Steve Kerr: “Nash é o jogador mais inteligente com quem já trabalhei”

Após mais de cinco anos, Steve Kerr e Steve Nash estão realmente próximos de trabalharem juntos novamente. O técnico do Golden State Warriors confirmou em entrevista neste final de semana ao jornal Mercury News que o ex-armador pode ser oficializado nesta semana como novo consultor de desenvolvimento de atletas dos atuais campeões da NBA. Mais do que isso, trata-se de um “reforço” que chega por sua indicação.

“Steve é uma pessoa de quem fiquei muito próximo ao longo dos anos. Ele é, provavelmente, o jogador mais inteligente com quem já trabalhei – não somente pela forma como atua, mas também por como se prepara e pensa o jogo. Só pensei que, se pudéssemos trazê-lo para passar um tempo com nossos jogadores ocasionalmente, seria uma grande ajuda. Não há nada oficial, mas esperamos que tudo se acerte”, revelou o treinador, que atuou com gênios como Michael Jordan, Scottie Pippen e Tim Duncan ao longo da carreira.

Ambos estiveram reunidos anteriormente no Phoenix Suns, entre 2004 e 2010, mas em funções muito diferentes desse provável reencontro. Nash era o armador titular e ídolo da franquia, enquanto Kerr já estava na gerência geral da organização. O ex-GM admite que a antiga amizade de ambos, assim como o caráter periódico do posto, contribuíram para (quase) convencer o craque a voltar a estar envolvido diretamente com a NBA.

“Ele vinha recebendo interesse de vários pessoas. Mas acredito que o fato de Steve gostar de nosso time e todas as amizades que tem aqui dos tempos do Arizona – como eu, Leandrinho, Rick Welts [presidente da franquia]. Além disso, nós queremos dar-lhe uma chance de ajudar periodicamente e ter a liberdade para fazer o que quiser com o resto do tempo”, contou o treinador, que deve exigir a presença de Nash com o time por poucos dias ao mês.

Um dos principais beneficiados pela chegada de Nash ao Warriors será o MVP Stephen Curry, que é comparado ao ídolo do Suns desde que chegou à NBA. Hoje, o armador é treinado por um dos amigos do ex-atleta e assistentes que estiveram no Suns na década passada: Bruce Fraser. Apesar da proximidade da metodologia de trabalho aplicada a ambos, Kerr crê que a presença do futuro integrante do Hall da Fama in loco agrega muito ao time.

“Bruce e Steve trabalharam juntos em vários verões. Eles treinaram juntos, então muito do que faz com Stephen são princípios aprimorados com Steve ao longo do tempo. Logo, além das comparações, já há uma conexão entre os dois. Acho, porém, que tê-lo pessoalmente aqui só vai melhorar o trabalho do dia-a-dia. Este é o meu plano trazendo-o”, explicou o segundo colocado na votação de melhor técnico da última temporada.

Além de Curry, Nash deverá fazer treinos específicos com todos os jogadores de perímetro do elenco de Oakland – o que inclui veteranos como o brasileiro Leandrinho e o MVP das finais deste ano, Andre Iguodala. Mas Kerr vê o impacto do atual GM da seleção canadense na rotina do time ir além dos treinamentos. “Os torneios de arremessos de três pontos no fim dos dias com Steve, Stephen e Klay [Thompson] serão algo para se ver”, lembrou. Que venham os vídeos!

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Renan Domok

    Que venham os vídeos!!

  • Uncle Drew

    Pô nem tinha prestado atenção. Talvez o grande motivo do Nash ter ido para Golden State é por causa das amizades q ele tem por lá, como o Kerr falou. Leandrinho é um dos grandes amigos do cara. No canal do Steve Nash no Youtube tem alguns vídeos do Barbosa huehueheuehue Avatar, All Night Long..
    https://www.youtube.com/watch?v=E8D9ksRJ5PY
    LILILILILILILI! huehuehueheuhe

    • Zack Batista

      Rsrsrs… Já iria comentar isso. 🙂

  • elvis

    isso porque ele nunca trabalhou com o mcgee

  • Uncle Drew

    Fora q tirando esse lado de ter mts amigos no time do Golden State, o Nash foi um dos principais responsáveis por esse estilo do Warriors dar certo pq o sistema do Kerr é derivado do “Run and Gun” do Suns treinado pelo Mike D’Antony e q teve sucesso mt por causa do Steve Nash. Esta é uma contratação q tem tudo pra dar certo.

    • Zack Batista

      Adorava ver esse time do Suns em ação com Nash, Bell(Leandrinho), Diaw, Marion e Stoudemire… Jogos memoráveis contra o Spurs…

      Bela observação!! =D

  • Rafael Victor

    Se o Curry quiser vai aprender bastante com o Nash, principalmente, em armação de jogadas e condução de bola!

  • Michel Moral

    Acho que Curry é um jogador mais agressivo do que foi o Nash. O Canadense era o cérebro, um cara que pensava o jogo (talvez o mais inteligente, como disse o Kerr). Já Steph tem por uma característica mais apurada a definição das jogadas.

    Eu aponto Nash como um alienígena nas assistências e um dos melhores arremessadores de 3 pontos da história. Curry é um alienígena nos arremessos de três pontos e é um dos grandes passadores da atualidade (pode vir a ser um dos melhores nesse quesito all time, mas é cedo para afirmar ainda). Ou seja, um era forma do normal passando e o outro é fora do normal arremessando, mas ambos são bons nos dois quesitos!

    Portanto, apesar de terem muita semelhança na forma de jogar (tipo Kobe em relação a Jordan), bem como os dois serem jogadores muito bons tanto nos arremessos quanto nas assistências, acho ainda que o foco do jogo de cada um é bem diferente. Talvez por isso a necessidade de se trazer Nash para dar conselhos a Curry.

  • Fernando

    Não entendi. O nash ensinar o curry? Que piada! Curry > abismo > nash.

    • Zé da Mina Abandonada
    • André Mendes

      Acho que vc não deve ter visto o Nash jogar…

    • Murilo Moore

      Nash = playmaker + Pass first Curry = shooter + ball handler Não tem como comparar amigo!

    • Thiago Santos Pereira

      Velho do céu!!!
      hahahahahaha!!!! você tá querendo causar? Só pode ser esse o motivo desse comentário!

  • Matheus Oliveira

    Se o Curry aprender a armar melhor, tem pra ninguém hem ?
    Moleque é monstro no arremesso se tiver mais consistência armando.. Eu até acho que ele tem capacidade de armar, ele é um cara super habilidoso não é possível que não tenha potencial. Mas se ele tiver uma melhora na visão de jogo com o Nash vai ser perfeito
    Curry é um dos mais mortais da Liga atual