Top 10 underrated – Alas

E seguem as listas do Jumper Brasil. Nas últimas semanas, foram divulgadas as dos armadores e alas-armadores. Hoje é a vez dos alas mais subestimados da liga. 

10- Mike Dunleavy – Chicago Bulls

dunleavy-bulls

Defensor acima da média, Mike Dunleavy é um ótimo arremessador de longa distância e nas últimas cinco temporadas, acertou ao menos 39.9% em quatro delas. Já foi cestinha no Indiana Pacers, mas as contusões acabaram deixando-o perder terreno e foi trocado para o Milwaukee Bucks, onde era reserva. No Chicago Bulls, ele não precisa pontuar tanto para aparecer, até porque ali existem outras melhores opções ofensivas. Mas mesmo assim, consegue contribuir com regularidade.

9- Richard Jefferson – Cleveland Cavaliers

Richard Jefferson

O ala Richard Jefferson tornou-se um andarilho após ótima passagem no antigo New Jersey Nets, até 2007-08. Foi para o Milwaukee Bucks e depois passou por outros quatro times até chegar no Cleveland Cavaliers, onde será reserva de luxo. Aos 35 anos, Jefferson terá provavelmente a sua última chance de tornar-se campeão na NBA.

8- P.J. Tucker – Phoenix Suns

P.J. Tucker

Você sabia que P.J. Tucker possui apenas quatro temporadas na NBA? Aos 30 anos, o ala foi para a D-League, rodou a Europa, e voltou em 2012. Tucker é um excepcional defensor, sabe arremessar dos cantos da quadra e é a alma do Phoenix Suns. Se não acredita, assista a uma partida da equipe e vai entender do que estou falando.

7- Jae Crowder – Boston Celtics

Jae Crowder

Quando jogava no Dallas Mavericks, Jae Crowder fazia algum sucesso vindo do banco de reservas para incendiar o jogo e por conta de suas madeixas. Só que o ala foi trocado para o Boston Celtics, onde teve mais tempo de quadra e conseguiu conquistar a confiança da diretoria o suficiente para garantir-lhe um novo contrato.

6- Al-Farouq Aminu – Portland Trail Blazers

Al-Farouq Aminu

As expectativas sobre o ala Al-Farouq Aminu eram tão grandes que ele foi a oitava escolha do draft de 2010. Porém, o nigeriano demorou a adaptar-se ao jogo da NBA e deixou o Los Angeles Clippers rumo ao New Orleans Pelicans. Ainda precisa evoluir no arremesso de longa distância (27.4% na temporada passada), mas faz bem o trabalho sujo do outro lado da quadra. Terá a sua melhor chance da carreira em 2015-16, no Portland Trail Blazers.

5- Luol Deng – Miami Heat

Luol Deng

Durante muitos anos no Chicago Bulls, Luol Deng foi uma espécie de homem de ferro. Tanto que liderou a liga em minutos jogados por duas temporadas consecutivas. Só que a bola pune. Com todo esse tempo em quadra, Deng sofreu com lesões e chegou a jogar um ano inteiro com os ligamentos do pulso rompidos. Duas vezes convocado para o Jogo das Estrelas, o ala nunca teve tanto reconhecimento por seus serviços prestados. Hoje no Miami Heat, ele é a terceira ou quarta força ofensiva do elenco, mas sua defesa segue impecável.

4- James Johnson – Toronto Raptors

James Johnson

Se você já viu James Johnson jogando, então sabe os motivos de sua presença nesta lista. Esse aqui é underrated com força. Mas só agora, aos 28 anos, terá a oportunidade de jogar duas temporadas seguidas no mesmo time. Johnson é excepcional na defesa, mas encontra problemas para atuar com regularidade e por muitos minutos.  Em 2014-15, ele teve grandes atuações, porém na partida seguinte estava fora da rotação de dez jogadores. 

3- Gordon Hayward – Utah Jazz

Gordon Hayward

Quando você olha para Gordon Hayward, você pensa em qualquer tipo de carreira para o ala, exceto um jogador de basquete. Mas o físico não muito avantajado esconde uma incrível habilidade e uma mentalidade de dar inveja aos astros da liga. Hayward, de 25 anos, é o principal jogador do Utah Jazz e evolui a cada temporada. Tem um salário alto, é verdade, entretanto é difícil imaginá-lo não fazendo jus aos seus ordenados. Fez 19.3 pontos, 4.9 rebotes e 4.3 assistências em 2014-15.

2- Trevor Ariza – Houston Rockets

Trevor Ariza

Quando Trevor Ariza desembarcou na NBA, ele era um mero desconhecido. Prova disso é que ele foi apenas a 43ª escolha do draft de 2004. Na época, ele disse: “Se meu nome fosse Arizovic, eu estaria entre os 20 primeiros”. Ele não mentiu. Ariza teve algumas passagens pouco produtivas, mas foi em 2013-14, no Washington Wizards, que ele se destacou com 180 cestas de três. O ala jogou pelo Houston Rockets em 2009-10, mas retornou ao time na temporada passada e ele obteve 152 roubadas de bola — a maior de sua carreira.

1- Nicolas Batum – Charlotte Hornets

Nicolas Batum

Para alguns, o francês Nicolas Batum não prova com números, a sua verdadeira importância em quadra. Entretanto, basquete não é feito apenas de números. Batum é um dos melhores defensores de perímetro da NBA e sabe fazer de tudo. Está em seu último ano de contrato, o que significa necessariamente que ele terá uma grande produtividade no Charlotte Hornets.

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • FelipeB.

    Concordo com quase tudo, exceto o Deng. Na minha opinião ele ja foi underrated, agora é muito overrated.

  • Paulo OKC

    Acho que o Batum não é nada demais.

    • Zack Batista

      Mas eu o queria no Bulls. Como bem disse o texto, ele faz um pouco de tudo em quadra. Ele ao lado de Butler, defensivamente, seria bem interessante ao time.

  • Matheus Oliveira

    Eu acho o Aminu um jogador beeeeeeem mediano..

    • Dubnation

      mediano pra mto ruim , nada explica ele nessa lista

    • tiago

      Tbm acho mano KKKK

    • Michel Moral

      Acho que ele pode ser uma espécie de Tony Allen. Claro que Allen é um dos melhores marcadores da liga há muito tempo, mas eu digo pelos traços característicos do seu jogo.

      É ruim demais arremessando de longe, mas é bastante razoável quando bate pra dentro. Aliás, ele tem brigado de igual para igual com os pivôs 4 e até mesmo 5 na área pintada. Pega rebotes, dá algumas cravadas e sofre muitas faltas.

      Na verdade ele precisa passar de um bom marcador para um especialista no assunto, para ganhar algum respeito.

  • R15

    Quando Ariza vai pro banco descansar é um caos, defende o perimetro por todos do Rockets, principalmente quando o Beverley não está.

  • Zack Batista

    Ariza tem anel de campeão, né!? Pelo Lakers… Foi muito importante naquele time, principalmente defensivamente.

    • Michel Moral

      Sim. Ariza foi um jogador que desenvolveu seu jogo de forma brilhante, eu diria.

      É hoje um coadjuvante de luxo. Muita gente criticou o Rockets por liberar o Parsons, mas Ariza deu até mesmo um upgrade no time, pelo aspecto defensivo.

  • Felipe ASM

    Para mim o mais underrated aí é o Tucker, considerando os demais eu considero bem acima da média o ariza e talvez o Hayward, já considerando os outros não vejo injustiça na maioria das análises.

  • Rafael Victor

    Hayward tem um sálario alto mesmo, mas o cara é bom de bola! O Ariza era pra ser All-Star! E o Jefferson é daqueles grandes jogadores que nunca tiveram o lobby que muitos jogadores medianos tiveram/tem na NBA e foram/são considerados astros!

  • E pensar que o Trevor Ariza foi um dos maiores rivais do LeBron James no High School jogando por Westchester (escola de médio porte da California). Gordon Hayward de todos os listados é que eu mais gosto pelo fato dele ter crescido na sombra do Andrei Kirilenko e cada ano fica melhor como playmaker.

    Opinião pessoal: Ainda que predomine na lista jogadores: especialistas em defesa + arremesso do perímetro. Vejo jogadores que contribuem bem para seus times a baixo custo como subestimados, exemplo: Jeff Green, Evan Turner e Wilson Chandler.

  • Zack Batista

    Lembrando que hoje tem o primeiro jogo do mundial interclubes entre Real Madrid vs Bauru, às 21:00hs, no ginásio do Ibirapuera. Acho o time do Bauru legalzinho, mas, Real Madrid é o Real Madrid, né!? É só o melhor time da Europa atualmente..rsrs

    Se os espanhóis resolverem mandar um time completo mesmo, e levarem a sério o torneio, vai ser muito difícil o time brasileiro vencer. É difícil sim, claro, mas não impossível, vai que…rsrsrs 🙂

    A equipe de Madrid conta com 8 jogadores q disputaram torneios classificatórios – para a olimpíada – por suas seleções, recentemente, são eles:

    Espanha – F.Reys, Guillermo, Rudy Fernandez, S.Llull e Sérgio Rodriguez;
    Lituânia – Jonas Maciulis;
    Argentina – Andrés Nocioni;
    México – Gustavo Ayon.

    Fora alguns americanos, como por exemplo, o recente contratado J.Taylor(achava q iria firmar na NBA, mas…), vindo do Charlotte Hornets.

    A parada vai ser duríssima… Mas seria ótimo a equipe brasileira vencer ao menos um confronto… Vou torcer muito…rs =D

    • Thiago Legori

      Timaço esse do real Madri. Pelo menos uns 3 jogadores com espaço na NBA

  • Olavo #RipCity #Emerging

    Já é a segunda posição em que aparece um ex-Blazer em 1º lugar. Se o time tivesse um pouco mais de mídia, caras como Wes e Batum nunca seriam esquecidos. Uma pena pra carreira deles.

    E eu não entendi o Hayward estar em 3º nessa lista, indo pela justificativa que o próprio Mastô me deu outro dia, quando eu falei do Bledsoe. Hayward ganha uma bala em salários, talvez não seja tão Underrated hoje, mesmo eu achando que ele ainda seja um pouco.

    • Dubnation

      hoje nao msmo , mais sempre foi

    • Michel Moral

      Pode até ser um motivo, uma justificativa, lá no fuuuuundo… Mas não pode ser o único fundamento. Afinal, para jogadores que recebem muito mais do que valem ou menos do que contribuem podem ser chamados de overpaid ou underpaid. Correto?

      • Olavo #RipCity #Emerging

        Sim, é claro. Particularmente, eu não considero muito o salário que o jogadores receber pra justificar se ele é Under ou Overrated, Em algumas ocasiões, tal jogador pode receber um grande salário por “ameaçar” uma saída do seu time, e ai o time em questão fica sem escolha. Ou paga, ou perde o cara.

        Só levantei isso aqui pois o Mastô tinha dito isso quando eu levantei a ideia do Bledsoe estar na lista.

  • Uncle Drew

    Pra mim James Johnson, pelo q ganha, é o mais underrated da lista. O cara é um monstro na defesa! Pqp! Esse tem aquela a habilidade de “Lockdown Defender”! Tirando aquela bizarrice de tentar se parecer com o Rodman, ficou “lindo” com aquele cabelo vermelho, eu gosto mt do jogo dele.

  • Rodrigo Santos

    Tucker deveria estar entre os primeiros, é o faz tudo em Phoenix. Defende, arremessa para tres(especialmente na zona morta) e ainda anima o banco kkk

    • Daniel Ribeiro

      Concordo! Não acho que Hayward, Ariza e outros que estão na frente dele, sejam mais underrateds

      • Rodrigo Santos

        Hayward nem considero underrated, salario dele é otimo, talvez com o Jazz nos Offs consiga ser convocado para o jogo das estrelas.
        Ariza gosto muito do jogo dele, campeão em LA, é um estilo de jogo parecido com do Tucker, defende muito bem, mas o.Ariza é mais rapido e eficiente.
        Ariza tem um certo reconhecimento no mundo NBA, Tucker não tem quase nenhum…

  • VOLTA D’ANTONI

    Pelo o que o Batum jogou nos ultimos 15 meses ele nem nessa lista deveria estar, quem dirá em primeiro.

    • Olavo #RipCity #Emerging

      Mas pelo que ele jogou em todas as temporadas anteriores, ele merece de longe ser o 1º.

    • Rodrigo Santos

      Concordo, ATUALMENTE ele não deveria mesmo… espero que a lista seja de acordo com a última temporada.

    • tiago

      Atualmente ele vem deixando a desejar mesmo, mas pelo que ele já jogou nas temporadas passadas é com certeza o 1°.

  • jc

    Não concordo como under o Aminu, jogador bem mediano como falou o cara abaixo. Talvez Batum não seja tão under assim, afinal, foi pro Hornets com pompa de principal contratação, sabem da capacidade dele.
    Agora os outros são muito underrateds. Até o Hayward, com seu salário imenso, ainda n tem a devida valorização, muito bom jogador… Johnson, Ariza e Tucker nem se fala. Muito boa a lista.

  • D-WADE

    Só eu que acho o Wesley Johnson underrated pra caramba? O cara ganha um salario mediano/baixo e pode ser um bom 6 homem de vários times atuais

    • Michel Moral

      Cara, eu acho ele mediano/baixo do nível do salário dele rs rs rs rs Até hoje não passou de uma expectiva de um jogador bom. não tem como ser mais do que um role player.

  • pedrokadf

    1° Trevor Ariza
    2° Wilson Chandler
    3° James Johnson
    4° P.J. Tucker
    5° Mike Dunleavy

  • Uncle Drew

    OFF:
    A ESPN Brasil divulgou seus jogos para a próxima temporada da NBA!
    Serão 50 jogos, Cleveland terá a maior quantidade de jogos, 11, depois vem o San Antonio Spurs ,7, Warriors e Bulls,6, Thunder e Miami Heat terão 5 jogos, Lakers terá 3 jogos e Boston Celtics 2 jogos. A novidade é q parece q Charlotte Hornets, Bucks e Magic terão pelo menos 1 jogo transmitido, pq os jogos podem mudar devido a escolhas da ESPN americana.
    Tabela dos jogos: http://espn.uol.com.br/noticia/545673_espn-passa-50-jogos-na-temporada-2015-16-da-nba-veja-quais

  • Hayward pra mim está um pouco acima da condição de subestimado, é um jogador importantíssimo pro Jazz e talvez a grande estrela do time e acho o melhor desses alas no ataque, dos role players da lista o que eu mais gosto é o Ariza, mas o Tucker também é bem eficiente…

    • kaio

      Tucker poderia vir para o meu Spurs fazer o trabalho sujo kkk
      gostei da lista, mas Hayward não deveria estar nela , afinal é acima da média
      em relação aos demais , naõ acho ele underrated, talvez seja coisa de midia mesmo kkk e o Batum é um grande jogador, deve jogar mto nessa temporada no Hornets.

  • THE BULLS23

    Mike Dunleavy é um zero a esquerda no time. Por mim os Bulls trocava ele por qualquer mané.

  • Dubnation

    pra min o Gordon Hayward é o mais

  • RennanLAL

    Batum fez uma péssima temporada, eu discordo dele na posição #1. Deveria ser o Ariza mesmo.

    • Olavo #RipCity #Emerging

      Acho que a lista não é feita em cima da última temporada, e sim pelo talento e, claro, pela falta de reconhecimento que esses jogadores recebem. Batum em 7 anos na liga, 5 deles como titular, fez uma única temporada abaixo da média, justamente essa última. E não foi por conta de queda na parte técnica, Batum sofreu com todos os tipos de contusão durante o ano, desde lesão no punho até lesões no joelho.

      • Rodrigo Santos

        A lista não é feita com base na ultima temporada? Pelo menos deveria…

        • André Gomes

          Deveria por qual razão? o autor se refere ao pouco reconhecimento na carreira desses e não apenas em uma temporada. Não deveria não.

          • Rodrigo Santos

            Esta escrito no subtítulo: Gustavo Freitas analisa os alas menos valorizados do MOMENTO. Na minha interpretação deveria sim…

        • Gustavo Freitas

          Última temporada conta mais, mas a carreira conta muito aqui.

          • Rodrigo Santos

            Valeu.

      • The Real Jay

        Batum é fera e Crowder deveria ta bem acima da sétima, a defesa desse garoto é surpreendente e é uma peça fundamental pro Celtics.

  • Olavo #RipCity #Emerging
    • King Cuban

      Told you

    • Renan Domok

      Bom lugar para ele. Boa sorte.

  • Rodrigo Santos

    Qual reconhecimento o Batum deve/deveria receber? Já é considero um bom jogador pela maioria faz uns 2 anos. Quer o que mais de reconhecimento?
    Batum deve jogar bem no Hornets e conseguir um bom dinheiro na proxima F.A.

  • Michel Moral

    Acho que o Richard Jefferson foi uma grande decepção na NBA.

    Jogava em um time explosivo que contou com um top 5 all time em assists – Jason Kidd – na sua melhor forma, diga-se de passagem.

    Tinha muita qualidade técnica, ganhou espaço em patrocinador (Nike) dividindo holofotes com Vince Carter (que talvez seja o maior vendedor de tênis depois de MJ, com o nike shox). Por tudo isso, eu imaginava um jogador muito mais produtivo. Sempre foi útil, mas nunca foi espetacular como queriam identificá-lo.

    O Jason Richardson, que se aposentou esses dias, foi MUITO melhor do que ele.

  • Vincent Savino

    Batum é subestimado mesmo, as hayward é overpaid.

  • Marcelo Fitzgerald

    O Hayward eu acho um baita jogador so q ele tem q ser mais constante… ele faz partidas d 30 pontos e outras de 5

  • Tárcio

    Faltou citar que o Ariza foi campeão e um dos destaques do Lakers.

  • Vicente Machado

    Ariza é under mesmo, nunca teve o valor que merecia.

  • Lima cavs

    Tobias Harris? Cadê? Demarre Carrol? pra q colocar Jefferson e Tucker?

  • Luiz Henrique Santos

    Ala underrated tá faltando o campeão Andre Iguodala

  • Joab

    Na minha opinião o melhor é o Gordon Hayward.