Tom Thibodeau: “Graças a Deus, nós temos Jimmy Butler”

A grande temporada de Jimmy Butler teve mais um capítulo importante nesta quinta-feira. O ala-armador liderou a vitória do Chicago Bulls (sem Derrick Rose) sobre o New York Knicks com 35 pontos, quebrando seu recorde de pontuação pela segunda vez neste ano. Após a partida, o treinador Tom Thibodeau deu sequência aos constantes elogios que tem feito ao melhor atleta da conferência Leste em novembro.

“Tudo o que posso dizer é que, graças a Deus, nós temos Jimmy. Não dá para exaltá-lo o bastante. Ele acerta arremessos importantes, defende bem, vai à linha do lance livre, cria jogadas, joga duro e é voluntarioso”, listou o técnico, que já havia dito considerar o jovem comandado um “astro” há poucas semanas.

O veterano Pau Gasol é um dos recém-chegados ao elenco do Bulls e está aprendendo a atuar com Butler nas últimas semanas. O ala-pivô, que atuou com alguns dos maiores astros da liga, vê o novo companheiro em um momento iluminado. “Jimmy está jogando extremamente bem, com muita confiança e agressividade. Ele faz tudo certo a cada jogo nos dois lados da quadra”, avaliou o espanhol.

Considerado um prospecto “menor” e subestimado ao longo da carreira, o ala-armador vem de origens muito humildes e sempre fugiu de rótulos de grandeza. Seu objetivo é ser um jogador de elenco, campeão e uma liderança pelo exemplo. Por mais que as atuações recentes sugiram que seu futuro seja maior do que planeja, ele não muda de postura e tenta manter os pés no chão.

“Eu não quero ser um astro. Só quero ser um coadjuvante em uma equipe muito boa. Meu trabalho é fazer o que o time precisar: pontuar, pegar rebotes, passar, defender. Estou de acordo em pontuar neste momento, se for o que precisamos. Nunca fui o melhor jogador do meu time e é provável que nunca seja, mas sempre trabalhei muito e não desisti de mim mesmo. Este sou eu”, cravou o agora titular absoluto do Bulls.

Em 23 partidas disputadas na atual campanha, Butler registra médias de 21.5 pontos, 5.8 rebotes e 3.4 assistências em 39.8 minutos por jogo. Ele será agente livre restrito ao término da temporada e, ao que tudo indica, Chicago vai ter que desembolsar mais do que os US$11 milhões anuais que ofereceu na última offseason para garantir sua permanência.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Luiz

    Jimmy patrão D Rose funcionário

  • AlexT-Wolves

    O Bulls tem sorte que o Butler provavelmente não pedira um contrato maximo ( Eu pediria e acho que ele merece).

  • pedrokadf

    Tom está certíssimo, o mlk vem jogando muito, cresceu bastante, já era um grande marcador, agora um grande marcador d pontos, pode agradecer o Gasol tbm Tom, Pq se for depender de noah que já tinha o arremesso mais ridículo da NBA (junto com Shawn Marion) está ridículo tbm nessa temporada nos outros fundamentos, rose se preservando fisicamente pra ter uma boa aposentadoria, Nikola Mirotić o novo dirk do Paraguai não vingou…
    doug mcdermott machucado, etc.. Enfim, butler e gasol, os caras do bulls nessa temporada !!

    • LUlão

      Mirotic ainda não vingou…
      vc é um brincalhão como diz o Neto. O cara é reserve e mesmo assim tá jogando bem demais, até melhor do que muitos imaginavam.

    • Big Bull

      Torcedor do Heat, um dos poucos que sobraram, quer comentar sobre o Bulls e dar pitacos… vai cuidar da piada que se tornou o seu time.

      Aliás, se assistisse MESMO aos jogos do Bulls saberia que o Mirotic ta jogando um bolão. Mas deve ser ressaca. Afinal, teu time sem panelinha volta a ser irrelevante.

      • Will-bulls

        Ele quis ser polêmico… só pode!!!

      • Falar as coisas sem saber é fogo, Mirotic tá jogando um bolão, pelo tempo de quadra que ele tem ele ta jogando muito, Doug ta devendo mesmo mas agora se machucou.

    • Will-bulls

      pedrokadf, o Mirota não é o Dirk, mas tá ajudando bastante os Bulls. Qnt Rose, por enquanto o time não precisa dele.

      • pedrokadf

        só falei isso Will-bulls, sobre ”novo dirk” pq muitos pintaram isso, e na verdade passou bem longe de dirk…
        o time vem jogando bem sem rose, acho que o bulls não precisa dele

    • pedrokadf

      Até melhor que muitos imaginavam LUlão ? Pintaram o cara como novo dirk… até agora não passa de um razoável reserva…
      por isso não vingou, para quem (Mirotic ) iria chegar arrebentando como MUITOS diziam, não passar de um razoável jogador ..
      Big Bull, meu time realmente caiu bastante de rendimento, as contratações não deram certas, eu já assisti alguns jogos do bulls, é apenas minha opinião…
      Meu time tornou irrelevante assim como o Bulls sem jordan, então menos, que a freguesia nos últimos anos é do bulls, com Rose sendo o cara do time, vcs vão ficar mais alguns anos sem títulos, jogador sem personalidade

      • 1º – James Ennins novo Kevin Durant.

        2º – Você não tem credibilidade nenhuma pra vir falar o que o Bulls precisa ou não precisa pra ser campeão, vai cuidar do seu time e da campanha negativa dele, e eu acho que não precisa de personalidade pra jogar basquete.

        • pedrokadf

          quem falou isso ? kkkkk eu q ñ fui…
          e quem tem credibilidade pra falar então ? Vc kkkkk
          Paraaaaaaaaaaaa
          Vai dormir kkk

  • lucas couto

    ta monstro o butler essa temporada envoluiu demais ta jogando muito. falta do o bulss se ajustar coletivamente ainda nao achei o noah na temporada. que nem eu falo sem defesa nenhum time e campeao de porra nenhuma da NBA vide o pistons que tinha uma defesa monstra quando foi campeao !

  • Will-bulls

    Tá jogando muito. Esse jogador vai colher coisa boa no futuro… demonstra muita vontade e humildade. Já é brutal a evolução. O cara ta fazendo bonito dos 2 lados da quadra.

  • MitODEN

    Nossa, quando foi q o Butler passou de um bom defensor para um top scorer do time que eu nem vi? Pra mim sem duvidas é o MIP da temporada..

  • Levi Junior

    Graças a deus eu tenho ele no Fantasy , sempre foi um jogador excelente na defesa , e esse ano está sendo excelente tb no ataque , pelo que tem acontecido na liga ultimamente , ele merece um contrato maximo com certeza , Hayward , Thompson , ganharam um , e Butler é melhor que os dois !

  • Essa é pra quem falava que Harrison Barnes e Dion Waiters são melhores do que ele.

    • Zack Batista

      Verdade, Alisson!! Rolou uma discussão aqui, um tempo desses, sobre quem seria o melhor: Barnes ou Butler. A grande maioria, na ocasião, defendia q Harrison era melhor.

      Até acho o ala do Warriors um belo jogador, sem dúvidas, mas sempre vi o Jimmy acima dele.

  • Butler está chutando traseiros nessa temporada, ontem jogou demais!! Tá chamando a responsabilidade, jogando com confiança, sério candidato a jogador que mais evoluiu na temporada…

  • Marcelo

    Butler vem salvando o idiota do TT. Mestre Pedro, nao se preocupe. Existem pessoas que nao entendem o que lêem. O sr. Falou corretamente. Mirotic, e um dos que serao o futuro, mas ainda nao deslanchou. Hoje no tenessee, jogou sua melhor partida. Mas o ídolo de alguns fez menos pontos na temporada que o butler em duas noites.

  • danielzera

    J.Butler é o novo S.Pippen do Bulls. rs

  • Oshiro

    Jimmy Butler mito!
    Agora alguém sabe me dizer do Tony Snell?

    PS.: #HeatLifer