Técnico finlandês exalta Markkanen no Eurobasket: “Pode atingir nível de Nowitzki”

O torcedor do Chicago Bulls ganhou motivos de sobra para sorrir com as primeiras rodadas do Eurobasket. O novato Lauri Markkanen tem sido um dos destaques do torneio continental, liderando a seleção da Finlândia à classificação para as oitavas-de-final. O técnico da equipe, Henrik Dettman, comandou o ídolo Dirk Nowitzki no início de carreira e vê sentido nas crescentes comparações entre ambos.

“Eu não preciso dizer quão especial Lauri é. Você pode ver isso em quadra. Sempre digo que não é justo compararmos seres humanos diferentes, mas existem muitas similaridades com Dirk mesmo. Seu talento está comprovado. A única coisa que eu não sei é se Lauri tem o mesmo empenho e ética de trabalho de Dirk”, analisou o experiente treinador, que comandou a seleção alemã entre 1997 e 2004.

E se a postura do jovem em relação ao desenvolvimento de seu jogo for a mesma de Nowitzki? Então, Dettman aposta que o Bulls tem um craque em mãos. “Se ele tiver o mesmo empenho, a mesma ética, e manter-se saudável, Lauri pode atingir o nível de Dirk. Definitivamente, vai. Ele possui a habilidade técnica, velocidade e compreensão de basquete. É um jogador brilhante e natural”, garantiu.

Em quatro jogos no Eurobasket, Markkanen acumula médias de 22.5 pontos e 7.3 rebotes por partida. Ele é o terceiro maior pontuador e décimo melhor reboteiro do torneio até o momento. Com três vitórias, a Finlândia ainda pode terminar o grupo A na segunda posição – à frente das seleções grega e francesa.