Técnico finlandês exalta Markkanen no Eurobasket: “Pode atingir nível de Nowitzki”

O torcedor do Chicago Bulls ganhou motivos de sobra para sorrir com as primeiras rodadas do Eurobasket. O novato Lauri Markkanen tem sido um dos destaques do torneio continental, liderando a seleção da Finlândia à classificação para as oitavas-de-final. O técnico da equipe, Henrik Dettman, comandou o ídolo Dirk Nowitzki no início de carreira e vê sentido nas crescentes comparações entre ambos.

“Eu não preciso dizer quão especial Lauri é. Você pode ver isso em quadra. Sempre digo que não é justo compararmos seres humanos diferentes, mas existem muitas similaridades com Dirk mesmo. Seu talento está comprovado. A única coisa que eu não sei é se Lauri tem o mesmo empenho e ética de trabalho de Dirk”, analisou o experiente treinador, que comandou a seleção alemã entre 1997 e 2004.

E se a postura do jovem em relação ao desenvolvimento de seu jogo for a mesma de Nowitzki? Então, Dettman aposta que o Bulls tem um craque em mãos. “Se ele tiver o mesmo empenho, a mesma ética, e manter-se saudável, Lauri pode atingir o nível de Dirk. Definitivamente, vai. Ele possui a habilidade técnica, velocidade e compreensão de basquete. É um jogador brilhante e natural”, garantiu.

Em quatro jogos no Eurobasket, Markkanen acumula médias de 22.5 pontos e 7.3 rebotes por partida. Ele é o terceiro maior pontuador e décimo melhor reboteiro do torneio até o momento. Com três vitórias, a Finlândia ainda pode terminar o grupo A na segunda posição – à frente das seleções grega e francesa.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Enzo Soares

    EMPOLGOU

  • Michel Moral

    Falaram/falam isso do Porzingis e agora o Markkanen.

    Daqui a pouco, Dirk vai ser a maior referência da história da liga, maior do que MJ. Até então, só se ouvia que “Penny Hardaway é o novo Jordan”, “Kobe Bryant é o novo Jordan”, “Vince Carter é o novo Jordan”, “LeBron James é o novo Jordan”, “Andrew Wiggins é o novo Jordan”…

    Agora com o espaçamento de quadra e o aprimoramento do chute nos jogadores de garrafão, é só surgir um bom talento das posições 4/5 que já viram o “novo Nowitzi”.

    Nem vejo tanto problema nisso, mas a verdade é que na prática cada jogador tem sua história. Aí o treinador já trás a questão “ética” para a conversa… É atropelar demais as coisas. Vivemos numa época diferente.

    Pô, o que o Nowitzki significa para o basquete é algo quase sobrenatural. Essas comparações não levam a absolutamente nada.

    • pedrokadf

      Mas ele foi bem cauteloso na suas declarações ” Sempre digo que não é justo compararmos seres humanos diferentes, mas existem muitas similaridades com Dirk mesmo ”
      Acho valido desta forma, acho q é uma motivação a mais para o jogador, oq não pode ocorrer e se tornar um fardo para o atleta !!

    • Gabriel De Oliveira Meira

      Acho que tem relação a comparação por serem europeus…

    • Alex Alves

      Só teve um erro Andrew Wiggins era o novo Lebron melhorado rsrsrs.

  • Vitor Martins

    Todo pivô branco que arremessa bem é comparado com o Dirk, não tem como! rs

    Mas me surpreendeu! É um jogadoraço! Pelo menos no basquete FIBA, vamos ver se consegue render na NBA. Tava vendo Finlândia x Islândia agora e é impressionante como ele chama o jogo. E isso com 20 anos. Aqui no brasil chamam jogador de 26, 27 anos de jovem, e quando tem um jovem (de verdade) se destaca ele não ganha minutos e nem confiança. Markkanen jamais seria um jogador brasileiro, primeiro pq tem ótimos fundamentos (coisa rara aqui) e depois que se brilhasse num time com essa idade contratavam um americano ou um veterano mais ou menos pra jogar no lugar dele.

  • DirkMito-Lucas

    Dirk é um Markkanen envelhecido! E tenho dito

    • Melo#MARCINHOS2RUEDA

      Tu vai no hype de qualquer jogador…até do lemar

      • L.A Pride

        Mas tb o maluco torce pro Dallas kkk só Smith Jr salva, esse sim é pica

  • Walter C Cia Bartels

    Esse também já foi o novo Dirk: https://www.basketball-reference.com/players/t/tskitni01.html

    O genial Nikoloz Tskitishvili !!!

    Não estou dizendo que o Markkanen vai ser isso ou não, só estou lembrando como essas comparações podem ser bizarras…

    • Vitor Martins

      Mas quando o Makkanen tava no Draft era não era o “novo Dirk”, era o Channing Frye Branco! Ele tá superando e muito as expectativas até agora.

  • Gabriel S Monteiro

    Calma lá, Dirk é um mito, vamos com calma! hahaha

  • Dream Shake

    Não sei se o Markkanen vai ser tão bom ou não quanto o Nowitzki, mas com certeza qualquer jogador branco que arremessa bem de fora já é comparado ao Dirk kkkkkkk

  • Thiago26-NBA

    Em quatro jogos já fazem essa comparação? Caramba rs

  • L.A Pride

    Não força..

  • TRUETHIAGO

    Não vi esse exagero todo, de fato o garoto possui algumas características similares em seu jogo. Daí a chegar ao nível genial do Alemão, obviamente, existe uma distância enorme a se percorrer. E ele mesmo cita na parte do empenho, ética de trabalho, poderia ter acrescentado inteligência tática, QI de basquete, enfim, vai muito além da parte técnica ou do talento bruto somente.

    Só por curiosidade, fui até conferir os números do Dirk no primeiro EuroBasket dele, em 1999 na França, com apenas 21 anos: 15,2 PPG / 3,8 RPG.