Treino é treino, jogo é jogo

O Brooklyn Nets derrotou o Miami Heat nas quatro partidas da fase regular, mas está longe de encontrar a mesma facilidade nos playoffs

Fonte: O Brooklyn Nets derrotou o Miami Heat nas quatro partidas da fase regular, mas está longe de encontrar a mesma facilidade nos playoffs

Se você acompanha o Jumper Brasil há muitos anos, certamente irá se lembrar de um artigo feito por um amigo meu, o Alexandre Spissoto. Isso deve ter sido lá por 2008, quando ele escreveu sobre os playoffs em seus momentos decisivos e, basicamente, como separar meninos dos homens. Muito criticada, sua coluna não foi apagada na época, mas por conta de várias transições que passamos, perdemos o conteúdo. Só que hoje eu quero falar mais ou menos no mesmo sentido.

O Miami Heat está mostrando que temporada regular é uma coisa e nos playoffs é outra. Todo mundo se lembra que o time perdeu todas as quatro partidas que teve diante do Brooklyn Nets na fase inicial. Pois bem. Depois de dois jogos nas semifinais do Leste, o Heat venceu ambos e, principalmente, deixou a sensação de que não se esforçou o suficiente antes.

Acontece que isso não é uma verdade absoluta.

Publicidade

O Heat brigou até o fim naqueles embates, perdeu um em que LeBron James foi eliminado com seis faltas na prorrogação e os outros três foram por apenas um ponto. Mais que sorte, ausência de Dwyane Wade em dois deles, ou coincidência, o Nets venceu os quatro e ponto final. Só que agora os jogos são de verdade. Não que a temporada regular não seja real, mas é muito fácil de se classificar na conferência Leste, especialmente quando você reúne três excelentes jogadores num mesmo time. 

A primeira partida da série foi um verdadeiro massacre. O Nets não ofereceu nenhuma resistência, exceto no começo. Depois, perdeu por 21 pontos. Já o segundo, até que foi mais equilibrado, porém é só notar como o time se portou ofensivamente que você vai entender os motivos pelo qual a equipe larga com essa desvantagem.

Publicidade

Para se ter uma ideia, em 60 jogos de playoffs acumulados na carreira, o armador Deron Williams teve algumas atuações ruins. Duas, na verdade. Em apenas duas ocasiões, ele havia anotado menos de dez pontos. Se você ainda não viu, ontem Williams conseguiu a proeza de zerar pela primeira vez nesta fase. Terrível, não?

Claro que os próximos embates serão no Brooklyn e o time possui chances reais de vencer pelo menos um, mas com o momento que vive o Heat, com oito vitórias seguidas, não acho improvável uma nova varrida. Antes que me esqueça, o Heat não foi bem na segunda partida. Venceu porque o Nets foi incompetente e porque a defesa de Miami está fazendo o seu trabalho.

Publicidade

Sim, treino é treino e jogo é jogo.

A temporada regular mostrou um Heat com o pé no freio, e cheguei a mencionar isso na previsão da primeira rodada contra o Charlotte Bobcats. Obviamente eu não posso cravar que isso realmente aconteceu, mas pareceu. E quando chegou a hora da verdade, está provando que é um time não só mais bem preparado, mas também não podemos nos esquecer que o Nets está enfrentando a equipe que venceu os últimos três títulos do Leste. É óbvio que não seria fácil.

Publicidade

Restam, ao menos, mais dois jogos para que o Nets consiga reverter o quadro atual. Como disse, existe a possibilidade de o time vencer um deles em casa, mas está mais para que tudo seja resolvido na quarta partida.

Não precisa separar meninos dos homens aqui. De um lado estão dois campeões pelo Boston Celtics (Paul Pierce e Kevin Garnett) e dois ótimos jogadores (Joe Johnson e Deron Williams), e do outro estão Chris Bosh, Wade, e LeBron. Não tem nenhuma criança nessa brincadeira. Nem Jason Kidd.

Publicidade

Últimas Notícias

Comentários