Um vai ficar de fora

Por Ricardo Romanelli

A temporada regular da NBA vem chegando ao fim e, lógico, restam poucas vagas indefinidas para os playoffs. No momento, a briga mais interessante é pelas duas últimas posições do Oeste: Phoenix Suns, Dallas Mavericks e Memphis Grizzlies disputam quem ficará com as sétima e a oitava colocações da conferência mais forte da liga. Aquele que terminar com a pior campanha dentre os três fica de fora da pós-temporada.

Não vamos nem comentar o quanto o Oeste é competitivo e o fato de que aquele que acabar em nono lugar seria o terceiro melhor time do Leste, pois este não é o foco. Esta disputa será a que nos vai fazer acompanhar múltiplas partidas nas rodadas que faltam e dividir nossos olhos entre telas. Sem dúvidas, será a última grande incógnita que vai emprestar emoção à temporada regular.

Hoje, o Dallas Mavericks tem a dianteira e ocupa a sétima posição com 47 vitórias. O time texano busca uma vaga para coroar o sucesso da surpreendente parceria do volátil Monta Ellis com Dirk Nowitzki e um elenco de veteranos, como Vince Carter e Shawn Marion. É também o time mais embalado da trinca, com quatro vitórias seguidas e nas “cabeças” da maioria dos power rankings da NBA.

Já o Phoenix Suns, uma das surpresas da temporada impulsionada por ótima fase de diversos jogadores e um técnico novato (Jeff Hornacek) provável vencedor do prêmio de treinador do ano, vem jogando bem em tempos recentes. Bateu o Oklahoma City Thunder em duas oportunidades no mês passado, por exemplo, com atuações convincentes. A expectativa por uma vaga nos playoffs, factível após a desconfiança do começo da temporada, deu injeção de ânimo na equipe, que parece firme nesta “corrida”.

Finalista do Oeste na temporada passada, o Memphis Grizzlies é quem está em posição mais desconfortável – não só pela posição na tabela, mas também por vir de uma temporada bem aquém das expectativas. Trata-se, porém, de uma equipe aguerrida e capaz de fazer um esforço final pela vaga. Por mais que tenham força e rodagem, fica o alerta: nos últimos seis jogos, os comandados de Dave Joerger venceram apenas dois e permitiram que o Suns tomasse seu lugar na tabela.

O que adiciona um toque especial a esta disputa é o calendário. As duas últimas partidas do Mavericks são justamente contra o Suns (em Phoenix) e Grizzlies (em Dallas). O mesmo acontece com Memphis, que recebe o Suns e depois visita o Mavs. O time do Arizona joga os dois confrontos diretos e fecha sua campanha enfrentando o Sacramento Kings.

Claro que Grizzlies e Mavericks ainda encaram jogos complicados – contra Miami Heat e San Antonio Spurs, respectivamente –, mas três boas equipes separadas por duas vitórias na classificação com confrontos diretos nas últimas três rodadas é algo que nenhum criador de calendários da NBA poderia prever. É isto que torna a NBA tão fascinante. Em uma temporada onde 30 times jogam 82 partidas entre si, chegamos ao fim da campanha com uma disputa que promete equilíbrio e uma conclusão eletrizante. Isso apenas abrindo as cortinas para algumas séries de playoffs que projetam ser espetaculares.

[polldaddy poll=7952734]

Ricardo Stabolito Jr.
Ricardo Stabolito Jr.
Jornalista de 27 anos. Natural de São Bernardo do Campo, mas vive em Salvador há mais de uma década.
  • FelipeB.

    Na minha opinião a pior tabela até o final é do Phoenix que joga cincos dos últimos seis fora de casa e a mais fácil é do Mavs, que joga contra o Utah sem nada pra lutar na temporada e que apesar de ter os Spurs, será em casa assim como contra os Suns e depois contra o Memphis fora, de quem ganha a série da temporada por dois a zero… O que não quer dizer nada, pois quem acompanha todos os jogos do Dallas, vê o sofrimento que é, ganhando ou perdendo. Espero que fiquemos em sétimo, pois de Spurs, OKC e LAC, o fato é que o único time que temos chance de vezes é o Thunder… Veremos
    Uma correção: Os Mavs vem de três vitórias, não quatro.

    • FelipeB.

      *chance de vencer

  • rodrigohawks

    Por mim o Suns ficaria de fora dos offs Indo grizzlies (o papaizinho dos Spurs ) e Mavericks seria bem melhor =) Letsss go hawkssssssssssssss <3

  • Jogador Estrela!

    Não sei mas os Grizzlies se forem aos playoffs podem ser campeões do Oeste com algum estilo. Têm a defesa mais sólida da NBA.

  • MGunter

    A juventude do Suns pode ajudar muito agora!

  • Vitor Hugo

    Tira o 8º colocado do Leste e coloca o 9º Colocado do Oeste !!

  • Vinícius Maia

    “aquele que acabar em nono lugar seria o terceiro melhor time do Leste”. Isso me faz questionar se não seria hora de abandonar essa coisa de classificar os times para os playoffs por conferência e começar a classificar de acordo com o número de vitórias. Talvez isso torne a liga mais competitiva tanto na temporada regular quanto nos playoffs

    • Ricardo Romanelli

      Vinícius, confesso que já defendi essa ideia no passado. Continuo sendo favorável a uma reformulação deste tipo, mas percebi que não é algo que passa nos planos da liga.

      A NBA, agora inclusive sob novo comando, teria que despender um capital político muito grande junto às franquias para aprovar uma mudança desse tipo. Os times do Leste com certeza fariam oposição ferrenha a esta ideia, e isso geraria um desgaste entre liga e franquias com o qual a NBA não pode arcar nesse momento, pois o novo comissário Adam Silver já tem alguns temas espinhosos para aprovar neste começo de gestão, como o controverso patrocínio nos uniformes.

      Além das equipes do Leste que se sentiriam prejudicadas, também teria outra questão. Hoje o número de jogos entre equipes durante a temporada regular é definido por qual divisão e conferência pertencem. Se fosse abandonado o modelo atual, algumas equipes se sentiriam lesadas no sentido que teriam que percorrer maiores distâncias, gerando maiores custos logísticos e fadiga dos jogadores. Mas essa é obviamente uma questão menor, que poderia ser corrigida com bons calendários. Acredito que o que pesaria mesmo seria o lobby contrário das equipes do Leste, que veriam sua participação nos playoffs reduzida em mais da metade.

  • Renato Lgb

    Não da pra tirar um do Leste ?

  • Diego Melo

    seria legal dar a vaga dos Hawks pro Oeste. Afinal o Hawks nunca consegue nada mesmo.

  • Mailson Silva de Sena

    Eu sabia que iriam pedir pra tirar o Atlanta Hawks só pra dar uma “zuada” no Rodrigo que sempre está por aí.

  • rodrigohawks

    KKKKKKKKKKKKKKK isso e recalque powww desde quando ei tinha 11 anos que eu nao vejo o hawks de fora de um playoff o Letsss go hawkssssssssss

  • grizzlies seria uma boa pro spurs encarar, pra podermos varre-los novamente como no ano passado, mas acho que vai ficar com o Suns a 8º colocaçao, e para o Thunder o Mavs, que desses times em final da zona dos playoffs eh o que pode dar mais trabalho por ter jogadores experientes e um elenco equilibrado, o Suns ainda eh muito novo e precisa de rodagem…

  • Sérgio Menezes

    Os Mavs vão ficar em 7ª e nos playoffs vão eliminar o Thunder!

  • simoes12

    Tomara que o Phoenix Suns passe. Esse time joga bonito, e se passarem, vão criar um novo termo na NBA: o “Tank Malsucedido”.

  • Erick Pozes

    Acho que o novo comissario podia pensar em um novo formato de classificar os times,sem essa de divisão leste e oeste,acho que os playoffs teriam mais qualidade