Karl-Anthony Towns aceita extensão contratual e fica em Minnesota até 2024

Nem tudo é drama e más notícias no Minnesota Timberwolves nos últimos dias. A franquia anunciou neste domingo que o pivô Karl-Anthony Towns finalizou um acordo de extensão contratual prévia e, assim, não vai ser agente livre restrito em 2019. Segundo Adrian Wojnarowski, da ESPN, o vínculo renderá US$190 milhões em salários ao jovem por cinco temporadas, a partir de julho do ano que vem.

“Estou fazendo um novo compromisso com essa equipe, com a mesma empolgação que sentia quando fui draftado. Prometo à torcida, meus companheiros de elenco e organização continuar a visão do homem que recrutou-me, Flip Saunders, e tratar seu sonho de vencer com respeito e dignidade. Obrigado por acreditarem em mim”, celebrou o jogador de 22 anos, em nota oficial divulgada após o anúncio.

A confirmação da extensão com Towns chegou em um momento estratégico para o Timberwolves, que vive uma crise interna após o pedido de troca do astro Jimmy Butler. O timing quase sincronizado das duas importantes decisões apenas ajuda a aumentar os rumores de que o ala-armador reprovava a postura em quadra e tinha uma relação complicada com os atletas mais jovens do elenco.

O contrato assinado pelo pivô está nos parâmetros do contrato “super máximo” da liga. Assim, ele vai ser elegível a embolsar 30% do valor total de uma folha salarial da NBA se alcançar um de três objetivos na próxima temporada: ser eleito para um dos três quintetos ideais da liga – o que já conseguiu fazer na campanha passada –, melhor defensor do ano ou MVP.

Towns foi selecionado na primeira escolha do draft de 2015 e, em três temporadas, consolidou-se como o maior jovem talento da franquia desde o ídolo Kevin Garnett. Líder em duplos-duplos da última temporada (68), o astro registra médias de 21.6 pontos e 11.7 rebotes, além de quase 39% de conversão nos arremessos de longa distância, em 246 partidas disputadas na carreira.

Gustavo Freitas
Gustavo Freitas
Mineiro de Uberaba, é co-fundador do Jumper Brasil e fã do Boston Red Sox.
  • Cavs&KingJamesaondeestiver

    Quase 40 milhas para o primeiro após o draft?? Não está fora do teto não?? NÃO VALE NEM 30 MILHAS….EMBID , PORZINGS E O GREGO SÃO INFINITAMENTE SUPERIORES …WOLVES DESESPEROU APÓS ESTÁ DECISÃO DO BUTLER, só esqueceram que engessar a folha em Tons e Wings não irão os levar nem aos offs…

    • Diego Costa

      Não seja hater dos meninos lobos.

    • Nicolas Dias

      Não está fora do teto, cada conquista individual aumenta o salário que ele é elegível, ser eleito para um dos times ideais da liga dá um tremendo aumento no salário, e ele foi. Ser selecionado para o all star também (se eu não me engano), quanto a ser rookie do ano eu não faço ideia, se alguém souber e puder explicar mais sobre isso eu agradeço. O que eu tenho certeza é a questão de ser selecionado para um time ideal.

      • TRUETHIAGO

        É basicamente a antiga “Derrick Rose Rule”, com algumas pequenas modificações, que está em vigor da CBA de 2017.

        Antes, para um jogador saindo do contrato de rookie ser elegível a esse patamar de “5 anos/30% do cap” ele precisaria ter sido titular em 2 All-Star Games, ou eleito para algum dos times ideais duas vezes, ou ter sido MVP.

        Agora, o jogador precisa entrar no All-NBA Team na sua 4ª temporada (ou em duas das anteriores, por exemplo: no 2º e 3º ano), DPOY (nessa, ou em duas das três anteriores) ou MVP em qualquer destes anos, exceto a temporada de rookie (sim, meio bizarro hahaha). ROY não interfere em nada, seleção para o All-Star também não conta mais.

  • Luiz

    Depois dessa briguinha com Butler é melhor Wiggs e Towns virarem homens e começarem a jogar como FPs, se não vao ser ridicularizados pra sempre. Brigaram com o unico cara que nao era preguiçoso.

  • Beto cargnin

    BeuDeus.

  • Ramon

    Vejo gente falando que ele não vale essa extensão, que o Wolves fez besteira …

    Oq fazer então, Gms de plantão ? Deixar o KAT virar FA e perder não só o Butler como ele tbm ?
    Chega a ser cômico essa linha de raciocínio, Towns é jovem e talentoso, além de já ser um dos melhores da Liga na sua posição, o Wolves fez o certo em mantê-lo e se esse for o preço a se pagar, que seja.

    O real problema é o salário do Wiggins, desde quando ele assinou a extensão todos falavam isso.

    • Igor Neves

      Pagar uma grana absurda pro cara que mal sabe defender? Espera a temporada pra ver como ele se desenvolve. Ele é praticamente o mesmo jogador que entrou na liga alguns anos atrás.

      • Luiz Henrique Moura Matos

        O problema q se não pagar ,outro time pagará ,e vc vai perder um ótimo jogador .

  • Vitor Martins

    Acho o Towns preguiçoso, um dos piores defensores da NBA, pior que o Jokic (o sérvio parece ter uma deficiência muito mais física do que de vontade na hora de defender), e evoluiu muito pouco. Dito isso, Wolves fizeram o certo na queda de braço entre suas estrelas. Adoro o JImmy Butler (como jogador), mas entre um veterano e um cara de 22 anos com o potencial do Towns não tem o que pensar. Ele ainda pode melhorar na defesa, e até Anthony Davis teve uma temporada de estagnação no desenvolvimento (não lembro se era a segunda ou terceira temporada dele que diziam a mesma coisa, que não tinha evoluído como jogador). O preço é alto, mas é o valor do mercado.

  • Marcelo Desoxi

    Butler não é tão bom quanto o Towns, doa a quem doer. E de quebra é mais velho.
    Não vamos colocar o poste mijando no cachorro.

    • Diego Costa

      Vamos fingir que você não escreveu isso.

      • Marcelo Desoxi

        Não precisa fingir, Towns é um legítimo Franchise Player, Jimmy não é um cara para ser rosto de franquia que quer ser postulante.
        Chicago percebeu isso, inclusive.

        Isso é um fato.

        • Vitor Martins

          Entre Towns e Butler é claro que tem que escolher o Towns. Mas isso que Chicago percebeu isso é balela. É uma das piores diretorias da NBA. Deram uma baita sorte na troca, pq não foi competência não. Aliás, tanto Dunn quanto LaVine tem que se provar ainda, o que valeu foi o finlandês.

          • Marcelo Desoxi

            O fato da diretoria ser fraca , não anula que eles deixaram um jogador all star sair para apostar em outros três.
            Dizer que foi sorte é muito relativo, já que apontar culpados é tão fácil, devemos dar os devidos créditos quando acertam, não concorda ?

          • Nicolas Dias

            O que a franquia percebeu é que Butler se tornou um problema de vestiário conforme se consolidou como all star. Primeiro teve problemas com o Rose, depois com os atletas mais jovens do Bulls, inclusive Rondo criticou sua liderança publicamente, isso que o Rondo tende a ser o problema. A única coisa que o Bulls percebeu foi isso, e deu sorte com o finlandês.

        • Diego Costa

          Legítimo FP… UM PIVO que não tem o mínimo de senso defensivo. Nessa posição não tem como esconder isso, se ele não melhorar minimamente jamais vai conseguir comandar a franquia. Towns obviamente tem mais futuro, mas hoje não é mais jogador .

          • Marcelo Desoxi

            Você tem vários exemplos de atuais FP que não defendem, Jokic, D-Booker -?- , Westbrook, Irving e mais uma porrada.
            Fica muito relativo definir quando um cara é FP, mas o Towns tem talento para ser o tal, Butler atingiu o teto, é jogador para ser o segundo de um time. E já hoje, não é mais jogador que o Towns – que por sua vez, tem muito a crescer.

          • Diego Costa

            Só o Irving e westbrook podem ser levados a série, Jokic e Booker nem começaram a carreira direito ainda cara. Nem playoffs chegaram a jogar.

            O que eu digo é que é muito mais difícil pra um Center ser uma água defensiva do que pra qualquer outro jogador de outra posição. Por isso citei essa dificuldade.

          • Marcelo Desoxi

            Sobre Jokic e Booker, o primeiro é mais velho que o Towns, o segundo é 1 ano mais novo. Porque não podem ser considerados ?
            Posso citar outros, como o Griffin, Lillard e CJ até um tempo atrás – estão se esforçando mais agora -, James Harden – exemplo clássico.
            Na NBA atual defender perímetro é mais importante que defender garrafão, infelizmente.

    • Nicolas Dias

      Acho que o mais adequado é, Butler não é tão bom quanto o Towns pode vir a ser. Eu não acho que o Butler seja um autêntico franchiese player, tá mais para um número dois, mas hoje é mais completo e por isso melhor que o Towns, que contrariando todas as análises pré-draft, não se tornou um bom defensor coisa alguma. Tem muito talento é verdade, mas precisa se tornar minimamente decente na defesa para ser um franchiese player de verdade.

      • Marcelo Desoxi

        Respeito você achar ele melhor.. mas pra mim, o Towns já é mais jogador que o Butler.
        Sem tremer muito para achar a resposta.

        Sobre se tornar um franchise player só quando melhorar a defesa, bom, isso não tem sido um quesito para se avaliar outros nomes.

  • Diego Costa

    Valer não vale, mas é totalmente compreensivel essa decisão. Wolves está com as costas na parede e não tem o que fazer mais. Vai ser Towns e Wiggins agora, ou vão recomeçar do 0 mais uma vez.

    Provavelmente essa deve ser a última chance de ambos, e do Thibs tbm.

  • Famosa situação “se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. Não apostar no desenvolvimento do Towns é jogar no lixo o trabalho dos últimos anos e os próximos. Não tinha muito o que fazer.

  • Zé Bocão

    22anos…190 milhões de contrato com o clube e outros tantos de patrocínios e comerciais…

  • Nicolas Dias

    22 anos, uma seleção para o all star e terceiro time ideal, médias de 21 pontos 11 rebotes em seus três anos de liga. VALE 190 milhões. Não se tornou metade do defensor que se esperava, mas ainda é um jogador muito jovem, e tem condições para melhorar, vale a pena mantê-lo.

    Contratar um all star na NBA é muito difícil, ainda mais para um mercado pequeno como Minnesota, e uma franquia relativamente jovem e sem grande tradição. Wolves vai perder um astro (Butler) e talvez Wiggins nem se torne um, não faria o menor sentido deixar o Towns sair.

  • Warrg

    Vai ser tipo 32/35/38/41/44 Milhões de doletas por temp, + o Wiggins com 24/27/29/31/34… Isso quer dizer que o time vai chegar a mais 70M nos ultimos ano de contrato com apenas 2 jogadores, digamos que o cap suba pra uns 110M com o luxury uns 135M… É mais 50% de todo cap da franquia… É um tiro no escuro com o Wiggins, agora o Towns eu acho valido pq pode se tornar “o maior cara da história da franquia” pq o garnnet pulou do barco pra pegar um anel…

    • Vitor Martins

      Duas coisas. Segundo o Charania o salary cap já em 2020 vai estar batendo na casa dos 120. A tendência ao final do contrato dos dois é ser ainda maior. Lembrando que os contratos máximos são negociados com base na porcentagem do cap. Se continuarem um risco a franquia simplesmente um ou os dois contratos. O fato é que eles precisavam oferecer.

      E pra ser maior que o Garnett Towns vai ter que comer muito arroz com feijão viu. Lembrando que ele não pulou do barco, ele foi TROCADO! Ainda que tivesse insatisfeito, poderia ter zarpado fora por muito tempo. Foram 12 temporadas de um dos melhores alas-pivôs de todos os tempos (antes dele voltar para aposentar). Towns tem potencial, mas ele tá muito mais próximo do Love do que do Garnett.

    • Nicolas Dias

      Garnett foi trocado, estava frustrado mas não estava muito empolgado em sair, mas por ter 31 anos na época, a franquia optou por trocá-lo e reconstruir.

  • Marcio

    Vale cada centavo!!!

  • Fernando

    O erro foi a renovação do Wiggins, acho que foi por isso que o Butler saiu. Se ficassem o Towns e o Butler, a franquia estaria muito melhor. Se bobear, o o Wolves não pega playoff neste ano, ou será varrido caso fique em sétimo ou oitavo.

  • Thiago

    É aquelo se não nos valorizamos ninguém vai fazer isso por nós. Torço para esse menino não se acomodar e treinar duro.

  • Alan Cleber

    Se não pagassem esse valor, posteriormente um Nets da vida pagaria. O Wolves se viu encurralado.

  • † I-I ¡ /- g ()™㋡

    Ele vale…agora a cobrança também será maior

  • O Almirante

    Disse e repito, apesar de não ter ido tão bem nos playoffs. KAT é um puta jogador, nesse mercado louco da nba infelizmente tinha q fechar por esse valor sim.

  • Albert Medeiros

    Aí sim…

  • Franklin Gomes Peixoto

    O Towns PRECISA ser dominante quando jogar contra outros pivôs de primeira linha, senão nunca valerá esse contrato. Fato!!!