Top 10 – Alas-armadores underrated

Nas últimas semanas, o Jumper Brasil divulgou duas listas de armadores. A primeira, dos dez mais subestimados. Depois, as dos mais supervalorizados. Hoje é a vez dos alas-armadores menos valorizados. Então, segue o jogo.

10- J.J. Redick (Los Angeles Clippers)

J.J. Redick 3

O ala-armador J.J. Redick é um excepcional arremessador de longa distância (40% de aproveitamento na carreira), mas passou os seus três primeiros anos no fundo do banco do Orlando Magic. Assumiu sua verdadeira posição — começou como armador principal — e, de lá para cá, ganhou espaço. Quando chegou ao Los Angeles Clippers, virou titular. Fez em 2014-15 a sua melhor temporada, com 16.4 pontos.

9- Leandro Barbosa (Golden State Warriors)

Leandrinho Barbosa

O brasileiro Leandro Barbosa já foi eleito o melhor reserva da NBA, em 2007-08 quando ainda jogava pelo Phoenix Suns. Lesões aqui e ali fizeram com que Leandrinho caísse ao ponto de pensar em desistir da NBA. Mas ele deu a volta por cima com o título pelo Golden State Warriors, mesmo sendo pouco utilizado. 

8- Gerald Green (Miami Heat)

Gerald Green 2

Mascarado para alguns, Gerald Green começou sua carreira no Boston Celtics com uma explosão incrível, que lhe rendeu um título no torneio de enterradas. Mas Green desapareceu após passar por quatro equipes em dois anos e foi jogar na China. Lá, ele encontrou um arremesso de três bastante confiável e o New Jersey Nets ofereceu uma oportunidade. É bem verdade que Green ainda passou por outros dois times até chegar quase de graça ao Miami Heat, onde deverá ser o principal reserva.

7- Courtney Lee (Memphis Grizzlies)

Courtney Lee

Em sete anos de carreira, Courtney Lee atuou por cinco equipes. Não que ele tenha sido um desastre, mas Lee sempre foi moeda de troca por conta de uma boa defesa, um arremesso decente (38.5% de aproveitamento nos três pontos na carreira) e um salário compatível para negociações.

6- O.J. Mayo (Milwaukee Bucks)

O.J. Mayo

Agora com 27 anos, O.J. Mayo chegou ao basquete profissional como um potencial astro. Foi muito bem em seu primeiro ano no Memphis Grizzlies, mas caiu de produção na segunda temporada e a situação piorou ainda mais quando perdeu a titularidade. No entanto, Mayo é um bom arremessador de longa distância e consegue pontuar com muita facilidade em pouco tempo de quadra.

5- Arron Afflalo (New York Knicks)

Arron Afflalo

Após uma rápida passagem pelo Portland Trail Blazers, Arron Afflalo chega ao New York Knicks com um compromisso de dois anos. Assim como em toda a sua carreira, ele não terá um salário salgado e consegue contribuir bem dos dois lados da quadra. Ótimo arremessador, Afflalo possui quatro temporadas convertendo ao menos 40% de três.

4- Monta Ellis (Indiana Pacers)

dal_u_ellis_600x400[1]

Quantos jogadores tiveram média acima de 20 pontos por três anos consecutivos e nunca foram convocados para o Jogo das Estrelas? Não consigo me lembrar de outro nos últimos anos, exceto Monta Ellis. Vai para o quarto time na carreira e certamente será um dos cestinhas do Indiana Pacers. 

3- Tony Allen (Memphis Grizzlies)

Tony Allen

Nenhum jogador de perímetro defende melhor que Tony Allen. O ala-armador do Memphis Grizzlies nunca foi lá muito chegado ao ataque, mas seus adversários o odeiam quando são marcados por ele. Este vídeo resume bem o que Allen faz (dentro de quadra).

https://www.youtube.com/watch?v=c6dM2_cG9bM

2- Danny Green (San Antonio Spurs)

Danny Green

Danny Green começou sua carreira aparecendo pouco (ou quase nada) no Cleveland Cavaliers. Foi parar na D-League, mas os olheiros de Gregg Popovich estavam atentos e indicaram o jogador ao San Antonio Spurs. Em seu primeiro ano, fez figuração no banco, mas a partir daquele momento, explodiu e já contabiliza quatro anos seguidos com pelo menos 40% de aproveitamento nos arremessos de três. Seus números, friamente analisados, não assustam muita gente. Mas dê uma olhada como ele se apresenta em quadra e vai notar o quanto ele defende bem. É um Tony Allen, só que com arremesso.

1- Wesley Matthews (Dallas Mavericks)

Wesley Matthews

Quando começou no Utah Jazz, Wesley Matthews tinha acabado de passar batido pelo draft. Sim, ninguém o escolheu em 2009. Ele só garantiu uma vaga na equipe depois de mostrar serviço nas Ligas de Verão. Após a troca de Ronnie Brewer, ele virou titular e, de lá, ganhou uma chance no Portland Trail Blazers, onde brilhou na defesa e nos arremessos de longa distância.

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • JoaoFJ

    Ellis na lista é um absurdo

    • Renan Domok

      O fato de o cara ter mais de 20 ppg por anos seguidos e nunca ter ido para o ASG torna ele underrated, na minha opinião. Mas eu o colocaria em decimo.

      • JoaoFJ

        O cara não defende e não passa a bola. É obrigação dele fazer 20 pts

        • Renan Domok

          Quem vê pensa que é fácil fazer 20 pontos num jogo de NBA…

          • JoaoFJ

            Não to falando que é fácil, só acho q para um cara talentoso como ele só pensar no jogo dele é um absurdo ele ser under

  • ANDRÉ LÉO HAWKS

    concordo com o matthews em primeiro …

  • Guido

    Courtney Lee nº 1

    • Guido

      Subestimado até na lista dos subestimados…

      • Renan Domok

        Está parecendo o Vasco…

  • Renan Domok

    Grande parte dos SG underrated são especialistas defensivos, ou seja, nenhuma franquia se preocupava tanto assim com defesa de perímetro nos últimos anos. Agora, com essa “popularidade” de strech four e small ball, esses caras acabam ganhando espaço. Por exemplo, Courtney Lee e O.J. Mayo poderiam, facilmente, serem titulares em outras franquias. Parecido, o Afflalo parece que se achou no Knicks.

    • Gustavo Freitas

      Matou a charada.

  • eu teria colocado o Gerald Henderson nessa lista também

    • GeoHornets

      É isso que ia falar…

    • Gustavo Freitas

      Poderia entrar, sem dúvidas.

  • FelipeB.

    Top 3 pra mim está correto. Ellis eu colocaria na segunda metade. De resto… Mayo e Leandrinho não se encaixam nessa lista na minha opinião.

  • Rodrigo Santos

    Lista muito boa, só colocaria o Redick entre os 5 primeiros

  • Olavo #RipCity #Emerging

    “É um Tony Allen, só que com arremesso” …

    Sei não, Mastô. Acho que deu uma forçada ai …rs. Green é um bom jogador, e um bom defensor também e tal, mas sei lá. Não sei se eu entendi errado, mas pra mim essa comparação foi um pouco exagerada.

    Wes ser o 1º colocado não é nenhuma surpresa. Um dos melhores SG da liga, e que não recebe o reconhecimento que merece.

    Nomes como o de O.J. Mayo não entrariam na minha lista, pois ele é mais uma decepção pra mim. Talento de sobra, cabeça que falta.

    E um jogador que eu encaixaria ai seria o Alec Burks. Passou essa temporada machucado, mas mostrou uma boa evolução nos jogos que eu vi, principalmente nos arremessos de fora. Parece ser um bom Role Player.

    • Gustavo Freitas

      Cara, na minha modesta opinião, ele e Matthews são dois dos melhores da posição e são muito subestimados. A comparação entre Green e Allen é mais para mostrar o quanto eu acho ele bom defensor, mas que também sabe atacar. Green marca de PG a SF na NBA. O que esse cara incomoda, também por conta da envergadura, não tá escrito. Mas, como disse, é apenas opinião.

      Sobre o Burks, concordo. Ele foi cortado da lista final, com o Henderson. Os dois poderiam entrar ali.

  • RafaelRox

    Mayo é uma droga , queria ele no meu time never, hahaha dos outros, J.J Redick e T.Allen são muitos efetivos em seus propositos.

  • Esteferson Matos

    Gostaria de uma mescla, Bola de 3 do GREEN (com a mão calibrada), velocidade do MONTA e marcação do TONY ALLEN (para mim um dos melhores marcadores individuais da liga).

  • Jefferson Jesus

    Levando em conta a lista do Jumper o time de Memphis e o mais subestimado da liga. Seu armador ficou em 1 seu ala armador em 3 e o z-bo e certo que vá figurar na lista de PF.

  • Fabrica de Vassilo

    Eu tiraria o Mayo e colocaria o DeRozan

    • King Cuban

      Derozan é massivamente overrated… Ele é um volume shooter ineficiente como o Rudy Gay…

      • vinícius martins

        mas os dois são atleticos

    • Gustavo Freitas

      Over, over, over. DeRozan é isso que o King falou. Volume ineficiente demais de jogo e não sabe arremessar de longe.

    • Fabrica de Vassilo

      deve ser over mesmo então, por que os poucos jogos que eu vi ele jogou bem e teve um FG razoável.

      • Penso que você tenha levado em consideração seu salário para essa declaração. Nas estatisticas DeRozan realmente tem desempenho pífio (FG%) pra o lugar que ocupa na equipe.

        • Fabrica de Vassilo

          ele deve ser muito incosistente, por que eu assisti alguns jogos muito bons, mas acabei de olhar as estatísticas da ultima temporada, ele acertou 41 % do total, 28% de 3pt, e 42% de 2pt, ele realmente acerta pouco pelo numero que arremessa, perdão pelo vacilo.

  • tiago

    Concordo com o Matthews em primeiro, joga muito e não é reconhecido.

  • Monta Ellis já deveria ter ido ao um all star…

    • Maurilei Teodoro

      Concordo

  • Caio Viana

    Uma lista onde o Monta Ellis não é o primeiro fica embaçado.

    • Gustavo Freitas

      Vai entender. Teve gente dizendo que ele nem aqui deveria estar. haha

      Mas Ellis é muito bom no ataque. Na defesa, tenho minhas dúvidas. Roubar um número elevado de bolas não significa necessariamente que sabe defender. Ele tem velocidade e fica muitas vezes na linha do passe, assim como Rubio. E Rubio defendendo é uma lástima.

      • Rodrigo Santos

        Gustavo vc considera o Korver um bom defensor? Eu penso que ele é um dos mais Underrated Defenders da NBA atual.

        • Gustavo Freitas

          Korver é um defensor razoável, nada além. No ataque, é um dos melhores arremessadores que já vi.

          • Dubnation

            melhor ate q o ray ray?

          • ANDRÉ LÉO HAWKS

            no quesito arremesso sim … agora no geral ray bate com uma certa traquilidade…

          • vinícius martins

            ate o steve kerr foi melhor arremessador

          • Gustavo Freitas

            Tá ali, viu.

      • Michel Moral

        Não querendo criticar a lista, mas realmente Ellis merece um destaque (não que ser o 4º da lista não seja um privilégio). Ele é um dos grandes cestinhas da história do G State e fez uma temporada 14-15 até a metade de um all star (pra mim, se o Mavs teve alguma chance de sucesso na última temporada é por conta do trabalho dele).

        Se PG voltar a ser o que era antes da lesão, as chances de eles fazerem uma dobradinha de peso é muito boa.

        • Tárcio

          Ellis é muito mais jogador que o Wes Mathews. O Mavs perdeu metade do time. É torcer pro dWill renascer.

          • Olavo #RipCity #Emerging

            HAHAHA

  • Rafael Victor

    Não acho que o Leandrinho seja subestimado, acho que tem o status devido depois de todos esse anos na NBA, tá longe dos tempos aureos, mas ainda pode contribuir bem com sua equipe!

  • Vicente Machado

    Concordo totalmente com Mathews em primeiro, bom defensor, bom arremesso. Mas o Ellis eu não acho under de jeito nenhum..Nem acho ele tão over como dizem, apenas acho que ele até agora não jogou de uma maneira que renderia mais para o time, ter ele como Scorer principal não dá, e nem como referência de um time tecnicamente, até porque é um jogador que não defende e sempre teve problemas em passar a bola. Ele cairia muito bem de um 6th man de algum contender, vejo ele contribuindo bem mais desse jeito. Mas as chances de isso acontecer são mínimas já que é um cara que consegue chegar a 20pp e não sabe jogar muito tempo sem a bola na mão, dificilmente iria aceitar um papel de 6th..

  • Tárcio

    Acho que o Mavs vai chorar muito a saida do Ellis.

    • Bruno Ribeiro-76ers

      Concordo contigo… Não é nenhum FP mas o pessoal exagera, e muito, quando chama ele de peladeiro…

    • King Cuban

      Depois do fim da temporada passada duvido…

  • Gustavo Almeida

    OT

    Podiam fazer um post pra NFL rsrs

    • Gustavo Freitas

      Não somos bons nisso. hahaha. Agora, se for falar de beisebol, to nessa.

    • Olavo #RipCity #Emerging

      Tem meu apoio hahaha

    • Rodrigo Santos

      Tem vários sites brasileiros sobre NFL cara. Deixa o Jumper na dele que está ótimo rs…

  • Maurilei Teodoro

    O Monta Ellis e o Wesley Matthews acho que são os melhores da lista. Realmente são pouco valorizados.

  • robertolakers

    Acho que Ellis e Allen deveriam estar a frente de green.

  • Vinicius Ribeiro

    Wesley Matthews COM ESSE SALARIO É DESVALORIZADO KKKK

  • THE BULLS23

    Fui procurar esse imitador na internet e ri demais.

    https://www.youtube.com/watch?v=DBYXjrBhrO8

  • Luiz Henrique Santos

    Só no Bucks o Khris Middleton é muito mais underrrated que o O.J. Mayo…