Stephen Curry já é o segundo armador mais importante da história da NBA

Por Heitor Facini, do Buzzer Beater

O ato de fazer listas persegue desde sempre a crítica esportiva. Há dois anos e meio, em fevereiro de 2016, a ESPN lançou uma lista polêmica: dos 100 maiores jogadores de todos os tempos. Este ano, a mesma emissora lançou uma lista dos melhores jogadores para a próxima temporada.

Nossa paixão por listas vem do desejo de sempre colocar ordem e gradação nas coisas. Uma competição sempre nos atraiu. As nossas principais narrativas se fazem com um vencedor no topo.

Entretanto, criar listas é um terror também para os críticos. Acho que não existe uma lista que não seja contestada pelo público. Aliás, a coisa mais provável que se aconteça é o fato de ninguém concordar 100% com ela. Se isso acontece quando se utiliza um critério simples e objetivo, imagina o que vai acontecer quando o critério for subjetivo demais? Bom, aqui vou utilizar de um critério completamente subjetivo.

Em ambas as listas, Stephen Curry causou polêmica. Na primeira, por ficar à frente de caras como Isiah Thomas. Na segunda, por ser colocado como o segundo melhor jogador da NBA. Neste artigo também quero colocar outra proposição quanto ao camisa 30 do Golden State Warriors: ele é o segundo armador mais importante da história. Digo isso pelo que ele já fez pela liga e desconsiderando o que ele ainda pode fazer.

Antes de entrarmos mais a fundo nos motivos, vamos tentar explicar algumas partes dessa frase.

O que se entende por armador?
Nesse caso, estou considerando armador todos os jogadores que jogam na posição 1 escalados em quadra. Se formos utilizar os termos norte-americanos, estamos falando dos point guards.

Por isso, não levo em conta o quanto a pessoa seja boa ou não na função de armar. Pode ser um point guard mais pontuador, mais defensor ou mais driblador. O importante é estar localizado nessa faixa de quadra.

O que se entende por mais importante?
Quando eu digo que Curry é o segundo armador mais importante da história, não estou dizendo que ele é o segundo mais talentoso e habilidoso. Tanto que os argumentos que usarei para sustentar minha tese não se resumem a dentro da quadra. Eles extrapolam ela.

Ele se posicionaria bem alto se fôssemos analisar os quesitos dentro da quadra, vale frisar. Mas não é assunto para este texto.

Quem é o armador mais importante da história da NBA?
O primeiro lugar desta lista é, sem sombra de dúvidas, Earvin “Magic” Johnson. Ele surgiu em uma era de super popularização da NBA e da consolidação do basquete como espetáculo. Sem considerar o desempenho dele dentro de quadra, que foi completamente absurdo, ele já seria um dos maiores de todos os tempos pelo fato de tornar a liga famosa e adorada pelo mundo, ao lado de Larry Bird. Todo mundo queria ver Boston Celtics e Los Angeles Lakers se enfrentando.

Se falarmos do desempenho, ele foi um armador gigante (em talento e tamanho) que dominou a posição. Ele previa o jogo sem posição que vemos hoje e deu, finalmente, o protagonismo da liga para um armador.

Por fim, o anúncio de que era portador do vírus HIV elucidou e conscientizou as pessoas em relação à doença e mostrou que os atletas deveriam cuidar mais da saúde.

Como o extra-quadra faz Stephen Curry ser o segundo armador mais importante da história?
Curry hoje é a cara da NBA em um momento que liga esportiva está tendo uma das maiores explosões de popularidade dentro de sua história. Por exemplo, o jogo 7 das finais de 2016 foi o terceiro mais visto da história, chegando a 31.02 milhões de espectadores. Ele fica atrás apenas do jogo 6 de 1993 e do jogo 6 de 1998 (principalmente por causa dos títulos de Michael Jordan).

Outros dados ajudam a corroborar esse pensamento de crescimento. Por exemplo, a Nielsen, empresa de pesquisas de mercado, calcula que, nos últimos tempos, a liga vem crescendo 30% ao ano. E Curry é um dos responsáveis por isso, já que, nas últimas três temporadas, a camisa dele foi a mais vendida de toda a NBA.

Ou seja, na terceira onda de ultra popularidade da NBA, Curry é o principal expoente da liga. Mas não é apenas pensando em quesitos mercadológicos que coloco o armador tão alto em importância.

Como Stephen Curry mudou o basquete
Não podemos esquecer que, dentro da quadra, Curry tem um extremo sucesso. Já são três títulos, dois MVPs (um deles sendo unânime, primeira vez na história) e diversas outras premiações individuais. Mas não são apenas os êxitos que podem surgir neste momento.

O time do Golden State Warriors mudou a forma que todo mundo enxerga o basquete, com o seu jogo de movimentação e de uso/abuso dos arremessos de longa distância. E não tem como não dizer que Curry seja a principal figura de tudo isso.

Nunca antes na história da liga as equipes chutaram tanto de três pontos. É uma revolução! Isso só veio a acontecer porque diversas equipes passaram a se inspirar no Warriors. A matemática é simples: três pontos valem mais que dois.

E nunca na história também houve um arremessador tão bom quanto Curry. De perto, de meia distância, de três pontos e de muito longe, o armador do Warriors consegue ter uma técnica apurada em tudo.

Outra grande característica que o Warriors implementou na liga foi o fim do jogo posicional e mudança para o jogo funcional. Antes, tudo era bem definido: armadores armavam, alas pontuavam e pivôs defendiam, principalmente. A função de armar no Warriors fica com Draymond Green, mas na real era dividida com todo mundo. Tudo se movimenta, se transforma em uma sinfonia perfeita. Se antes, até Zaza Pachulia armava, imagina agora com DeMarcus Cousins?

Por isso que muita gente fala que Curry não é um armador de verdade. A real é que ele é. Em um jogo sem posições, todo mundo é.

O aumento na posse, jogadas mais rápidas, fim do jogo posicional e abuso das bolas de três definem bem o Warriors. Define bem também como o jogo é jogado hoje em dia em toda a liga.

Isso se difere muito do que era jogado há dez, cinco anos atrás. Stephen Curry é a cara de uma mudança que fez com que uma liga se reinventasse novamente. Isso podia já ser previsto em parte com Mike D’Antoni, o Phoenix Suns e o 7 seconds or less. Mas o time do Arizona nunca chegou perto do nível de perfeição de execução.

Além disso, passamos para o fim de uma fase em que a armação foi a principal posição na grande maioria dos times. Nessa fase, Curry foi o melhor deles.

Mas e os outros?
Os próximos dessa lista não tiveram o impacto que ele teve, seja midiaticamente ou para o jogo. Por exemplo:

Oscar Robertson provavelmente foi melhor, mas não transformou uma era como Curry. Naquela época, Wilt Chamberlain e Bill Russell ditavam o ritmo;

John Stockton pode ter sido um armador nato, mas não conquistou nem perto do que o Curry teve;

Isiah Thomas introduziu uma era, a dos Bad Boys, mas não teve o impacto individual de Curry;

Allen Iverson teve um grande impacto cultural, mas não confirmou dentro de quadra com feitos.

Por isso, concluo que Stephen Curry é o segundo armador mais importante que a NBA já viu. Alguns podem ter sido melhores, mas só um pode chegar ao mesmo impacto no jogo, na cultura e comercialmente que ele teve.

Sobre o Buzzer Beater
Buzzer Beater é um canal no YouTube que foca em um conteúdo mais denso, analítico e reflexivo quanto ao basquete. Falamos principalmente de NBA, mas também temos entrevistas com atletas nacionais e analisamos o basquete como fenômeno econômico, social e cultural.

  • Sandro Hiroshi

    Discordo quando tu diz que I. Thomas não teve o impacto. Thomas deteve um Celtics e Lakers q dominaram por praticamente 10 anos naquela época. Fora atuações na final que ele foi mvp. Thomas so não teve mais espaço na história, pq Jordan e companhia odiavam ele e os bad boys e ele ficou de fora do Dream team 92.

    • Vinícius Maia

      Ele não teve o mesmo impacto do Magic. Magic Johnson foi a cara da NBA nos anos 80. Curry tem sido a cara da NBA nos anos recentes, mesmo com LeBron James sendo um top 5 da história e considerado, quase que de forma unânime, o melhor jogador da atualidade. Além disso, o esquema tático dos bad bodys não revolucionou a liga como o esquema tático do GSW e o maior responsável por esse esquema do GSW funcionar é justamente Stephen Curry.

      • danielzera

        Opa, o esquema dos BadBoys revolucionou sim a liga, hoje o jogo é mais soft devido as mudanças de regras que criaram depois do estilo de jogo do Detroit nos anos 90.

        • dirct

          Revolucionou a maneira de jogar dando porrada e sendo desleal? Vc não vai ouvir nenhum time dizendo hoje que se baseia na maneira dos Bad Boys para fazer seu esquema de jogo porque simplesmente os Bad Boys não tinham nada de diferente ou inovador taticamente falando, era apenas vontade, físico e trash talk, isso não tem nada haver com tática ou métodos de basquete.

      • SSG

        Não teve o mesmo impacto porque Magic jogava em Los Angeles, Thomas em Detroit. O Lakers era um super time, o Detroit tinha bons jogadores. A Imprensa odiava os Bad Boys, amava Magic. Eu até acho que Magic foi melhor, mas Thomas no basquete não ficava tão atrás, não.

  • Jardel Nuernberg

    “Concordo”

  • Rafael L

    Curry já é o maior! N o melhor, mas o maior

    • Diego Costa

      Impossível ter uma discussão sem um fanatismo exagerado. Difícil demais

  • Diego Costa

    “Allen Iverson teve um grande impacto cultural, mas não confirmou dentro de quadra com feitos.”

    Porra, ser MVP, 11x all star, estar no melhor time da liga 3x, ser cestinha do campeonato 4x e liderar um FRAQUISSIMO time do Sixers a uma final de NBA contra um esquadrão não é confirmar sua carreira com grandes feitos? Títulos ele não teve mesmo, basquete é um esporte coletivo. Mas o AI3 foi um monstro, tanto dentro quanto fora das quadras…

    • dirct

      Acho que vc não entendeu, quando é dito “não confirmou” ele quer dizer que Iverson parecia no inicio da carreira ser um cara candidato a GOAT, um cara que entraria em qualquer discussão que existisse para saber quem é o melhor jogador de basquete que já houve, e um cara que seria absurdamente dominante, não tem como vc dizer que alguém foi dominante com uma final na carreira, Iverson não é citado pra top 15 da NBA isso é abaixo do que ele prometia na carreira não porque ele não foi extraordinário porque ele foi mas porque prometia ainda mais.

      • Diego Costa

        Nem o Curry foi alguém dominante no basquete geral, pode ter sido no quesito bola de 3 , mas ele não conseguiu virar um jogador dominante no geral. Não a toa ele nunca foi MVP das finais em 4x e o Durant sempre decidiu pro Warriors. Sobre o Iverson, ele foi first team da liga ate 05, teve no mínimo 10 anos jogando em um nível altissimo. Não dá pra desmerecer um cara desse.

  • Diego Varjão

    Concordo. E tem tudo para ultrapassar ao final da carreira, com pelo menos mais uns 2 títulos engatilhados

  • Danilin

    Sem mais !

  • Sim, e ainda tem muita carreira pela frente. O que ele faz com bolas de 03 é algo totalmente revolucionário, mudou a forma como entendemos basquete (a análise da importância da bola de 03 sobre arremessos de midrange, por exemplo). Talvez nunca passe o Magic, mas já está no panteão dos gigantes do esporte.

    Curry parece ser um cara que só percebermos o quão absurdo era e a sorte que tínhamos em acompanhá-lo quando já for tarde demais.

  • Guilherme

    Não vi Robertson jogar, o que me impede de falar sobre ele. Thomas vi bem pouco, mas todos sabem que ele simplesmente elevou os Pistons a outro patamar, e portanto, merece muito respeito. Stockton e Iverson foram melhores do que Curry, na minha opinião. Iverson pra mim é o jogador mais habilidoso que já pisou em uma quadra de basquete. Seu controle de bola era algo absurdo, era ótimo arremessador, passador, e tudo isso com 1,83m. Não é a toa que é um dos maiores scorers da história. Já Stockton é o que muitos alegam ser o “armador clássico”. Cerebral, inteligente, com um espírito de equipe fantástico, em uma época em que o basquete era muito diferente do jogado no dias de hoje. Pra mim, foram melhores, mas não maiores. Curry revolucionou o jogo realmente, e isso tem que ser levando em consideração. O legado que ele vai deixar pra NBA é algo que os outros “postulantes” não possuem, então, eu concordo que ele realmente seja o segundo maior PG da história.

    • Vinícius Maia

      Sobre Iverson ser o mais habilidoso, respeito sua opinião, mas gostaria de deixar registrado que nem o próprio Iverson concorda com ela. Iverson disse a uns dois anos atrás que Kyrie Irving e Curry são mais habilidosos do que ele era. Nas palavras do Iverson, esses dois são o próximo nível e fazem coisas que nem ele era capaz de fazer. E você vai concordar comigo que o Iverson era qualquer coisa, menos humilde. Para ele reconhecer isso publicamente, a opinião dele precisa ser considerada rs.

      • Druid

        Talvez não controle de bola, mas o Iverson era muito superior em se livrar da marcação. Analisando puramente a capacidade de driblar e ganhar no 1v1 do adversário, acho bem superior. A tara do Curry é que seu arremesso é muito letal e distribui a atenção do marcador pra isso. Iverson, LeBron, Jordan(os dois últimos de maneira diferentes) tomavam dobra e cagavam na cara do adversário. O Curry não tem essa capacidade de carregar quando a responsabilidade cai nele. Ele joga solto

    • Diego Costa

      Tem tudo pra ser o maior é algo muito longe da realidade ainda. Precisaria jogar em um nível absolutamente histórico e surreal pra poder superar o Magic.

      Na idade do Curry, o Magic já tinha o triplo de feitos que o Steph tem. Simplesmente não existe essa possibilidade.

      • Guilherme

        Tem tudo pra ser maior ainda em relação a ele mesmo, e se distanciar dos outros citados no texto. Foi isso que eu quis dizer. Impossível chegar ao patamar do Magic.

        • Diego Costa

          Corretamente, foi um erro meu kkkk

    • Gustavo

      Perfeita a análise.

      Hoje só um jogador consegue matar mais de 6/7 bolas de 3 por jogo com certa regularidade, mas acredito que em futuro próximo todo time terá um jogador desses. É mais ou menos como quando Dirk do alto de seus 2,13m chocou a NBA arremessando como se fosse um SG. Hoje isso é cada vez mais comum, e caras cada vez maiores estão arremessando cada vez melhor e mais de mais longe.

      Isso é deixar um legado.

  • Juca Bala

    Quem viu Allen Iverson jogar não se engana com esse Pipocurry.

    • Marcio

      Quantos títulos Allen Iverson ganhou mesmo???

      • Guilherme

        Pega os times em que o Iverson jogou… Essa comparação não tem o menor cabimento. Sempre enfrentou times melhores, e Curry sempre esteve no protagonista, no time a ser batido, desde que começou a despontar na NBA.

        • Marcio

          Pega o segundo comentário!!

          • Guilherme

            Qual, cara?

        • Igor Neves

          Na temporada do primeiro título não foi assim não…

          • Guilherme

            Golden State não era esse bicho papão como é hoje obviamente por não ter conquistado nada ainda naquela época, mas era o time a ser batido na final, mesmo que tenha contado com as lesões de Love e Irving. E com a chegada do Durant, todos sabemos o resto da história.

        • Paulo Henrique

          Ue mas se o GSW se tornou o time a ser batido, muito se deve ao Curry, isso não faz muito sentido

        • Aquino L.A.

          Mas o GSW se tornou o time a ser batido por causa de Curry… Né foda…

          • Guilherme

            Golden State seria o mesmo sem Green e Thompson? É claro que Curry é o principal pilar do time, sempre foi, eu só contestei o argumento sobre quantos títulos o Iverson ganhou. Não dá pra comparar os dois baseado nisso. Iverson nunca teve companheiros a altura e mesmo assim, carregou um Sixers medíocre as finais e ainda levou um jogo contra um dos times mais dominantes da história da liga.

          • Diego Costa

            Negativamente. O warriors com curry venceu uma série sobre o cavs esfacelado e no outro ano perdeu.

            Warriors é o time a ser batido por causa do durant.

          • Aquino L.A.

            Discordo. O GSW eliminou nos offs o OKC de Durant, foi Durant que correu para se juntar com eles e não o contrário…

            Quem causou o impacto para o GSW se tornar o time vitorioso e quebrador de recordes foi Curry, Durant já chegou com o bonde andando…

          • Claudio R.

            ja pra mim acho que foi o desenvolvimento do Draymond Green no jogador que é….

          • Aquino L.A.

            Tranquilo cara, cada um tem sua opinião. Mas o impacto de Curry no jogo é muuuuuito maior que o impacto de Green.. Vc tira Green do GSW e colocar por exemplo no Lakers, o Lakers melhora, mas não vira contender.. Agora coloca Curry no Lakers…

            Por isso que eu digo que quem impactou para o GSW se tornar essa máquina de vitórias foi Curry, Durant chegou com o bonde andando, time pronto..

            E Green, é bom jogador e tal.. mas não tem nem comparação….

          • Claudio R.

            em relação ao curry vc ta certo, ele é sem duvida o jogador mais importante do time, quiça da nba jogada hj, mas só to dizendo que o GSW só é imbativel na defesa e no ataque pela versatilidade do Green, quando ele atingiu esse nivel o golden só vive em finais.

          • Diego Costa

            Pois é, e perdeu do cleveland na final vergonhosamente. E no outro ano ganhou do mesmo Cleveland, que era o mesmo time.

            Curry começou o time, mas sem o Durant não teria 3 títulos. Assim como durant tbm precisa do curry, isto é um esporte coletivo. A questão é que nós sabemos quem é o cara do time, basta você olhar quem é o atual bi mvp finals

          • Rafael L

            Tá de brinca né? Tava triturando o cavs até a nba tirar o green do jogo mais decisivo e perdeu na última bola do campeonato

          • Diego Costa

            Não discuto com fanáticos.

      • Diego Costa

        Pleno 2018 tem gente que usar esse argumento ainda.

        • Marcio

          E que o Cidadão chamou o curry de pipoqueiro!!

    • Vinícius Maia

      Vi Iverson jogar e prefiro Curry, inclusive naquilo que muita gente diz ser o maior trunfo do Iverson: habilidade e controle de bola. Curry e Irving, na minha opinião, já ultrapassaram Iverson nesse quesito.

      • Marcio

        Concordo!!!

      • Maurilei Teodoro

        Concordo!

      • O Almirante

        como acho que ainda podemos concordar e discordar nesse país, concordo em relação ao Curry, mas mesmo odiando comparar eras diferentes acho que o Irving AINDA não ultrapassou, Iverson foi um absurdo, um espetaculo, o Irving pode vir a ser mas na minha humilde opinião ainda não. E olha que odeio e nem acho que deve se comparar eras diferentes

    • Aquino L.A.

      Iverson não amarra o tênis de Curry….

    • Neverminder – #ForaManoMenezes

      Eu vi os 2… prefiro o Curry… só a minha opinião

    • Toruga

      Vi os dois… e prefiro o Curry, o Iverson teve uma vida fdp, foi preso e os caraio, e o Curry teve um vida tranquila com o pai jogando na NBA… talvez se fosse o contrário eu acharia o Iverson pq teria mais cabeça e não teria feito tanta escolha errada e merda na carreira, MAS NÃO, eu prefiro o Curry… duas vez mvp e 3 títulos a gente sabe que só está bricando ao machalo de pipoqueiro

  • Yan

    Difícil dizer que não. Qual dos armadores citados acima conseguiram o que ele conseguiu?

  • Santista

    Em termos de ranking, normalmente sempre aparece Magic em 1º, Robertson em 2º e Stockton em 3º. É um padrão isso.

    Depois costuma aparecer Thomas junto com nomes mais recentes da década de 90 pra cá como Kidd, Nash, Paul, Payton, o próprio Curry…além de uns nomes das antigas como Frazier, Cousy e West.

    Mas aqui costuma mudar muito, quem acompanhou as décadas de 60 e 70 acaba sempre colocando numa posição melhor os mais old school. Quem acompanha recentemente acaba idolatrando a década de 90.

    Curry já vem praticamente sendo considerado um top-5 da história. Acho que ele vai acabar se consolidando em 4º ou até em 3º quando aposentar.

    Ainda tem alguns nomes como Parker, Irving, Wall, Archibald, mas muitas vezes acabam ficando fora do top-10.

  • Elinho

    Pra fazer tal comparação é só imaginar curry no lugar de Iverson nos 76s ou no lugar de Thomas em Detroid. E na minha opinião os melhores armadores q já pisaram na nba foram Stockton, Magic e Robertson. E depois vem os jogadores da posição 1 no qual o curry certamente se enquadra entre os mais importantes.

    • Gustavo

      O texto é sobre o mais importante, e não sobre o melhor. O Warriors mudou o jeito de se jogar basquete, goste-se disso ou não, e Stephen Curry é a pedra fundamental dessa mudança. Não vou analisar o Robertson, porque não tenho conhecimento pra isso, mas Stockton eu acompanhei a carreira toda, e era um jogador fenomenal, e foma junto com Magic, Iverson e Nash o quarteto de armadores que eu mais admirei. Mas eles não revolucionaram o basquete, e por isso concordo com o autor do texto.

    • Ser_Humano_Vivo

      Implicitamente parece que você considera os melhores armadores considerando o talento dos jogadores, mas o autor do texto deixa bem claro que o critério é o impacto do jogador nas diversas esferas que envolvem a NBA (econômico, social, performance, táticas…). Nesse ponto, não há como discordar que Stephen Curry está a frente de todos que você citou aí.

  • Tyronn Jamar Lue

    Prefiro o Dellavedova!

    • Ser_Humano_Vivo

      Se o maior técnico da história da NBA falou, quem sou eu para discordar ?

  • LeBrOSMAN

    São bons argumentos, mas eu não acho q o Curry possa a vir a ser o melhor armador da história pq, todo esse impacto q vc citou do Magic pode ser acrescentado com o fato dele ter jogado no Lakers. E já q vc mencionou os efeitos extra-quadra, jogar o q Magic jogou e ainda ter tanto impacto numa franquia como o Lakers, em um dos maiores mercados da NBA é algo extremamente difícil de se ultrapassar.
    O Curry tirou o GSW do ostracismo e elevou de patamar para ser uma das melhores da NBA. O Magic pegou um Lakers já relevante com West, Baylor, Wilt e etc. E potencializou mais ainda a franquia, tornando o Lakers uma das franquias mais valiosas da NBA.
    E, isto na minha opinião, o Magic é uma unanimidade em questão de carisma. O Curry é mt carismático, mas não é tão amado como o Magic, acho q sempre existirá essa rivalidade com o LeBron, em q não é/foi tão sadia como Magic e Bird, tanto por parte dos jogadores como dos fãs.

    • Lucas Paulo

      Boa tese mano mas faltou dizer que ele tem anos ainda pela frente, os caras falam que ele joga ao lado de feras, mas não se lembra que ele foi MVP unanime sem o KD

  • dirct

    E ainda tenho que ouvir que CP3 (virgem de finais) é melhor porque é “armador puro”, CP3 não sai na foto com o Curry na história da NBA.

    • Aquino L.A.

      Concordo! Quando ambos estiverem aposentados, essa comparação que algumas pessoas fazem hoje, será motivo de piada.

    • Toruga

      Só leio verdades, CP3 não chega nem perto, é um pipoqueiro de vidro.

    • Carlos Augusto Conceição

      Sai não, bem pra trás hein….

  • O banido

    Só falta um finals Mvp(que deveria ter vindo nas finais de 2018). A única coisa que falta pra calar os haters

    • Rafael L

      Os haters n falam mais isso pq ele n ganhou esse ano, mas mereceu sim ganhar, tanto qt durant, essa conversa de finais ele amarela já morreu

  • #procura-selebronzetes

    e esse ano vai ser MVP da temporada regular e talvez das finais, consolidando ainda mais o seu lugar na história, daqui há alguns anos vai ser lembrando como o jogador que revolucionou a NBA e implatou um novo modo de jogo. São tempos cada vez mais sombrios para os haters do Curry.

  • Thiago

    Como o cara falou tem armadores melhores que o Curry, mas nenhum deve o mesmo impacto no jogo, na cultura e comercialmente como ele. Mas vale lembra que ele joga na era do Comunicação o que contribui sua figura pública. O legal é que a imagem dele esta abaixo do potencial porque não é a nike ou adidas que o patrocina. A Under armor esta muito abaixo delas

    • Everton

      Eu ia comentar justamente isso. Estamos na era da comunicação. E nesse sentido eu acho que qq um desses armadores jogando atualmente ainda não conseguiria ter o mesmo impacto mundialmente que o Curry. Mas ainda assim não da pra colocar como sendo uma comparação “igual”. Lembrando que essa análise não desmerece em nada o jogador e os feitos do Curry.

    • Luiz Henrique Moura Matos

      A Nike patrocionava o curry ,mas na hora de renovar o contrato , a underground armor ofereceu um contrato melhor . Em 2013 ,2014 .

      Tá acontecendo o mesmo com o embiid ,não lembro se era Adidas ou Nike ,mas esse ano ele trocou pela under armor .

  • Maicon Gomes

    Thomas é subestimado demais, fico impressionado com isso. O que a falta do carisma não faz?! Uma pena que ele foi e ainda é considerado só como o “bad boy”, pois talento dele era surreal. Sem falar que foi muito grande, tanto dentro como fora da quadra.

    Concordo com alguns argumentos, mas não consigo enxergar o Curry ainda como o segundo maior PG de todos os tempos. Creio que ele já esteja num top 5, talvez chegue ao top 3 ou vire o segundo maior no futuro (o primeiro lugar é impossível alcançar), mas creio que ainda não está nesse pódio.

    • Gustavo Rocha

      Não acompanhei o IT, ja que cheguei na NBA em 2000.
      Mas a ideia que tenho dele é de um bom jogador, que por meio de um jogo no limite das regras, beirando a falta de lealdade, conseguiu vencer.
      Aquela historinha de narrativa, IT é meio que o vilão neh, já que enfrentava e muitas vezes venceu o herói.
      Imagino que esta ideia que tenho do cara seja errada, mas infelizmente ela ficou muito contaminada por essa fama msm e tbm pela histório do Dream Team.

      • Fabio Patrao

        eu acompanhei NBA na época e Magic era meu ídolo, camisa, etc…mas quando surgiu o IT imediatamente passei a admirar os “bad boys”. O cara jogava muito…líder nato do time!!!

      • Maicon Gomes

        Eu comecei a acompanhar em 2000 também amigo, mas me interessei bastante por esse time e pesquisei bastante os jogos. Aí fiquei impressionado com o basquete do Thomas.

        O cara era um PG completo, era muito bom pontuador, sensacional armando o time e um bom defensor. O problema foi exatamente isso que tu falou amigo, o time de Detroit por jogar mais “pesado” manchou um pouco a imagem dele.

        Mas ele era genial, só não ganhou mais título por ter pego a época do Jordan e do Magic.

  • Toruga

    Esperando o MITO Rafael Victor vir aqui comentar esse artigo… sempre com seu bom senso, analise cirúrgica e NEM UM POUCO pautada na emoção, somente razão e seriedade.

    • Skills

      Ele é o maior Hater de todos do Curry hahaha

  • Paulo Henrique

    Até o fim da carreira ele vai ser top 3 na lista dos maiores tbm

  • O Almirante

    Odeio comparar eras diferentes em termos de melhor ou pior, e acho que nem devemos… mas aqui pelo menos pra mim foi bem claro, O jogador mais IMPORTANTE, e infelizmente(pelo velho saudosismo) vou ter que concordar absolutamente com o texto, Curry é sim disparado o 2º armador mais importante por todos os pontos que você enumerou.

  • Neverminder – #ForaManoMenezes

    Pra mim o Curry é o maior arremessador da história da NBA. Ponto. Concordo com alguns argumentos sobre legado e mudar o jogo, mas se eu pudesse escolher 2 PGs para montar o meu time seriam Magic Johnson (o meu maior idolo do basquete) e John Stockton. Não desmerecendo o Curry (longe disso)…
    Alias, o Curry tem um defeito “grave”: joga de azul e amarelo no norte da California, ao invés de jogar um pouco mais ao sul de purple and gold…. hahahaha

    • Lucas Paulo

      Cara não cheguei a ver o Magic, mas se podesse escalar meu time jogaria com dwyane wade nessa posição ao lado de Kobe, Durant, Lebron e Tim Duncan

      • Neverminder – #ForaManoMenezes

        É um belo time da geração pós ano 2000.Wade, pra mim, é mais SG que PG. Kobe, Lebron são os SG e SF do meu 2o time all time (contando só os que eu vi), com Duncan brigando com Garnett, Dirk e Charles Barkley pela vaga de PF do meu 2o time…

      • Neverminder – #ForaManoMenezes

        Cara, o Magic de simplesmente FENOMENAL… Depois da Emanuele, assisti-lo jogar era o grande motivo das noites de sábado mal dormidas e da grande audiência da Bandeirantes no final da década de 80 e inicio da década de 90 para um então pré adolescente morando no interior de MG…… Bons tempos de cine prive e NBA na Band……kkkkk

  • Todd Westbrook Gurley

    Interessante esse texto.Curry de fato é um dos jogadores mais importantes da história.E é imprescindível diferenciar ‘importante’ de ‘melhor’ ou ‘maior’.Eu,por exemplo, não o acho o melhor armador,nem da história e nem atual,mas importante é algo que eu concordo.A popularidade dele é enorme,fora ele ser o simbolo do basquete jogado atualmente.

    • Jefferson Ferreira Machado

      quem vc acha melhor que ele dos que jogam atualmente?

      • Todd Westbrook Gurley

        Russelito

  • Brockbell

    Pelos aspectos eu até concordo, e com certeza ele vai ser o segundo atrás de Magic. E atualmente ele é o melhor. Mas eu tenho, na minha opinião, que I.Thomas não pode ser esquecido. Ele elevou os Pistons, porém em quesito de marketing era odiado pela imprensa americana, mas Thomas jogava contra times absurdos, e era uma outra forma do que era jogado. Mas como os quesitos não são habilidade, melhor ou pior, eu concordo.
    Sinceramente, eu queria ver alguns outros PG atuais em times bons como o GSW.
    Acredito que tivessem um time bom Kemba, Lillard e Irving poderiam ser uma boa disputa por posição contra Curry.

  • André Spurs

    Concordo com o texto. Curry tem vários recordes mas só por ter revolucionado o esporte já o coloca entre os grandes.

  • Claudio R.

    Uma coisa que podemos ter certeza é que o Curry mostrou que vc pode ser “branco”, franzino, e não tao atletico e ainda sim ser uns dos maiores da NBA, só Larry Bird teve tanto sucesso nessas mesmas caracteristicas, e o que ambos tem em comum? o chute. Curry é sem duvida hj o melhor chutador da historia, é um excelente armador (no sentido estrito da palavra), e pra mim, já é top 5 da posição all time, porem não é nem de perto o melhor armador da historia e nunca será, não por não ser bom, mas por ter 2 armadores que foram ABSURDOS E ABSOLUTOS em quesito talento e habilidade overall , são eles Magic e Big O, mas ele tem margem pra chegar em 3. Pra mim o top 5 é: MAGIC – ROBERTSON – THOMAS – STOCKTON – CURRY. Já ta claro que ele ja ultrapasssou Jason Kidd e Bob Cousy na lista de top 10 Alltime

    • Vitor Martins

      Curry é branco só no brasil. No EUA é negro.

      • Rafael L

        Realmente, curry, klay etc…São negros, fala sério esses americanos

      • Claudio R.

        serio msm?

    • Damon

      no brasil curry seria chamado de alemão de tão branco kkk
      Mas lá nos EUA ele deve ser considerado negro

  • felipe fernando Oliveira

    Pelo conjunto da obra concordo com o artigo. Curry é sim hoje a cara da NBA, chego a dizer que ele ultrapassou LeBron nesse quesito. Curry sempre teve muito talento mas ele precisava daquela chama, fogo pra despertar todo o talento. E isso aconteceu com Steve Kerr. Acho que ele é o grande responsável por essa guinada que aconteceu na NBA e o Curry foi o instrumento utilizado. Vejam só com Mark Jackson Curry nunca teve temporada com mais de 7 arremessos de 3, com Kerr foi de 8 e hoje ele arremessa 12 bolas de 3 por jogo. Pra mim Curry é o melhor arremessador da historia da NBA em todos os quesitos. Sou OKC e não temo medo de dizer que hoje a NBA é Stephen Curry. Ele junto com Kerr mudou a NBA que hoje vemos.

    • Maurilei Teodoro

      Pelo que me lembro as lesões atrapalharam muito as primeiras temporadas do Curry. Sabíamos que o talento estava lá, mas eu nunca imaginava um futuro tao vitorioso!

  • Dudu Ferrero

    Curry é um monstro mas nunca chegará ao nivel de magic assim como o lebron não chegará ao de Jordan

  • Rafael Victor

    Prenuncio de um fracasso dos grandes vindo aí pro Warriors nessa temporada!

    • Vitor Martins

      Aeeee chegou!!!

    • Toruga

      Ae chegou o MITO…

    • Carlos Augusto Conceição

      Pode ser, meu caro, mas vale o preço. De arriscar, ser xingado, criticado, cuspido, escarrado, escarnecido, debochado, mas no fundo todos olham e falam caralho, que time da porra. O mais doido sobre o Warriors, meu caro, é que o Warriors é sobre basquete, saca. Não é sobre Lebron, Kobe. No Golden o basquete é maior que Curry, Durant, Green, Igodala, Klay, Cousins, Kerr. É sobre dar o sangue pelo recorde e perder o título. Todos zoaram os caras, escarneceram. Mas eles desafiaram o estigma, o paradigma. Vc vai falar, porra, tu nao passa de um fan boy, poxa, mas eu sou um Laker.

  • Jeck Dias

    galera League pass da vivo compensa? ou da nba mesmo é mais vantagem?

  • KlayMVP

    Pra mim Steph já é Top 2 PG all time, até o fim da carreira vai vencer mais premios e titulos e quem sabe um Finals MVP a única coisa que lhe resta para não ter nem uma mancha em sua carreira sensacional!

  • Jdwarriors

    Excelente texto.
    Eu não acompanhava basquete até pouco tempo atrás (2015). Vendo o jogo do GSW com sua movimentação fluída e constante que me apaixonei pelo esporte. Hoje fico até as 3h00 da madrugada assistindo jogo rsrs.
    E o grande nome desse time dos Warriors é o Curry. Durant é mais jogador, mas o que encanta o torcedor são as cestas impossíveis do splash brother.
    Deve ser o último ano desse time junto, então é hora de aproveitar a história sendo escrita.

  • M.

    Nos offs deste ano, vi no Hoopshype que as derrotas do GSW na temporada, poderia ser pelo motivo de ter sido monótono fazer as mesmas coisas, sem uma mudança brusca de elenco.
    Acredito que somente a contratação do Cousins, reacendeu uma chama na galera de jogar com vontade e alegria.
    Se formos olhar para o time, GSW tem 5 all star, e provavelmente não vão conseguir isso novamente, então Curry sabe que ano que vem, Cousins não vai estar e pode ser que Durant também não, e daqui uns anos, o declínio vem, então acredito que ele esta muito motivado em jogar.
    Posso estar falando besteira, mas acho que GSW vai querer vir para quebrar recordes de vitórias, se conseguir ou não é outra história, mas Curry está motivado e quem sabe jogar o fino e ser o MVP do único time que conseguiu 5 all star.

  • Human Victory Cigar

    Simbolicamente, sem dúvidas é Top 2 dos PG, como jogador, tenho minhas dúvidas. Ofensivamente pode ser até o melhor PG da história, a eficiência com que ele pontua é absurda, mas não dá pra deixar de considerar que ele jogou quase a carreira toda em ótimos times. É só ver como a eficiência do KD aumentou no GSW. Tem duas temporadas completas lá, e acho que suas duas melhores temporadas em FG% foram justamente essas. É só ver o Lebron em Miami tbm. Qse ninguém dobra no Curry pra não tomar bola de 3 do KT e KD. Qdo fizeram isso em nas finais em 2016, Curry cometeu vários TOs (Enquanto isso o Lebron tomou marcação tripla em 2015 algumas vezes). Mas defensivamente, apesar de não ser ruim como dizem, pra mim fica abaixo de caras como Magic e Stockton, além de outros. Tanto que sempre foi o KT que teve que marcar o Irving pq o Curry n dava conta, então a defesa do GSW com KT, Green e Iggy sempre mascarou um pouco a defesa do Curry. De qq maneira o cara é um monstro, e é sempre um prazer de ver ele jogar. Pra mim, top 10 all-time.

    • felipe fernando Oliveira

      Ótima analise

      • Lucas Paulo

        Lembrando que ele foi MVP unanime sem o KD ao lado, ele é mais genial mas o CR3 é mais completo

      • Carlos Augusto Conceição

        De fato, porém ele poderia ter esses mesmos caras ao lado e não ter o mesmo desempenho. Seu argumento é bom, mas ao mesmo tempo obtuso, pq vc não o reverte. Talvez, o esquema de jogo de Green, Klay se formou do modo que é, pelas opções proporcionadas por Curry. Durant foi muito feliz em dizer certa vez que Curry é o sistema por aqui. Ele poderia ter dito que era o FP do time, o melhor arremessador de todos os tempos, o cara que desequilibra, o mais importante jogador do universo e bla bla bla, mas não, ele afirmou que Curry era o sistema. Aí meu caro, a discussão assume outro patamar, ganha outros contornos foge da opinião sobre essa ou aquela estatística, sobre esta ou aquela característica, tornando-se técnica.

        • felipe fernando Oliveira

          Não o reverto pois são suposições ou seja são SES. Por exemplo SE RWB tivesse o QI de Steve Nash e arremesso do Curry ele seria pra melhor que Michael Jordan…

          • Carlos Augusto Conceição

            Sim…entendo…mas são ses retóricos que não afirmam diretamente mas sugerem persuasivamente. Mas qual é o fato? Como tratá-lo?

      • Paulo Henrique

        Bicho, o Curry em 2013 já metia 44 pts contra o Spurs em playoffs

  • Andre Messetti Christofoletti

    Boa análise qualitativa, para ser top e ter o texto divulgado na ESPN americana falta completar com números consistentes. Mas o maior que vi jogar ainda é Cris Paul. Pode não ter revolucionado, nem conquistado, mas a visão que ele tem da quadra é sem igual, Curry tem maior habilidade, controle de bola, melhores companheiros, mas em termos táticos, Paul é o top dos que vi jogar (também pensando em consistência dos anos).

    • Carlos Augusto Conceição

      Se pensar na movimentação sem bola, talvez mude sua opinião entre Curry e Paul. A armação não consiste na assistência, o passe final muitas vezes é só o último detalhe. Claro que caras como Paul encontram soluções geniais, mas elas tbm saem das mãos de Curry, vide aquele passe pro Durant na cara do Lebron nas finais de 2017. O Bronha foi pro chão de tão surreal e inesperado o passe. É muito difícil no fundo, me contradizendo(KKKK), definir essa parada. Curry é um jogador diferente dos outros da posição e levando o texto em consideração, Curry não é o armador, mas um aspecto da armação do Golden, nisso, seria muito diferente de armadores com a função definida como os irmãos Cris Paul e Rondo,kkkk, Magic, Nash, Thomas, Stockton, entre outros.

  • Yohann Christophe

    Que bom que citaram o Suns de Steve Nash. E pra mim, esse time foi quem mudou a liga de verdade, o gsw é um time muito mais completo e habilidoso, é cheio de grandes estrelas, tanto na line-up quanto vindos do banco, e obviamente teriam mais impacto e eficiência que o suns, O gsw é o time mais completo da história, na minha opinião, e olha que sou cavs. Por essa razão, acho injusto não considerar tanto os feitos de outros armadores, que só não ganharam títulos, por exemplo, por causa do time em si, tanto é que curry provavelmente nunca vai ganhar um mvp em finais, mesmo que ganhe as próximas 4 temporadas. Ele revolucionou na importância do jogo e na forma de jogar, mas pra mim, isso começou antes, sem o impacto que o gsw tem, pois tem mta diferença entre esse time do gsw em comparação ao suns de nash. Nash, que aliás, foi um excelente arremessador e armador nato, transformando as equipes onde esteve nos ataques mais rápidos e eficiêncientes na liga, mas não era um super-time.

    • Carlos Augusto Conceição

      Não, ao Suns faltava o arremesso, o espaçamento que não se arma em seven less e a versatilidade do small ball do warriors.

  • Marcos Gordinho

    Complicado definir Curry como 2 mais importante armador quando de fato ele nunca teve as características de um. Na sinopse da palavra “armador” Curry nem se destaca próximo de nomes como Nash (2 MVP’s), Isiah Thomas, Kidd, Stockton entre outros e principalmente Magic. Já observando zoneamento de quadra, admito que o impacto no setor que atua é incrível, conceitos devem ser revistos, Magic foi o maior pois conseguiu se libertar de sua função, algo que o modelo de basquete de alto nível exercido no período não permitia para os demais. Colocaria Curry na disputa entre Franchisings, disputa entre impacto dos maiores pontuadores, mas nesse quesito, para o basquete como compreendo não cabe. Curry é e será um grande jogador, seu nome já merece espaço no Naismith pelos seus feitos, só que é preciso admitir que ele é o cara certo, no lugar certo e na hora certa. Algo que poucos armadores tiveram a sua disposição.

    • Carlos Augusto Conceição

      Errado. Ele não é o cara certo na hora certa e no lugar certo. Sofreu com lesões na carreira que o fizeram perder temporadas. Se a franquia não tivesse sido comprada, provavelmente não teriam apostado as fichas nele no lugar do Monta Elis. Quem apostaria nesse time há quatro anos atrás? Em Curry? Talvez vc diga que tudo isso não refuta mas antes corrobora o seu ponto. Mas não. Esse Golden só foi possível de ser construído por conta de Curry. De todos do atual elenco, o primeiro a chegar. Quando a nova diretoria assumiu é que tudo foi mudado e conseguiram ver nele o potencial para uma revolução que só seria levada a cabo por Kerr. Kerr que era diretor executivo dos Suns já via em Curry todo o potencial e estilo para uma nova filosofia de basquete que rudimentarmente, Curry já esboçava antes de entrar na nba. Kerr disse que pretendia drafta-lo para o Suns quando ainda era dirigente por lá. Ele não era o cara na hora certa, no time certo, ele era o cara certo pra mudar a nba, e enquanto nós aqui discutimos mitos, os caras por lá tem outros interesses.
      Quanto à sinopse, Nash tem 2 MVPS e surpresa, Curry tbm os tem, e um unânime. O diferencial da armação do Curry está na sua movimentação sem bola. E seu Qi de basquete é tão alto que ele não precisa monopolizar a armação como Westbrook, Wall, entre outros. A armação é compartilhada. E ele se movimenta sem a bola como ninguém, muitas vezes criando espaços que não serão utilizados por ele, mas para Klay, Durant, Jones, Igodala, quem quer que esteja em quadra, sendo ele claro, mais uma opção.

      • Marcos Gordinho

        Olha, não sei se me entendeu direito. Acompanhei Curry dividindo com Monta Ellis a linha ofensiva do Warriors e quando Ellis se foi não me restou dúvidas de que a escolha foi mais que acertada, mesmo sabendo o quanto seria arriscado depositar o protagonismo ofensivo a um jogador com elevada frequência de lesões. Para isso o Warriors distribuiu as iniciativas de armação, fortaleceu a postura defensiva e ampliou a linha de arremessadores de alta eficiência, Bogut assumiu a tarefa mais odiosa de um pivô, rebotear e passar para o perímetro mesmo podendo finalizar, Lee em muitos momentos lembrava Love dos tempo do Wolves, o time tinha seus atrativos, Kerr moldou a postura do time para favorecer jogadores que tinham bom jogo de perímetro (característica pessoal dele em sua época de atleta), e pontualmente foi renovando peças cada vez mais eficientes dentro da proposta permanente do Warriors. Daí culminou no Durant no lugar do Barnes, ponto alto, e isso dá certo até hoje porquê não há monopólio da posse da bola, poucos possuem passe livre para arremessar fora de seu ponto de conforto, diria que só Durant e Curry e eventualmente Thompson. Curry é o cara certo por suas características e eficiência que casam com a visão de jogo de Kerr, está no lugar certo por causa da aceitação de um armador que joga mais como um SG e que têm suas deficiências defensivas suprimidas por jogadores especialistas, e por fim é a hora certa porquê o esporte está em um momento de transição, ataques são favorecidos pelas regras, só agora defesa de perímetro começa a evoluir no conceito e nas buscas por jogadores sem falar que as regras de CAP favorecem o plantel construído e mantido pelo Warriors em relação aos principais contenders, muitos formados ou reforçados a partir da FA, muito mais oneroso para folha. Isto dentre outras inúmeras situações.

        • Carlos Augusto Conceição

          De fato, são muitos aspectos a considerar levantados por ti, kkkkk, se eu fosse pontuar cada um acabaria num tratado. Concordo com muito do que disse, mas veja, esse argumento pode ser transferido para qualquer jogador, até pro Lebron, Jordan, afinal ninguém joga sozinho e precisa de companheiros que completem o jogo uns dos outros segundo o sistema da equipe. Mas, eu não vejo ninguém na liga armando o Warriors, dando essa identidade ao time que o Curry dá. Curry e Green na real. Eu vejo as coisas de um modo distinto. Acho por exemplo que ele é um marcador muito bom, já se saiu bem até defendendo o Lebron. Claro que nao consegue parar o Bronha, mas faz um trabalho decente para a evidente disparidade física. Voltando ao ponto…Penso que ele é único em seu estilo.

  • The Rock

    Cara vamos lá, legal o artigo mas acho ele meio que puxando a sardinha ao armador preferido. Vamos lá, Magic Johson era extremamente alto para a posição, porém com uma visão de jogo excepcional, visão de jogo esta que Curry não tem….ambos são pontuadores a seu modo, porém a média de Curry é melhor pois tem uma longa carreira a frente ainda, apenas quando ele finalizar a carreira poderemos avaliar melhor números, até por que Magic tem quase 10.000,00 assistências e a função do armador é armar, Curry não sabe armar o jogo. Ele tomou gosto por infiltrar, mas basicamente finta para chutar, então já acho a comparação descabível… Curry ainda não é, mas será o maior chutador de 3 da história, para quem acompanha Nba a um bom tempo é um Reggie Miller, Ray Allen 2.0, porém existe muita modinha em torno do Golden State pelo fato de estar em um time vencedor…revolucionar uma era …cara chutadores de 3 excepcionais são poucos mas longe de se revolucionar uma era, Magic Johnson, Michael Jordan, Lebron James, Lary Bird, Chamberlain, Kobe esses caras mudaram o modo de se encarar o basquete, Curry não limpa nem os sapatos de nenhum desses monstros, então menos mano, menos…Fora que Curry não esta enfrentando ninguem no supertime que esta hoje… Pegue o exemplo de Michael Jordan…jogou contras os maiores da história, Drexler, Malone, Stockton, O Neal, Kobe, Barkley, Mutombo, JOhson, Isaiah Tomas, Gary Payton.. David Robison, Patrick Ewing, enfim…para quem viu isso, o que Curry faz hoje, não é nada de especial…inclusive vimos MIchael Jordan ganhar um campeonato sem pivô. Luc Longley…era o pivô.

    • Carlos Augusto Conceição

      Curry tem 1,90 de altura e arma pra caralho o time. Com Jordan ninguém se compara mas esse seu anacronismo é discutível. Queria ver alguém dos anos 90 marcar o Curry. São contextos diferentes. A nba evoluiu fisicamente ainda mais que nos anos 90, o senão é a arbitragem atual. Quanto à armação, vc poderia definir mais claramente seu conceito, pq se depender de dar assistências, Westbrook seria o cara, mas é um peladeiro. A armação de Curry é com e sem a bola. Quando ele está em quadra é nítida a dificuldade em marcar o time inteiro do warriors, pela sua movimentação dinâmica e com a bola ele é exímio em distribuir o jogo o que não implica em passes geniais, mas em encontrar a melhor decisão pro momento. Ele erra como todos, mas acerta bem mais.

      • The Rock

        acredito que não vemos os mesmos jogos, a armação de jogada do time começa com green, curry e tompson, ajudam na armação, mas não são armadores, a pontuação do golden state é muito mais pela velocidade do jogo e ritmo que imprimem, do que propriamente armação de jogadas, sabendo disso, precisaram incrementar o jogo quando com kevin durant, pois começaram a adiantar a marcação do perímetro e eles não tinham um garrafão decente, agora tem armas de calibre em todos os cantos, fora do perímetro e dentro. alguém daquela época marcar o curry, fácil Michael Jordan foi eleito inúmeras vezes para o time defensivo do ano, sendo o único mvp e melhor jogador defensivo da liga inclusive…Curry não é imarcavél, basquete não é sobre correr, se não colocasse o usain bolt no time, o san antonio spurs exemplifica muito bem isso, é justamente o oposto, saber compartilhar a bola, evitar desgaste, espaçar, aproveitar os espaços e correr pro abraço…Qualidade do Curry é indiscutivel, agora coloca-lo no mesmo patamar desses monstros, sendo que nem mesmo armador de fato é, é muito discutível…partindo do seu ponto de vista Curry não duraria dois jogos com os bad boys de detroit que quebraram jordan, fisicamente, por tres anos seguidos…

        • The Rock

          Lembrando que Magic Johson marcou Jon stockton na final de conferencia lakers vs utah…sendo que Stockton tem 1,85…..

          • Carlos Augusto Conceição

            Queria ver marcando o Curry…kkkkk

        • Carlos Augusto Conceição

          A armação é compartilhada, por vezes Green a inicia, por vezes Curry, por vezes Durant, por vezes até o klay. Fazendo uma observação, vc reduziu ao absurdo meu argumento da velocidade do Curry, porém minha enfase está na qualidade da movimentação com e sem a bola. De fato, Jordan o marcaria. Mas Jordan por melhor que fosse levava uns crossover do Allen Iverson, kkkkk e, convenhamos, marcar o chute de 3 do Curry é muito mais mérito dele estar sem confiança e num dia ruim que de seu marcador. Quanto aos bad boys, sabemos que os títulos que tiveram teve por méritos uma violência criminosa e não talento. Atualmente, a marcação é soft demais por conta deste histórico preocupante e lamentável de lesões absurdas provocadas por caras bomo Bill Lambeer e cia dos açougueiros ltda, não deixou saudade.

  • Arthur Oliveira Santos

    Ele é o armador sem ser o armador propriamente dito. O cara não precisa tá com a bola nas mãos e distribuir assistências pra ter impacto na armação do jogo, O curry vem mostrando um puta de um ritmo frenético de jogo, pace elevadíssimo, acho que um dos maiores da NBA, e toda essa movimentação cria espaço para os arremessos.
    Tipo, a partir da sua movimentação, ele consegue atrair marcadores (que não conseguem o acompanhar) e consequentemente abre espaço, isso para um time especialista em arremesso de média e longa distância é fatal. Essa movimentação do curry foi contagiando toda a equipe e o que vemos é essa maquina, o time mais imbatível da história da NBA

  • Rose

    Só não concordo com o “Outra grande característica que o Warriors implementou na liga foi o fim do jogo posicional e mudança para o jogo funcional.”.
    Já vimos outrs times antes do Warriors fzd coisas diferentes do normal, LeBron armando o jogo, Heat jogando sem um pivô na época do BIG 3, Suns do Nash jogando sem pivô e transformando o Boris Diaw de um guard pra um foward, Hakeem armando o jogo de costas pra cesta e passando pra o perímetro como vemos hj em dia alguns “Point Centers” fzd como Jokic, Horford, Drummond.
    Na minha visão a grande revolução do Warriors foi ser um time que adota o Small Ball e que defende espetacularmente bem, na época do Suns a defesa n era boa, mas não era horrível, acho q eles ficavam na média da NBA, mas quando Kerr, que era assistente do D’Antonni naquele Suns, assumiu o Warriors, ele conseguiu fazer com que uma line-up com small ball conseguisse ter uma defesa de elite e aí está a grande revolução do Warriors.

  • Albert Santos

    Discordo !

    • Beto cargnin

      Concordo!

      • Vitor Medson

        Discordo!

        • Daniel Tavares

          muito pelo contrário!

        • Daniel Tavares

          Concordo!

          • Coach Stevens

            Concordo!

      • Matheus Diniz

        Discordo o concordo!

        • Norrin Radd

          Concordo discordando

  • Renato Muller

    Discordo completamente. Se o Durant não estivesse no time, nos dois ultimos anos, poderia até ter acontecido uma reviravolta nos jogos do Warriors. O time do warriors tem um super time, mas não apresenta grandes jogadas de armação, a NBA teve muitos armadores fantasticos, em que Curry não estaria nem no top 10.

  • MDias

    Pqp! Quem escreveu essa baboseira?
    Pior que choveu de modinha pra concordar com esse lixo!
    Pipocurry 2° melhor armador da história da NBA?
    So argumento sem nocao e pra fuder de vez os caras ainda me colocam vendas de camisa como argumento? Há vá caçar o que fazer…
    Pqp Jumper! Aonde vamos parar porra?

    • Beto cargnin

      Acho q faltou um pouquinho de interpretação aí hein.
      O texto fala em importância, q não quer dizer q ele seja melhor.

  • Norrin Radd

    Pra mim, depois do Magic, como armador legítimo eu prefiro o Isiah Thomas (o original, do Detroit, claro). Mais talento, mais visão, um líder em quadra.
    Mas como jogador no contexto geral, concordo, o impacto do Curry na liga é inegável. Todo mundo quer chutar de três. Todo time quer ser o GSW.