Depois de perder o primeiro jogo semifinal, o Oklahoma City Thunder não deu chances ao Memphis Grizzlies nessa terça-feira. Jogando novamente diante de sua torcida, o Thunder venceu por 111 a 102 e empatou a série playoff em 1 a 1. As duas equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado, dia 7, às 18 horas (horário de Brasília), desta vez em Memphis.

O primeiro quarto da partida foi dominado pelo time da casa, que mostrou uma defesa muito consistente, principalmente no garrafão. Zach Randolph e Marc Gasol, que deitaram e rolaram no jogo 1, penaram no período. Juntos, eles tentaram sete arremessos de quadra e converteram apenas um. O Thunder, apesar de ter cometido sete erros, teve um aproveitamento de 62.1% nos arremessos (11 acertos em 18 tentativas) e abriu vantagem de 11 pontos no placar: 28 a 17.

Nos primeiros seis minutos do segundo período, o Grizzlies equilibrou as ações e conseguiu diminuir a diferença para três pontos. Na sequência, o Thunder voltou a folgar no marcador após duas cestas do ala Kevin Durant. O time de Oklahoma levou um susto no final do período, quando o ala-pivô congolês Serge Ibaka saiu de quadra e foi direto para os vestiários com uma lesão no joelho esquerdo. O primeiro tempo da partida terminou com o Thunder vencendo por 54 a 44.

No terceiro período, mesmo sem Ibaka, a defesa do time mandante no garrafão continuou forte. Randolph, bem marcado por Nick Collison, não acertou nenhum dos três arremessos que tentou. Quem se destacou no setor ofensivo do Grizzlies foi o reserva OJ Mayo, que anotou 11 pontos. Do outro lado, Durant marcou 12 dos 22 pontos da equipe de Oklahoma no período. O Thunder foi para o último quarto com uma vantagem de oito pontos: 76 a 68.

Os anfitriões começaram o período final dispostos a definir o resultado, tanto que, nos primeiros cinco minutos, fizeram 18 a 6 e abriram 20 pontos de vantagem. Os reservas Eric Maynor e James Harden anotaram 16 desses 18 pontos. A dois minutos do fim, Ibaka sentiu uma lesão no tornozelo direito e deixou a quadra. O time de Memphis ainda tentou reverter o prejuízo, chegando a diminuir a diferença para seis pontos, mas o Thunder não permitiu a reação dos visitantes.

Kevin Durant foi o cestinha da partida, com 26 pontos. O armador Russell Westbrook marcou 24 pontos e distribuiu seis assistências. Destaque também para dois jogadores que vieram do banco de reservas. James Harden anotou 21 pontos e Eric Maynor marcou 15.

O principal jogador do Grizzlies na partida foi o armador Mike Conley, que anotou 24 pontos e distribuiu oito assistências. Zach Randolph marcou 15 pontos (11 deles em lances livres) e pegou nove rebotes. O detalhe é que ele acertou apenas dois arremessos de quadra em 13 tentativas. O espanhol Marc Gasol conseguiu o duplo-dígito: 13 pontos e dez rebotes.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.