Suns fecha com Trevor Ariza por uma temporada

Disposto a montar um time competitivo e a acabar com um jejum de oito anos sem chegar aos playoffs, o Phoenix Suns acertou a contratação do experiente ala Trevor Ariza, que era agente livre irrestrito.

De acordo com o repórter Shams Charania, do Yahoo! Sports, o acordo é válido por uma temporada e o jogador de 33 anos vai receber US$15 milhões em salários. O acerto deve ser oficializado ao fim do período de moratória da liga, na próxima sexta-feira (6).

Campeão da NBA em 2009 pelo Los Angeles Lakers, Ariza chega ao Suns para ser uma liderança em quadra e uma presença veterana em um elenco recheado de jovens. Agora, o time de Phoenix passar a contar com Josh Jackson, T.J. Warren e Mikal Bridges para as alas.

Nos últimos quatro anos, Ariza defendeu o Houston Rockets (sua segunda passagem pelo time texano). Em 2017/18, ele ajudou a equipe fazer a melhor campanha da liga e a alcançar as finais da conferência Oeste. Na temporada passada, o especialista defensivo disputou 67 jogos e angariou médias de 11.7 pontos e 4.4 rebotes.

Quadragésima terceira escolha do Draft de 2004, Ariza ainda teve passagens por New York Knicks, Orlando Magic, New Orleans Hornets (hoje Pelicans) e Washington Wizards.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • King Cuban #MFFL

    Até aqui foi a surpresa da presente free agency.

  • Fabiano

    Será que Houston não tinha 15 milhas p segurar ele? CP3 limpou os cofres dos foguetes!

    • evandro de medeiros bacelar ba

      Ainda tem o Capela

  • Harper

    15M pra esse tijoleiro é cada loucura

  • Gustavo

    De longe o negócio mais bizarro da FA até agora. Que diabos o Suns tá fazendo na ala? Porque abriu mão de uma escolha pra ter o Mikal Bridges, o jogador mais pronto do draft, e agora não vai deixar espaço pra ele jogar?

    Quando é que o Suns vai começar a fazer sentido?

    • Thiago Pinto

      Imaginando aqui. O Mikal é u. Cara parecido com o Ariza. As vzs a ideia foi trazer o Ariza pra mentorar o garoto na 1a temporada. Tem CAP pra isso.

      Agora troca por um PG (tem que tentar o Beverly) e ano que vem libera o CAP outra vez

  • Diego Costa

    Provavelmente o Warren vai rodar na troca por um PG. Pelo lado técnico, Ariza acrescenta muito pra um time que é uma piada defensiva, e ainda é um jogador bom de grupo, acostumado a disputar playoffs e já foi campeão.

    Eu achei válido por essa parte, mas acho que o Mikal vai ter problemas nessa sua 1 temporada. Devem tentar utilizar de PF pela sua envergadura, mas ao mesmo tempo isso seria queimar o Bender pela sua 3 temporada seguida. É uma situação delicada.. E o JJ vejo como intocável. Só mostra o erro que foi essa troca na noite do draft

    • Gustavo

      E a troca fica pior ainda se pensar que o Brook não tem reserva e o Zairhe cumpriria esse papel.

    • Wellington Gomes

      Manda O Warren+ Bender pelo o Jeremy Lin do nets , do jeito que ja mandaram o Payton e o Ulis embora

  • Eder Bicalho

    Contratação boa. Chega para ajudar na defesa e ensinar a molecada a defender.
    Ainda tem o Warren e o Chriss para negociarem.
    Se pegarem o PG de ponta o time da um passo muito grande para voltar a disputar offs, mas continuam correndo por fora.

  • Jefferson Cavalcanti

    Não entendi nada. Pra que outro ala?

    • Arthur B.

      Pra jogar na 4. O Ryan já disse que tinha a intenção de buscar um PF que fosse um bom defensor e conseguisse espaçar a quadra. O Ariza provavelmente é esse jogador.
      E o TJ deve ser negociado tbm, assim como o Chris.

      • Yan Alves #Suns

        Exatamente… Acredito que deve ter um belo de um rodizio nessa posição 4… Vai ficar algo semelhante ao que o rockets fez na última temporada, abusando do Small ball.

  • thiago

    15 temers para ter um consultor defensivos para os jovens

  • Mavscelo

    Booker deu o ultimato e o Suns tá querendo sair do limbo, mas correm bem por fora ainda…

  • samuel pereira

    Essa é tipo aquela contratação para compor o elenco, vejo o processo do suns bem lento ainda será a longo prazo se vier uma vaga no playof será lucro., mais eu não acredito nisso.

  • evandro de medeiros bacelar ba

    Gosto muito deste jogador, porém poderia ir ou se manter em um contender

  • 🇧🇷LeBrOSMAN🇧🇷 #YoungBull

    Faz sentido e tbem ñ faz, ao msmo tempo. rs
    O Suns deu uma escolha de 1º round para escolher o Mikal Bridges, q tem um jogo semelhante ao do Ariza. E agora eles contratam o próprio, por um valor meio caro, msmo q seja 1 temporada.
    Por outro lado, é um movimento mt bom para uma equipe jovem, do tipo q trás uma mentalidade vencedora (o cara já conquistou título, estava em equipe contender nas últimas temporadas), e traz mt versatilidade. Jogadores “3 and D” nunca é demais, e o Suns agora possui Josh Jackson, Mikal e Ariza. Dá para jogar os 3 juntos, com o Booker fazendo a armação de jogadas e mais um pivô atlético no garrafão. E é apenas 1 temporada de contrato, para uma equipe q tem mt CAP disponível.

  • Yan Alves #Suns

    Aqui nesse tweet o GM do Suns já tinha dado a letra do que viria. Ele deve estar visando variações de jogadores atuando na posição 4, passando por lá o Ariza, o Mikal Bridges e também o Josh Jackson. Contrato curtinho, apenas 1 ano, traz defesa, experiência e bolas de 3. Apesar do salário, pro Suns pouco importa pois a FA da equipe é em 2019, onde abrirá 38M$ de dinheiro disponível para poder gastar… As atenções do Suns agora se voltam para encontrar um PG. provavelmente deve vir por uma trade, e também provavelmente deve vir em troca do TJ Warren, e talvez do chriss. Esses dois aparentam estarem bem próximos de serem trocados, principalmente o TJ Warren.

    https://twitter.com/PhoenixSunsBra/status/1010275275492544512

    • Wadson Pinheiro

      Estou esperando essa troca e espero que seja pelo Kemba.

  • Marcinho Mueller

    Era minha segunda franquia preferida na NBA, mas fazem cagadas atrás de cagada. Não entendi a troca no dia do draft, e agora com o Ariza fez muito menos sentido ainda. Podiam dar chance pra molecada mais um ano, já que não foram pro All In esse ano. Mandaram Payton embora, e agora não tem nenhum PG lá. Warren, Chriss, Bender, Josh Jackson, Mikal, podiam dar um ano pra molecada de novo, já que com a chegada do Ayton e o Booker já não vejo o Suns no tank.

    • KleineBosch

      Tô ouvindo falar que vai rolar trade do Suns por um armador, e pode ser que envolvam o TJ Warren na trade.

      • Marcinho Mueller

        Eu já escutei isso também, mas pra que mandar o Payton embora? Se queriam o Ariza pra que aquele troca louca no dia do draft? Se pegaram o Mikal que já ta “pronto” pra NBA pra que contratar o Ariza? Isso que já tinha que desenvolver o Josh Jackson. Sem falar que agora não tem nenhum PG de peso, só o gringo que nunca jogou na NBA. Tem 200 alas entre eles 2 jovens que precisam de tempo pra se desenvolver e adaptar a NBA, não trouxeram um protetor de aro. E vão acabar se livrando de jovens que tem tudo pra dar certo na NBA por jujubas…

        • KleineBosch

          Payton não agradou, não foi muito bem e acharam melhor pegar um PG pelo trade onde tem melhores opções como Dragic, Kemba.
          A troca no Draft é simples: o Suns quer um time cheio de wings de 3pt-Def em um estilo tipo Rockets. E o Ariza vai ser mais um wing que vai jogar de PF, e vai ser o veterano da equipe e ser mentor do Mikal e JJ. 15 milhões parece muito, mas vai ser so por uma temporada, então é um bom negócio, já que o Suns não vai conseguir FA melhores e vão querer investir mais na propróx FA. Mikal tá pronto, mas ter um mentor pra NBA não faz mal a ninguém, fica ainda melhor.
          Ayton e Chandler vão ser os protetores de aro. Podem até falar que Ayton e um lixo na defesa, mas tem certas coisas a serem consideradas:
          -Ayton jogou na NCAA como PF, não fez papel de protetor de aro lá, quem fazia isso era o outro pivô.
          -Ayton tem números e estatísticas defensivas muito parecidas com a do Ben Simmons na NCAA (não o Simmons da NBA), não da pra falar os números aqui, pois o comentário vai ficar grande.
          -In Kokoskov we believe, e assim que o Suns está agora. Kokoskov e conhecido por ser um grande desenvolvedor de jovens, e ele formou um staff técnico também pra ajudar na defesa dos jogadores e do Ayton, além do Kokoskov ser um bom estrategista e tem ótimos esquemas táticos, ele que treinou a seleção do Doncic/Dragic pro título.
          Não quero dizer que Ayton É um bom defensor, mas tem muita esperança de ser regular como protetor de aro, ele já falou que quer e vai se esforçar nisso.

          • Diego Costa

            E como eu falei lá abaixo, se essa é a intenção vai sobrar pro Bender. Suns vai terminar seu fritamento de vez fazendo isso.

            Talvez mandem ele na trade do Warren. Pro heat não seria nada mal aceitar o Warren pelo Dragic e ainda levar o Bender junto.

          • KleineBosch

            Vai sobrar ou pro Bender ou Chriss. Um dos dois fica, e o outro vai embora.

          • KleineBosch

            E saiu a lista do elenco do Suns do Summer League, e o Bender está na lista, enquanto o Chriss não. Parece que vão envolver ele em uma troca

    • Wadson Pinheiro

      No caso do Payton eu também não entendi a troca, pois deram um pick de segunda rodada para dispensar o garoto agora, mas ele não inspira confiança. O Suns devem buscar um armador mais regular e depois Payton é agente livre irrestrito e na pior das hipóteses o Phoenix pode assinar com ele novamente.

    • Peu

      Concordo,acho que josh jackson tem potencial para se desenvolver e virar um grande jogador, mas a cobtrataçao do ariza nao foi ruim , so espero que o tecnico nao deixe o jackson mofando no banco.

  • Bruno Macedo

    Um jogador acostumado com offs, que defende bem, não entendo o porquê da reclamação, o Warren não tem chute, e não faz a 4 no small-ball, o pivô que eles pegaram é um jogador que vai precisar de espaço pra jogar lá dentro, vão jogar com um PG na trade, booker, JJ, ariza e ayton, por uma temporada vale muito a aposta, o que veio do draft vai pegar o ritmo vindo do banco como já aconteceu com Booker e JJ.
    E também pode ser que usem booker e JJ na armação, eu não gosto dessa ideia, mas não custa nada tentar.

    • Wadson Pinheiro

      Concordo. T.J é um jogador regular mas deve ser trocado junto com o Chriss. Só tenho dúvidas quanto essa tal liderança sitada no post, pois ele foi muito irregular na série contra os Warriors e achei um pouco salgado o salário, mas vai ajudar muito o Suns na defesa.

      • Bruno Macedo

        Ele não vai ser um cara que vai liderar o time, mas se você pegar a carreira dele todos os times que ele foi o time foi aos offs, ele tem grande experiência e mentalidade vencedora fora a defesa que ele já chega como o melhor do time kk, bom jogador pra tentar passar um pouco de experiência e tirar essa mentalidade de só atacar e tomar surra todos os jogos, e se não der certo ele é trocado no meio da temporada ou só deixar sair na próxima FA.

        • Rafa Oliveira

          É o tipo de jogador que é importante mas é dificil de avaliar seu valor.

  • samuel pereira

    A verdade mesmo que até agora nada de contratações de impacto, a melhor até agora foi a do mavs que trouxe o deandre Jordan.

  • Leonardo

    A verdade é que o Suns tem um time muito jovem. Precisava de alguêm experiente para ajudar os garotos. Acho que vai ser importante para o Suns dar um bom salto nessa temporada.

  • Brockbell

    Vai ser sentido mais sua ausência no Rockets, do que irá impactar no Suns.

  • Sérgio Menezes

    Falta ainda um armador titular. Não sei se o francês que fora draftado já pode ser titular logo de cara. Também
    Não vejo o booker na posição 1, pois certamente iria dar poucas assistências aos seus companheiros.

  • xmaah

    boa jogada do Suns e um bolso cheio pro Ariza, todos felizes.

  • Danilo Celtics #Banner18

    mavs contender

    • Augusto

      Pq ? Fechou com mais alguém além do DAJ?

  • Eder Bicalho

    Basta negociarem Warren chriss e bender por algum pg q terão um time bastante descente.

  • JASPION DA MASSA

    ótimo reforço que pode agregar dentro e fora das quadras ajudando na evolucao do JJ e Bridges … E o principal por 1 ano apenas.

  • JASPION DA MASSA

    agora pode pegar o warren , bender ou chriss e alguma pick para buscar um PG. Conley, Schroder, walker, Beverly vejo como boas opcoes, cada um com seu valor .

  • Marcelo Desoxi

    Indício que Houston vai investir forte no Capela…
    Não sei Berg…

  • Danilo Celtics #Banner18

    certeza q o rockets vai cobrir oferta pelo capela agora

  • ReggieMiller31

    Era uma milhão de vezes melhor pagar 15/1 no Ariza q 22/3 no McDermott