Suns quebra recorde negativo sofrendo 16ª derrota consecutiva

Uma temporada que começou com a esperança de playoffs para o Phoenix Suns chegou ao fundo do poço nesta quinta-feira. A equipe foi superada, fora de casa, pelo Cleveland Cavaliers e sofreu sua 16ª derrota consecutiva, a pior sequência de resultados negativos da história da franquia. Com só 11 vitórias em 60 partidas, o time deverá finalizar a terceira campanha seguida na “lanterna” do Oeste.

“Nós estamos bastante tristes com o que está acontecendo, mas a realidade é que isso é o que somos. O nosso recorde diz quem somos como time e não se trata de uma opinião. É fato, constatação. O que não podemos permitir agora é que haja o relaxamento aqui dentro, que essa situação seja encarada como algo normal por todos”, afirmou o técnico Igor Kokoskov, depois do revés por 111 a 98.

A situação da franquia tende a ser particularmente frustrante para Devin Booker. Reconhecido como um dos principais jovens talentos da liga, o ala-armador chegou a dizer que estava cansado de perder na última offseason e cobrou mais reforços do time. As contratações até vieram, como o experiente Trevor Ariza, mas o Suns encerra a temporada lutando para não ter a pior campanha de sua história.

“Nós precisamos mudar algumas coisas para sair da situação onde estamos. Temos que ter mais confiança uns nos outros, jogar coletivamente e fazer uma autocrítica. Você não pode levar uma reclamação em quadra para o lado pessoal. Não podemos ter medo de verbalizar as nossas opiniões e chamar a atenção quando algo parece errado”, desabafou Booker, reforçando existir uma crise de confiança interna.

Até o ala Kelly Oubre Jr., que chegou à equipe com a temporada em andamento, consegue ver problemas concretos em quadra. “Nós não sabemos como vencer. É assim que somos vistos pelos adversários. Isso é absolutamente inaceitável e não nos sentimos bem assim. Nós temos talento aqui, mas precisamos encontrar uma identidade e construir uma cultura aqui dentro”, apontou.

O Suns tem boas chances de encerrar a sequência histórica de reveses em breve: cinco dos próximos seis adversários da equipe estariam fora dos playoffs hoje e quatro desses seis jogos acontecerão em Phoenix. Mas o time já perdeu partidas bem “vencíveis” nessa sequência. Para Kokoskov, a reviravolta dependerá muito mais de uma reação dos seus comandados do que da qualidade do oponente.

“Emocionalmente, nós precisamos fugir das derrotas. E o que podemos fazer agora é trabalhar, manter nosso profissionalismo e procurar formas de voltar a vencer. É o único jeito. Quando trabalha-se com um elenco jovem, os jogadores precisam ter consciência de que cada posse, cada arremesso, cada bloqueio é importante. Cada lance é decisivo para nós”, concluiu o treinador de 47 anos.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Kevin Faria

    Aí daqui a pouco o Booker sai do time pra tentar ganhar título e os babacas vem dar hate

    • Hurin #HeatNation

      Booker tem que sair mesmo, nunca será FP de um time

  • Bruno Macedo

    Um torcedor do suns aqui do jumper falou que o Miami ta um passo atrás de suns e hawks, tudo bem não temos um time tão bom como anos atrás, mas nós temos uma cultura vencedora la, pode colocar esses jogadores do suns lá, que em um mês eles começam a ganhar jogos, mesmo que não ganhe muitos eles vão no mínimo vender caro, agora o time perde, perde, perde e ninguém liga, GM fraco, presidente fraco e o técnico tá me saindo péssimo.

    • Jefferson Cavalcanti

      Fui eu, mas não tinha relação com o time que eu torço.

      Foi um texto longo ate. Partindo do pressuposto que um time campeão precisa de estrelas, o Suns tem Booker, que na minha opinião, já é uma e alguns jogadores jovens com talento que podem se tornar estelas.

      Miami tem um time com vários role players que já passaram dos 23 anos. E com o CAP engessadissimo .

      E eu fiz essa ressalva. Miami tem um ótimo técnico, bons profissionais na franquia e que pode reverter esse quadro, mas pensando na data de hoje, vejo o Miami mais longe de uma disputa. Enfim, precisaria resgatar meu texto talvez. Mas muita gente concordou. E era sobre a situação do Heat, e não sobre o Suns.

      Concordo que se os elencos fossem trocados o Miami ganharia mais jogos imediatamente. O Suns é um lixo. Ninguém por aqui critica mais o Suns do que eu.

      • Paulo Henrique

        Suns tbm tem mais moeda de troca, pode até trocar a pick desse ano por uma estrela se quiser arriscar tudo (bem improvável), vários jovens como JJ, Bridges, Warren, etc. Heat tá cheio de contratos ruins, tem q ser muito generoso pra alguém trocar por eles

  • xmaah

    Será que valeria a pena pro Suns trocar JJ/Ayton/Warren/Johnson/Bender? Pela quantidade de derrotas eles vem fácil pra First Pick. Poderiam oferecer um pacote ao Pelicans pelo Jrue+Davis e tentar o Rozier+Zbo.

    Jrue – Booker – Oubre Jr – Davis – Zion
    Rozier – Crawford – Bridges – Zbo – Holmes

    • Diego Costa

      Pro Suns vale a pena, pro Pelicans a troca se torna um assassinato, um assalto, um estupro e tudo de ruim possível.

      • xmaah

        Não seria tanto embora Suns teria que abrir mão de umas picks futuras nessa negociação.

      • Elinho

        Não acho TD isso q vc disse. É todo esse pacote por 1 ano de Davis. Apesar de passar mta vergonha termina o tank esse ano e ano q vem se consolida como time MT promissor. E só olhar o q fez os 76s.

        • Diego Costa

          1 ano de Davis e mais 2 de Holiday que é um grande jogador tbm, isso é um pacote justo pelos 2???

      • Lucas Callado França

        Estupro com areia!

    • Lucas Borges

      Zion de C?

  • Gustavo

    Situação bem ruim a do Suns, nem consigo explicar o pq de um desempenho tão ruim. Só o que me vem a mente é o técnico, pq talento eles tem, pode n ser o melhor young core da liga, mas um técnico bom faria esses mlks brigarem pela vitoria, só olhar o que o Kings ta fazendo. N tem raça nesse time e muito menos tática, eles parecem perdidos em quadra.
    Pessoal fala bastante da falta de interesse do Ayton na defesa, mas isso passa muito pelo que o técnico exige dele nessa parte tbm. Esse tecnico é muito fraco.

  • Diego Costa

    Próximo passo da franquia – Ter a first pick e deixar o Zion passar no draft. Suns é uma vergonha de planejamento, o time perde simplesmente por ser ruim e não por estar no tank. Não vou negar que eu achava a escolha do Ayton aceitavel, apesar de sempre ter achado o Luka o melhor de todos. Hoje vejo que tô erradissimo, Ayton é uma vergonha jogando basquete, a dedicação dele é uma coisa bizarra, qualquer Center mais ou menos faz a festa contra o Suns. Noel,Zizic são alguns. Contra os tops não preciso falar nada. Diferença entre os 2 é grotesca.

    Aí pra completar você troca o Zhaire pelo Bridges, trás o Ariza e depois manda pro Wizards. Pelo menos o Oubre está bem, mas o JJ que era pra ser o futuro da franquia, acaba sendo prejudicado pelo entupimento de alas que existe no Suns. Situação triste, creio que ano que vem será a última chance do time voltar a ter sua dignidade pelo menos, nem que seja pra ter umas 33-35 vitórias e jogar duro. Caso contrário, o futuro será tipo o do Kings pós 2006.

  • Druid

    Deve ser triste o momento pros torcedores de Arizona. As duas principais ligas de esportes do país têm como pior time, um time de Arizona.
    PS: Não sei nada sobre NHL e MLB

    • Playoffs Neném

      Diamondbacks tinha um bom time temporada passada e retrasada. Na retrasada foi a playoffs.

  • Thomazbrasil

    Pois é Booker, só fazer cesta não é a parte toda do jogo, não é?

  • Marcelo Desoxi

    Acho que o que falta mesmo é pegar o gosto pelas vitórias.
    Não sou o maior fã do Booker, mas não dá para negar que ele tem bola. Ayton também é um ótimo jogador já na primeira temporada, deve evoluir bem mais – se essa poha não for gato mesmo – , apesar da defesa. JJ também mostra seus momentos e ainda tem um certo teto. Acho o Oubre superestimado, mas também não é um mal jogador. Acredito que um Guard de respeito, uma enxugada nesses SF’s e um choque para os caras acordarem já coloque o time pelo menos em uma situação onde possam competir com equipes medianas.

    Kings era tido como a pior franquia da liga, agora estão aí até brigando por offseason. NBA é ciclo.

    • Igor Dourado

      Deandre “cara de tiozão” Ayton!

    • Lucas Callado França

      Tenho uma dúvida. Primeira temporada do Ayton é do nível da primeira do Okafor? Parece-me que sim, até diria que a primeira do Okafor foi melhor….

      • Marcelo Desoxi

        Eu diria que níveis semelhantes. Okafor tinha mais oportunidades para pontuar, que é o seu forte. Ayton pega mais rebotes e pontua com mais eficiência.

  • xmaah

    Praticamente duas First picks que poderiam ter sido Doncic+Zion olha esse Suns rs

  • Jeronimo Gomez

    Absurdo um time ficar 3 anos na ultima posicao e ainda assim poder ser premiado mais uma vez com o pick 1 do draft, a nba deveria ter algo como se em 3 anos voce fica nas ultimas posicoes a sua posicao no draft cairia, é o verdadeiro premiar a incompetencia.

  • Jefferson Cavalcanti

    Vai tomar no cu Sarver.

  • Daniel Tavares

    Após o fiasco no começo da temporada, Booker já aceitou que seria melhor o tank. Essa é uma situação inédita, mas não inesperada: vão tentar mais uma vez melhorar o elenco com uma first pick

    E o GM com isso?
    Quer tentar dar mais uma chance até a próxima temporada. Ver se conseguem fazer funcionar os talentos que têm em mãos.Caso não haja reação, preparem-se para o rebuild.

    E Booker, Ayton, o tecnico, etc?
    Devem ter sido convencidos sobre essa última tentativa. Tentando pensar no futuro ao inves do agora. Mas não esperem que eles continuem por aqui caso deem merda.

    E a torcida?
    Bom, eu irei manter as esperanças por esse possível plano. Se não der certo…. não sei

  • Doug

    Bicho, tinha que cair p a G-league esse time. Numa boa. Ia ser até bacana uma coisa desse tipo a ser melhor desenvolvida, viu. Os últimos colocados caírem para a G-league ou algo do tipo. O tank descarado teria um custo maior para as franquias, que precisariam calcular melhor seus riscos…humilhação por humilhação, ninguém mais está ligando, qdo perder se torna uma obstinação e parte de um projeto…

    • Guy de Lombard

      Acho que o Suns já passou dessa etapa, a intenção não era tankar. Mas essa é a punição por fazer tank sem projeto, o time não sabe mais como vencer. Daqui a pouco o Booker pede troca e o ciclo se reinicia, com ou sem Zion.

      • Doug

        Eu me referi aos Suns especificamente, mas o raciocínio se aplica a qq equipe que se comporte de tal maneria na liga. Realmente, eu acho que no fim da temporada isso (troca do Booker) já deverá ser ao menos um rumor, se não conseguirem formar um time no mínimo competitivo…se nem o Davis, que era uma sumidade em NO não aguentou mais, imagine o Booker, que ainda é muito jovem e já demonstrou uma personalidade forte…

  • Leo R.

    Analisando apenas os nomes dos times, esquecendo suas campanhas, é estranho pensar que hoje o Suns tem a pior campanha da Liga.

    Comparando os rosters, poderiam estar tranquilamente na frente de nomes como Knicks, Cavs, Hawks e Grizzlies e possivelmente no mesmo patamar de Pelicans, Mavs e Heat.

    Fica o questionamento do que deu tão errado esse ano para franquia.

  • Brockbell

    É vergonhoso, a franquia realmente não consegue estabelecer uma filosofia, empolgar seus jogadores e torcedores.
    Mas sabe de uma, vendo que o time tem essa filosofia encardida, e não consegue sair da lama, se tem um ano para o Tank é esse. Tem 3 monstros para se draftar esse ano. Zion, Barret e Ja Morant.
    Se o Suns adquirir um desses 3, principalmente Zion, e não conseguir ser um time no mínimo de offs, eu desisto de ter esperança nessa franquia. Me desculpem os torcedores.
    Melhor demitir assistentes e os técnicos e ir atrás de assistentes do Spurs, como Becky Hammon e tentar estabelecer uma filosofia. O Spurs vem desde 97 em offs seguidos, já passou da hora ein Suns.