Treinadores da NBA criticam imprensa por espaço dado a LaVar Ball

LaVar Ball voltou a ser pivô de uma grande polêmica na NBA na semana passada, ao dizer que o treinador Luke Walton perdeu o controle do elenco do Los Angeles Lakers. E o espaço que a imprensa – em especial, a ESPN – deu às palavras do pai de Lonzo Ball enfureceu os técnicos da liga. Profissionais de diversos times saíram em defesa do colega nos últimos dias e criticaram a postura da mídia no episódio.

“Sinceramente, como presidente da Associação dos Treinadores da NBA, eu vejo a matéria da ESPN com LaVar como uma desgraça. Luke é um ótimo jovem técnico que tem o difícil trabalho de comandar um elenco inexperiente. Publicar um artigo com esse tipo de opinião do pai de um atleta destrói a confiança entre imprensa e técnicos na liga”, disparou o comandante do Dallas Mavericks, Rick Carlisle.

As palavras de LaVar não chegam a ser surpresa: ele tem sido um crítico de Walton desde o início da temporada, culpando-o pelas atuações abaixo das expectativas do filho. Dessa vez, o “falastrão” emitiu suas constatações do alto do conhecimento de quem passou os últimos dias na Lituânia. Para o técnico do New York Knicks, Jeff Hornacek, o comentário de Ball não tem nenhum tipo de embasamento.

“Nenhuma dessas pessoas está dentro dos treinamentos, acompanhando o trabalho todos os dias. Então, quando comentam sobre o time ou a ‘química’ do grupo, não sabem realmente do que estão falando. Apenas falam. Provavelmente, não deveria haver tanto espaço na mídia para esses comentários que vem de fora”, disse o ex-atleta, também criticando a postura dos meios jornalísticos.

A ESPN recebeu avaliações negativas pelo espaço dado a LaVar até internamente. O veterano comentarista de basquete universitário, Dick Vitalle, postou no twitter que encara a “celebridade” com muita preocupação e lamenta que vários veículos (neste caso, incluindo seu próprio empregador) “deixem que ele grite suas opiniões absurdas, oferecendo uma plataforma para sua figura”. O Lakers, por sua vez, preferiu não se pronunciar sobre o assunto.

“Muitos treinadores entraram em contato comigo nos últimos dias para oferecer seu apoio. Eles gostam do nosso elenco e sabem como é complicado treinar um grupo jovem. Mais do que isso, todos concordam que o nosso trabalho é comandar times e não estar preocupados com o que os pais de jogadores e outras pessoas de fora pensam”, contou Walton neste domingo, antes da vitória sobre o Atlanta Hawks.

Carlisle, que trabalhou como comentarista da ESPN entre 2007 e 2008, diz que os técnicos só pedem uma coisa da imprensa: mais critério na escolha de quem ouve. “Nós não estamos aqui para aprovar tudo o que a imprensa publica, mas é preciso que vocês façam um melhor trabalho definindo quais fontes tem algum tipo de mérito ou validade. Ter que lidar com esse tipo de distração ignorante é deplorável”, encerrou o presidente da NBCA.

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • Vitor Martins

    No dia do Draft Lonzo é escolhido pelo Lakers e colocam o microfone na mão do LaVar Ball. Eu, sinceramente, nunca vi isso. Pra mim eles tem toda a razão. LaVar é um imbecil (ou um grande marqueteiro) e a impressa fica dando corda pra ter mais assunto/ibope/click…

    • Marcio

      Também nao entendi ate hj pq colocaram o microfone na mão dele, pro mesmo boceja inúmeras merdas, que acabaram caindo sobre seu filho mesmo!!

  • Maurilei Teodoro

    Concordo totalmente com os técnicos.

  • DNT

    Eu nunca entendi o porque dão tanta atenção a esse cara, ele nunca jogou na nba ou ajudou qualquer franquia a ganha nada, porém tudo que ele fala vira noticia……E o pior disso tudo é que deve prejudicar a relação do filho com o treinador, ambos pressionadíssimos.

    • Marcio

      Concordo com suas palavras!!

    • Gui

      Exatamente! Desde o começo não consigo entender por que esse cara da tanto ibope…

    • Matheus Bernardo

      A resposta é simples, as pessoas gostam de uma boa treta, e os caras da mídia sabem disso.

  • Gustavo Macedo

    Quem vai se fuder nessa é a ESPN de lá. Onde “associações” são fortes, os técnicos se organizam e simplesmente param de dar entrevistas pra eles.
    Acabou. Editor vai pra rua logo logo.
    Essa semana talvez…

  • Enzo Cabral

    Falar sobre o LaVar dá audiência e o público gosta.

    Logo, seria burrice não falar sobre ele. Dê ao povo, o que ele quer. Basta ver o sucesso que o LaVar faz nas ruas, dentro e fora dos Estados Unidos.

    O editor seria burro de não entrevistá-lo. É jogar dinheiro fora.

  • Pedro Santos

    A irresponsabilidade da imprensa é algo absurdo. Da espaço para esse tipo de pessoa é extremamente prejudicial para o esporte. O cara não passa de um marketeiro que está vendendo muito mal o seu produto. Por mais que ele consiga colocar o filho na mídia, a pressão sobre o garoto é muito ruim… Perde o jogador, perde o time, perde o esporte… tudo isso para ganhar alguns cliques! A imprensa tem que entender o papel dela como um todo. Não é pq em um primeiro momento gera cliques, logo dinheiro, que é algo certo a se fazer… A imprensa abutre, caçadora de cliques é um mal do jornalismo! Infelizmente não existe controle, uma vez que ela mostra pq tem um público sedento por esse tipo de material, então não existe qualquer amarra contra isso, a não ser claro, a ética de profissão que já foi jogada pra fora a muuuuuito tempo

  • Diego

    Tudo isso por alguém que não sabe nem bater lance livre.

  • Chimbinha

    Pão e circo.É tudo o que a massa precisa

    • Will

      Cada vez menos pão.
      Cada vez mais circo.

  • Eu já dizia isso no período pré-draft quando LaVar dizia absurdos sobre o Curry e os filhos do LeBron, a culpa é da mídia que da espaço para o LaVar e nossa por gerar visualizações nas matérias relacionadas a ele.

  • CMM17

    Esse Lavar Ball é um Agostinho Carrara da vida kkkkk

    • Maurilei Teodoro

      O Agostinho ainda é bem mais carismatico kkkkkkl

    • Felipe Rodrigues

      Pô q isso rapaz, esse LaVar é um pé no saco ja Agostinho é puro carisma kkkkkk

  • Gustavo

    Preguiça desse LaVar…

  • Rafael Victor

    O que acho mais escroto nisso tudo, além do espaço que dão pra esse cara, é o Punheta não contraditar o que o pai dele diz uma vez se quer!

    Fica dando uma de joão-sem-braço com esse papinho de “Ó meu pai é um homem adulto, vai sempre falar o que ele quiser, etc e tal”!

    Seria bom que ele deixasse bem claro que nem sempre as opinioões do pai dele são condizentes com as suas, quando ele não faz isso fica parecendo que concorda com todas as asneiras ditas pelo LaVar Ball!

  • Rodrigo SMC

    Lonzo Ball não conseguiu ser o melhor rookie nem dentro do próprio LAL

  • Gabriel Pereira Barbosa

    Não adianta chorar
    ‘ah mas como dão atenção a esse cara???’
    Mano, boa parte da imprensa só quer saber de ibope
    Estão pouco se lixando se o cara prejudica alguém ou não.
    Enquanto ele abrir a boca vai ter notícia.

    é uma pena mas a vida é assim parceiro..

  • Thiago // NBA GAME

    Quanto mais marketing para as emissoras, melhor!
    Mas, nesse lado, é um lado podre, porque é um cara que não acrescenta nada no esporte éticamente.

  • Bruno Macedo

    Eu não entendo como esse cara da audiência, eu mesmo não consigo escutar esse cara falando por 5 minutos.

  • Guilherme Petros

    “Nós não estamos aqui para aprovar tudo o que a imprensa publica, mas é preciso que vocês façam um melhor trabalho definindo quais fontes tem algum tipo de mérito ou validade. Ter que lidar com esse tipo de distração ignorante é deplorável”

    RC é foda, muito sóbrio, muito sensato.

  • Dudu Ferrero

    a grande realidade é que o Lonzo nao é nem perto do jogador que se esperava e o pai tenta colocar a culpa no tecnico

    • PatrickLakers

      Tá assistindo os jogos? Ele tem evoluído muito no arremesso, não ta aquela lástima dos começo da temporada, tem que assistir os jogos pra poder avaliar

      • Dudu Ferrero

        mas se esperava muito mais que isso

      • Vinicius Ribeiro

        Eu estou assistindo e nao vejo nada de mais nele.

  • Finalmente estão fazendo lobby para derrubar esse idiota da mídia. Não deveria nem ter aparecido.

  • PatrickLakers

    Lavar só fala merda mas que o Luke é uma merda de técnico isso td mundo sabe

  • Kashmir

    Lavar mito, só falou verdades sobre o técnico lixo deles que insiste em fazer merda, Lavar é uma máquina de chamar a atenção e ela sendo positiva ou negativa só atrai mais $$$$!

  • Felipe Rodrigues

    Concordo plenamente com RC é um absurdo o espaço que esse senhor recebe dos meios de comunicação.

  • Claudio R.

    Só quem perde com isso é o lakers e o próprio lonzo ball

  • João Simplicio

    Eu to cansado de criticar a mídia! Eles q tornam esses merdas, verdadeiros monstros! Se o kra ainda tivesse sido um grande astro da liga, a gente poderia até tolerar! Agora, é podre e baixo dar espaço a um inútil desses q só ta se aproveitando desse espaço pra promover a marca da família e já sabendo q ele vai alimentar ou criar polêmicas q n contribuem em nada pro basquete!

  • Marcelo Desoxi

    Pra surgir uma porcaria dessas … só em LA mesmo.

  • Fabrica de Vassilo

    É O QUE EU SEMPRE DISSE DESDE O COMEÇO SOBRE ESSA PORRA TODA. Pra que dar microfone a louco? Pra que assistir um cara que não te agrega em nada? Sabe o que é pior? Tem torcedor do Lakers por aí que eu já vi, com a mesma postura, achando que o problema é o técnico. Aliás, na NBA o problema pra glr é sempre o técnico né. Enfim, não só a ESPN mas o Bleacher Reporter que eu gosto MT de acompanhar tá postando tudo que acontece na “família ball”, postando coisas do LaMelo “cara de cu” Ball, do LiAngelo e principalmente do Lavar. Já chega. São sites esportivos, não o portal Ego.

    • Vinícius Maia

      Mas sabe porque a mídia faz isso? Porque tem gente que compra. Eu me lembro da época que o Conor McGregor nocauteou o Aldo e até posts do Instagram do cara viravam notícias no Combate. É chato, é bizarro, mas se não tivesse gente consumindo esse tipo de conteúdo, duvido que a mídia daria lugar para essas bobagens e para caras chatos como Lavar Ball, mas como tem demanda, a mídia oferece esses conteúdos tolos.

      • Fabrica de Vassilo

        Sim, esses sites ganham por click, então não importa se repercute mal ou bem, vai gerar click igual. É algo ruim pq a internet tá cheia de gente doida pra falar mal ou reclamar de tudo, então eles dão força pra esse tipo de coisa continuar acontecendo

  • RodrigoBrBa

    Eu não gosto do lavar e nem das bobagens em que ele fala em público. Deveria existir antes mesmo da temporada começar, um acordo vindo principalmente da direção do lakers para PROIBIR esse cara de falar alguma coisa do time/lonzo. Não que esteja falando mentiras (luke walton é horrível), mas isso só serve pra rachar o elenco e causar inimizades com o lonzo.

  • Gustavo Santos

    Isso é comum em um mercado grande. Aparece um retardado mental falando merda que já é notícia na mídia.

  • Marcos Gordinho

    Precisa ser observado o macro e não o micro. Lavar não falou tanta asneira, Walton deveria pegar mais uns 5 anos de assistente para só então encarar ser técnico, mesmo para nomes experimentados o elenco jovem do Lakers seria difícil de ser conduzido. Porém, não deveria ser ele a dar esta notícia para o mundo, mas sendo, a mídia arrecada um pouco mais com a exposição dos envolvidos. No fim quem assina o cheque de todos é a mídia e ela faz o que bem quer, principalmente quando não chegar a ser uma atrocidade. Pra mim Lavar, Lonzo e qualquer um Ball que apareça via mídias basquetebolísticas já deu. Nem cômico é mais.

  • Flavio Cristiano Saldanha

    Tá vendo como damos muito espaço ao que Lavar fala? Inclusive eu por estar comentando esse post, a mídia sabe que ele dará repercussão, eles não querem saber se é negativa ou positiva, eles querem que todas vejam! KKKKK