isso adoro o time sou fã do west. Cara é demais. Do durant nem comento.
        Torço para serem campeões mas não esse ano.

    • MARCOS OKC

      cada coisa viu !!!

      se não gosta de NBA então, pois creio que todos os times ja usaram o modo Tank pra conseguir algo no Draft !

      Faz parte desse esporte, pra isso que serve o Draft !

  • Renato Lgb

    Vixiii… A carreta passou!

  • Que surra que Thunder tomo, acredito que sera decidido no jogo 7 e também creio que OKC não iria perde jogo 6 em casa, sendo assim Spurs leva o jogo 7 pelo mando de quadra.

    Não acho que OKC ira ganhar em San antonio, também não acho que Spurs ira ganhar em OKC, sendo assim ira pro jogo 7 e Spurs levará a vaga pra final

    Essa serié me lembra Celtics x Hawks , agora não me lembro o ano, mais teve uma epoca ai que boston fez melhor campanha, e teve seu mando de quadro mantido. E esse jogo foi pro jogo 7, era MUITO DIFICIL ganhar na arena dos caras, foi uma seria muito f!*#@.. pra mim o Spurs passa pelo seu mando de quadra que pesa muito em jogos de Playoffs..

    Desculpe mais prefiro uma final entre Spurs x Heat, estou torcendo por isso acontecer!

    • Renato Lgb

      Eu tbm irmão!!!

    • Ricardo Aguiar

      Torço por essa final também por acreditar que os Spurs tem mais chance que OKC de enfrentar o Heat. Acho muito improvável o Pacers levarem para o jogo 7, mas se levar, muita coisa pode mudar.

  • BMCS

    E ainda teve gente dizendo que a série do Oeste não tinha graça pq não tinha pegada!! Deve ser quem assiste dublagem brasileira na ESPN… Grande série essa! O SA afastou o fantasma de 2012, e agora jogou a pressão pra cima do OKC. Ao que tudo indica, cada um ganha na sua casa, mas NBA não costuma ser assim tão certinha…

    • Caseh

      Mantenho o que disse, camarada! Talvez você tenha interpretado de forma distinta, tranquilo.

    • Rapaz, eu continuo achando sem graça. E veja bem, não confunda com uma série ruim, não é isso. A série é muito boa tecnicamente, só não tem graça, todos os jogos foram decididos no terceiro período, não há disputa acirrada.

      • Caseh

        Talvez o colega Manuche tenha se excedido nos termos usados, mas é claro o desnível “dentro dos jogos”, não na série. Nas metades dos 3º quartos, no máximo, já sabemos quem é o vencedor. Coisa que não tá ocorrendo no Leste. Só isso. Ninguém tá comparando nível técnico.

    • e nao tem. jogos em playoffs todos praticamente com diferenças de digitos duplos e muito mau, e é mau para a popularidade do desporto e da nba propriamente. e inadmissivel equipas ainda por cima numa final de conferencia terem diferenças destas. ontem foram 28 é ANORMAL.. esta serie esta uma completa SECA e nao esta fazendo jus a imagem de marca da liga.

      se nao vejamos:

      Jogo 1: SAS 122 – 105 OKC dif = 17 pts
      Jogo 2: SAS 112 – 77 OKC dif= 35 pts!!!!!!!
      Jogo 3: OKC 106 – 97 SAS dif= 9 pts
      Jogo 4: OKC 105 – 92 SAS dif = 13 pts
      Jogo 5: SAS 117 – 89 OKC dif = 28 pts

      E uma serie vergonhosa na minha opiniao, como pode haver tanto desnivel entre as duas melhores colocadas da conferencia oeste??

      Acham que isto é nba?????

      • BMCS

        Discordo, meu caro. Você se prende apenas a números. Não reparou que o primeiro quarto ontem terminou empatado??!! Se fosse só pra olhar números, bastava ver os box score. Tem que assistir aos jogos, meu velho! E de preferência que não seja a dublagem da ESPN nem a do SPACE… Dizer que a série é “vergonhosa”!!! Meu Deus!!!!!…

        • amigo, ha quantos anos voce ve nba? eu vejo todos os jogos que posso. e ate agora ainda nao falhei um dessas finais. e no dia seguinte volto a ver o resumo alargado na nbatv. por isso meu velho, nao se meta por caminhos tortuosos…

      • nenhum jogo foi acirrado no final simples assim por isso que ele ta falando

        • exacto amigo. mas eles nao entendem..

      • Ricleite.

        Vergonhosa? Discordo… …. Jogos de altíssimo nível, com percentuais de arremesso altíssimos e muitas jogadas de encher os olhos…
        A séria não está disnivelada tanto é que está 3-2.
        Apenas os jogos estão sendo decididos, quase todos, no 3. quarto.

        • pra mim isso e motivo para desanimo. e jogos de FINAIS de conferencia com diferenças de 35 ou 28 pts é um abuso, acho eu…

      • BMCA

        Já que vc perguntou: acompanho a NBA desde 96, meu velho. E jamais pelas “dublagens” que tantos enaltecem aqui. E há 5 anos, tenho o LP. Acima de tudo, respeito a tua opinião, embora discorde dela. Abraço.

        • ok amigo. ontem eu estava um pouco aborrecido. eu acompanho desde um pouco mais cedo desde 90, daí eu ser torcedor dos bulls, acho que a grande maioria que começou a assistir a nba desde 90 acabou por ficar fã do time de chicago. o que ate e bem normal. mas no meu primeiro ano 89-90 mais prorpiamente eu nao era torcedor de ninguem e a equipa com que mais simpatizava eram os seattle supersonics, curiosamente os “herdeiros” deles sao os OKC precisamente. por isso eu tenho uma simpatiazinha pelos thunder tambem. mas eu acho que seattle merecia ter um clube na liga, mas isso sao outras contas. em 90-91 deu-se a minha admiraçao por jordan e consequentemente pelos bulls pois comecei a ver todos os jogos deles, no final da temporada o titulo , 1º da franquia e a admiraçao cresceu ainda mais, depois o 2º , depois o 3º e por ai vai.

          Abraço, amigo

  • elber2014

    Ginobili monstro! Pop ajustou o time, espaçou a quadra e a surra veio naturalmente. Como de costume Spurs surpreendeu muita gente novamente (inclusive eu) achando que a partir da 4 partida a “vaca texana tinha deitado”. Butler não jogou nada e Diaw se mostrou mais útil na série do que Splitter. Como no jogo passado caiu tudo pro OKC nesse foi a vez do Spurs. Resta saber se a sorte e competência vão continuar favorecendo quem joga em casa.

    *obs: E teve muita gente criticando o coletivo de San Antônio no jogo 4…

  • Kaio

    Não querendo se meter na conversa mas o Spurs não tankou em 96.
    Eu respeito o time do OKC, pois é um time com base nos drafts assim
    como é o Spurs. Já outros times como o Miami, não preciso falar né?

    GO SPURS GO !

    • “Já outros times como o Miami” Realmente, Miami montou um time a base da free agency. Somente Wade (e Beasley) foi draftado pelo Heat, Haslem chegou pelas portas dos fundos e Chalmers e Cole vindos de troca no draft. O resto agência livre pura. Mas não pode? é indigno? A NBA deveria cancelar a free agency e manter suas equipes a base de draft e trocas, não é verdade? A cada geração, o nível dos jogadores que vem do draft cai um degrau. Quando você ver que Duncan, Parker e Manu não são eternos, e que não existe genialidade que substitua o Pop, você vai estar torcendo pelo seu time na free agency. E no dia que o Spurs conseguir um time campeão na base disso, aposto que você vai se sentir orgulhoso da mesma forma. Spurs tendo a oportunidade que o Miami teve, querendo ou não, vão fazê-lo.

      • Gabriel Almeida

        Veio o negocio é que muita gente tem medo do quão bom o LeBron já é e o quão bom ele pode vir a se tornar. Todo mundo quer que ele se de mal. O miami deu a oportunidade pra ele ter um time, não um bando como era no cavs.
        Agora muita gente odeia o miami, porque eles “””””ajudaram”””” o LeBron.
        Quando o Celtics montou seu big3 ninguém falou nada. Mas ajudar o LeBron é crime.
        P.S: Não sou lenbronzete só que não vi Michael Jordan, então este é o maior jogador que eu já vi jogar e acho ele fantástico.

      • Verdade!

      • Com certeza. E é aquela nego reclama que o cara saiu do time pra ser campeão, mas o time que não quis ajudar ele, não montou um time bom. Kobe em 1999 disse: Se não montar um time bom, eu saio, quero ser campeão! Os caras deram um time pra ele, e se não tivesse dado ele faria o mesmo! Eu acho foda a atitude de se ganhar menos pra ser campeão.

    • FelipeB.

      Se aquilo em 96 não foi tank, então nenhum time na história da NBA “tankou”. O time tinha uma das melhores campanhas da NBA no ano anterior, e a segunda ou terceira pior no ano do Duncan no draft. Enfim, isso acontece, um time tem que ter a primeira escolha! Sobre o Miami: eu de fato não gosto desse time desde as finais de 2006, e por isso acompanho sempre secando desde então, por isso posso afirmar com toda certeza: 95% dos torcedores do Heat não existia antes da chegada do LeBron(eu nem julgo muito isso porque pra gente que não é da cidade, quando começa a acompanhar a liga, tende a torcer pra quem está ganhando… Foi assim comigo), e é por isso que eu odeio essa história de super time em free agency. Tem outros 29 times, e os seus torcedores, como fica? O cara compra o ingresso, ve seu time jogar 82 vezes por temporada e antes mesmo dela começar, ja sabe que não tem nem chances… Caso de no mínimo uns 25 times. O desequilíbrio é gigante e acho bem injusto sim. Outra coisa: Sério que eu li que o Miami ajudou o LeBron? Cara, sem ele o Miami não ia chegar nem perto das finais de conferencia, vide 2007 até o ano que ele chegou, onde o time, quando chegou nos playoffs, não passou nem da primeira fase, principalmente com o Wade, mesmo ainda em alto nível, mas em decadencia física. Miami vai chegar as finais de novo, e tem boas chances de ser campeão, mas eu sempre digo que quem perde é a NBA, pois a competitividade faz crescer a liga, por isso que a NFL só cresce e a NBA só despenca em popularidade.

      • Aquele time perdeu vários jogos realmente. Mas durante a temporada regular os principais jogadores sofreram lesões David Robinson (6 jogos apenas) e Sean Elliott (37 jogos) que carregou o time foi Dominique Wilkins (63 jogos) em final de carreira.

        Ele poderia muito bem ter ido pro Celtics (tank), 76ers ou Grizzlies (tank). Foi muito mais casualidade das contusões e a sorte na loteria.

      • 95%? Se vc estiver falando do Brasil eu até concordo com você. Agora se estiver falando dos EUA, tenho de descordar. Na temporada 07-08 em que ganhou somente 15 jogos na temporada, teve a 8ª maior média de publico da NBA.
        E quer dizer que o Heat (ou um time que ganha sempre) é responsável pela NBA perder popularidade? Me explica como a liga cresceu vendo times dominantes como Lakers, Celtics e posteriormente, Bulls? Onde ela está perdendo isso? Já vi gráficos que mostram o contrário. Infelizmente uma final da NBA nunca vai ter o mesmo peso de um Super Bowl. O objetivo maior da CBA foi colocar times com pequenos mercados no topo, olha os 4 finalistas. Sinal de que funcionou. Questão de se acostumar agora. Miami não vai ganhar sempre. Jajá Durant está dominando, Rose volta pra deixar o Bulls mais forte e etc. Mas te garanto, isso não vai te fazer mais feliz, pois pode continuar não se tratando de Dallas.

      • discordar*

      • Olavo

        FelipeB. , com todo respeito , mas esse negócio de que a popularidade da NBA está caindo por causa da , por enquanto , dinastia do Heat é furada .

        Os considerados anos dourados da NBA aconteceu justamente na época em que Jordan e os Bulls dominavam na liga . O que aconteceu naquela época ? A popularidade só cresceu , devido as pessoas quererem ver aquele supertime dos Bulls jogar ….

        E outra , acho que comparar a popularidade da NBA com a NFL é até uma sacanagem . Sem querer fazer uma comparação , os Playoffs da NFL são como uma copa do mundo . Um jogo , perdeu está fora . Por isso que atrai tanta audiência , além de ser um esporte nativo .

        E também não acho que a NFL seja TÃO equlibrada assim , vide o que aconteceu no Super Bowl esse ano quando o Seahawks passaram o carro nos Broncos…

      • Olavo

        * aconteceram

    • elber2014

      Sério que vão falar de Tank? Primeiramente é a NBA que permite o esquema, já que a ordem de escolhas são de baixo para cima. Seria interessante mudar isso mas não tenho idéia sinceramente de como alterar esse procedimento. Se existe a abertura para negociações não vejo porque a birra com Heat. Lakers já teve Kobe, Shaq e Malone e daí? Importante é ter 5 em quadra, rss.

    • Ricardo Aguiar

      Spurs Tankou sim em 96, eles aproveitaram que David Robinson se lesionou e perdeu a temporada, o time sem Robinson não era ruim, mas fizeram uma campanha abaixo da média. Não sou contra o Tank, acho melhor tankar do que que fazer contratações driblando as regras financeiras que nba impõe. Nada contra o que Miami fez, na verdade méritos do Gm que foi ambicioso e montou um projeto, erro foi a NBA aceitar, o grande problema do Miami foi a forma como LBJ fez, aquele papelão do “the decision”.

  • Julio Zago

    Muitas críticas foram feitas ao estilo de jogo dos Spurs nos últimos jogos, respeito a opinião de todos, mas criticar o jogo de San Antonio não possui fundamento, vejam o tempo que a equipe se mantém como Contender.
    Como é do conhecimento de todos, nos dias em que RW e KD estão inspirados é muito difícil o time ser batido, porém, quando eles estão bem marcados não existe um esquema ofensivo bem preparado para socorrer o time, e foi o que aconteceu ontem. Por outro lado, espaçando a quadra, Pop diminuiu o impacto da presença de Ibaka no garrafão.
    Da mesma forma que a série esteve longe de estar definida quando o OKC venceu duas seguidas, eu penso existir uma grande possibilidade de ocorrer um jogo 7, mas isso vai depender da inspiração das estrelas do OKC, o fator emocional pode decidir a série para os Spurs no próximo jogo.

    • Renato Lgb

      Zago, criticar o jogo do Spurs é piada, é tipo de quem faz comentários apenas em um jogo só!
      Melhor Time da NBA disparado!!!
      Só quem nem sempre o coletivo vence o talento individual

      • Julio Zago

        Verdade Renato. E sem dizer que a característica dos jogadores também ajuda, evidente que a equipe do OKC poderia ter evoluído seu conjunto, mas é certo pela característica dos jogadores o jogo individual prevaleceria. Ao contrário, no SA, os jogadores possuem características que facilitam a implantação de um sistema de jogo mais coletivo, com um giro de bola maior e uma variação de jogadas.

  • MARCOS OKC

    ontem caiu tudo pro SPURS, mas tambem OKC não jogou tbm, creio que irá pro jogo 7 e o SPURS é o favorito do jogo 7, e OKC vai ter que achar um heito de ganhar no texas.

    Enfim não tenho nenhuma critica ao time, pois tentaram de tudo, mas infelismente nada caiu.

    GO THUNDER GO !!!

  • Torço pra que dê OKC. Respeito o Spurs, mas curto mais o estilo de jogo do OKC. Acho que dá OKC no jogo 6. No jogo 7 está tudo aberto, mas Spurs definitivamente com a vantagem.

    Não estou achando empolgante essa final do Oeste. Praticamente todos os jogos foram definidos no terceiro quarto. Pra mim, melhor jogo é aquele disputado até o final, como foi o último jogo entre Heat e Pacers. Apesar disso, essa reta final promete pras 2 séries.

    Quanto ao time formado por Draft, Tank ou Free Agency: parem de reclamar de tudo, isso faz parte do jogo. Sempre fez. Apenas apreciem o basquete bem jogado que os 4 finalistas apresentam.

  • Sejamos sinceros, um afinal OKC x Pacers seria algo brochante não é rapaziada???
    Que venha a velha e boa revanche… Heat x Spurs.

    Eu quero é o Tri. Go Heat!!!

    • Kaio

      Com certeza …

      Revanche sim .

      Eu quero é o penta. GO SPURS kkk

  • alison

    Hum..dexo eu lembrar…ah lembrei..
    tim Duncan rasgou, cuspiu e pisou na camisa de ibaka ontem…kkkk
    cada frases que vejo..kkkk
    nada como um dia após o outro kkk abracos marcos
    parabéns spurs…jogou como spurs!
    okc é um timaço..mas os velhinhos do spurs tem uma lenha pra queimar.. Que partida do ginobili e Duncan.. Tirar ibaka do garrafão foi a chave do jogo..o diaw acerta suas bolinhas de 3 e meia distancia… Torcerei muito sábado..mas axo que teremos jogo 7..go spurs

    • Daniel Nogueira

      Caro alison, eu já havia dito aqui que se o SAS quisesse ganhar esse jogo; o Pop teria de arrumar um jeito de tirar o Ibaka do garrafão, até mesmo sugeri uma formação com o Diaw de titular. Dito e feito: o Pop preferiu iniciar com o Red Mamba mas, aos poucos, o Diaw foi ganhando minutos em quadra forçando a equipe do OKC abrir seu garrafão permitindo, assim, as infiltrações do SAS.

      Alguns acharam que o Spurs já estava acabado na série. Mas isso é playoffs de NB, amigo! Cada jogo tem sua história. Agora o S. Brooks tem que arrumar um jeito de mudar a história da próxima partida; embora eu ache que ele não tenha muitos recursos cerebrais para isso.
      Vlw parceiro!

      • Daniel Nogueira

        *NBA

  • Jogador vai pro Spurs, até a pose dele fica diferente. Leonard dificilmente seria o jogador que é se tivesse ficado no Pacers, time que o draftou. A ética de trabalho deles é a melhor. A série está aberta, mas continuo com meu palpite de que dá Spurs.

  • O jogo ontem provou que Pop sabe se reinventar independente de qualquer dificuldade encontrada em partidas anteriores. Ele é o melhor técnico da liga há anos e é incrível sua capacidade de formar um grupo tão bom coletivamente.

    Odeio “gato mestrar”, mas acredito em Spurs x Heat na final. Com vitória do Spurs consagrando o melhor big three da história da NBA.

  • lucas couto

    torço para os spurs ! mas se estiver o setimo jogo não vou reclamar.
    O spurs não pode querer mendir transisão com OKC pode vao ser aniquilados,
    tem que ser fazer o jogo de meia quadra e sair em transição quando for a hora certa. Nos dois jogos em oklahoma vi isso e so OKC que tem vantagem nessa area!

    • Daniel Nogueira

      Achava que era só eu que tinha visto isso, lucas couto.
      Realmente não dá Spurs fazer jogo de transição, né?
      Se o Spurs tivesse jogado seu jogo convencional, talvez tivéssemos arrancado uma vitória em Oklahoma.

      • lucas couto

        Sim ate achei estranho um time tao experiente assim perdendo a cabeça.
        O duncan brigando com o perkins parece que tem uma maldição la em oklahoma que o spurs esquecem como e seu estilo de jogo!

  • Will Anderson

    Bom pra ele !

  • fernando

    Num vi ninguém provando nada ontem.so que os times conseguem imprimir seus jogos apenas em casa.Okc o da correria e Sas do jogo cadenciado.

  • alison

    É vdd Daniel…perfeito o comentários, splinter ajuda muito na defesa..como por exemplo…contra O mavs e o blazers…porem pra jogar contra o okc..temos que abrir o garrafão…e isso diaw e ate msm o Bonner faZ isso… Pop sabe das coisas…em questão de técnico não podemos reclamar…mas cada jogo é um jogo..e aguardaremos o que ira acontecer sábado… É nois Daniel! Spurs na kbça… Esse big three merece o quinto anel! Abraços

    • lucas couto

      Sim alison a chave da vitoria foi abrir o garrafao para o ibaka tem menos impacto no jogo. vamos o que o tecnico do OKC vai tramar para o jogo de volta