Um dos maiores da história, Tim Duncan anuncia aposentadoria das quadras

SAN ANTONIO, TX - JUNE 15: TIm Duncan #21 of the San Antonio Spurs poses for a portrait with the Larry O'Brien Trophy after defeating the Miami Heat in Game Five of the 2014 NBA Finals on June 15, 2014 at AT&T Center in San Antonio, Texas. NOTE TO USER: User expressly acknowledges and agrees that, by downloading and or using this photograph, User is consenting to the terms and conditions of the Getty Images License Agreement. Mandatory Copyright Notice: Copyright 2014 NBAE (Photo by Jesse D. Garrabrant/NBAE via Getty Images)

Um dos maiores jogadores da história do basquete anunciou nesta segunda-feira (11) sua aposentadoria do esporte. O ala-pivô Tim Duncan, do San Antonio Spurs, bem ao seu estilo, de forma discreta, apenas através de um comunicado publicado no site oficial da franquia, revelou que está deixando as quadras.

Duncan, de 40 anos, teve participação limitada na última temporada não só por conta da idade avançada e a intenção do treinador Gregg Popovich em poupá-lo para os playoffs, mas pelas constantes dores nos dois joelhos. Já pensando na substituição do ídolo, os texanos contrataram o veterano Pau Gasol – um antigo desejo da direção da franquia.

Maior jogador da história do Spurs, Duncan disputou 19 temporadas e quase 1.400 partidas na NBA com a equipe de San Antonio. Entre seus inúmeros feitos, ele conquistou cinco títulos da liga, dois prêmios de MVP da temporada, três prêmios de MVP das finais, dez seleções para o quinteto ideal da liga, oito seleções para o time ideal de defesa e 15 participações no All-Star Game. O futuro integrante do Hall da Fama acumulou médias de 19.0 pontos, 10.8 rebotes, 3.0 assistências e 2.2 tocos, em 1.392 jogos como profissional.

Desde que selecionou Duncan na primeira escolha geral do draft de 1997, o Spurs venceu 71% dos jogos que disputou, o que representa o melhor aproveitamento em um período de 19 temporadas em todas as grandes ligas dos esportes americanos (NBA, NFL, MLB e NHL). Com o camisa 21 no elenco, o time texano se classificou para as últimas 19 edições dos playoffs e venceu pelo menos 50 jogos de temporada regular nos últimos 17 anos (um recorde na NBA).

Para finalizar, Duncan é o único jogador da história da NBA a conquistar o anel de campeão em três décadas diferentes atuando como titular (1999, 2003, 2005, 2007 e 2014) e a jogar mais de nove mil minutos em partidas de pós-temporada. Recordista da franquia em pontos, rebotes, tocos, minutos e jogos disputados, o ala-pivô ainda detém a melhor marca da liga em duplos-duplos (164) e tocos (568) em jogos de playoffs. Duncan é um dos dois jogadores da história da NBA (o outro é Kareem Abdul-Jabbar) que conseguiu ao menos 26 mil pontos, 15 mil rebotes e três mil tocos na carreira.

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.