Vencido pelas lesões, Yao Ming decide se aposentar das quadras

O pivô chinês Yao Ming (foto), do Houston Rockets, tomou nesta semana a decisão mais importante de sua vida. Depois de muitas lesões, com destaque para uma fratura por stress no tornozelo que o deixou de fora da temporada 2009/2010 e de quase toda a última temporada da NBA, o gigante chinês decidiu encerrar a carreira no basquete. A informação já foi confirmada por vários veículos de imprensa dos Estados Unidos.

Aos 3o anos de idade, Yao já havia afirmado em outras oportunidades que estava cogitando se aposentar caso não conseguisse superar as lesões. Ao que parece, ele se deu por vencido. Por causa do lockout, o chinês teve que informar à Liga que está se aposentando das quadras, já que os jogadores estão proibidos de fazer qualquer contato com seus times enquanto a NBA estiver paralisada.

O pivô, de 2,29m de altura, chegou à NBA em 2002, após ser selecionado pelo Rockets na primeira escolha geral do draft daquele ano. Em nove anos de carreira na Liga, ele ajudou o time de Houston a chegar cinco vezes aos playoffs, mas somente em uma delas (2009) a equipe passou da segunda rodada.

Vale dizer ainda que Yao foi o grande responsável pela popularização da NBA na China, país mais populoso do mundo. Em razão disso, o jogador teve votações expressivas para o All-Star Game e disputou a competição, sempre como o pivô titular da Conferência Oeste, em seis oportunidades. Ele só não jogou o ASG de 2007 e deste ano porque estava lesionado.

Foi somente nas duas primeiras temporadas na Liga que o pivô chinês conseguiu atuar em todos os jogos do Rockets na fase regular. Contando os nove anos de Liga, Yao ficou de fora de 252 partidas (250 delas nas últimas seis temporadas). O gigante chinês deixa o basquete após ter médias de 19.0 pontos, 9.3 rebotes e 1.9 tocos na NBA.

Confira alguns lances marcantes de Yao Ming na NBA.

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=mFppQfs75Ro]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=svsHlH-IvbY]

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=r8STO24L_NY]

Gustavo Lima
Gustavo Lima
Jornalista graduado pela UFMG e pós-graduado em Produção em Mídias Digitais pela PUC-MG. Natural de Ipatinga e residente em BH. Editor do Jumper Brasil desde 2007. Acompanha a NBA desde 1993. Torcedor do Phoenix Suns, mas adepto da imparcialidade.
  • Jonathan Alencar

    sempre imaginei um garrafão Yao Ming + Dirk Nowitzki =/
    força ofensiva máxima hahah ninguém ia parar

    força Yao .. também sempre prefiri você em relação ao D12 ,,